Mario (マリオ), também conhecido como Super Mario, é um personagem fictício em sua própria série de videogames, criado pelo designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto. Mario é o mascote oficial da Nintendo, e o protagonista principal da sua própria série de jogos, tendo a sua aparição em mais de 80 jogos desde a sua criação. Embora, inicialmente, apenas aparecendo em jogos de plataforma, começando em Donkey Kong, Mario aparece atualmente em gêneros variados de videogames, tais como corrida, quebra-cabeça, RPG, luta e esporte.
Mario é retratado como um encanador baixo, que vive no Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom). Ele tem a missão de resgatar a Princesa Peach capturada pelo seu inimigo Bowser em seus diversos planos e salvar o Reino dos Cogumelos. Mario também tem outros inimigos e rivais, como Donkey Kong (em poucos jogos) e Wario. Desde 1995, Mario é dublado por Charles Martinet.
Como mascote da Nintendo, Mario é um dos personagens mais famosos da história dos videogames e a sua imagem está sempre associada com seus jogos. Até os dias de hoje, os jogos estrelados pelo personagem já venderam mais de 210 milhões de unidades no mundo inteiro. Devido à sua fama, ele também inspirou programas de televisão, cinema, quadrinhos e uma linha de produtos licenciados.Em 1981, Ikegami Tsushinki estava desenvolvendo, a serviço da Nintendo, o jogo Popeye jogo eletrônico. O jogo foi escrito, mas logo depois a Nintendo perdeu os direitos do personagem Popeye. Shigeru Miyamoto foi então solicitado para projetar um novo jogo baseado em suas próprias ideias. O resultado foi Donkey Kong, estrelando um personagem substituto de Popeye chamado "Jumpman" (que basicamente pulava de nível em nível, daí o nome) que tentava resgatar a namorada Pauline (substituta de Olívia) do gorila Donkey Kong (substituto de Brutus). Mais tarde, alguém da Nintendo notou que Jumpman tinha uma impressionante semelhança com Mario Segalli, o senhorio italiano do escritório da Nintendo em Nova York. Foi o que levou a se alterar o nome Jumpman para "Mario". O próximo jogo de Miyamoto, Donkey Kong Jr., estreou o nome "Mario". Este jogo também é o único a trazer Mario como um vilão (o filho de Donkey Kong o caçava). Originalmente um carpinteiro, Mario logo passou a ser considerado um encanador (pelas tubulações do jogo Mario Bros.) e depois herói (pelos jogos Super Mario Bros. 1, 2 e 3). É digno de nota que Mario tem semelhança incrível com Hercules, um personagem encanador de desenhos animados dos estúdios Walter Lantz, mas que só apareceu em dois desenhos até hoje: Plumber of Seville e Goofy Gardener, ambos de 1957.
Na época, era complicado conceber sprites de animação para o cabelo de Mario. Além disso, Shigeru Miyamoto assumiu, em entrevista, que acha 'desenhar cabelos' muito difícil. Devido à quantia limitada de pixels loteada pelo personagem, Mario tem um grande nariz e um bigode porque não havia recursos de console para fazer a boca do personagem se mexer enquanto falava, então pôs um narigão e um bigode para esconder a boca. As aparências de Mario foram mudando conforme cada jogo da série era lançado para os consoles de videogame da Nintendo, como por exemplo no título Super Mario World, no qual Mario foi desenhado mais corretamente (devido a uma maior quantidade de pixels) com carateristicas físicas ainda iguais as de seu irmão, Luigi.Para se ver os movimentos dos braços do Mario, seus braços precisavam ser de uma cor diferente de seu corpo. Miyamoto deu ao Mario um macacão vermelho e uma camiseta azul para resolver este problema. Mario tinha a camiseta azul e macacão vermelho em Donkey Kong e Donkey Kong Jr.. As cores foram trocadas para camiseta vermelha e macacão azul em Super Mario Bros. 3. Quando Super Mario Bros. foi lançado para o NES, Mario tinha seus macacões vermelhos originais, mas sua camisa era de uma cor castanha. Só em Super Mario Bros. 3 que Mario voltou a usar seu conjunto secundário de camisa vermelha e macacões azuis, e esse esquema de cores não se alterou desde então. No console Wii, este famoso macacão ganhou uma textura que o fez ter um ar de manufaturado.
Luigi (em japonês: ルイージ Ruīji?) é uma personagem fictícia de videogames e materiais produzidos pela Nintendo. Criado por Shigeru Miyamoto. Luigi é o irmão mais Velho do mascote da Nintendo, Mario, ele é o seu companheiro em vários jogos.
A primeira aparição de Luigi se deu no jogo Mario Bros. em 1983, como a personagem controlado pelo segundo jogador. Ele manteve esse papel em Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e outros títulos. O primeiro jogo em que estrelou como personagem primário foi Super Mario Bros. 2. Luigi protagonizou o jogo educativo Mario is Missing!, e mais tarde repetiu o papel em Luigi's Mansion, jogo lançado para o Gamecube em 2001. Nos dois jogos, é colocado no papel de herói porque Mario, o protagonista normal da franquia, precisa ser salvo.
Originalmente uma mera clone de Mario com cores diferentes, Luigi desenvolveu personalidade e estilo próprios. Conforme seu papel na série Mario cresceu, Luigi se tornou uma personagem fisicamente distinto de seu irmão, com um corpo mais alto e magro. Apesar de ter um bom coração como Mario, Luigi é tímido e um pouco covarde, principalmente na presença de fantasmas ou de tarefas aparentemente impossíveis de serem resolvidas.nicialmente, Luigi era um "clone" de Mario, apenas com mudanças na paleta de cores, para jogar mas, através dos anos, Luigi começou a ser mais conhecido e conquistou fãs. Com isso, a Nintendo foi mudando suas características com o tempo.
Em Super Mario Bros., Luigi era apenas um personagem para poderem jogar no modo "2 Players" e possuia a mesma altura de Mario, apenas sua cor era diferente .
Em Super Mario Bros. 2, Luigi ganha novas diferenças em relação ao irmão e características próprias, como dar passos no ar enquanto pulava, permitindo saltos maiores.
Em Mario Party, para Nintendo 64, ele já era mais magro e até mais extrovertido e menos aventureiro que Mario.
Em Super Smash Bros,para Nintendo 64, ele tinha as mesmas habilidades de seu irmão Mario; só que com uma mudança o Up+B(/\+B) quando feito perto do adversário, era mais forte e saia fogo; e o Down+B(\/+B) ao invés de ser igual o de seu irmão ,que dava 9 golpes seguidos, o de Luigi dava somente um golpe e era mais forte
Em Super Mario Bros (primeiro filme da franquia), ele foi interpretado por John Leguizamo, apesar de não se parecer nada com o verdadeiro Luigi dos jogos.
Já nos games para Nintendo GameCube e Game Boy Advance, ficou mais "desengonçado", extrovertido e sem dúvida, menos corajoso que o irmão.
Atualmente está certo que Luigi é mais alto, mais magro e mais covarde que Mario, mas, se seu irmão está em perigo ou em alguma situação de risco, demostra determinação e coragem, a ponto de enfrentar todos os desafios (como mostra Mario & Luigi: Superstar Saga)
Por muito tempo, Luigi não participava das aventuras junto a Mario, e propõe-se, a partir de um comentário no jogo Mario & Luigi: Superstar Saga, que ele fique "cuidando da frente da casa" quando não participa das aventuras. A comprovação vem em Paper Mario (N64), em que Luigi fica sempre aos arredores da casa enquanto o jogador se aventura. Atualmente, é comum ver Luigi ao lado de seu irmão em suas aventuras. Desde as origens foi uma personagem alternativo para o segundo jogador, mas em jogos atuais, os jogadores podem inverter este caso. Por causa disso, a Nintendo utiliza em seus jogos atuais esse fato como fonte de humor, pois Luigi nunca participava das aventuras junto com o irmão, e, assim, como o segundo jogador era menos conhecido, os personagens novos na série, ou personagens mais tradicionais, como Bowser ou os Toads, acabam esquecendo quem ele é ou até mesmo não o reconhecem, chamando-o de "Sr. Esverdeado" ou "Mario Verde", como citado em Mario & Luigi: Superstar Saga e Super Mario 64 DS.
Luigi, em jogos de esporte da Nintendo, geralmente foi um "irmão gêmeo" de Mario em relação às habilidades. Em Mario Tennis, Mario, juntamente com Luigi, sempre tinha a habilidade All-Around, (algo como "um pouco de tudo"). Já em Mario Kart: Double Dash!!, Mario e Luigi possuem os mesmos especiais: bolas de fogo. Em Super Smash Bros. e Super Smash Bros. Melee Mario e Luigi também possuem os mesmos movimentos, com exceção do Smash B(B+>), em Super Smash Bros. Melee. Este fato não se aplica em Mario Golf, em que a habilidade de Mario é "draw" (tacada), enquanto a de Luigi é "fade" (desvanecido, desajeitado).
Donkey Kong (em japonês: ドンキーコング, Donkī Kongu) é um personagem fictício da série de videogames Mario e de sua própria série, criado pelo designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto. Donkey Kong era antigamente o inimigo de Mario mas, mesmo aparecendo nos jogos junto com o Mario, ele também tem suas próprias aventuras.Donkey Kong é um macaco com músculos, o estômago magro e tríceps e bíceps grandes, tudo rodeado de peles de chocolate. O pêlo na cabeça desprende a aparência de um corte de cabelo humano. Ele usa um único item de vestuário: uma gravata vermelha com o "DK" logotipo impresso em amarelo.
Donkey Kong e Mario tiveram muito a rivalidade desde a era do jogo Donkey Kong Jr.. A rivalidade deles chegou mesmo a tomar um novo rumo como testemunhado na série Mario vs. Donkey Kong. No entanto, a rivalidade, por vezes, leva uma nova rodada nos jogos esportivos e brincadeiras. Apesar de Donkey Kong é grande em tamanho, ele ainda é um pouco mais jovem do que Mario.
Também no ano de 1999 ele figurou como um dos personagens de Super Smash Bros para no Nintendo 64, reaparecendo nas suas sequências Super Smash Bros Melee e Super Smash Bros Brawl, para o Game Cube e Wii respectivamente.
Ele participou da maioria dos jogos da série Mario Party e também de Mario Super Sluggers para Wii. Ele apareceu também no jogo Punch Out! Wii, como adversário final no modo Title Defense, e como personagem jogável.
Donkey esteve em todos os Mario Kart com exceção da versão SNES, onde foi substituído por DK Jr. Na série existem várias pistas relacionadas com o universo do personagem.
A Princesa Peach Toadstool (em japonês: ピーチ姫 Pīchi-hime?) é uma personagem fictícia da série de videogames Super Mario Bros., produzido pela Nintendo. Ela é a princesa do também fictício Reino dos Cogumelos e por diversas vezes faz o papel de donzela em apuros da série. Em 2008, Peach apareceu na lista "Wealthiest Fictional People" (personagens fictícios mais ricos) da revista Forbes, com uma fortuna estimada em mais de um bilhão de dólares.A aparência original da Princesa Peach foi elaborada por Shigeru Miyamoto. Miyamoto posteriormente solicitou a Yōichi Kotabe que redesenhasse Peach de acordo com suas instruções. Ele orientou Kotabe a desenhar seus olhos similares aos de um gato. Com a influência de Kotabe, a aparência da Princesa Peach mudou consideravelmente.
No Japão, o nome da princesa sempre foi Peach (em japonês: ピーチ姫 Pīchi Hime?, Princesa Peach). Originalmente conhecida como Princesa Toadstool nos Estados Unidos e outros países ocidentais, ela foi chamada de Peach pela primeira vez fora do Japão na versão americana de Yoshi's Safari, em 1993. Porém, o nome não se tornou conhecido pois o jogo não foi muito popular. Em Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars, ela foi novamente chamada de Princesa Toadstool. Apenas com o lançamento de Super Mario 64 o nome Peach passou a ser conhecido fora do Japão. No Brasil, durante a exibição do desenho animado As Aventuras dos Irmãos Super Mário, ela ficou conhecida como Princesa Cogumelo.
A Princesa Peach tem longos cabelos loiros, olhos azuis e pele pálida. Sua vestimenta mais comum é um um longo vestido rosa, com sapatos de salto alto da mesma cor, luvas brancas e uma coroa dourada. Em determinados jogos ela utiliza vestimentas mais apropriadas com o tema.
A personalidade de Peach é em geral compatível com a de uma pessoa educada e com boas intenções. Na maior parte dos jogos em que se faz presente, é mostrada como uma mulher generosa e bem intencionada. Normalmente, Peach não demonstra agressividade mesmo ao ser confrontada por seus inimigos.
Uma das habilidades mais comuns de Peach quando a mesma é selecionável é sua capacidade de temporariamente flutuar no ar com suas saias. Tal técnica foi mostrada pela primeira vez durante sua primeira participação como personagem selecionável, em Super Mario Bros. 2. Isso fez dela uma das personagens mais populares no jogo, pois essa habilidade facilitava a navegação entre plataformas. A mesma habilidade também apareceu em Super Paper Mario e nos jogos Super Smash Bros. Melee e Super Smash Bros. Brawl. Em Super Princess Peach, ela usa um guarda-chuva para flutuar.
Yoshi (em japonês: ヨッシー Yosshī?, também romanizado Yossy em alguns materiais em língua japonesa) (AFI: /ˈjəʊ.ʃi/) é um personagem fictício, um dragão antropomórfico, que aparece na série de video-games Mario, produzida pela Nintendo. Sua primeira aparição foi em Super Mario World, para Super Nintendo, e posteriormente ele passou a estrelar sua própria série de video-games de plataforma e puzzle. Ele também aparece em vários jogos spin-offs da série Mario, como nas séries Mario Kart, Mario Party, vários jogos de esporte, e também na série Super Smash Bros..
A primeira aparição de Yoshi foi no jogo Super Mario World, para SNES, no qual Yoshi aparece como um típico dinossauro nativo em que Mario ou Luigi podem montar em cima, como em um cavalo, com o objetivo de Yoshi comer inimigos e de aumentar as habilidades dos heróis do jogo, permitindo-os ser atingidos por inimigos sem sofrer danos, quando montados no Yoshi. Este jogo ganhou uma prequela intitulada Super Mario World 2: Yoshi's Island, para SNES, em que o jogador controla Yoshi, que desta vez é o personagem principal do jogo, com o objetivo de proteger o Baby Mario (versão infantil do Mario) ao mesmo tempo em que avançam pelo jogo à procura do Baby Luigi (versão infantil do Luigi). Isto levou ao surgimento de uma série spin-off de jogos de plataforma estrelando Yoshi: Yoshi's Story para Nintendo 64, Yoshi Topsy Turvy para Game Boy Advance, e também Yoshi Touch & Go e Yoshi's Island DS, para Nintendo DS.
A primeira aparição de Yoshi em um jogo em 3D foi em Super Mario 64, para Nintendo 64, como um personagem não-jogável. Neste jogo, Yoshi aparece no alto do castelo da Princesa Peach. O telhado do castelo pode ser acessado de várias formas, mas a maneira mais usada é quando o jogador consegue coletar todas as 120 estrelas, e um canhão do lado de fora do castelo será aberto, permitindo que Mario seja lançado para o alto do castelo, e ao chegar lá, ele se encontra com Yoshi . Além de Super Mario 64, Yoshi aprece em mais 2 jogos em 3D de plataforma: em Super Mario 64 DS, para Nintendo DS, desta vez como um personagem jogável, e em Super Mario Sunshine, para Game Cube, onde ele pode ser montado por Mario, da mesma forma como em Super Mario World, mas neste jogo, Yoshi não pode entrar na água e só pode atacar inimigos cuspindo o suco de frutas que ele engole.
Além dos jogos de plataforma, Yoshi estrelou 3 jogos de puzzle: Yoshi para NES e Game Boy, Yoshi's Cookie para NES, SNES e Game Boy, e Tetris Attack para SNES e Game Boy. Yoshi também aparece em quase todos os jogos spin-offs da série Mario.
Yoshi aparece em todos os jogos da série Mario Kart como um personagem jogável, onde ele dirige seus karts que são geralmente de cor verde. Em Mario Kart: Double Dash!!, o formato de seu kart é muito semelhante a um Yoshi , e o formato uma das pistas, chamada "Yoshi Circuit", é muito semelhante ao formato do corpo do personagem, quando vista de cima. Além disso, Yoshi também aparece em todos os jogos da série Mario Party como um personagem jogável, e também em todos os jogos da série Mario Golf, exceto na versão para Game Boy Color. Yoshi também é jogável em todos jogos da série Mario Tennis, exceto no jogo Mario Tennis: Power Tour, para Game Boy Advance. Além destes jogos, Yoshi é jogável em todos os outros jogos de esporte do Mario.
Yoshi é um personagem jogável em Super Smash Bros para Nintendo 64, e também nas seqüencias Super Smash Bros Melee para Game Cube, e Super Smash Bros Brawl para Wii. Yoshi, juntamente com outros personagens da séries de video-games Mario e Sonic the Hedgehog, aparecem no jogo Mario & Sonic at the Olympic Games, para Wii e Nintendo DS.
Yoshi também aparece em destaque no jogo Mario Is Missing!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário