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sexta-feira, 17 de junho de 2011
MEGA MAN
Mega Man também conhecido no Japão como Rockman (em japonês: ロックマン Rokkuman?) é uma série de jogos de videogame criados pela Capcom. O primeiro jogo de Mega Man foi lançado oficialmente no dia 17 de dezembro de 1987 para o console Famicom. A série Mega Man pode ser dividida em sete séries, cada uma seguindo uma linha de tempo e mantendo uma ligação uma com a outra (exceção da série Battle Network que está apenas relacionada com a Star Force).
A ordem cronológica
Cronologia original
Mega Man Clássico (200X até 20XX).
Mega Man X (21XX até 22XX).
Mega Man X Command Mission (22XX até 23XX).
Mega Man Zero (Exatos 100 anos após a destruição de Omega durante a Elf Wars. Data incerta. Mais provável: 23XX).
Mega Man ZX (200 anos após o fim de Mega Man Zero. Datas Prováveis: 25XX ou 26XX).
Mega Man ZX Advent (25XX ou 26XX)
Mega Man Legends/Rockman DASH (56XX)
Spinoffs
Mega Man Battle Network/Rockman.EXE (200X até 201X)
Mega Man Star Force/Ryuusei no Rockman (22XX).
História Completa
Na série, dois gênios da robótica, Dr. Albert Wily e Dr. Thomas Light, criam uma nova geração de robôs superior a quaisquer outros já criados. Então, Wily, ex-sócio de Dr. Light (criador de Mega Man), vendo o incrível potencial dos robôs, começa a imaginar que, com eles sob seu comando, poderia ter um enorme poder nas mãos. Ao compartilhar seus planos de domínio com Light e ter retorno negativo, rouba seu projeto inicial, Protoman (Blues, no original), para servi-lo, junto com outros robôs.
Dr. Light, então, cria Rock, um robô ajudante de laboratório e Roll, uma ajudante domestica, . Quando Wily resolve usar os Robôs para cometer terrorismo, Light resolve transformar Rock num robô de batalha na tentativa de deter Wily. Surge então Mega Man, o robô azul que sempre estraga os planos malignos de Wily.
Os dois primeiros parágrafos são um resumo das histórias de cada jogo, somente lançados para o console NES (Mega Man 1 - 6).
Algum tempo depois, Dr. Light cria um novo robô chamado X. X era um robô muito forte, e por isso ele tinha capacidade para desrespeitar as 3 leis da robótica. Com medo, Dr. Light resolve deixar X armazenado em uma cápsula para que no futuro a humanidade tenha melhor controle sobre os robôs. Por isso, essa criação só é despertada um século depois pelo explorador Dr. Cain. A tecnologia de X era avançada mesmo para aquela época e deu origem a um novo tipo de robôs chamados reploids. Alguns reploids, porém, revoltaram-se contra a humanidade, eles foram chamados de Mavericks. Cabe a X e aos Maverick Hunters, (caçadores de Mavericks) parar essa ameaça. O novo vilão da série é Sigma.
Em Mega Man Zero, o jogo muda: X (o original) está desaparecido e sua cópia perfeita controla uma cidade onde a paz é mantida à força. Ciel, a líder dos rebeldes, lidera uma expedição para encontrar o lendário Reploid, Zero. Encontrado em estado de animação suspensa, Zero é trazido de volta à vida por Ciel e logo em seguida une-se a ela e à Resistência contra o Copy X. Zero também se depara com os 4 guardiões: Harpuia, Leviathan, Fefnir e Phantom.
Aparições na TV
A primeira aparição de Mega Man em desenho animado foi no cartoon americano Capitão N, onde ele tinha aparições regulares. Os fãs de Mega Man hoje irão notar que o personagem era totalmente descaracterizado. Por exemplo, a armadura de Mega Man em Capitão N era verde. Ele era baixinho e colocava a palavra "mega" na frente das palavras ("Tanto mega açúcar não faz bem a você", Kid Icarus). Alimentava-se aparentemente de células de energia que caiam de inimigos destruídos. Foi fabricado por Dr. Light, que também era um pouco diferente nos jogos. Também havia a Mega Girl (não confundir com Roll). O maior desejo de Mega Man era se tornar humano. Houve um episódio que Mega Man e Mega Girl conseguiram tornar-se humanos ao passar por uma prova.
Em 1995, Mega Man ganhou sua própria Série, produzida por Joe Ruby e Ken Spears e exibida no Brasil pelo SBT por volta de 1998.
MegaMan NT Warrior conta a história de Lan Hikari (Hikari Netto no original), um rapaz que vive em um futuro onde todos têm PETs (Personal Electronic Terminal - Terminais Eletrônicos Pessoais) com NetNavis usados para se fazer inúmeras atividades, estando toda a economia desta sociedade ligada à "rede" (como a internet) funcionando como um "Mundo alternativo", e os programas nele criados possuem uma alta inteligência artificial. O NetNavi de Lan é o MegaMan, que o ajuda a se livrar de várias enrascadas.
A primeira temporada do desenho mostra as tentativas da organização terrorista: Mundo 3 (World 3), de dominar a rede. Esta temporada acaba com o sacrifício de MegaMan.
Na segunda temporada, Lan e seus amigos restauram o programa de Mega Man e destroem PharaohMan. Logo em seguida é introduzida a NetCity, o lugar ideal para os NetNavis conviverem uns com os outros.
Bass aparece pela primeira vez em NetCity, como um Navi misterioso. A Tumba (Gospel/Treble no original) se mostra o novo inimigo de Lan e MegaMan.
Vale lembrar que Megaman NT Warrior contém vários cortes e edições em relação a versão japonesa, ocorrendo mudanças que contradizem até mesmo o jogo original.
Séries
Mega Man Clássico
Dr. Light e Dr. Willy eram amigos e desenvolveram vários robôs. Seus objetivos eram ajudar a humanidade com trabalho pesado e em condições que os humanos não agüentariam. Assim, como um protótipo com emoções perto das emoções humanas, deram-lhes o nome de Robotics. Quando o trabalho deles foi reconhecido pelo mundo, apenas o Dr. Light recebeu crédito. Então, Dr. Willy, sedento de vingança, roubou o protótipo (Protoman) e os três robôs feitos inicialmente pelo Dr. Light para obedecerem a ele (Guntsman, Cutsman e Iceman). Dr. Light criou então Rock e Roll a partir do projeto do protótipo, com a intenção de formar uma família para ajudar a salvar a humanidade das catástrofes de Dr. Willy. Depois da demonstração de poder que Protoman causou, Dr. Light resolveu tornar Rock um super guerreiro a fim de parar os planos de Dr. Willy. Assim foi criado o Megaman.
MegaMan Battle Network
Lan Hikari (Hikari Netto no original) é um operador de uma tipo de programa de computador com Inteligência Artificial muito avançada e capaz de sentir emoções, os NetNavis. O seu NetNavi é o MegaMan.EXE (Rockman.EXE no Original), um NetNavi personalizado criado especialmente para ele por seu pai. Logo no começo já se sabe quem são os inimigos, uma organização chamada de World_Three(WWW), cujo objetivo verdadeiro é destruir o mundo criado pelo avô de Lan, a Internet, e tem como líder Dr. Wily. Durante a aventura Lan descobre diversas coisas sobre sua família, incluindo a verdadeira origem de Megaman.EXE, que é na verdade uma copia genética computadorizada de Hub (Saito no original), o irmão gêmeo de Lan que morreu pouco tempo depois de nascer
MegaMan Star Force
Continuação de Megaman Battle Network, se passando 200 anos após o sexto e último jogo da série anterior. Dois planetas distantes estavam em guerra: Planeta AM e Planeta FM, o Planeta FM atacou o Planeta AM ao pensar que ele planejava atacá-lo e dominá-lo, o planeta AM é destruído e vários de seus habitantes mortos, embora vários tenham conseguido fugir para outros planetas, um desses sobreviventes, War-Rock (Omega-Xis aka Mega) passou a viver no Planeta FM, a Terra descobriu a existência do Planeta FM e tentou formar uma aliança pacífica, o Planeta FM entendeu a tentativa de aliança como uma invasão, atacando e destruindo a estação espacial que tentava realizar a aliança: Hope (Esperança), War-Rock simpatiza com um dos membros da tripulação de Hope: Daigo Hoshikawa (Kelvin Stelar), virando amigo dele, e transformando a ele e todos da estação em formas de vida eletromagnéticas, a partir de então War-Rock é tido como traidor, ele rouba a Chave de Andrômeda, uma espécie de controle-remoto da arma de destruição do Planeta FM: Andrômeda (Que na verdade é um robô), War-Rock segue para a Terra, sendo chamado por três vozes misteriosas, que na verdade são os três seres mais fortes do Planeta AM que fugiram para a Terra: Pegasus Magic, Leo Kingdom e Dragon Sky. Vários guerreiros do Planeta FM rumam a Terra, para conseguir a Chave de Andrômeda e para terminar o que começaram na estação espacial Hope: destruir a Terra e todos os seus habitantes. Quando os seres AM vieram para a Terra, influenciaram os humanos a construir três satélites: Pegasus, Leo e Dragon, onde os seres AM residem, ajudando a Terra a se desenvolver através a energia eletromagnética. War-Rock conhece Subaru Hoshikawa (Geo Stelar), o filho de Daigo que se fechou ao mundo depois da aparente morte do pai, os outros guerreiros seguem War-Rock até a Terra, mas eles não possuem o mesmo poder que possuíam no Planeta FM, obrigando-os a se fundir com humanos cujas ondas cerebrais sejam compatíveis, assim, War-Rock, com a desculpa de contar a Subaru sobre o que aconteceu com o seu pai, fundi-se com ele para se tornar MegaMan, vencendo assim os aliens FM:
Ox (Taurus)
Cygnus
Harp (Lyra)
Libra
Ophiucus (Ophiuca)
Gemini
Com o passar do tempo, Subaru começa a se abrir, voltar a ir a escola e até faz amigos, mas a alegria dura pouco, a Chave de Andrômeda é roubada e o rei do Planeta FM, Cepheus, manda Andrômeda destruir a Terra, MegaMan detêm Andrômeda e é revelado que foi Gemini quem fez a cabeça do rei tanto na guerra contra o Planeta AM quanto no ataque à Terra, assim, Cepheus se desculpa e cessa o ataque.
Megaman Star Force 2
Continuação de Megaman Star Force onde aparecem seres chamados UMAs que também podem se fundir a humanos formando novos EM beings. Surge um novo rival para Geo Stelar(Subaru Hoshikawa), Solo, um ser que odeia humanos e Link Power, que pode se transformar utilizando os poderes do continente flutuante de Mu(citação necessária).Personagens principais:
Ox(Taurus)
OX Fire(taurus Fire)
Black Phamtom(Dark Phamtom)
Yeti Blizzard
Plesio Surf
Condor Geograph(Terra Condor)
Solo
Burai(Rogue)
Lady Vega
Empty(Hollow)
General Auriga
Appolo Flame
Jogos
Mega Man /Megaman Powered-up
No início Dr Wily e Light eram amigos e criaram os robôs:Guts Man, Cut Man, Elec Man, Ice Man, Bomb Man e Fire Man (e mais Oil Man e Time Man na versão Mega Man: Powered Up para PSP) como projetos. O objetivo de Wily e Light era desenvolver robôs para ajudar os humanos em trabalhos domésticos. Quando o mundo reconheceu o trabalho, apenas Light recebeu crédito. Wily então se decepcionou com a humanidade e resolveu usar os robôs para o mal, roubando o projeto (ProtoMan/Blues) e os 6 robôs (8 em Mega Man Powered Up). Essa no entanto, é a versão americana da história. Na versão japonesa Dr. Light e Wily nunca trabalharam juntos, e Rock e Roll já estavam prontos no momento em que os outros Robot Masters foram roubados.
Rockman world
Mega Man in Dr. Wily's Revenge (Rockman World, como é conhecido no Japão), é um jogo eletrônico lançado em 1991 para Gameboy, e tem as mesmas características de seu antecessor cronológico Mega Man I. Dr. Wily quer vingança pela derrota sofrida em Mega Man I, por isso, o cientista ressuscita quatro antigos robot masters: Elec Man, Cut Man, Ice Man e Fire Man. Porém de novo, o robô protagonista derrota os quatro robot masters, e invade a fortaleza de Wily. O que Mega Man não contava, é que mais quatro robot masters (Heat Man, Bubble Man, Flash Man e Quick Man) estavão guardando a fortaleza. Depois Mega Man se depara com Enker, o primeiro Mega Man Killer da história. Enker podia refletir os tiros do Power Buster de Mega Man, com a sua arma, o Mirror Buster. Mas, Mega Man consegue vencer a briga, e depois vai ao encontro de Wily. De novo, o robozinho azul vence a luta e Wily pede clemência e foge do castelo.
Mega Man 2
Mais uma vez tentando dominar o mundo, Wily e seus Robot Masters (Wood Man, Flash Man, Quick Man, Crash Man, Bubble Man, Heat Man, Air Man e Metal Man) são impedidos por Mega Man.
Rockman world 2
Mega Man II (Rockman World, no Japão) é o segundo jogo da franquia Mega Man para Game Boy. Dr. Wily planeja um novo plano para derrotar Mega Man; desta vez Wily rouba uma máquina do tempo, e viaja séculos no futuro e rouba de um museu de robôs, Mega Man, que nesta época, já estaria desligado. Wily reprograma o robô,e lhe dar o nome de Quint. Mais uma vez, Mega Man deve enfrentar outros quatro robots masters(Air Man, Metal Man, Crash Man e Wood Man). Depois de derrotá-los, na fortaleza de Wily, Mega Man deverá enfrentar mais cnco robôs: Needle Man, Magnet Man, Hard Man, Top Mane o próprio Quint. Depois de Quint ser derrotado, Mega Man herdará a Zakugarne. Mais tarde, Mega Man derrotara o Dr. Wily, que mais uma vez se rende.
Mega Man 3
Com o tempo, Wily até se junta a Light para formar um projeto de paz. Porém, mais uma vez o trai, roubando os projetos e atacando com mais 8 Robot Masters: Top Man, Snake Man, Gemini Man, Needle Man, Shadow Man, Hard Man, Magnet Man e Spark Man. Dessa vez, com a ajuda do cão-robô Rush, Mega Man derrota Wily, e o castelo explode, dando como certa a morte do vilão. Após ser ajudado a fugir por um Robotic misterioso, Mega Man descobre que ele é o antigo protótipo do qual ele mesmo tinha sido feito, e que agora se chamava Proto Man.
Mega Man: The Wily Wars
Mega Man: The Wily Wars, é um jogo vendido apenas para Sega Mega Drive. Este jogo é uma Remake de 16-bits dos três primeiros jogos da série: Mega Man I, Mega Man II e Mega Man III. O jogo também inclui mais o game secreto The Wily Tower.
Mega Man
mega man4
Com a suposta morte de Wily, a cidade estava em paz. É quando 8 novos Robot Masters: Dive Man, Drill Man, Toad Man, Bright Man, Pharaoh Man, Ring Man, Dust Man e Skull Man, desta vez construídos por Dr. Cossack, começam um ataque à cidade. Após proteger a cidade, Mega Man vai atrás de Cossack mas é impedido por Proto Man e Kalinka, filha do Dr. Cossack. A explicação era a seguinte: Wily havia sequestrado Kalinka e obrigou Cossack a atacar a cidade. Após saber da traição de Proto Man, Wily foge mas é derrotado por Mega Man, mais uma vez. Com a explosão do castelo, ele foge novamente.
Mega Man 5
Dr. Light é sequestrado, e tudo indica ter sido Proto Man, já que seu lenço foi deixado na cena do crime. Com a ajuda de Beat, um pássaro-robô criado por Dr. Cossack, Mega Man derrota os novos 8 Robot Masters: Wave Man, Star Man, Gravity Man, Gyro Man, Crystal Man, Napalm Man, Stone Man e Charge Man. de Proto Man e se encontra com o próprio, que está sem o lenço. Durante a luta, um Protoman com lenço aparece e ajuda Mega Man. Esse era o verdadeiro Proto Man. O outro era Dark Man, criado por Wily para se passar por Proto e sequestrar Light. Mega Man destrói Dark Man e Wily, salvando Light. Mas com o teto desabando - sim, de novo…- Wily foge. Com a ajuda de Proto Man, Mega Man e Light conseguem fugir.
Rockman world 4
Mega Man
Mega Man (Game Gear) é um jogo semelhante ao enredo de Mega Man IV, porém com algumas alterações. Desta vez, Dr. Cossack não aparece, e de início, Mega Man dev enfrentar Stone Man, Star Man, Bright Man e Napalm Man. Depois, Mega Man enfrentará Wave Man e Toad Man. Mais uma vez, Alberty Wily pede clemêcia à Mega Man.
Rockman soccer
Mega Man Soccer, diferente dos outros jogos, não é um jogo de aventura, e sim, um jogo de futebol. Este jogo tem algumas características de Mega Man V, apesar de nenhum robot master de Mega Man V aparecer. Estava um dia tranquilo na cidade. Porém, Dr. Wily e vários robots querem dominar o futebol e o mundo e invadem o estádio. Então Dr. Light faz uma modificação nos cicuitos de Mega Man, para que ele possa jogar bola. Mega Man deve impedir os planos de Wily querer dominar o futebol, e o mundo. Os personagens do jogo são: Mega Man, Proto Man, Dust Man, Cut Man, Enker, Bomb Man, Fire Man, Wood Man, Skull Man, Ice Man, Elec Man, Air Man, Pharaoh Man, Bubble Man, Snake Man, Needle Man, Toad Man, Flash Man, Gemini Man, Top Man e Dr. Wily (secreto).
Rockman World 5
Está um dia de paz na cidade. Mega Man e Roll andam pela cidade tranquilamente. Porém, um Stardroid Chamado Earth, os ataca. O Mega Buster não surte efeito no Stardroid, Mega Man é facilmente derrotado. Depois, vários Stardroids atacam o planeta. Para combater essa ameaça, Dr. Light faz então uma alteração no Mega Buster de Mega Man, e lhe presenteia com uma nova arma; Tango, um gato robótico que irá auxiliá-lo no desenrrolar da historia. Mega Man deve derrotar os 4 Stardroids: Mercury, Mars, Venus e Neptune. Logo após de derrotá-los, o nosso heróise depara com mais 4: Jupter, Saturn, Uranus e Pluto. Mega Man invade a fortaleza de Wily para enfrentar Earth e Wily. Mas, lá se depara com os 3 Mega Man Killers e Quint, que retornaram dos jogos anteriores. Após derrotá-los Mega Man parte para a luta contra Earth e Wily. O herói derrota os dois vilões. No entanto, Wily ativa seu último recurso, Sunstar. A batalha é intensa, com a vitória de Mega Man. Mega Man oferece ajuda à Sunstar, más ele disse que o seu corpo estavá instável, e pede para que Mega Man saia do castelo antes que este exploda. Parece que o mundo ficará em paz de novo graças a Mega Man.
Mega Man 6
Tempos depois, um misterioso Mr.X (Dr. Wily em um péssimo disfarce) realiza um grande torneio de luta entre Robotics. Mas tudo não passava de um plano para roubá-los e usá-los num plano de dominação do mundo. Mega Man derrota os novos 8 Robot Masters: Tomahawk Man, Yamato Man, Knight Man, Centaur Man, Wind Man, Flame Man, Blizzard Man e Plant Man, enviados por Mr.X e descobre sua real identidade: Dr. Wily. Como sempre Wily é derrotado, mas desta vez é preso! Na capa do jornal aparece a manchete: "Wily agora domina uma cela da prisão!"
Rockman Complete Works
Mega Man 7
Mas Wily não ficou preso por muito tempo. Quatro de seus robôs, que estavam programados para se auto-ativarem, o retiram da prisão. Como esperado, Mega Man destrói os Robot Masters encontrando no caminho Bass (Forte, no original). Bass foi criado por Wily após este ter descoberto por acidente o "Bassnium" (Fortenium no original), a energia mais forte existente na época. Criado com essa tecnologia, aos moldes do projeto de Mega Man e contando até com um cão-robô: Trebble (Gospel no original); sua missão era testar seu oponente. Mega Man derrota Wily, Wily foge com a ajuda de Bass.
Remake Mega Man 7
Wily and Light's Rockboard: That's Paradise
Mega Man 64
Mega Man 8
Tempos de paz, até que dois poderosos robôs batalham entre si no espaço e acabam caindo na Terra. Light envia Mega Man para dar uma olhada, entretanto, Wily chega antes e retira algo dos robôs. Ele envia ainda quatro robôs para atacarem a Terra. Enquanto Mega Man combatia eles, Dr. Light analisava um dos robôs: Duo. Mega Man destrói os Robot Masters e, ao voltar ao laboratório, vê Duo acordar e sair quebrando o teto. Mega Man o ataca e Proto Man tem que intervir na luta, dizendo que Duo não era um inimigo. Duo aproveita e foge. Mega Man chega até o laboratório de Wily que estava sendo atacado pelo outro robô do espaço. Duo salva Megaman, destruindo o outro robô. O adversário de Dr. Light foge e envia mais 4 Robot Masters, que são vencidos por Mega Man. Na luta contra Wily, Mega Man fica totalmente indefeso, contudo é salvo por Duo. Após derrotar o vilão e retirar uma energia maligna de Mega Man, Duo volta ao espaço.
Remake Mega Man 8
Rockman Gold Empire
Mega Man Battle & Chase
Mega Man 9
O criador de Mega Man, Dr. Light é acusado de uma rebelião robótica e Dr. Wily aparenta não ter nenhuma conexão, anunciando inclusive que precisa de doações para completar robôs por ele criado para combater os de Dr. Light. Mega Man precisa lutar para provar a inocência de seu criador e expôr as reais intenções de Wily.
Mega Man 10
O que se tem dados até agora é que a história vai ter haver com uma doença de robôs chamada "robo-enza",nome derivado de Influenza(Vírus) e que faz com que os robôs venham a agir diferente,ficam malucos,Mega Man vai descobrir a origem de Robo-Enza
Mega Man & Bass
King, um robô misterioso aparece na cidade e começa a roubar robôs que já foram criados antes. Ele aparece junto com os robôs Dynamo Man, Cold Man, Burner Man, Ground Man, Magic Man e Pirate Man e toma para si os robôs Astro Man e Tengu Man, originários do Mega Man 8. Megaman e Bass partem para descobrir o significado disso.
Mega Man & Bass: Challenger from the future
Mega Man & Bass: Challenger from the future (Mega Man & Bass: Mirai Kara no Chosensha, no Japão), é um eletrônico lançado para Wonderswan da Bandai. Um misterioso robô chamado Mega Man Shadow a ataca a cidade de Sinphony City, liderando a Dimensions, com os robôs Aircon Man, Dangan Man, Clock Men, Konro Man, Compass Man e Komuso Man. Wily manda Bass investigar o caso, e Light encarrega Mega Man. No final, Mega Man Shadow revela o seu passado, ou melhor, futuro.
Rockman Strategy
Mega Man: The Power Battle
Mega Man: The Power Fighters
Mega Man Universe
Período Pré-Megaman X
Depois de Mega Man 2: The Power Fighters, Zero é criado por Dr. Wily.
Mega Man X também é criado e fica sob análise automática durante no mínimo 30 anos, por ter um sistema que pode se tornar instável - seu livre arbítrio.
Durante esse período mínimo não se sabe ao certo o que acontece, entretanto, Mega Man (original) e Bass, desaparecem junto o Proto Man, que se sabia que tinha um defeito em seu gerador de energia. X continua em sua cápsula até despertar no século seguinte. Também não se sabe o que aconteceu com Dr. Light e com Dr. Wily e nem como Zero foi despertado.
Mega Man X
A série Mega Man X está atualmente dividida em 11 jogos (excluindo Mega Man X Collection que é coletânea e Maverick Hunter X que é remake).
Já em 21XX, Dr. Cain, um cientista botânico, encontra a cápsula de X durante uma escavação e o re-ativa. Numa tentativa de copiar X, Dr. Cain cria os Reploids, depois de 3 meses, e se torna um sucesso. Mais 4 meses se passam e começam a haver atividades dos Mavericks, que são nada mais nada menos que Reploids que, por seu livre arbítrio, resolvem enfrentar a humanidade julgando-a como inferior.
A origem real dessa rebelião já é conhecida: A falta de análise nos Reploids; X foi o único que teve seus ideais criados sempre a favor da humanidade. Para dominar a ameaça Maverick, foram criados os Maverick Hunters (Irregular Hunters no original japonês), que eram liderados por um Reploid possuidor dos melhores chips neurais da época e que, assim, não se rebelaria. Seu nome: Sigma.
Zero no início era extremamente violento e forte. Ele sozinho destruiu um batalhão inteiro de novecentos Maverick Hunters (comandados por Gamma). Para evitar mais perdas, Sigma foi pessoalmente lutar contra Zero, depois deste ter destruído seu exército.
Ele quase perde, contudo, por sorte, Zero teve um defeito no meio da luta (seu cristal começou a brilhar e um W apareceu neste) baixando a guarda para Sigma que se aproveitou da chance para destruir o cristal de Zero com um soco, vencendo a luta. O vírus é na verdade uma subrotina do programa moral do X, chamado de "circuito de sofrimento", isso faria com que X abdicasse a violência. Funcionou bem para o X, mas quando Dr. Cain criou os Reploids, seus circuitos não aguentaram e fez com que ao inves de abdicarem a violência, eles ficassem violentos.
Como a tecnologia do X e do Zero são muito semelhantes, o circuito de sofrimento ajudou o Zero a se reformar, enquanto Sigma absorvia o vírus por causa do contato com o cristal de zero.
Zero foi consertado por Dr. Cain e teve sua memória apagada, provavelmente pelo soco, embora ainda houvesse borrões de memória em sua mente. Ele é recrutado para os Maverick Hunters e passa a lutar ao lado de Sigma, enquanto este ainda não demonstrava sinais de rebeldia.
Ao perceber que os Reploids são superiores à raça humana, Sigma reúne vários Hunters para se tornarem Mavericks e, supostamente, destrói a Base dos Hunters com uma chuva de mísseis. X tenta deter Sigma mas é impedido por Vile (Vava no original japonês), um ex-Hunter que teve problemas em seu cérebro e foi desativado, mas que agora trabalhava para Sigma. Vile quase destrói X, mas ele é salvo por Zero, que convence X a continuar lutando. Para acabar com os planos de Sigma, X parte em direção a base de Sigma, que ficava em cima de um rochedo voador. X enfrenta os Maverick Hunters mais poderosos da época, que o desprezavam por ser um Hunter de nível B. X também encontrou vários cápsulas contendo partes de uma armadura criada por Dr. Light, especialmente para uma ocasião como esta. Não se sabe ao certo se o holograma que aparece nas cápsulas são mensagens gravadas ou uma forma de inteligência artificial. Após finalmente derrotar os seguidores de Sigma (Chill Penguin, Launch Octopus, Armored Armadillo, Spark Mandril, Flame Mamooth, Storm Eagle, Sting Chameleon e Boomer Kuwanger), X e Zero invadem a base dele, mas Zero acaba sendo derrotado por Vile. X tenta ajudar mas não consegue fazer muito. Zero, em um momento de desespero, explode a armadura robótica de Vile, equilibrando a luta, mas ficando severamente danificado. Após a aparente destruição de Zero, X absorve a arma de Zero, Zero Buster. Tendo uma das armas mais fortes, Zero X Buster. X destrói Vile e Zero diz a ele que ele pode derrotar Sigma e morre. X enfrentou mais alguns robôs que guardavam a fortaleza e finalmente encontrou Sigma, que acabou sendo derrotado, para a surpresa de ambos. Mas a luta estava longe de acabar e Sigma ataca X com um poderoso novo corpo, chamado de Wolf Sigma, que também é eliminado por X, que escapa da base antes de ela cair na água e desaparecer.
Mega Man X2
Seis meses se passaram e X se tornou líder dos Maverick Hunters. Dr. Cain deu a ele informações de que os últimos seguidores de Sigma estavam escondidos em uma fábrica abandonada de Mechaniloids (robôs incapazes de pensar). X acabou tendo que destruir um Mechaniloid gigante para escapar. Mal desconfiava ele que estava sendo observado por três Mavericks: Violen, Serges e Agile, os X-Hunters. X enfrentou mais alguns Mavericks que estavam sendo usados pelos X-Hunters para impedir de X de atrapalhá-los, mas após algumas vitórias de X, eles foram obrigados a se revelar e obrigar X a enfrentá-los, pois eles tinham as partes de Zero, embora não conseguissem ressucitá-lo sem o Chip de Controle. X conseguiu derrotar os Mavericks restantes e recuperar as partes de Zero. Dr. Cain descobriu que a base dos X-Hunters era localizada no Pólo Norte e enviou X até lá enquanto tentava consertar Zero. X destruiu os três X-Hunters, mas descobriu que eles estavam sendo usados por Sigma o tempo todo. Sigma apareceu com uma versão negra do Zero, porém o verdadeiro logo apareceu e destruiu a cópia (usando seu Z-Saber pela primeira vez). Sigma revela que Zero estava destinado a segui-lo, mas Zero decide enfrentá-lo. X parte atrás de Sigma e o derrota novamente. Antes de desaparecer Sigma dá a entender que conhece Dr. Wily.
Mega Man X3
Algum tempo mais tarde, um famoso cientista Reploid chamado Dr. Doppler inventou um Chip Neural que seria capaz de inibir completamente o comportamento Maverick de um Reploid. Em pouco tempo não havia mais Mavericks e os seguidores de Doppler construiram Dopple Town, uma cidade pacífica onde eles viviam. Porém os Reploids que supostamente haviam deixado de agir como Mavericks começaram a causar confusão, e X e Zero partiram para trazer Doppler à justiça. Algumas horas depois um contato de emergência fez com que os dois Hunters voltassem à base que estava sob ataque. Depois de controlar a rebelião, X e Zero começaram a investigar Dopple Town, e X derrotou alguns Mavericks que viviam lá. Isso fez com que Dr. Doppler mandasse Bit e Byte (no Japão conhecidos como Nightmare Police), seus fiés ajudantes, atrás de X, assim como Vile, que havia sido reconstruído e queria vingança. X venceu todos eles e após acabar com todos os Mavericks de Dopple Town invadiu o laboratório de Doppler. Dr. Cain descobriu que Doppler criou um poderoso corpo de batalha, mas que o próprio Doppler não poderia usá-lo, o que levou X e Zero a suspeitar que Sigma estivesse envolvido. Quando X encontrou Doppler, este o convidou para se juntar a ele no novo mundo que ele queria criar, mas X tratou de vencer, trazendo Doppler de volta a razão. X então lutou contra Sigma, que sendo derrotado mais uma vez decidiu possuir X, que fugiu mas ficou encurralado. Antes que Sigma pudesse fazer algo, Zero apareceu e usou um Anti-Vírus criado por Doppler para deter Sigma.
Mega Man X4
Novamente Sigma usou outros Reploids em seus planos, dessa vez a organização militar conhecida como Repliforce, que era controlada pelo General. Sigma enviou um Mechaniloid gigante para destruir a cidade flutuante Sky Lagoon. X e Zero chegaram tarde demais e Magma Dragoon, um Hunter da Décima Quarta Unidade, informou eles que já era tarde demais. Furiosos os dois Hunters foram atrás do Mechaniloid e o destruiram. Colonel, que era um dos membros mais importantes da Repliforce, logo apareceu e os Hunters pediram que ele os acompanhasse até a base, mas tiveram o pedido negado. Por causa disso toda a Repliforce foi acusada de ser uma organização Maverick. General então decidiu tornar a Repliforce independente, criando uma estação espacial chamada "Final Weapon". X e Zero tentaram impedir os planos de General, sendo ajudados por Double, um Hunter novato, e Iris, a irmã de Colonel, que pediu a Zero que não lutasse com seu irmão. Mesmo com vários membros da Repliforce derrotados, incluindo Dragoon, que traiu os Maverick Hunters, General conseguiu ir para espaço. Zero tentou detê-lo mas teve que lutar com Colonel, que acabou morrendo. Isso deixou Iris triste e ela fugiu junto com a Repliforce. X e Zero invadiram a Final Weapon e X teve lutar com Double, que revelou ser um espião, assim como Zero teve que combater Iris, que usou o poder do seu irmão para virar um robô de guerra. Ela e Double acabaram mortos e os dois Hunters foram atrás do General, que decidiu lutar por seus ideais, mas acabou vencido. Para a surpresa de todos a Final Weapon começou a funcionar mirando na Terra. X e Zero partiram para descobrir quem a estava controlando e tiveram que lutar contra Sigma. Embora tenham vencido, já era tarde demais para impedir o tiro. General pediu desculpas e usou o próprio corpo para parar a arma, morrendo no processo e explodindo a Final Weapon. X e Zero escapam em naves antes da explosão.
Mega Man X5
Algum tempo depois Sigma ataca novamente, dessa vez com um plano ainda mais perigoso. Ele contrata os serviços de Dynamo, um caçador de recompensa, que ataca a colônia espacial Eurasia, fazendo-a entrar em rota de colisão com a Terra. Enquanto isso o próprio Sigma aparece e X e Zero partem atrás dele. Sigma é derrotado, mas isso era tudo parte do seu plano, pois a destruição do seu corpo espalhou o vírus Sigma por todo o planeta. Os Maverick Hunters, com o auxílio de novos aliados, Alia (a navegadora), Douglas (o mecânico), Lifesaver (o Reploid de resgate) e Signas (o novo líder), pensam em alguma maneira de deter a colisão da colônia, decidindo usar o "Enigma", um gigantesco canhão laser. Para tanto eles precisavam de equipamentos para melhorar o desempenho do Enigma, e X e Zero partiram para consegui-los, tendo que destruir antigos conhecidos que foram infectados. Mesmo com as melhoras, o Enigma falha e a única esperança é a Nave Espacial. Alguém deveria pilotá-la, fazendo com que ela colidisse com a colônia. Depois de conseguir mais equipamentos e enfrentar mais inimigos, Zero pilota a nave, que destrói a colônia, embora alguns destroços ainda caiam na Terra. Zero consegue escapar da explosão e depois de voltar à Terra é resgatado por Lifesaver. Quando todos achavam que tudo estava acabado Alia descobre que o vírus da colônia se misturou com a da Terra, gerando o vírus Zero. X e Zero vão investigar o novo vírus encontrando alguns obstáculos, até que X reencontra Zero e pede a ele que volte para a base. Zero nega e a discussão leva os dois a se enfrentarem. A luta termina em um empate, pois os dois acabam desmaiando. Sigma então aproveita a chance para tentar matar X, mas é impedido por Zero. Sigma então convida Zero para enfrentá-lo. Após a batalha final contra Sigma, Zero acaba muito danificado, perdendo um braço e as pernas. X o encontra e tenta acordá-lo, mas ambos são atravessados por um raio disparado por Sigma. Zero então usa sua Z-Buster para destruir Sigma. X, embora tenha sido gravemente ferido, é salvo pelo holograma do Dr. Light, então ele herda o sabre de luz de Zero e continua lutando como Maverick Hunter. Esse era o final planejado por Inafune.
Mega Man X6
Três semanas se passaram depois do incidente, e os Reploids mal conseguem trabalhar na restauração das cidades destruídas. Gate, um cientista Reploid, analisa o local onde cairam os destroços da colônia Eurasia e encontra um pedaço estranho de metal. Algum tempo depois Gate aparenta ter virado um Maverick. X, adormecido na base é despertado por Alia, que avisa que um Mechaniloid está causando problemas. X é enviado para o local da colisão, onde encontra o Mechaniloid e consegue destruí-lo. Porém um Reploid roxo com a forma de Zero aparece e dá o golpe final no Mechaniloid. Logo em seguida High Max, um Reploid misterioso, aparece e luta com X, mas o Hunter não consegue causar nenhum dano em High Max, que vai embora. Depois disso, durante um pronunciamento, um Reploid chamado Isoc alerta a todos sobre o fenômeno "Pesadelo/Nightmare", capaz de tornar Reploids em Mavericks e que é causado por um "fantasma" de Zero, conhecido como "Nightmare Zero". Isoc pede que os Reploids do mundo todo ajudem os oito investigadores que foram enviados para as áreas suspeitas. X também parte para essas áreas, salvando os Reploids inocentes e enfrentando os investigadores. X acaba enfrentando Nightmare Zero e o derrota.
Para sua felicidade, X descobre que Zero não morreu, apesar do estado em que tinha ficado no final do jogo anterior. Após voltar à base, Zero aceita ajudar X a enfrentar os investigadores. Zero acaba encontrando High Max e o derrotando, para a alegria de Isoc, que parece saber mais do que aparenta sobre Zero. Gate então revela a localização de seu laboratório, que é invadido por X e Zero. Após ter mais criações suas destruídas Gate revela o que o ajudou a criar High Max e o Pesadelo, um pedaço do Zero, que ele havia encontrado nos destroços da colisão. High Max enfrenta os Hunters e é destruído, o que obriga Gate a usar o DNA de Zero em si mesmo, mas ele também é derrotado. Gate então revela que ele havia ressucitado Sigma para uma situação como essa, mas o próprio Sigma mata Gate. Os Hunters percebem o corpo de Isoc imóvel no chão antes de enfrentarem Sigma, que parece não estar totalmente consciente. Após a vitória, Alia, Douglas e Signas se reúnem aos seus amigos. Zero questiona por que X havia trazido o corpo de Gate junto, e X diz que sabe o que é perder um amigo, entregando Gate para Alia. Estranhamente Lifesaver não aparece nesse jogo, nem se sabe o que houve com ele. Dynamo volta tentando conseguir "Nightmare Souls" (almas de pesadelo) para ficar mais forte, embora não seja morto e nem faça mais nenhuma aparição na série.
Mega Man X7
Mesmo com toda a destruição causada nesses incidentes os Reploids conseguiram restaurar as cidades destruídas. Ao mesmo tempo, X decidiu que não queria mais lutar, tentando encontrar outras soluções. Infelizmente os crimes cometidos por Mavericks voltaram a crescer, e para preencher o vazio deixado por X, uma nova organização foi criada: "Red Alert Syndicate" (Sindicato Alerta Vermelho), comandada por Red. Um dos membros chave era Axl, um Reploid com uma misteriosa habilidade de clonar Reploids a partir de seu DNA, uma habilidade muito apreciada por Red, que durante uma missão encontrou Sigma, que mostrou a Red como poderia aumentar os seus poderes a partir do DNA coletado por Axl. Red Alert começou então a atacar Reploids inocentes, o que fez Axl deixar o grupo. Sigma exigiu que Red trouxesse Axl de volta, e então Red percebeu que tinha sido usado o tempo todo e negou-se, mas Sigma o obrigou controlando os outros membros do Red Alert e dizendo que eles só voltariam ao normal se Red obedecesse. Sem escolha, Red enviou um Mechaniloid e tropas atrás de Axl, que acabou encontrando Zero em sua fuga. Depois de destruírem o Mechaniloid, Axl foi levado à base dos Hunters, onde foi severamente repreendido por X. Red enviou uma mensagem desafiando os Hunters, e quem vencesse ficaria com Axl, que consegue convencer X a deixá-lo ajudar Zero, embora o próprio X ficou de fora da luta. Após algumas lutas e vários resgates de Reploids inocentes, X decide lutar também para acabar com o conflito. Após derrotarem a maioria dos membros do Red Alert, os três Hunters partem para "Crimson Palace", a base de Red, que é vencido e morre soterrado após a luta. Os Hunters então vão atrás do "Professor" mencionado por Red e descobrem ser Sigma, que é vencido novamente. Axl chama X e Zero para fugirem mas é barrado por Sigma, que apesar de enfraquecido, consegue lançar Axl longe com um soco. Sigma promete voltar com um novo corpo, e nesse momento Red aparece, atacando X e Zero. Sigma tenta absorver Red, mas então leva um tiro no queixo ao descobrir que era Axl copiando Red, mas o garoto é lançado contra uma parede e desmaia. Quando ele acorda ele diz a X que merece algum crédito pelo que fez, mas mesmo assim X nega o pedido de Axl para virar um Maverick Hunter, o que faz Axl decidir continuar enfrentando Mavericks até que X concedesse seu pedido. Douglas não aparece nesse jogo, nem se tem notícias dele.
Mega Man X8
Após a derrota do Red Alert uma nova geração de Reploids é criada, da qual Axl era apenas um protótipo. Essa geração contém "Copy Chips", capazes de copiar a forma de qualquer Reploid, e também imunes a qualquer tipo de vírus. Um desses Reploids, chamado Lumine, é escolhido para chefiar o projeto Jakob, criando um gigantes elevador orbital para facilitar a conquista do espaço. Certo dia ocorre um acidente no elevador, e um dos carros é lançado no chão. X chega primeiro ao local e vê Sigma saindo de dentro do carro, e logo um exército de Sigmas aparece, e no meio deles está Lumine e X percebe que todos os Sigmas eram Reploids com Copy Chips. Lumine comenta que eles apreciavam a imudade aos vírus e que mesmo copiar alguém como Sigma não causava nenhum problema. Alguns dias depois Alia informa que um Mechaniloid está atacando o ponto "Galápagos", enviando X e Axl até lá. Vale perceber que X e Zero estão um pouco diferentes nesse jogo, mas quem mais mudou foi Alia e Axl finalmente se tornou um Maverick Hunter. Os dois logo se reúnem com Zero e destroem o tal Mechaniloid, apenas para se reencontra com Vile, que trazia Lumine preso e desmaiado com ele. Vile então vai embora, deixando os Hunters confusos. Logo em seguida duas novas navegadoras são apresentadas, Layer (que parece ter um queda por Zero) e Pallette (que cuida do laboratório). Os Hunters partem em várias missões enfrentando os Reploids da nova geração, e descobrem que nos Copy Chips há o DNA de Sigma. Após derrotarem os Mavericks, os Hunters recebem uma mensagem do próprio Sigma e então decidem ir atrás dele usando o elevador orbital Jakob. No topo dele eles enfrentar Vile, e então partem para uma base espacial, onde eles enfrentam Sigma, descobrindo que era apenas um Reploid copiando o vilão. Alia então detecta Mavericks na superfície da Lua, e os Hunters partem para lá na esperança de derrotar Sigma de uma vez por todas. O próprio Sigma se mostra muito poderoso e diz que pretende criar um novo mundo, como todo bom vilão megalomaníaco, e como era de se esperar acaba sendo derrotado. Nesse momento os Hunters encontram Lumine, que os ataca. Após ser vencido Lumine revela que ele está apenas deixando a evolução seguir seu caminho e muda para uma forma muito mais poderosa. Após uma luta árdua, Lumine usa "Paradise Lost", sua maior técnica para tentar derrotar os Hunters, mas falha. Após ser vencido, o corpo de Lumine começa a rachar e Axl se aproxima, somente para ser atingido por um tentáculo que sai de dentro de Lumine, exatamente no cristal em sua testa. X destrói Lumine com sua X-Buster e ele e Zero voltam para a Terra pelo elevador. Zero pensa que provavelmente esse foi o fim de Sigma, enquanto X se questiona se Lumine estava certo. O cristal de Axl emite um brilho estranho. O pouco que se sabe depois disso é que a produção de Reploids com Copy Chips parou após o incidente, mas retornou após alguns anos.
Nota: O Criador de Mega Man, Keiji Inafune, desenvolveu a série X até o Mega Man X5, dando como fim Zero morto e X continuando seu legado sozinho, o que seria o fim perfeito pois levaria direto ao início de Mega Man Zero (Embora, por causa disso, Inafune resolveu mudar isso em Zero 3, para não complicar o roteiro). Já a CAPCOM, resolveu continuar a série X no X6, o que resultou em X7 e X8 deixando a história um tanto confusa. Pelo que se aparenta, ela irá resolver isso nos jogos "Megaman Maverick Hunter X"(Sony PSP) que são remakes da Série X para retirar os furos da história. Por fim, os remakes não venderam bem, o que torna o futuro da série X ainda incerto.
Mega Man Xtreme
Mesmo assim a paz não durou muito e houve mais dois incidentes que foram relatados nos jogos Megaman Xtreme 1 e 2 para GBC. No primeiro, dois Mavericks chamados Zain e Geemel seqüestraram Techno e depois de fazer uma lavagem cerebral nele, o obrigaram a hackear o computador principal da base dos Hunters. Middy, o "gêmeo" de Techno ajudou os Maverick Hunters a derrotar os vilões, mas Techno acabou morrendo, pois teve que conectar o próprio cérebro ao computador. Não se sabe ao certo se Zain e Geemel eram capangas de Sigma. foi confirmado no novo jogo da serie o 3 que Zain eGeemel eram capangas de Sigma.
Mega Man Xtreme 2
No segundo, vários Reploids perderam seus "DNA Souls", que foram roubados por Berkana, que queria aumentar seus poderes. X e Zero enfrentaram ela e seu ajudante Gareth com a ajuda de uma navegadora em treinamento, Iris.
Historia de Mega Man Zero 1,2,3 e 4
A transição entre a série X e a série Zero é cheia de guerras e violência. Não muito tempo depois do fim da série X, os humanos criaram criaturas chamadas de CyberElfs, porém essas criaturas deixavam de funcionar logo após o primeiro uso. Para resolver isso, foi criado um CyberElf extremamente poderoso, a Mother Elf. Mas, um cientista, Dr. Weil, usa o corpo original de Zero, que estava fora de funcionamento, e transforma-o em Omega, um robo extremamente poderoso. Então, Dr. Weil funde Mother Elf a Omega, deixando este quase invencível.
Tem início, então, as Elf Wars. Milhares de humanos e reploids morrem tentando impedir Omega. X, que era o líder dos Maverick Hunters, se sacrifica para acabar com Omega. Dr. Weil é então senteciado a viver para sempre na solidão do espaço. Omega, que ainda poderia se reativar, é separado da Mother Elf e, então, mandado para o espaço para nunca mais voltar.
Sem um líder, os Maverick Hunters logo se dissipam. Fora criada uma cidade onde os humanos pudessem viver em paz, a Elysium de X, mas com o nome de Neo Arcadia.
Algumas décadas depois, uma jovem cientista, Ciel, resolve construir um substituto para X, nascendo o Copy-X. Porém, algo dá errado e Copy-X se mostra bem diferente do X original. Ele, usando a força para manter a paz, cria 4 guardiões. Harpuia, Leviathan, Fefnir e Phantom (que são feitos a partir dos dados do X original).
Ciel foge de Neo Arcadia, junto com um de Reploids e humanos, e monta uma organização para combater Copy-X, que estava acusando diversos reploids de serem Mavericks e destruindo-os.
Mas as coisas não estão fáceis para Ciel, que tem que recorrer a uma lenda no fundo de um laboratório abandonado, um lugar desolado, onde dorme o Reploid lendário, Zero. Ciel encontra Zero e este ajuda ela, mais para recuperar as lembranças perdidas do que lutar contra Neo Arcadia. Durante a fuga do laboratório, Zero se depara com um Golem. Parecia que a vitória era impossível, mas uma voz misteriosa (que na realidade é a de X) entrega a Zero uma arma, o Z-Saber. Zero então facilmente destrói o Golem e salva Ciel.
Logo após esse primeiro conflito, Zero decide ajudar a Resistência, e cumpre diversas missões. Zero enfrenta os quatro guardiões durante algumas missões, e finalmente ele tem que invadir Neo Arcadia, e enfrentar o próprio Copy-X. Zero novamente enfrenta os guardiões, e acaba destruindo Phantom. Zero consegue derrotar Copy-X ao final, que se transforma em 2 formas: Angel X e Seraph X. Mas ainda assim, a luta contra os opressores de reploids continua. Zero se perde em um deserto, após a auto-destruição de Copy-X.
2 anos depois, Harpuia, líder dos quatro guardiões, se torna o novo líder de Neo Arcadia. Harpuia encontra Zero no deserto e o leva para a Base da Resistência. Zero, que seguira seu próprio caminho após a luta contra Copy-X, se encontra novamente com Ciel. A Resistência está mais organizada agora. O novo líder, Elpizo, se mostra bastante competente na luta contra Neo Arcadia.
Ciel agora procura uma nova fonte de energia, para tentar resolver o conflito com Neo Arcadia, tentando trocar a nova tecnologia pela paz. Mas, para tanto, é preciso encontrar Mother Elf, que desde o fim das Elf Wars desaparecera.
Depois de diversas missões, Zero descobre que Elpizo estava querendo encontrar a Mother Elf e fundi-la em si, para se tornar mais poderoso. É então iniciada a segunda invasão a Neo Arcadia. Elpizo, controlado por Mother Elf, quer chegar até o corpo do verdadeiro X e destrui-lo. É revelado então que Mother Elf fora corrompida por Dr. Weil e passa a se chamar de Dark Elf.
Por maior que fosse o esforço de Zero, ele não consegue impedir a destruição do corpo original de X. Depois de acabar com Elpiso, a Dark Elf escapa, deixando para trás dois baby-elves. X aparece como um Cyber-Elf na frente de Zero. Embora com poder limitado, X tentará ajudar Zero futuramente.
Zero continua a ajudar a Resistence e, em uma investigação a uma nave que colidiu com a Terra, Zero se depara com um de seus maiores desafios: Omega. Após uma curta batalha, Dr. Weil aparece, assim como Copy-X, que foi reconstruido por Weil.
Ciel, que manteve os dois baby-elves (cujos nomes são Clie e Plie [ou Crea e Prea], dados a eles por Allouette), começa a estudá-los em busca da nova fonte de energia. Porém, eles fogem, chamados pela Mãe, a Dark Elf. Zero tem que enfrentá-los. Na primeira batalha, a Dark Elf aparece, mas Omega também. Este, então, absorve mais uma vez a Dark Elf. Harpuia, numa tentativa deseperada, tenta destruir Omega, mas seu esforço é em vão.
Na segunda batalha contra Clie e Plie, Zero se vê obrigado a destrui-los. Então, Zero vai atrás de Omega em Neo Arcadia. Omega se mostra um oponente a altura de Zero, mas ainda assim cai diante do herói.
Por fim, Zero cai no lugar onde tudo começou: O laboratório abandonado onde Ciel o despertara há não muito tempo. Com os pedaços de Omega por toda parte, Weil diz que os poderes dele são fantásticos… …para uma cópia. Uma luz cobre a cabeça de Omega e a sombra de alguém aparece ali. Weil então faz uma grande revelação: Zero é apenas uma cópia, não o verdadeiro Zero.
Zero então se depara com seu maior desafio, ele mesmo (!). O original se mostra muito mais capaz do que a cópia. Mas esta leva a melhor. Dark Elf surge e tenta reanimar o Zero Original, entretanto, Harpuia, Fefnir e Leviathan atacam o Original. Weil ordena à Dark Elf que destrua todos, porém ela resiste, começando a desfazer da corrupção causada nela por Weil. Porém, Omega se reativa no game Mega Man ZX,mas é destruído por Vent/Aile(Biometal OX)
Elf-X aparece e explica que Zero pode ter um corpo que é apenas uma cópia, mas a mente é a do verdadeiro Zero. Também diz que ele e Zero derrotaram aquele mesmo Omega um século atrás. Zero então decide acabar com o corpo original, Weil tenta intervir perguntando se Zero não tem nenhuma ligação com o corpo original, todavia Zero ainda assim destrói seu corpo original.
Elf-X então se sacrifica para salvar Zero, usando toda a pouca energia que lhe restava. X pede para que Zero proteja os humanos e os reploids igualmente, já que a ameaça de Dr. Weil não chegou ao fim. Zero acorda no topo da base da Resistence. Mother Elf, totalmente purificada da corrupção de Weil, aparece. Zero e Ciel deixam Mother Elf aproveitar a liberdade, agora que não pode causar mais estragos. Não se sabe se Elf-X morreu mesmo depois do sacrifício.
Neo Arcadia agora se tornara muito insegura para os humanos. Dr. Weil dominou completamente a cidade e começou a usar os Reploids para reprimir a população humana, fanzendo-os se sentirem inseguros, e todos culpam Zero. Alguns humanos resolvem se refugiar em outro lugar: Um lugar que fora uma zona completamente destruida a apenas um século atrás, a Area Zero, onde a colonia espacial Eurasia havia caído.
Zero salva estes refugiados de um ataque de Neo Arcadia, por mais que eles odeiem reploids e culpem Zero de ser o responsável. Ninguém reconhece Zero com exceção de Neige, uma jornalista.
Após várias missões, Zero conhece Kraft, um reploid que está a serviço de Weil. Durante a sua última batalha com Kraft, se descobre que Neige era apaixonada por Kraft.
Zero descobre qual o plano de Weil. O cientista está tentando reativar a colônia espacial Ragnarok, que possui um canhão capaz de destruir a Area Zero. Zero então enfrenta sua última batalha, no topo da colônia, destruindo completamente Dr. Weil. Não obstante, em consequencia, Ragnarok inteira cai sobre a Terra, não sobrando nada de Zero (a não ser seu capacete)
Mega Man Zero 2
Zero estava vagando sem rumo quando se deparou com soldados de NA (NA --> Neo Arcadia). Lutou até o fim quando, sem forças, caiu desmaiado. Harpuia apareceu e decidiu poupar-lhe a vida, levando-o para a Resistance Base. Chegando lá, ele se depara com Ciel trabalhando numa energia alternativa para solucionar o problema latente no planeta. Elpizo, comandante dos exércitos de RB, começou um plano para acabar de vez com NA. Então tem início a aventura de Zero.
Mega Man Zero 3
Elpizo havia libertado a Dark Elf do corpo de X e destruiu o corpo de X para que não mais ela pudesse ser presa, pois estava sob o domínio da mesma. Zero derrota Elpizo que percebe o erro que fez no último minuto. Dr.Weil havia caído na terra de volta mas ninguém havia percebido. Enquanto isso Zero e Ciel ainda buscavam pela DE (DE --> Dark Elf). Sua busca por ela havia levado-os a um local gelado onde viram a nave de Weil (até então eles não sabiam quem era Weil). Weil liberta Omega (que mais tarde descobre-se ser o corpo original de Zero) dizendo estar querendo ajudar na crise de energia do planeta. E eis que daí começa o jogo mesmo.
Mega Man Zero 4
Depois da derrota de Omega e da destruição da Dark Elf, Zero e Ciel continuaram sua luta contra Neo Arcadia e agora possuíam uma base móvel. Enquanto isso, alguns humanos se rebelaram contra NA e contra os reploids (o que implica rebelar contra a Resistance Base) e foram viver na área Zero, um local onde a colonia espacial caiu. Ali começou a ter vida e ficou habitável para humanos. Mas Weil, que ainda estava vivo, tentou bloquear o acesso desses humanos a essa área mandando um ataque ao comboio que seguia para lá. Zero e Ciel interceptaram esse ataque mas Weil não sossegou e continou tentando destruir esses humanos para provar que fora de Neo Arcadia a vida dos humanos não poderia continuar.
Mega Man ZX
Mega Man ZX se passa alguns séculos após os acontecimentos de Mega Man Zero. Com o sacrifício de Zero, o mundo foi salvo dos planos do Dr. Weil. Ciel conseguiu fazer com que os humanos e os reploids vivessem em harmonia, sem mais lutas e guerras. Antigas ruínas são constantemente escavadas e os arqueólogos encontram um artefato conhecido como "Live Metal", que tem os registros das batalhas, histórias e vida de antigos guerreiros.
Porém, alguns Reploids começam a agir estranhamente, ficam violentos, agressivos, atacam quem estiver em sua frente: Os Mavericks haviam ressurgido. Os humanos e os Reploids inafetados tiveram uma única saída: construíram um tipo de "cidade fortaleza", que é chamada de Inner, para prevenir a entrada dos Mavericks, que ficam na zona de fora, chamada de "Outer".
Vent e Aile são dois jovens que trabalham na empresa Girouette Express, uma empresa de entregas que circula por toda a "Inner". Porém, certa vez eles se vêem obrigados a sair para a zona "Outer" para cumprir seu trabalho, e é nessa hora que eles são atacados pelos Mavericks.
Giro (apelido de Girouette) é o gerente e dono da Girouette Express, ele empregou Vent e Aile para ajudá-lo. Ele possui o Model Z, que faz com que ele se transforme na nova versão do Zero.
Alem dos Models Z e X, existem também os live-metals dos 4 Guardiões do Mestre X, que sao adquiridos pelo jogador futuramente.
Mega Man ZX Advent (jogo eletrônico)
A história de Mega Man ZX Advent ocorre quatro anos e oito meses após os acontecimentos do primeiro jogo (Mega Man ZX). A Federação do Governo, Legião, foi estabelecida como uma organização que ajuda a apagar a linha entre humanos e reploids, tudo começa com Grey, que é um jovem Reploid, congelado em estado criogênico que estava em um laboratório abandonado. Ele foi acordado pelos Maverick Hunters, depois, atacado por Pandora que afirma que ele é "defeituoso". Depois disso, Grey se une aos caçadores na esperança de descobrir a verdade sobre sua identidade e seu passado. Ashe é uma jovem humana, que é uma integrante da Hunter's Guild, neste jogo a Biometal é conhecida como Model A e em meio á um ataque, se funde com Grey/Ashe, dotados com este poder, Grey/Ashe são alistados pelo Sage Trinity para parar vários ataques e investigar o misterioso Modelo W em (referência ao Dr. Weil da série Mega Man Zero).
Mega Man Legends (jogo eletrônico)
Mega Man Legends está dividido em 3 jogos, "The Misadventures of Tron Bonne" (Tron ni Kobun), "Mega Man Legends" (Rockman Dash) e "Mega Man Legends 2" (Rockman Dash 2). O Mega Man deste jogo é um ciborg que utiliza uma armadura similar à usada pelas versões anteriores do robô azul.
Os três jogos da série foram lançados para o Playstation, sendo que Mega Man Legends também foi lançado para Nintendo 64 sob o nome de Mega Man 64, este, mais atualmente, também foi lançado para o Sony PSP (apenas no Japão).
Mega Man Legends é o primeiro jogo em 3D da franquia MegaMan.
Mega Man Legends 3 já foi confirmado e será lançado em 2011 (mais de 10 anos depois do último lançamento), para o novo console: Nintendo 3DS.
Anexo:Lista de personagens da série Mega Man
Série clássica
Alien
Alien aparece apenas em Mega Man II, como chefe final. Porém, Alien nunca existiu; Alien era um holograma criado por Dr. Wily.
Apollo
Aquarius
Aries
Auto
Bass
Ver também: Bass (personagem) Bass (ou Forte, no original), é uma personagem da série Megaman da Capcom. É rival de Mega Man, assim como Protoman foi um dia. Foi criado por Dr. Wily, que se baseou no projeto de Mega Man com alterações para que Bass se tornasse mais poderoso. Graças a descoberta do material Bassnium, o projeto foi um sucesso....
Ele possui uma armadura negra com detalhes amarelos, e seu cristal é azul. Seu único amigo é Treble (Gospel, no original), um lobo-robô roxo que pode se fundir a Bass, fazendo com que ele adquira novos poderes, como voar.
Personalidade
É frio, arrogante, presunçoso e, às vezes, mostra sinais de baixa estima. Quer a todo custo derrotar Mega Man para provar que ele é mais forte. Porém Bass não compreende a verdadeira força da justiça e do bem de Mega Man e odeia todos que se tornam obstáculos entre ele e Mega Man, mesmo que seja o próprio Dr. Wily. No jogo Megaman e Bass, ele fica mais bonzinho, mas, porém, ele ainda tem a vontade de exterminar Mega Man.
Habilidades
Assim como Mega Man, Bass pode assimilar as armas dos oponentes derrotados, pode se fundir a Treble, pode ganhar asas turbinadas para voar, adaptações em sua armadura e seus tiros são mais fortes.
Parceiro
Treble (Gospel, no original) é um lobo-robô azul, parceiro de Bass (rival de Mega Man). Ele que pode se fundir a Bass fazendo com que ele adqüira novos poderes. É considerado como uma versão rival de Rush, o cão-robô de Mega Man.
Beat
Aparece apenas em Mega Man 5 (Rockman 5), Mega Man 6 (Rockman 6), Mega Man 7 (Rockman 7), Mega Man 8 (Rockman 8) e Mega Man & Bass (Rockman & Forte). É um robô criado para levantar Mega Man ou Bass. O Dr. Cossack foi quem o criou como agradeçimento por ter o ajudado no final do jogo Mega Man 4 (Rockman 4).
Break man
Busterood G
Cancer
Capricorn
Darkman
Devils
Os devil são robôs que aparecem muitas vezes como chefes; suas características principais, é o fato deles terem apenas 1 olho.
Yellow Devil/Yellow Devil MK 2 (Megaman I e Megaman III e Megaman: Powered Up)
Uns dos mais fortes devils. Em Mega Man I Yellow Devil tem um grande olho negro, com uma pupila vermelha, é grande e amarelo, e pode se desgenerar e se regenerar de um lado para o outro. Em Mega Man III, o Yellow Devil tem um olho diferente, um tanto normal (já que le é branco com um pupila negra); por ser tão difrente, ele foi rebatizado de Yellow Devil MKII. Na séries de jogos Mega Man, o Yellow Devil não demonstra ter inteligência alguma; porém, em Mega Man: Powered Up, ele consegue falar (porém, as únicas palavras que ele pronunciam são Bumo ou Bumooooo ou até mesmo Bumomomo).
Dark Moon (Megaman 5 (GB))
Dark Moon é um Devil com as mesmas habilidades de Yellow Devil (Degeneração/Regeneração), tem um apenas um olho e é grande e roxo. Diferente do Yellow Devil, Dark Moon possui a habilidade de se locomover usando seus pés (coisa que quase nenhum Devil fazia). Não se sabe perfeitamente como Dark Moon é de fato, pois apenas uma parte de seu corpo aparece na tela.
Green Devil (Megaman 8 e Megaman & Bass)
O Green Devil é de fato um pequeno olho robótico que pode gerar um campo gravitacional que pode gerar um corpo de gosma para protegê-lo. Em Mega Man 8, este devil pode se separar de seu corpo de gosma para poder fugir dos ataques de Mega Man. Já em Mega Man & Bass, tudo que o Green Devil faz é atirar bolas de gosma.
Grey Devil (Megaman & Bass: Challenger from the future)
É um Devil um pouco fraco; ele é todo feito de gosma; pode atirar bolas de gosma que não ferem o inimigo, apenas o faz ficar imobilizado prezo na gosma; ele também pode se locomover transformando o seu corpo em uma bola de gosma.
Twin Devil (Megaman 9)
Os Twin Devil são dois corpos que também podem serem controlados por um campo gravitacional gerado por um olho robótico. Esse dois corpos podem se desgenerar um com o outro, podendo trocarem de posições.
Block Devil (Megaman 10)
New Yellow Devil (Super adventure Rockman)
Doc robot
Duo Eddie
Também aparece em Mega Man 5 (Rockman 5), Mega Man & Bass (Rockman & Forte). É uma espécie de Mettaur que carrega um item.O Dr. Thomas Light foi quem o criou.
[editar] Dr. Albert W. Willy
Doutor Albert Wesker Wily', ou simplesmente Dr. Wily (também chamado de Dr. Willy e Dr. Wiley em alguns jogos), é o principal adversário de Mega Man, no jogo eletrônico da Capcom. Ele é um dos últimos chefes da maioria dos jogos da série clássica, geralmente pilotando uma Wily Machine.
Dr. Wily era um cientista que trabalhava com o Dr. Thomas Light para o bem da humanidade, criando oito robôs chamados Robot Masters (também chamados Super Robots). Quando apenas o Dr. Light ganhou crédito pela criação dos Robot Masters, Dr. Wily enloqueceu e quis vingança, e dominar o mundo. Ele roubou seis dos Robot Masters (oito no remake Mega Man: Powered Up) e os usou para o mal. Dr. Light modificou seu assistente, Rock, em um robô de batalha chamado Mega Man para deter Dr. Wily. Depois de ter sido derrotado no primeiro jogo Mega Man, Dr. Wily criou oito Robot Masters em Mega Man II especialmente para derrotar Mega Man e se vingar, mas foi derrotado novamente. Em Mega Man III ele se regenera e volta a trabalhar com o Dr. Light, criando um robô gigante criador de paz chamado Gamma. Dr. Wily rouba Gamma quando ele estava perto de ser completado e o usa contra Mega Man, que o derrota. Em Mega Man IV, Dr. Wily sequestra Kalinka, a filha do cientista Dr. Cossack, e o força a trabalhar para ele, criando oito Robot Masters para ele e cometendo crimes sem que ninguém soubesse que ele estava por trás deles. Quando Mega Man estava enfrentando Dr. Cossack, Proto Man trai Dr. Wily libertando Kalinka e Mega Man descobre que Wily era o responsável pelos crimes e o derrota. Furioso com a traição de Proto Man, Dr. Wily cria Dark Man em Mega Man V e o faz ter a aparência de Proto Man, culpando Proto Man pelos crimes cometidos por Dark Man e sequestrando Dr. Light. Quando Mega Man chega até Dark Man, o verdadeiro Proto Man aparece e remove o disfarce do impostor, e Mega Man o derrota, seguido por Dr. Wily, libertando Dr. Light. Em Mega Man VI, Wily se disfarçou como um milionário chamado Mr. X, e criou um torneio de robôs para reprogramar os robôs mais fortes do torneio para ajuda-lo a dominar o mundo, e foi derrotado mais uma vez, mas desta vez Mega Man conseguiu o prender. Temendo que ele fosse preso depois de tantas derrotas, Wily programou um computador para se ativar depois de seis meses sem ser ativado, e depois de seis meses na cadeia, o computador ativou Mad Grinder e quatro dos Robot Masters de Mega Man VII para o libertar, e ele continuou com suas tentativas de dominar o mundo em Mega Man VIII.
Doutor Wily, além de ter criado os robôs tradicionais, acabou também inventando Bass após descobrir acidentalmente uma energia poderosa a qual chamou de Bassnium. O nome de Bass deriva desta energia. Este personegm aparece à partir do sétimo jogo. Apesar dos esforços de Wily Bass possuia uma personalidade forte e independência para decidir sobre seus atos(o primeiro robô na séria que viria a possuir esta capacidade) e às vezes causava problemas para Wily. Revoltado Wily continuou suas pesquisas sobre sua recém-descoberta energia e a aprimorou, criando assim Zero, o robô mais forte de todos desde então que viria a destruir Megaman definitivamente. Porém até hoje não se sabe o que aconteceu após Wily despertar Zero. Especula-se que Zero tenha destruído Mega Man e se trancado numa caverna, e tempos depois, foi derrotado por Sigma.Mas Megaman X não fora destruído,nem Zero,ele apenas havia recebido o vírus Maverick(Em Megaman X4 mostra uma cena em que Zero desperta e está coberto de sangue que podia ser de Wily,mas não há nada comprovando que Wily está morto)...
Dr. Cossack
Dr. Thomas Light
Criador de Megaman, Megaman x e Roll, ele vive durante a série clássica. Depois de um tempo Light está muito velho, mas ainda consegue tempo para construir X, que será um tipo de substituto de Megaman, que foi morto por Zero (quando ainda era maverick). Light, temendo que ele se descontrolasse, o guardou dentro de uma cápsula para que num futuro as pessoas tivessem conhecimento tecnológico suficiente para impedir X caso se rebelasse. No ano de 21XX, em uma de suas escavações Dr.Cain encontra X e faz os Reploids, são um tipo de robos baseados nos sistemas de X, mas que tem aparencia humana, sentimentos e emoções. Na série X ele aparece como holograma para dar armaduras para X, como sua herança.
Fan
Ganma
Gemini
Ha-Thor
Hyperstorm G
Kalinka
Kalinka é a filha de Dr. Cossack. Em Mega Man 4, ela é sequestrada por Wily, mas é salva por Blues
King
História
King é um robô criado por Dr. Wily, e é um vilão do jogo Mega Man & Bass.
Personalidade
King é um robô que detesta humanos, que os acha seres inferiores ao robôs.
Fim
Wily criou King para ajudá-lo à criar um mundo livre de humanos no jogo Mega Man & Bass; porém os seus planos são interrompidos por Bass e Mega Man que juntos o derrota. Então King pede para os dois saírem do castelo pois o seu corpo estava para se explodir. Porém, será que King está realmente morto?
Leo
Libra
Luna
Mash
Mad Man
Freeze Man, Junk Man, Burst Man e Cloud Man libertam um poderoso robô chamado Mad Man, para libertar o Dr. Alberty W. Wily da prisão.
Características
Mad Man é um grande robô que usa um rolo compressor para se mover. Mad Man tem uma serra na cabeça, o que a deixa similar à um cabelo punk.
Mega Man
Megaman é um robo andróide criado por Dr. Thomas Light, programado para acabar com os planos malucos do Dr. Albert.W.Willy para dominar o mundo, usa um capacete e um uniforme azul, seu antigo nome era rock, o assistente do Dr.Light, e por isso há versões em japonês do jogo chamadas "Rockman". *Na verdade o nome Rockman foi alterado para Megaman assim que o jogo foi enviado para a Capcom americana, que achou o nome "Rock" muito "forte" e "rebelde" para o personagem, se você reparar, os principais personagens do jogo Rockman possuem nome de instrumentos, bandas ou estilos músicas) Rock, o robô azul e Roll sua irmã formam "rock-in-roll", o cachorro chama-se Rush, nome de uma banda; Protoman se chama na verdade blues, estilo músical; Bass é baixo.
Megaman Killers
Enker
Enker usa uma espada fina, forte e ágil. Possui os mesmos poderes que Quickman.
Ballade
Punk
Mega Man Shadow
Depois de Wily usar uma máquina do tempo para ir ao futuro, Wily encontra Mega Man exposto em um museu. Wily usa a tecnologia daquele tempo para reprogramá-lo fazendo um robô igual a Mega Man. Porém, Wily desativa o robô, e depois faz outro, com o nome de Quint e volta ao passado. Mas o primeiro robô acorda, e depois domina o mundo no futuro. Este robô queria achar adversários forte o suficiente para lutar contra ele; por isso ele volta ao passado como Mega Man Shadow, liderando a Dimension e ataca a cidade de Sinphony City.
Megawater S
Mr. X
Outros Robôs
Durante à série clássica, existem vários tipos de robôs, à vezes como inimgos ou como ajudantes. Nesta lista será mostrado o nome da espécie dos robôs e os tipos existentes.
Big Eyes
Esses robôs são enormes, e eles tem a capacidade de pular em cima do oponente. Não Metalls
É o robô mais famoso da série clássica. Os Mettals (conhecidos como "Met" pelos fãs), são pequeninos robôs usando um capacete amarelo, um pouco covardes, mais também são bons lutadores.
Mettal
Este é um pequeno robô criado para atrapalhar Mega Man em Mega Man I. Ele é um robô que fica escondido embaixo de seu capacete; ao o inimigo chegar perto, ele atira três tiros de cada vez em sua direção.
Neo Metall
É o primeiro Mettal com a habilidade de se locomover. Desta vez, o Mettal atira três tiros de uma só vez no inimigo em três diferentes direções, e caminha para frente.
Metall DX
Este Mettal possui uma hélice em seu capacete que o permite voar. Quando este voa sobre o inimigo, ele lança três tiros de uma vez só em três diferentes direções.
Metall EX
Este Mettal fica escondido em seu capacete, e ao o inimigo se aproximar, ele começará a dançar e lançará três tiros de cada vez no inimigo.
Giant Metall
É um dos mairoes Mettals já vistos. Pode lançar tiros gigantes e voar com sua mochila-à-jato.
Metall Swin
Este Mettal tem a habilidade de nadar na água, porém, este Mettal é um dos poucos que não tem a capacidade de atirar contra o inimigo. Ele possuí uma máscara de mergulho em seu capacete.
Metall Daddy
Este enorme Mettal não possuí a habilidade de atirar contra os inimigos, porém, ele pode esmagar o inimigo se jogando em cima dele.
Eddie
Metall K1000
Este Mettal se esconde em um trem, e ao ver o inimigo chegar, ele atira três projéteis de uma só vez, e "acelera" em direção ao oponente.
Space Metall
Este Mettal também não pode atirar projéteis, mais tem uma mochila à jato que o dá a capacidade de voar.
Metall Cannon
Este Mettal permanece montado em cima de um canhão, que pode atirar esferas gigantes nos inimigos.
Mettal Babies
Estes pequenos Mettals ficam escondidos em cima de Mettal Mommy. Ele podem ficr pulando em direção ao inimigo.
Mettal Mommy
Se esse Mettal for destruído, três Mettal Babies saíram de cima dele, e atacaram o inimgo.
Giant Metall Cannon
Mettal Sniper
Hell Metall DX
Metall Poton
Mettonger Z
Metall FX
Heli Metall
Metall Swin Deluxe
Fire Mettal
Este Mettal aparece em Mega Man 8. Ele é muito diferente dos outros, em vez de capacete usa uma cabeça de fogo, não se esconde, é corajoso e atira fogo em uma so direção, mas o dano tira 10% de seu life. Em Mega Man & Bass, este Mettal pode produzir enormes chamas de fogo de sua cabeça. Ao ser derrotado, restará por um tempo um fagulha de sua cabeça no chão.
Metr & F2
Um dos mais fracos Mettals. Ele se esconde em seu capacete e depois dá um pequeno pulo, e dispara apenas um único tiro no inimigo. O seu capacete é um tanto encouraçado como se fosse um casco de tartaruga. Eles aparecem apenas em Mega Man & Bass: Mirai Kara no Chōsensha.
Metall SV
Sabotall
Mettal que tem um capacete de cacto, e pode atirar espinhos contra o inimigo.
Metall DM
Jumbo Mettal F
Mettal β
Camouflametall
Este Mettal tem um capacete igual à um Life-Up, o que engana oponente (seja Mega Man ou Proto Man).
Nume Metall
Neo Mettal X
Neo Heli Metall
Sniper Joe
Os Joe são robôs de apenas um olho(o que pode o dar a característica de um Devil), e na maioriados jogos, usa um escudo para se defender.
Pisces
Protoman
Protoman (ou Blues, no original Japonês, baseado no estilo musical), é um personagem da série Mega Man da Capcom, é irmão de Mega Man e é seu rival na série animada e no jogo Mega Man III, no qual ele é chamado de Break Man. Seu projeto de construção é, como seu próprio nome diz, um protótipo ao de Mega Man, o que os torna quase irmãos. Quando Dr. Wily resolveu se voltar contra Dr. Light, o projeto de Protoman foi roubado e ele foi contruído para servir Wily. Só depois, Mega Man foi construído.
Sua roupa é cinza, tem uma armadura vermelha e um longo cachecol amarelo. Seu capacete possui um visor escuro que esconde seus olhos. Possui ainda um escudo vermelho em forma de prancha de surf. No jogo Mega Man 2: The Power Fighters, Dr. Light revela que Protoman possui um defeito fatal no seu sistema de energia. Em Mega Man: Powered Up, Protoman diz que seu reator já está instável, isso tudo devido ao fato de que ele é um protótipo inacabado.
Personalidade
É tão forte quanto Mega Man, mas sua personalidade e espírito livre, juntamente com seu ideal de vida, o impede de lutar constantemente pela justiça. Normalmente ele ajuda Mega Man somente em situações críticas, pelo fato dele ter sido criado logo antes de Mega Man ele o chama por "Irmãozinho".
Habilidades
Ele possui uma arma em seu braço, semelhante ao Mega Buster de Mega Man. Também pode acumular energia para um tiro mais poderoso, ele sempre tem uma arma secundaria diferente pelo próprio fato de que sendo um protótipo seus sistemas ainda são instaveis.
Curiosidades
De acordo com Keiji Inafune, Protoman foi baseado no anime Cyborg 009, no qual os personagens principais são ciborgues que usam roupas vermelhas e cachecois amarelos. .houve pessoas que acreditaram que Protoman e zero eram a mesma pessoa,fato desmitido em Megaman 2: the power fighters,(para Arcade)pois ambos coexistiram
Quint
Reegae
Quando Dr. Wily estava preso entre o período de Mega Man 6 e Mega Man 7, Dr. Wily construiu Reegae, um pássaro robótico para lhe fazer companhia. Em Mega Man 7, quando se digita um Password errado, Reegae aparece com a língua para fora.
[editar] Roll
Roll é a irmã de Megaman, construída por Dr. Light faz serviços domésticos, as vezes tenta ajudar Megaman.
Ela não aparece muito nos jogos,só nos desenhos.
Na série dos desenhos ela te um aspirador de pó em seu braço,que ela usa como proteção sugando as partes do inimigo.
Robot Masters
São robôs criados pelo Dr.Wily e pelo Dr.Cossak, ou robôs criados pelo Dr.Light que foram reprogamados, eles são:
Cut Man / Guts Man / Bomb Man / Fire Man / Elec Man / Ice Man (Megaman 1) Time Man / Oil Man / Mega Man? (Megaman Powered Up)
Bubble Man / Quick Man / Heat Man / Flash Man / Metal Man / Wood Man / Air Man / Crash Man (Clash man) (Megaman 2)
Magnet Man / Hard Man / Top Man / Shadow Man / Needle Man / Snake Man / Gemini Man / Spark Man (Megaman 3)
Bright Man / Pharaoh Man / Ring Man / Skull Man / Toad Man / Dive Man / Drill Man / Dust Man (Megaman 4)
Star Man / Gyro Man / Gravity Man / Charge Man / Wave Man / Stone Man / Napalm Man / Crystal Man (Megaman 5)
Mercury / Venus / Mars / Earth / Jupter / Saturn / Neptune / Uranus / Pluto (Megaman 5 (GB))
Knight Man / Yamato Man / Centaur Man / Tomahawk Man / Plant Man / Flame Man / Blizzard Man / Wind Man (Megaman 6)
Freeze Man / Cloud Man / Slash Man / Spring Man / Turbo Man / Shade Man / Junk Man / Burst Man (Megaman 7)
Astro Man / Tengu Man / Aqua Man / Sword Man / Clown Man / Search Man / Grenade Man / Frost Man (Megaman 8)
Astro Man / Tengu Man / Dynamo Man / Ground Man / Cold Man / Burn Man / Pirate Man / Magic Man (Megaman & Bass)
Tornado Man / Concrete Man / Plug Man / Hornet Man / Magma Man / Galaxy Man / Jewel Man / Splash Woman / Fake man (Megaman 9)
Nitro Man / Solar Man / Chill Man / Sheep Man / Commando Man / Blade Man / Pump Man / Strike Man (Megaman 10)
Stove Man (Konro Man) / Bullet Man (Dangan Man) / Komuso Man / Clock Men / Aircon Man / Compass Man (Megaman & Bass: Challenger from the future)
Dynamite Man / Sonic Man / Volt Man (Megaman (PC))
Bit Man / Shark Man / Torch Man / Wave Man / Oil Man / Blade Man (Megaman III (PC))
Rush
Rush é o fiel companheiro de Mega Man. Ele o ajuda de diversas maneiras: a voar, a dar pulos maiores, e até se junta com ele para se transformar em um robô mais poderoso.
Sagiptary
Scorpio
Sunstar
Tango
Tango é um gato robô de megaman, outra criação do Dr.Light, ele aparece somente no megaman 5(game boy).
Taurus
[Treble
Um lobo-robo projetado para Forte, seu nome original é Gospel, assim como MegaMan tinha Rush, Treble tinha a capacidade de se fundir com Forte para lhe deixar mais poderoso
Virgo
Série X
Agile
Alia
Alia faz aparições em Mega Man X5, X6, X7 e X8, Ela dá informações a X e Zero, e também monta as partes conseguidas por X para formar armaduras.
Em X5, Alia simplesmente dá suporte à X e Zero em trechos das fases. A partir do X6 ela começa a se envolver mais no enredo dos jogos, como por exemplo, parte da história do X6 conta que Gate, um dos vilões protagonistas do jogo, é irmão de Alia, e no final, quando Gate é derrotado ela aparece para lamentar a destruição dele.
Sua maior participação está no X8, quando ela ajuda X, AXL e Zero a desvendar, junto com Palette e Layer, o mistério em torno da capacidade dos novos reploids não se transformarem em mavericks através de virus, a habilidade de copiar outros mavericks, e, ao mesmo tempo, o motivo de haverem alguns desses reploids se comportado como mavericks (os chefes de fase). Depois de se terminar o jogo, se o jogador tiver utilizado Alia como navegadora várias vezes então ela se torna uma personagem jogável com as mesmas habilidades de X, porém não utiliza armaduras e ela mostra algum sentimento por x neste mesmo jogo.
[editar] Axl
Axl (アクセル ou Akuseru) é um personagem da série de videogames Mega Man X. Possui uma cicatriz em forma de X no rosto. Foi introduzido na serie em Mega Man X7 e apareceu novamente em Mega Man X8 e Mega Man X: Command Mission. Tem a habilidade de copiar o DNA dos inimigos e pegar a aparência e habilidades do inimigo derrotado, usa 2 pistolas como ataque (mas usa apenas 1 na maior parte do tempo), pode usar jatos para flutuar e também pode rolar para desviar dos tiros inimigos.
História
Em Megaman X7 aparece procurando se tornar membro dos Maverick Hunters, quando era um mercenário do Red Alert. E em Megaman X8 é revelado que Axl é um novo prototipo de Reploid que pode copiar outros Reploids, e que possuem um chip que impede que se torne Maverick.
Em Mega Man ZX Advent existe o "Biometal Modelo A", com habilidades parecidas de Axl como copiar o DNA e usa 2 pistolas.
Não existe nenhuma refêrencia que Axl tenha existido na série Megaman Zero porque Keiji Inafune, criador da série, não havia planejado os jogos Megaman X6, X7 e X8 e Megaman X Comand Mission.
Curiosidade
Há boatos que dizem que o nome Axl foi baseado no vocalista Axl Rose,do Guns N' Roses
Berkana
Bit
Byte
Colonel
É o segundo em comando da organização reploid Repliforce, sendo o braço direto de General. É um guerreiro nato, honrado, desprendido de interesses que não o bem da Replifore e é poderoso espadachim com grande quantidade de opções de ataque.
É o irmão de Íris.
O jogo deixa bem claro que existe alguma relação de conhecimento, respeito e amizade entre Colonel e Zero, apesar de não dizer exatamente do que se trata.
Aparece inicialmente para salvar sua irmã durante o ataque a SKY LAGOON. Quando a Repliforce é suspeita de ser mandante do ataque, ele é convidado por Zero ( ou por x )para "depor" suas armas junto com a Repliforce, afim de solucionar o malentendido.
Insultado, ele se nega, tanto pela inveracidade da acusação como pela indignidade e desonra que tal atitude representa para um guerreiro.
Ao ser destruído mostra se considera vencedor, pois seu sacrifício permitiu que a Repliforce atingisse seu objetivo de ir ao espaço. Caso a luta seja contra Zero mostra preocupação com sua irmã Íris.
Double
Personagem que aparece no jogo megaman x4. Ele parece se voçê jogar com X. É um novo hunter que ajuda apenas na base com serviços simples durante o evento com a Repliforce. De cor amarela, baixinho, com aparência de um gordinho e desajeitado é motivo de piadas entre outros hunters. Mas tudo muda de figura no meio do jogo e ele se revela um espião a serviço de Sigma. Após sofrer uma transformação, ele destroi alguns hunters e vai ao encalço de X na base espacial e acaba sendo destruído pelo mesmo, não sem antes tentar menosprezar X por seu bom coração e por confiar nas pessoas.
Douglas
Douglas é um robo que ajuda Signas na construção de máquinas ao auxílio dos Maverick Hunters. É ele quem fica encarregado de ativar o canhão Enigma para destruir a Eurasia antes que ela se choque com o planeta, caso a arma não funciona é ele que ficará encarregado a lançar a nave da Repliforce. Sem ele Sigma poderia Ter conseguido seu objetivo no quinto conflito.
Dr. Albert W. Wily
Dr. Wily não apareçe em nenhuma série do Megaman X, mas deixa suas marcas na serie de Megaman X que é o grande virus que contamina Zero e Sigma, tendo uma cena do jogo de Megaman X apareçe a imagem do Dr. Wily atraz do Zero tem a mesma sede de sangue que o criador do Virus que é o próprio Dr. Wily.
Dr. Cain
Dr. Cain foi um grande cientista que achou no meio de suas pesquisas, um grande reploid chamado Megaman X, ele ajuda o X, no jogo Megaman X1 e X2. Dr. Cain tem poucas participações no jogo.
Dr. Doppler
e um cientista que criou um corpo para sigma para destruir x e fazer com que ele se junte aos mavericks mas foi derrotado e salvou x de sigma destruindo-o
Dr. Thomas Light
Dr. Light na serie de Megaman X ele somente apareçe em forma de holograma para ajudar o megaman dando seus equipamentos como grandes armas e proteções. ele criou o X antes do ano 21XX .
Dynamo
Dynamo é um personagem da série Mega Man X.
Dynamo é um caçador de recompensas que é contratado por Sigma no Mega Man X5 para fazer com que a colonia Eurasia colida com a Terra.E tambem para fazer os huntes perderem tempo precioso lutando contra ele.Mas ele é impedido por X e Zero. Ele também aparece no Mega Man X6 para se tornar mais poderoso para tentar se vingar de X e Zero pela derrota. Ele tenta procurar as almas do Pesadelo para se tornar tão poderoso quanto Sigma e assim derrotar X e Zero,mas não faz nenhuma alteração na historia e nem é morto,serve apenas como chefe secundario das areas secretas das fases.
Gareth
Gate
Geemel
General
Nobre, respeitado, poderoso e ENORME. Esses são alguns adjetivos que podem ser dados ao lider da entidade militar dos Reploids conhecida como Repliforce, no jogo Megaman x4. Pretendia propiciar aos reploids um mundo onde pudessem viver livremente, com prosperidade, com o auxilio de seu braço direito e segundo em comando Colonel.
Sigma tenta jogar a Repliforce contra os Maverick Hunters no prólogo do jogo. General sabiamente opta por não enfrentar os hunters, uma vez que a repliforce não tem isso como objetivo. Sigma então envia um grande Maverick para causar destruição em uma cidade chamada SKY LAGOON e incriminar a Repliforce. Após este incidente os lideres dos Hunters consideram a organização Repliforce como Mavericks e ordena que eles sejam eliminados.
Na batalha final com X (ou com zero), na base espacial, após ser derrotado,a arma da estação é ativada e é mirada em direção a terra. General percebe que todos esses eventos foram manipulados por Sigma e em uma atitude de extremo desvelo,desprendimento e sacrifício, General se desculpa por seus erros, se despede e joga o que restou do seu enorme corpo na arma para danifica-lá e evitar o disparo.
Iris
Layer
Lumine
Mavericks
Aqui está uma lista dos mavericks da série de jogos Megaman X:
Launch Octopus / Chill Penguin / Armored Armadilo / Storm Eagle / Boomer Kuwanger / Sting Chameleon / Spark Mandril / Flame Mamooth (Megaman X)
Wire Sponge / Overdrive Ostrich / Bubble Crab / Wheel Gator / Crystal Snail / Morph Moth / Flame Stag / Magna Centipede (Megaman X2)
Blast Hornet / Blizzard Buffalo / Toxic Seahorse / Volt Catfish / Crush Cawfish / Gravity Beetle / Tunnel Rhino / Neon Tiger (Megaman X3)
Web Spider / Magma Dragoon / Split Mushroom / Slash Beast / Storm Owl / Jet Stingray / Cyber Peacock / Frost Warrius (Megaman X4)
Mattrex / Duff McWhalen / Izzy Glow / The Skiver / Dark Dizzy / Grizzly Slash / Squid Addler / Axle The Red (Megaman X5)
Commando Yammark / Metal Shark Player / Shield Sheldon / Ground Scaravich / Blizzard Wolfang / Blaze Hotenix / Infinity Mijijon / Rainy Tortoid (Megaman X6)
Soldier Stonekong / Flame Hyenard / Tornado Tonion / Ride Broaski / Splash Warfly / Vanishing Gungaroo / Sniper Anteator / Wind Crowrang (Megaman X7)
Opitc Sunflower / Avalanche Yeti / Earthlock Trilobyte / Dark Manthis / Bamboo Pandamonium / Gigavolt Man-o-war / Gravity Antonion / Burn Rooster (Megaman X8)
X
Ver artigo principal: Mega Man X
Prillete
Red
Serges
Sigma
Ver artigo principal: Sigma
Signas
É o atual comandante dos Maverick Hunters e fez sua primeira aparição em Megaman X5 e sua ultima em Megaman X8.Em quase todos o jogos que aparece,ele apenas conversa com X e Zero(tambem com Axl em X7)em algumas custscenes,mas em MEgaman X8 ele apenas dá o "ranking" da missão.
Ville
Ville é um Reploid cuja aparência é semelhante à um personagem de Star Wars(Jango Fett). Em Megaman X, pode-se considerar que Ville foi o primeiro Reploid a se rebelar "oficialmente", antes mesmo do próprio Sigma (Ou seja, antes de receber o vírus de Zero), Ville é um inimigo fortíssimo de Megaman X, considerando-se um dos mais difíceis chefes para se destruir na série X, por isso ele é muito valorizado pelos fãs.
Violen
Zain Zero
Ver página anexa: Lista de personagens da série Mega Man Zero
Série ZX
Aile
Personagem principal, quando esta transportando o model X, sofreu ataque dos marvericks e assim mostrando sua coragem em ajuda as pessoas e reploids o model X aceita ajuda-la.
Giro
Guardião que contem o Model Z.
Praire
=== Serpent === Serpent é o principal vilão do jogo que ao derrotado em suas duas formas voce salva o game!
Vent
Personagem principal, quando esta transportando o model X, sofreu ataque dos marvericks e assim mostrando sua coragem em ajuda as pessoas e reploids o model X aceita ajuda-lo.
Mestre Albert
É um cientista maligno que criou o Modelo W, que possui a alma do Dr. Weil.
Série Legends
Barrell Caskett
Barrel é Avô de Roll. Era um escavador bem sucedido. Ajuda Roll e MegaMan com informações importante durante a Saga.
Bola
Bon Bonne
Glyde
Klaymoor
Lex Loath
Matilda
Mega Man Trigger
Mega Man Trigger é um jogo da série clássica de Mega Man.
Mega Man Juno
Reaverbots
Roll Caskett
Amiga e companheira de infância de MegaMan. Perdeu seus pais em uma escavação quando era um bebê. Tem agora 14 anos de idade. Ajuda-lhe em suas escavações fazendo a varredura de ruínas e é a operadora dos equipamentos, ela ajuda o MegaMan na luta contra a Familia Bonne ( E fez a "gentileza" de jogar fora todos os equipamentos que voçê consegue como megaman legends 1 no intervalo de tempo entre os 2 jogos... pelo menos foi uma justificativa para entendermos por que megaman sempre perde tudo - ou quase tudo - que consegue no jogo anterior ).
Sera
Teisel Bonne
O líder da família pirata, os Bonnes, Ele que faz a principais decisões dos ataques. É a cabeça pensante do grupo de Vilões.
The Master
Tron Bonne
Garota esquisita,com uma grande paixãõ pelo megaman. Série Battle Network
Eugene Chaud
Ou Enzan Chaud, é um Net Battler oficial, muito individualista, meio frio e confiante em suas habilidades. Seu NAVI é o Protoman.EXE (Blues.EXE)
Chisao Oyama
Count Zap
Dex Oyama
Dex Oyama é considerado desde o megaman NT, o maior rival do operador do megaman,Lan Hikari, o seu NetNavi é o Gutsman. Dex, é um garoto super imperativo, come muito (como se ver pelo formato dele) e sempre quer lutar com o Lan, para provar que é melhor que ele. As melhores aparições dele estão em todos os Megaman NT.Tem um irmãozinho chamado Chizao, um garoto com grande capacidade e inteligência (não puxou ao irmão).
Dr. Hikari
Dr. Hikari é o pai de Lan Hikari,ele é um homem de alta inteligência, e um grande cientista. Ele criou o NetNavi de Lan, Megaman, durante o jogo da sequencia de Megaman NT, é descoberto que o Dr. Hikari criou o Megaman para o seu filho, usando o DNA do seu filho Hub(irmão de Lan) que morreu com uma doença grave. Dr Hikari tem suas grandes aparições no jogo, ele ajuda o Megaman e o Lan durante suas aventuras.
Mr. Wily
O Vilão mais importante de toda a Série Rockman/Megaman também participa da Série EXE, Dr. Wily é lider da WWW; Ele criou o Navi dele combinando todos os programas de elementos, chamando-o de Devirus.EXE
Masa
Miyu
Mr. Famous
Mr. Higsby
Dono de uma loja que vende BattleChips.Seu NetNavi é Numberman.EXE
Mr. Match
Ms. Mari
Possui 23 anos de idade, é uma professora que trabalha na escola ACDC, dá aulas para Lan e seus amigos
Rush
Sal
Tory Floyd
Yahoot
Yai
Uma Garota de uma inteligência avantajada, que teve o luxo de estudar na mesma turma de Lan com apenas 8 anos de idade, seu NAVI é Glyde.EXE
Net Navis
No século XX, os humanos criam um arterfato chamado PET(PErsonal Terimnal) que têm Net Navis(os personagens que lutam nos games da série Megaman Battle Network) dentro deles. Para cada Net Navi deve-se ter um operador.
MegaMan.EXE
O operador de MegaMan é Lan Hikari. MegaMan, nesse game foi feito pelo pai de Lan (Netto na versão japonesa) Yuichiro Hikari, com base no DNA do Hub, irmão gêmeo de Lan que acabou morrendo muito jovem por causa de uma doença no coração chamada HBD e só o HubBatch (um programa criado pelo pai do Lan que instala o DNA do Hub que revela o verdadeiro potencial e habilidades do MegaMan) junto com a total sincronia entre o Lan e MegaMan em exatamente 200% o MegaMan pode voltar a sua forma original a do Hub. ele é o unico navi que pode usar as"soul unisol" que deixa ele coma alma do navi selecionado e deixa ele con super habilidades e caracteristicas semelhantes a do navi escolhido e ele tambem possui o beast out que deixa ele parecido com gregar,falzar ou at mesmo a uni~so de gregar e falzar
ProtoMan.EXE
O operador de Protoman é Eugene Chaud, mais conhecido como Chaud. Protoman foi feito pelo Dr. Wily.
Glyde.EXE
NetNavi de Yai.Não foi criado para batalhar.
GutsMan.EXE
NetNavi de Dex Oyama, GutsMan, é o primeiro NetNavi que apareçe para lutar com o Megaman no jogo, a sua principal caracteristica é o ataque com o martelo que ele cria na mão dele. É um NetNavi pesado e grande que com um golpe causa grandes danos.
Roll.EXE
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