Anime show

Anime show

quinta-feira, 30 de junho de 2011

JASPION



Kyojuu Tokusou Jaspion (em japonês: 巨獣特捜ジャスピオン, Kyojū Tokusō Jasupion?, traduzido como Investigador de Monstros Juspion, e lançado no Brasil sob o título de O Fantástico Jaspion) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company e exibida originalmente entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986 pela TV Asahi, totalizando 46 episódios. Foi estrelada pelo ator e dublê Hikaru Kurosaki no papel-título.

No Brasil, foi transmitida pela Rede Manchete a partir de 1988 até meádos de 1994. Já entre agosto de 1994 até dezembro de 1995, foi exibido pela Rede Record, continuando a manter ótimos índices de audiência. Posteriormente, em 1997, foi transmitida pela CNT/Gazeta. Ficou fora da TV Brasileira até 2009, quando começou a ser exibida pela Ulbra TV, onde permanece até hoje.

A série obteve um sucesso até então inédito por outras produções do gênero exibidas (tais como National Kid e Ultraman), desencadeando uma febre épica e jamais vista pelo gênero de superheróis japoneses no país e abrindo as portas para a importação de novas séries do gênero tokusatsu. Em razão desta gigantesca popularidade, o personagem-título tornou-se o protótipo do herói japonês no país, imagem que se mantém até os dias atuais.

Após negociações, a série completa foi lançada no Brasil em DVD pela Focus Filmes em 2009.
HistóriaNo planeta Edin, uma estrela a muitos anos-luz da Terra, o profeta Edin encontra um garoto humano que sobreviveu à queda de uma nave espacial no planeta, acidente no qual seus pais morreram. Crente nas profecia da Bíblia Galáctica, a qual preceituava que um guerreiro celestial salvaria a galáxia e o universo das forças do mal, Edin crê ser este o garoto predestinado a se tornar o lendário guerreiro. Ele adota o menino e o cria sozinho, dando-lhe o nome de Jaspion, na esperança de que, algum dia, o garoto venha a combater as ameaças do temível Satan Goss, do Império dos Monstros.

Anos mais tarde, já adolescente, Jaspion aprende sobre seu destino, e aceita de seu "pai" os equipamentos que seu mentor construiu para auxiliá-lo. Entre os artefatos, estão a armadura Metaltex, feita do metal mais resistente do universo; a andróide Anri, que passa a ser sua companheira na jornada, e a nave espacial Daileon, que tem o poder de transformar-se em um poderoso robô gigante. Sua missão é encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss.

Após algumas aventuras em planetas desconhecidos (num deles tendo resgatado a alienígena Miya, que é adotada e passa a acompanhar ambos), Jaspion e Anri chegam à Terra, alvo do maligno Satan Goss e seu filho MacGaren, que torna-se o rival do herói. Aqui, ganham novos aliados, como Boomerman (Boomerang, no original), o professor Nambara, e seus filhos, Kanoko e Kenta.
Personagens[editar] Heróis e aliadosJaspion (em japonês: ジャスピオン, Jasupion?, "Juspion"): o protagonista da série. Foi achado por Edin após sobreviver um acidente espacial em que seus pais morreram. Criado pelo profeta, Jaspion cresceu em harmonia com os animais e a vida selvagem. Quando se tornou adulto, Edin o avisou da ameaça de Satan Goss sobre o universo, prevista na Bíblia Galáctica, e Jaspion partiu para uma jornada pelo espaço. Após visitar alguns planetas, ele chega à Terra para livrá-la da investida de Satan Goss e de seu filho MacGaren.
Anri (em japonês: アンリ, Anri?): andróide construída por Edin, acompanha Jaspion em suas missões. Quando conhece Boomerman tem uma leve queda por ele, despertando seus sentimentos como um humano sendo uma andróide quase perfeita. Ajuda Jaspion durante sua jornada e, sendo uma máquina, possui a vantagem de ser imune a qualquer tipo de poder maligno (como as bruxarias de Kilza e Kilmaza).
Edin (em japonês: エジン, Ejin?): eremita e cientista da galáxia, ele é o último dos profetas seculares encarregados de proteger a Bíblia Galáctica por milênios incontáveis. Leu na Bíblia Galáctica sobre a chocante profecia que revelava a aparição de Satan Goss. Sempre carrega consigo um cajado. Ele, além de figura paterna, também é guia e mentor espiritual do herói. Edin morre ao final da série, sacrificando sua própria vida enfrentando sozinho Satan Goss a fim de ganhar tempo para Jaspion encontrar o bebê irradiado pelo Pássaro Dourado.
Miya (em japonês: ミーヤ, Miiya?): bebê alienígena de aparência similar aos Teletubbies, nascida no planeta florestal Beezee. Salva da morte por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais, passou a acompanhá-los em sua jornada. Não fala quase nada da língua terrestre, limitando-se a gemer ou pronunciar somente o seu nome. Porém, é muito inteligente, servindo de cozinheira e ajudante dos heróis.
Boomerman (em japonês: ブーメラン, Būmeran?, 6-12, 31-32): a todo custo, este ex-estudante de medicina visa vingar a morte de seu irmão mais velho, assassinado por investigar uma rede de contrabando de armas controlada por MacGaren. Tendo se tornado policial da Interpol, ajuda Jaspion em diversas ocasiões. Luta com dois bumerangues gêmeos e adquire ao longo da série uma técnica especial, Cross Cutter (em japonês: クロスカッター, Kurosu Kattā?) em que une suas duas armas em uma cruz.
Professor Ken'ichirou Nambara (em japonês: 南原健一郎, Nanbara Ken'ichirō?, 15-): fotógrafo viúvo que começa a participar da série a partir do episódio 15. Após ter sucessivos e estranhos sonhos, começa a procurar suas imagens em livros de mitologia, até chegar a uma obscura lenda sobre o Pássaro Dourado. Suas pesquisas chegam aos ouvidos de MacGaren, que em um primeiro momento tenta recrutá-lo para encontrar o Pássaro, oferecendo-lhe 1 bilhão de ienes. Ante a negativa do ético Professor, MacGaren ordena contra eles uma caçada sobre-humana. Desde então passa a colaborar com Jaspion de maneiras diversas.
Kanoko Nambara (em japonês: 南原 かの子, Nanbara Kanoko?) e Kenta Nambara (em japonês: 南原 健太, Nanbara Kenta?): filhos do Professor Nambara, moram com o pai. Posteriormente, é revelado que Kanoko é a primeira criança irradiada pela luz.
Kumiko (em japonês: 久美子, Kumiko?): a segunda "criança irradiada" encontrada, ela e sua mãe grávida foram usadas como isca por Kilza no episódio 36 para atrair Jaspion para uma cilada traiçoeira.
Daisuke (em japonês: 大作, Daisaku?): a terceira criança irradiada encontrada. Um garoto valente, motivado a vencer a maratona em que competia visando ser beijado pela garota por quem estava apaixonado.
Hiroshi (em japonês: 浩, Hiroshi?): a quarta criança irradiada encontrada. Desenvolveu uma amizade especial com o alienígena telepático Pep.
Mika (em japonês: 美加, Mika?): a última das 5 crianças irradiadas a ser encontrada por Jaspion e seus amigos.
Rod e Satie (ep. 8,15, 16 e 29) - casal que trabalhava para a quadrilha de MacGaren, originários da constelação de Órion. Enganados por uma falsa promessa feita por MacGaren para que entrassem na quadrilha, desertaram depois que viram o irmão de Boomerman se infiltrar na quadrilha para tentar desmascara-lo, e incentivados por ele para fugirem, o que levou o próprio Boomerman a ajudá-los após a deserção. Desde então, MacGaren passou a perseguir o casal para puni-los como traidores. No capítulo 29 "A Morte de MacGaren", Satie é capturada e usada como isca para Jaspion. MacGaren o enfrenta num duelo frenético, onde o herói decepa-lhe o braço direito e o destrói pela primeira vez.
Pássaro Dourado (em japonês: 黄金の鳥, Ōgon no Tori?): deus fênix guardião do universo. No episódio 12, foi descoberto que Satan Goss teme o Pássaro Dourado. Por isso, Jaspion se empenhou pela busca do tal Pássaro. Ele apareceu em muitos episódios como exemplo, o episódio 18, qundo Jaspion foge de Zampa, cai no barranco e o tal pássaro salva o herói de uma queda fatal. No episódio 22, ele ataca a tropa de MacGaren, e retira a corrente que prendia Jaspion. Ele dividiu-se em 5 partes, que se alojaram em 5 crianças de coração puro, as chamadas "cinco crianças irradiadas pela luz" (das quais Kanoko é uma delas) a fim de restaurar-se para a futura batalha com Satan Goss. No final da série, ele aparece da união das cinco crianças e se torna uma espada de ouro para Daileon destruir Satan Goss.
Vilões (Império dos Monstros)Satan Goss (em japonês: サタンゴース, Satan Gōsu?, "Satan Gorth"): o vilão principal da série, nascido a partir da união de todas as energias negativas do universo, Satan Goss pretende conquistar o universo inteiro e criar na Terra o Império dos Monstros, governando-o do Japão. Sempre que ocorria a sua aparição, uma voz ao fundo (voz dos narradores Benjamim Filho - do episódio 1 a 16 - e de Francisco Borges - do episódio 17 em diante) pronunciava "Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis". No final da série sofre uma metamorfose, que o transforma no Poderoso Satan Goss e o torna ainda mais poderoso, abandonando sua aparência Darth Vader e ganhando o aspecto de um demônio Cthulhu gigantesco. Por muitos é considerado "o Darth Vader japonês", mas em tamanho gigante.
MacGaren (em japonês: マッドギャラン, Maddo Gyaran?, "Mad Galant", 4-45): o filho de Satan Goss, herdeiro do Império dos Monstros e arqui-inimigo de Jaspion. Foi encarregado de espionar a Terra para seu pai. Transformado, utiliza uma armadura negra Metaltex similar à de Jaspion, uma espada (também igual à do herói), pilota um planador aéreo de 6 "pernas" com aparência de besouro chamado Juldbooma (contraparte da Allan Moto Space) e pode ainda soltar raios pelos dedos (contraparte da pistola Turbo Magnum). Morre uma vez na série (episódio 29, "A Morte de MacGaren") e é ressuscitado por Kilza, que o torna ainda mais poderoso; no penúltimo episódio da série, na tentativa de encontrar e assassinar a "última criança irradiada pelo Pássaro Dourado", trava um combate definitivo com Jaspion e até chega a transformar-se num Satan Goss por uns poucos instantes, mas devido aos golpes desferidos pelo herói, acaba destruído e morre de forma definitiva.
Quadridemos (em japonês: 悪の四天王, Aku no Shiten'ō?, 13-): estes renegados galácticos fazem sua estréia no episódio 13 como convocados por MacGaren para auxiliá-lo a destruir Jaspion e unificar na Terra o Império dos Monstros. São eles:
Purima (em japonês: ブリマ, Burima?, 13-44) e Gyoru (em japonês: ギョール, Gyōru?, "Guilleau", 13-44): originalmente membros do quarteto dos Quadridemos, as duas permanecem como guardas pessoais de MacGaren após a dissolução do grupo (devido às mortes dos outros dois componentes, Iki e Zampa). Purima é uma profetisa negra que se vale de espadas e uma bola de cristal capaz de ataques de raios de grande abrangência de área; Gyoru é uma espiã que usa uma flauta capaz de transformar a ela e a outros em animais, porém mais usada como arpão, bastão de combate e zarabatana. Morrem juntas no episódio 44 ("Retorno Satânico") ao se condensarem num tipo de besta espacial humanóide branca (parecendo uma mistura de leão, lobo e urso polar) para enfrentar Jaspion, que as fulminou juntas com seu Cosmic Laser.
Iki (em japonês: イッキ, Iki?, 13-15): vindo de um planeta localizado no outro extremo da galáxia, é um cruel guarda-costas membro dos Quadridemos, foi o primeiro a morrer. Lutava com uma poderosa lança do tipo tridente e disparava suas próprias mãos como socos a jato. Foi o primeiro inimigo da série a ser vitimado pelo golpe fatal Cosmic Laser.
Zampa (em japonês: ザンバ, Zanba?, 13-18): maligno andróide membro dos Quadridemos, foi o segundo a ser destruído. Ele é o responsável pelas mortes de Kerly e Hanna, os pais biológicos de Jaspion, acreditando ser eles os causadores da destruição do Império das Máquinas, o qual ele pretendia governar. Sua arma primária era uma foice do tipo cimitarra unida a uma longa corrente e atirava raios laser de seus olhos.
Bruxa Galáctica Kilza (em japonês: 銀河魔女ギルザ, Ginga Majo Giruza?, 29-36): vinda de um planeta desconhecido, aparece pela primeira vez no episódio 29, "A Morte de MacGaren", por ordem de Satan Goss, para ressuscitar MacGaren após a morte deste pelas mãos de Jaspion. Muito ousada em seus planos, mas também excessivamente esquentada e autoconfiante. Ganhou um lugar na memória dos brasileiros graças ao fato de todas as suas mágicas envolverem a recitação repetidas vezes da fórmula "Berebekan Katabanda" ("Beremekan Kutabunda" no original, alterada pela dublagem por motivos óbvios) e a finalização "Kikerá!". Duela pela primeira vez contra Jaspion no episódio 30, "O Pânico do Balão", tendo sobrevivido após ter sua cabeça decepada, e o corpo atingido pelo Cosmic Laser. Reúne sua cabeça a seu corpo e escapa, mas morre definitivamente no episódio 36, "O Milagre das Novas Vidas", ao tentar descobrir como Jaspion localiza as crianças irradiadas pela luz - de algum modo, ela teve a premonição da existência do bebê irradiado pela luz, fato que a atormentou e a fez abaixar a guarda, dando a chance de Jaspion de matá-la de vez.
Rainha Espectro da Treva Galáctica Kilmaza (em japonês: ギルマーザ, Girumāza?, 39-46): com a morte de Kilza, no episódio 36, "O Milagre das Novas Vidas", sua irmã mais velha, a também bruxa espacial Kilmaza, surge tanto para vingá-la quanto para obter uma fração do poder de Satan Goss. Kilmaza é uma criminosa espacial profissional, responsável pelo declínio e conseqüente extinção de inúmeras civilizações universo afora - das quais, no Planeta Zobos ela inventou um culto de adoração a Satan Goss para incitar a ganância e maldade em seus habitantes, afundando o planeta numa onda de crimes incessantes; e no Planeta Sweet ela instigou sutilmente uma guerra devastadora entre os dois lados, Leste e Oeste, culminando na total destruição daquela civilização. Em analogia à fórmula mágica "Beremekan Kutabunda" de Kilza, Kilmaza tinha um método próprio de realizar suas feitiçarias tocando castanholas de prata embutidas em suas luvas - também utilizando a finalização "Kikerá!" -, a fim de conferir super-poderes a seus subordinados. Morre no final da série juntamente com seus comparsas, no momento em que Satan Goss é finalmente vencido e suas energias negativas aniquilam seus servos impiedosamente.
Os 5 Ninjas Espaciais (em japonês: 宇宙忍者, Uchu Ninja?): são os auxiliares e subordinados de Kilmaza; esses ninjas foram sendo liquidados por Jaspion um a um. Usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica de mão-espada com fogo. Eles tinham cada um deles uma técnica "especial" particular e somente revelavam suas verdadeiras formas depois de terem suas cabeças partidas ao meio por Jaspion. Seus nomes derivam da concepção dos cinco elementos da natureza segundo a doutrina do Taoísmo. São eles:
Ka (Fogo, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo vermelho na testa, aparentemente ele era o líder do quinteto. Tem uma "técnica especial" interessante na qual projeta um jato de chamas, pula sobre o fogo criado e avança em direção ao inimigo atingindo-o com uma poderosa explosão. Sua verdadeira forma é um canhão cuja munição vem de uma bola de fogo (Fuu).
Fuu (Vento, ep. 39 a 43) - o ninja com um símbolo amarelo na testa. Sua "técnica especial" é a mesma de Ka, com a diferença de usar o elemento do vento. Ele e Ka lutaram em conjunto e deram bastante trabalho a Jaspion, somente sendo vencidos quando suas duas "técnicas especiais" se colidiram, fazendo-os voar longe. Sua verdadeira forma é uma bola de fogo enorme que representa a munição inesgotável do canhão (Ka).
Do (Terra, ep. 39) - o ninja com um símbolo branco na testa. Como "técnica especial" ele pode se esconder debaixo da terra para provocar terremotos ou pegar inimigos desprevenidos em ataques de surpresa. Sua verdadeira forma é uma espécie de serpente esquelética que dispara raios e pode criar uma ilusão de si mesma com o dobro de seu tamanho verdadeiro, aumentando assim seu poder de ataque.
Sui (Água, ep. 39 e 40) - o ninja com um símbolo azul na testa. Não tinha uma "técnica especial" própria, sendo portanto limitado às bolas de plasma e mão-espada. Sua verdadeira forma é uma espécie de satélite com pontas, capaz de lançar raios e agarrar-se em qualquer tipo de superfície para assim absorver energia através do contato físico.
Moku (Madeira, ep. 39 a 42) - o ninja com um símbolo verde na testa. Sua "técnica especial" consiste em lançar raios gravitacionais verdes de suas mãos. Sua verdadeira forma é uma espécie de guerreiro espacial vestido de branco, cabelos longos, uma horrível máscara demoníaca e armado com uma naginata (uma conhecida alabarda japonesa longa e recurvada), lembrando um pouco um ator do teatro kabuki.
Amazonas 1 e 2 (ep. 10) - duas mulheres artificiais criadas pelo cientista Dr. Ika, mas MacGaren queria mais e obrigou-o a criar o monstro Pirossauro a partir das células de um fóssil que foi encontrado para assim roubá-lo e usar contra Jaspion, e caso Dr. Ika se recusasse a fazê-lo ele e sua família seriam mortos sob ordem de MacGaren.
Zamurai (ep. 19) - um samurai cujo rosto lembra uma foca, seu corpo é encoberto em corais marinhos. Este antigo caçador de cabeças foi derrotado há 900 anos e, desde então, vive no mar. Recebia do monstro Humibura uma vida praticamente imortal e junto com MacGaren elaborou um terrível plano de criar golfinhos-míssil para destruir todas as cidades litorâneas do Japão. Zamurai lutava com uma lança longa e espadas escondidas em seu próprio corpo para fazer ataques traiçoeiros.
Guila (ep. 20) - assassino do Universo despertado de seu caixão por Satan Goss. Possui a silhueta de um mariachi, completa com sua própria música de fundo em estilo mexicano. Juntamente com MacGaren, estudou meticulosamente a força e as armas de Jaspion, depois prendendo-o numa caverna a prova de fugas para derrotá-lo. Guila é o único inimigo da série toda que não é morto pelo Jaspion, e nem mesmo pode-se dizer se morreu de fato quando a caverna desmoronou sobre ele quando o monstro Hakaban foi despertado.
Titânia (ep. 22) (original: Tikita) - feiticeira maligna que coloca em Kanoko uma maldição em que uma aranha aparece na testa da filha de Nambara, modificando sua personalidade para o mal. Titânia veio acompanhada de seu monstro-aranha Kumoda e é a mestra de artes negras de Purima.
Irmãos Gasami (ep. 25 e 26) - irmãos piratas espaciais que dominaram o planeta Drods (de Koko) e vêm à Terra para exterminar Jaspion e abduzir o garoto Koko. Gasami 2, sendo atrapalhado e menos inteligente, morre primeiro ao enfrentar Jaspion; na tentativa de vingar seu irmão, Gasami 1 convoca o monstro Bôgan, que sugou a energia de Daileon até quase destruí-lo, mas após Daileon acabar com Bôgan, Gasami 1 parte para a luta e acaba também morto pelo herói em batalha.
O Trio "As Graciosas": Ás, Copas e Damas / Trifacial (ep. 27) - três belas - porém diabólicas - moças que tiveram a missão de raptar jovens saudáveis para transformá-los em bestas selvagens. Elas podem se fundir no monstro Trifacial, que mais parece o lendário Cérbero.
Aigaman (ep. 28) - andróide de aparência ocidental cujo cérebro eletrônico computou e estudou extensivamente todos os golpes de Jaspion e Daileon para derrotá-los, conseguindo assim prever de antemão seus golpes. Junto com o monstro Aiga, travou uma acirrada luta contra Daileon, até que Jaspion fez um movimento desconhecido a Aigaman e o derrotou.
Silk, Kenga e Zahul (ep. 31) - três criminosos internacionais ao estilo Yakuza, procurados pela Interpol e caçados por Boomerman por provocarem diversas guerras ao redor do mundo. O mafioso Silk e seus dois guarda-costas pessoais, os andróides assassinos Kenga e Zahul, juntaram-se a MacGaren em um plano onde várias crianças foram raptadas e seriam mortas caso não as autoridades não pagassem a Silk um resgate em barras de ouro do Banco do Japão; isso era apenas para desviar a atenção de Jaspion do verdadeiro plano de MacGaren, que era instalar ogivas nucleares no mar, na plataforma continental do Japão, para produzir terremotos que literalmente afundariam no Oceano Pacífico o arquipélago japonês. O plano foi descoberto por Anri e Jaspion o impediu a tempo. Silk é o único humano em toda a série a ser aniquilado pelo golpe Cosmic Laser de Jaspion.
Tipp (ep. 32) - velho engenheiro e cientista de robótica oriundo do planeta Elox, convocado por Kilza. Com seu crânio telepático, pode controlar por via de ondas eletromagnéticas robôs domésticos a fim de utilizá-los como armas letais.
Bragul (ep. 37) - alienígena de aspecto reptiliano especialista em culinária. Ele usou um clone maligno de Miya para fazer Jaspion morrer intoxicado comendo camarões venenosos; também usa como arma uma espada fina do tipo rapieira e dispara bolas de plasma explosivas.
Monstros Gigantes - são monstros normalmente neutros ou pacíficos, os quais Satan Goss enfurece e Jaspion é obrigado a destruir com o Gigante Guerreiro Daileon. Tais monstros eram, em sua grande maioria, enfurecidos ou controlados (como Aquarock, Môke, Botossenki, Gimushi, Gasla, Sodomon, Batroguess, Magneda, Gelgon, Tee Goss, Troncor, Kraken, Pirossauro,Gamadorás(o monstro imortal que deu muito trabalho a Daileon até perder por conta de sua imagem refletida no peitoral de Daileon do episódio "o Perigo em Tsukuba"),Maressauro, Humibura, Sion, Aiga, Baloon, Bôgan, Donguez, Destran, Destros, Hakaban, Ebizhol e Dorima), enquanto outros poucos são maus por si mesmos (como Magim, Kumoda e Dynamático). Normalmente esses monstros ficam escondidos por debaixo da terra até a hora de serem usados por Satan Goss.
OutrosCérebro Eletrônico Sakurá (ep. 02) - uma máquina que combate contra Jaspion, quando se aventurou no planeta Peece. É destruído quando Daileon derrota o monstro Tee Goss (por que ele entra no corpo do tal monstro).
Koko (ep. 03 e 25) - menino que perdeu os pais e foi criado pelo monstro Namaguederaz no planeta Drods, é trazido à Terra no episódio 25 pelos Irmãos Gasami e salvo por Jaspion.
Namaguederaz (ep. 03 e 25) - monstro de estimação do menino Koko, que ele diz ser o seu pai por cuidar dele desde a morte dos pais biológicos. Chegou a ser manipulado por Satan Goss, mas Jaspion desfez tal domínio pois o amor paterno de Koko pelo monstro foi mais forte. Namaguederaz ajudou Daileon a vencer o monstro Dônguez (no seriado se fala "Dongue"), e curiosamente, parece-se muito com o cão voador gigante do filme A História Sem Fim.
Gordon (ep. 06) - um bebê monstro que se perdeu de sua mãe. Foi achado por várias crianças e nisso, ele estava em busac da sua mãe Gelgon, que foi controlada por Satan Goss.
Kerly e Hanna (ep. 18) - os pais biológicos de Jaspion. Kerly era o guarda-florestal e Hanna era a zoóloga que zelava pela saúde dos animais nos planetas da galáxia. Foram atacados por Zampa e, numa aterrisagem de emergência, sofreram uma violenta queda com sua nave e morreram logo depois, sobrando somente Jaspion como único sobrevivente. O herói, ferido numa emboscada preparada por Zampa, entra na caverna onde seus pais foram sepultados, descobrindo que estes também procuravam pelo Pássaro Dourado. Aparecem em espírito para curar o ferimento que Jaspion sofrera momentos antes, permitindo-lhe assim destruir o perverso monarca do Império das Máquinas.
John Tiger (ep. 41) - amigo de criação de Jaspion, foi durante muito tempo um criminoso espacial. Auto-proclamado "o Atirador da Justiça", refugiou-se na Terra e tornou-se algo como tutor de crianças para tentar abandonar seu passado sombrio. Ao ser influenciado pela magia negra de Kilmaza, John retoma seu passado de crimes e volta-se contra Jaspion, que conseguiu libertá-lo de sua maldição.
Pep (ep. 42) - alienígena filhote oriundo do planeta-fortaleza Brain, seus pais foram raptados a mando de Satan Goss, que os forçou a construir uma fortaleza similar para o Império dos Monstros. Pep desenvolve uma amizade especial com o "garoto irradiado" Hiroshi.
Tarzan Galáctico (ep. 46): o bebê irradiado encontrado acidentalmente durante a última batalha contra Satan Goss. De forma similar a Jaspion, ele teve seus pais mortos por piratas espaciais e foi enviado à Terra em uma cápsula de preservação vital semelhante a um ovo dourado. Sua energia liberou o ataque fatal da Espada do Pássaro Dourado, o Daileon Justice Cosmic Laser, que possibilitou a Daileon acabar com Satan Goss de forma definitiva. Depois, Jaspion descobriu (de maneira não explicada na série) o destino que esse bebê teve e decide adotá-lo como irmão, pois pode-se dizer que o herói viu seu próprio reflexo nele. Foi batizado por Jaspion como "Tarzan Galáctico" (no original japonês, Ginga no Taazan que coincidentemente é o nome de uma das musicas do seriado).
Armas, veículos e equipamentosTrajes Metaltex (originalmente Metaltec Suit) - são armaduras feitas do raríssimo metal intergaláctico Ejinium e que podem ser telepaticamente ativadas instantaneamente apenas sob o comando mental de seu dono. Confere superforça, supervelocidade e diversas capacidades especiais a quem a utiliza. Existem somente dois trajes Metaltex em todo o universo, sendo um de cor prateada (utilizado por Jaspion) e outro de cor negra (pertencente a MacGaren).
Spadium Laser (originalmente Plasma Blazer Sword) - a espada de Jaspion, com a qual destrói seus inimigos. O ataque fatal é o duplo ataque diagonal Cosmic Laser (Cosmic Halley no original), cuja energia destrói todas as estruturas celulares vitais de seu inimigo, resultando em sua destruição imediata. Seu primeiro golpe desferido foi contra Iki no episódio 14.
Turbo Magnum (originalmente Beam Scanner Gun) - a pistola laser de Jaspion, funciona a partir da vontade do portador. Quanto maior a força de vontade, mais poderoso o laser será. É a contraparte aos raios laser que MacGaren pode soltar de suas mãos.
Sensor Óptico (originalmente Sensor Eye) - tanto Jaspion quanto MacGaren, com esse visor embutido em suas armaduras, ganham capacidades especiais, como visão raio-x, audição de longa distância, facilidade para enxergar no escuro e até mesmo a habilidade de ver coisas invisíveis.
Carro - Jaspion dispunha de um carro para trafegar nas cidades, equipado com comunicador, radar, localizador e mapas. O veículo usado era um Mazda RX7 na cor prata. Aparece pela primeira vez no episódio 6, quando ele estava à procura do filhote de monstro chamado Gordon.
Allan Moto Space (Iron Wolf no original) - a moto de Jaspion, pode alternar em modo de vôo e de solo, possui dois canhões laser.
Juldbooma - o planador insectóide VTOL de 6 pernas pilotado por MacGaren, sendo contraparte da Allan Moto Space de Jaspion.
Gaibin - veículo espacial que pode dividir-se em duas partes:
Gaibin Tanque - o tanque de Jaspion, armado com uma arma laser e possui duas perfuratrizes, podendo mover-se a até 79km/h perfurando a terra. Pode ser chamado também de Gaibin Drill ("Broca Gaibin" em inglês).
Gaibin Jet - parte central do veículo que ao se desprender forma um jato. Possui grande mobilidade e velocidade, tendo como ataque duas armas laser nas asas.
Daileon - a nave-mãe de Jaspion onde também fica guardado os outros veículos do herói, que quando necessário, assuma a forma de robô para enfrentar os monstros de Satan Goss (e o próprio, em alguns episódios). Os ataques mais freqüentes são "Punch Daileon", "Daileon Kick", "Libertar Raio Cósmico" e "Britador Atômico" (Atomic Crusher), batizado de Golpe Daileon, que geralmente é o golpe fatal. Mas um dia o monstro Dorima (ep. 17) resistiu a este ataque e Jaspion foi obrigado a usar o "Daileon Laser", a medida extrema, que desintegrou o monstro. O nome completo do robô era Chou Wakusei Sentou Hokan Daileon (Super Nave-Mãe de Combate Interplanetário Daileon, no Brasil mais conhecido pela consagrada tradução Gigante Guerreiro Daileon).
Espada do Pássaro Dourado - invocada com a união das 5 "crianças irradiadas". Apenas com ela Jaspion conseguiu fazer frente a Satan Goss em sua segunda forma. O golpe fatal, somente liberado com a aparição do "bebê irradiado", é o Daileon Cosmic Laser (Daileon Cosmic Halley no original).
Cross Cutter (em japonês: クロスカッター, Kurosu Kattā?) - são os bumerangues de Boomerman, são usados durante muitas lutas contra os homens de MacGaren, combinados os dois bumerangues, pode-se ser lançados e fazer um grande corte.

FLASHMAM


Chou Shinsei Flashman (em japonês: 超新星フラッシュマン, Chōshinsei Furasshuman?, traduzido como "Supernova Flashman" e renomeado no Brasil como "Comando Estelar Flashman") é um seriado televisivo japonês do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Super Sentais. Produzido pela Toei Company, foi exibido entre 1º de março de 1986 e 21 de fevereiro de 1987 pela TV Asahi. Estreou no Brasil em 1989 na Rede Manchete, onde ficou até 1994. No mesmo ano foi ao ar pela Rede Record, ficando até o final de 1995, com reprises em 1996. Mais tarde começou a ser exibida na CNT/Gazeta onde permaneceu até o começo de 1997. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e Rede Brasil de Televisão. Ao todo, possui 50 episódios e 2 longa-mHistória"Um dia, cinco crianças foram raptadas da Terra e levadas aos confins do Universo. E após 20 anos... Comando Estelar Flashman!" (em japonês: ある日、地球から5人の子供が宇宙の果てに攫われた。そして20年後……超新星フラッシュマン!, Aru hi, Chikyū kara gonin no kodomo ga uchū no hate ni sarawareta. Soshite Nijūnengo… Choushinsei Furasshuman!?)

Cinco jovens foram raptados quando crianças por caçadores espaciais, mas acabaram sendo salvos pelo povo do Planeta Flash. Durante vinte anos os jovens viveram e treinaram no Planeta Flash e seus satélites, voltando para a Terra ao saberem que o cruzador Imperial Mess, liderado pelo Monarca La Deus e o cientista Doutor Keflen, está prestes a invadir o planeta.

Personagens
FlashmanAtor / Atriz Personagem Denominação
Touta Tarumi Din Red Flash
Kihachiro Uemura Dan Green Flash
Yasuhiro Ishiwata Go Blue Flash
Youko Nakamura Sara Yellow Flash
Mayumi Yoshida Lu Pink Flash

Din/Red Flash (em japonês: ジン/レッドフラッシュ, Jin/Reddo Furasshu?): 23 anos. Nascido no dia 22 de novembro de 1963, é o líder do grupo. Foi criado no Planeta Flash, o qual reunia as características de todos os satélites do Planeta Flash em um só. Com um grande senso de justiça, mesmo nas horas mais críticas incentiva seus companheiros a nunca desistirem da missão. De seu planeta originou-se o poder de inteligência avançada o que lhe permitiu ser grande conhecedor de ciências e máquinas. Raptado aos 3 anos pelo caçador Alien, Din ganhou uma cicatriz nesse evento. Suas armas são a Prism Holy Sword (Sword Laser, na versão brasileira) e o canhão Red Vulcan. Seus ataques são o Trovão de Fogo, Super Corte e Super Vulcão.
Dan/Green Flash (em japonês: ダイ/グリーンフラッシュ, Dai/Gurīn Furasshu?): 22 anos. Foi criado em Green Star, onde a gravidade era muito forte e a superfície rochosa. Possui o poder da super-força. Fez amigos com o boxeador Ryuu Wakakusa, que o treinou em suas habilidades de boxeador. Apesar de seu aspecto de durão, Dan é o mais sentimental dos Flashman. Suas armas são o Prism Kaiser (Glass Laser, na versão brasileira), Knuckle Guards (socos ingleses que usou em poucos episódios, sem tradução para o português) e o canhão Green Vulcan. Seus ataques são a Tempestade Cósmica e o Super Punho.
Go/Blue Flash (em japonês: ブン/ブルーフラッシュ, Bun/Burū Furasshu?): 20 anos, é o mais jovem da equipe. Foi criado no desértico Blue Star, onde eram comuns tempestades magnéticas. Possui a habilidade de subir nas paredes e consegue dar pulos e saltos além da gravidade, além de ser muito ágil e poder sobreviver por 30 dias sem água. Sempre provocando humor e tem o hábito de chamar Mag de Gordinha. Suas armas são o Prism Ball (Laser Ball, na versão brasileira), Star Darts (Estrela-Projétil, versão brasileira) e o canhão Blue Vulcan. Seus ataques são Bola Furacão e Super Furacão.
Sara/Yellow Flash (em japonês: サラ/イエローフラッシュ, Sara/Ierō Furasshu?): 20 anos, foi criada no gélido Yellow Star, onde desenvolveu grande habilidade mental e aprendeu a controlar o ar e seus movimentos. Possui também a habilidade de prever as estratégias do inimigo. Durante as lutas, costuma lançar projéteis em forma de bola contra os inimigos. É a única na série que descobre quem são seus verdadeiros pais. Suas armas são os Prism Batons (Freeze Laser/Bastão Laser, na versão brasileira), Bola Projétil e o canhão Yellow Vulcan. Seus ataques são o Bastão Energético, Neve Congelante, Frio Laser e Super Giro.
Lu/Pink Flash (em japonês: ルー/ピンクフラッシュ, Rū/Pinku Furasshu?): 20 anos, foi criada em Pink Star. Tem a habilidade de levitar, já que em Pink Star aprendeu a controlar a gravidade do próprio corpo. Suas armas são os Prism Boots (Shoes Laser, na versão brasileira), Coração Projétil e o canhão Pink Vulcan. Seus ataques são o Chute Relâmpago, Chute Dinamite, Super Passo (técnica que permite a ela andar sobre a água), Super Terremoto e Raio Gravitacional.
AliadosMag: robô parecido com R2-D2 de Star Wars, projetado pelo povo do planeta Flash, é encontrado na nave Star Condor. De início é hostil com os Flashman, depois os acolhe como filhos.
Doutor Tokimura: cientista e pai de família, teve há 20 anos um de seus filhos capturado por Caçadores Espaciais. Sempre ajuda os Flashman com seus inventos. Nos últimos episódios, descobre que Sara é sua filha.
Setsuko Tokimura: esposa do Doutor Tokimura.
Kaori e Midori Tokimura: filhas do Doutor Tokimura e de Setsuko Tokimura.
Barak (ep. 17-19): cria de Keflen, Barak em luta há 100 anos enfrentou Deus Titan, do Planeta Flash, e foi derrotado. Porém teve sua vida poupada e em uma cilada foi traído. No capítulo 17 vem à Terra e entrega o Titan Flash aos Flashman. É morto no capítulo 19 após ser ferido gravemente por Kaura.
Cruzador Imperial MessMonarca La Deus (Lar Dios no original, 01-49): Líder do Cruzador Imperial Mess. Objetiva se tornar o ser mais poderoso do universo, e para isso utiliza várias criaturas dos planetas invadidos ao longo do universo. No final é transformado pelo Doutor Keflen no monstro La Zeuner e depois no monstro Demoz e destruído pelo Gran Titan, após ter derrotado o Flash King.
Doutor Keflen: cientista geneticista que através de experiências com biomoléculas cria monstros para destruir os Flashman. Wandar, Urk, Kirt, Nefer e Gals são todos criações suas. Afirma categoricamente que "a mutação sintetizada é a arte da vida". Na verdade Keflen é um terráqueo capturado ainda bebê há 300 anos e submetido a várias experiências por La Deus, o que é revelado no final da série por Kaura e La Deus.
Wandar (ep. 01-47): comandante de campo, assemelha-se a uma zebra alada e foi criado pelo Doutor Keflen reunindo biomoléculas de vários seres do universo. Pode se transformar em Wandalo (Wondella no original), dizendo "Mutação Demoníaca, monstro fantasma Wandalo". Transformado, tem o poder de congelar o tempo por 3 segundos. Diferente de sua colega Nefer, Wandar ataca de forma mais direta e sem planejamento. Em sua última luta, ataca Red Flash sem se preocupar com o fato de estar esgotando suas últimas forças, até que, já completamente em farrapos, seu corpo entra em colapso e explode.
Nefer: (Ley Nefel no original) Comandante de campo, também é criação do Doutor Keflen. Armada de um pequeno bastão, ela pode se transformar em Nefeli (no original Nefelura). Transformada pode criar ilusões gritando "Visão Infernal" e ainda passa a ter como arma 2 bastões. Dentro do Mess têm uma grande rivalidade com Wandar. E diferente dele, Nefer ataca de forma mais traiçoeira e menos direta, preferindo pegar os inimigos quando estão despreparados. Considera-se filha do doutor Keflen e, no último capítulo, morre para defendê-lo, colocando-se na frente dele quando Red Flash ia golpeá-lo com sua espada.
Urk : assistente de Nefer e Wandar. Tem a aparência de uma mulher-lobo.
Kirt: tal como Urk é assistente de Nefer e Wandar. Tem a aparência de uma mulher-gato.
Gals (ep. 01-28): também é um comandante de campo, mas muito menos ativo que seus colegas. De pele azulada, ele é monstruoso e não fala. Foi destruído no episódio 28 em combate contra o Flashking.
Kaura (ep. 12-49): junto com seu grupo de seus caçadores espaciais (Baura, Kerao, Hag e Hou), sequestrou os Flashman ainda crianças na Terra há 20 anos. Um homem seguro de si mesmo, Kaura carrega consigo um terrível chicote laser de 15 metros de comprimento e além disso pode disparar raios de seus dedos. Guarda muitos segredos sobre o passado dos Flashman. Possui uma grande rivalidade com Doutor Keflen, que se transforma em guerra no episódio 43, quando Keflen resolve usar os caçadores do grupo de Kaura para criar o monstro Guitan.
Galdan (ep. 43-48): é o braço direito de Kaura. Aparece pela primeira vez no episódio 43, quando Kaura abre guerra contra Mess. Junto com Kaura deu muito trabalho para os Flashman e ao Cruzador Imperial Mess, até que no episódio 48 é transformado no monstro Galdez pelo Doutor Keflen, após ser derrubado de forma covarde por Nefer.
Siberia (ep.40): responsável pelos serviços secretos de Mess, ela só aparece em 1 episódio. Ela é um cyborg e aparentemente foi criada por Kaura, pois uma cena de flashback a mostra junto com ele na infância. Siberia não trabalha junto com os outros membros de Mess e só se dirige diretamente ao próprio La Deus. Pacifista, ela trai Mess e salva Din de um ataque. Depois, sacrifica sua própria vida, explodindo as partes mecânicas de seu corpo para destruir um mecanismo de Mess que pretendia criar milhões de monstros guerreiros de uma vez só.
Medusan (Kuragen no original, 02-50): Criado pelo Doutor Keflen, aparece pela primeira vez na série no episódio 2. Toda vez que os Flashman destruíam os monstros criados por Keflen, ele era invocado. Com seu poder ele não apenas ressuscitava os monstros como também os aumentava deixando-os gigantes, com o seu poder transferido para o monstro ele ficava fraco e seu tamanho diminuia já que quando ele aparece para ressuscitar algum monstro ele é gigante. No último capítulo, fundiu-se com os restos mortais de La Deus, formando o monstro Demos.
Zolos: soldados de Mess, parecidos com formigas saúvas, possuem cor vermelha e olhos verdes e tal como os soldados Hidler de Changeman e os Anglar de Maskman não conseguem falar.
Monstros Guerreiros (Juu Senshi): são monstros de vários tipos (híbridos da terra, alienígenas ou animais mutantes) criados por Keflen através de seu Sintetizador Biomolecular ("Idenshi Shinsesaizaa", que lembra um órgão musical), capaz de criar os mutantes mais perversos e poderosos do universo. Diferentes dos monstros espaciais de Changeman, os monstros guerreiros nunca falavam e pareciam ser apenas programados para obedecer às ordens de Mess. Mais tarde Keflen conseguiu criar monstros usando as moléculas do Monarca La Deus que tinham uma força superior à do próprio La Deus. Quando eram derrotados pelos Flashman, eram trazidos de volta à vida por Medusan e ficavam com mais de 30 metros de altura, mas os Flashman com suas super máquinas os derrotavam de forma definitiva.
Caçadores Espaciais: grupo de caçadores liderados por Kaura são:Baura, Kerao, Hag e Hou. Kerao é devorado pelo monstro Za Guitan. Keflen resolve usar os outros para criar o primeiro monstro guerreiro zeus. Também há um caçador que aparece no episódio 03 raptando um bebê. suas biomoléculas são usadas para evoluir o monstro Za Zaimoz.
Armas e Equipamentos
Armas
Star Laser: poderosa arma laser que pode mudar para espada e escudo. Perfeita para o combate corpo-a-corpo. Criadas a partir de um material muito resistente e desconhecido, encontrado apenas no planeta Flash. Combinadas podem formar Star Laser Flash Bumerangue, Star Laser Fusão Poderosa Lança e o Super Star Flash.
Bola Projétil: utilizado por Sara, consistiam em pequenas bolas amarelas, do tamanho de bolas de gude, e que ao tocarem em algum inimigo explodiam.
Coração Projétil: utilizado por Lu, tal como a Bola Projétil era explosiva, só que com o formato de coração. Similar ao Momo Card, usado pela Momoranger em Himitsu Sentai Goranger.
Estrela Projétil: utilizado por Go, consiste em shurikens azuis. Diferente da Bola Projétil e do Coração Projétil, não é explosivo e ainda utiliza-o transformado.
Sword Laser: arma utilizada por Red Flash que consistia de um espada de vidro vermelha. Tem como ataque o Trovão de Fogo.
Gloves Laser: luvas de vidro que cobrem os antebraços, é utilizada por Green Flash, e tem como ataque especial a Tempestade Cósmica.
Laser Ball: arma anti-convencional de Blue Flash, onde o poder Flash o cobre em uma forma de bola prismática, que ricocheteia nas superfícies como as bolas dos jogos de Pinball. Seu ataque é a Bola Furacão.
Bastão Laser: par de bastões amarelos utilizados por Sara que podem soltar poder congelante quando Sara diz "Bastão Laser, Freeze Laser" e um ataque de energia "Bastão Energético".
Shoes Laser: utilizada por Pink Flash, consiste em um par de botas. Tem como ataques especiais o Chute Dinamite, o Chute Relâmpago, e o Super Passo.
Cosmic Vulcan: a bazuca dos Flashman, formada pela união das 5 vulcans (Red Vulcan, Green Vulcan, Blue Vulcan, Yellow Vulcan, Pink Vulcan) com as quais eles destroem os monstros de Keflen. Yellow Flash é quem mira no monstro e puxa o gatilho da arma, conforme o comando de Red Flash.
Mechas e VeículosTurbo Laser: motocicletas para cada um dos Flashman.
Star Condor: fortaleza voadora dos Flashman em forma de avião, onde estão os veículos que formam o Flash King: Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft.
Tanque Comando: veículo principal, comandado por Red Flash. Forma o tronco e a cabeça do Flash King.
Delta Craft (Jet Delta no original): jato pilotado por Green Flash e Yellow Flash. Forma a perna e o braço direito do Flash King.
Omega Craft (Jet Seeker no original): tal como o Delta Craft também têm o formato de um jato, porém com um escudo na parte de cima, servindo como radar (semelhante aos AWACS ou, mais recentemente, AEW). Forma a perna e o braço esquerdo do Flash King. É pilotado por Blue Flash e Pink Flash.
Flash King: o primeiro robô da série, resultante da união dos três veículos. Tem como principal arma a espada Cosmic Laser (Cosmo Sword no original), guardada no Star Condor. Com a Cosmic Laser os Flashman destróem os monstros de Mess com o ataque Hiper Cosmic Laser (Super Cosmo Flash no original). Foi destruído no episódio 15 pelo monstro Za Sconder, porém logo foi reconstruído. Mais tarde, no episódio 50, foi destruído definitivamente na luta contra o monstro Demos.
Titan Flash: originalmente um imenso caminhão, aparece pela primeira vez no episódio 17.
Titan Júnior ('Titan Boy no original): segundo robô da série, formado pela base principal do Titan Flash.
Gran Titan: robô imenso, formado pela união de Titan Júnior e a carroceria do Titan Flash.
CuriosidadesFlashman foi o primeiro seriado Super Sentai a ter um segundo robô: Titan Jr. (Titan Boy, no Japão).
O ator Kazuhisa Hirose foi cotado para o papel de Din / Red Flash. Mas acabou ganhando o papel do grande vilão Wandar.
No episódio 5, "O sucesso das Guerreiras", toca a música "Body action dance janai yo", cantada por Youko Nakamura, que interpretou a Sara/Yellow Flash.
No episódio 21, "Triste Guerreira", o ator Kazuoki Takahashi (Hayate/Change Grifon em Changeman, Satoru em Metalder, Aman Negro em Jiraiya) aparece interpretando Miran, o suposto irmão de Sara.
No episódio 27, "O Golpe da Amizade", o ator Ryousuke Umizu, que no ano seguinte interpretaria Takeo/Red Mask em Maskman, aparece interpretando Ryu Akakusa, amigo de Dan.
Kazuhisa Hirose (Wandar) pode ser visto em Jaspion no episódio "Perigo na Lagoa dos Noivos", onde interpretou um noivo. E ainda em Liveman (seriado Super Sentai de 1988) interpretou o vilão Doutor Kemp, e em Jetman o Imperador Toranza. Também fez um vilão em Dairanger, Jin Matoba. Fora outras participações em Changerion e Kamen Rider Agito.
Alguns atores que participaram de Flashman também fizeram participações em Kamen Rider Black. No episódio 4 tem um motoqueiro que se transforma em lobisomem interpretado por Kazuhisa Hirose (O Wandar). Myuki Nagato (Urk) esteve no episódio 8 da série, e no episódio 10, Jouji Nakata (Kaura) interpretou um militar que trabalhava para os Gorgom. Esse mesmo ator interpretou o antigo treinador de Daiki Michio em Solbrain. Ainda Mayumi Yoshida (Lu) teve uma rápida participação no episódio 37 de Kamen Rider Black e no episodio 10 de Solbrain, e Akira Ishihama (Doutor Tokimura) esteve no segundo filme da série como o Doutor Makino.
De acordo com a matéria sobre o designer de monstros Yutaka Izubuchi feita pela Revista Gyodai Nº1, o design de Gals era uma mistura de partes orgânicas e mecânicas, que ao ser confeccionada de verdade acabou gerando uma roupa muito grande e pesada, a qual no decorrer da série ficou muito avariada, já que o personagem tinha muitas cenas de ação. Então foi decidido que Gals morreria no meio da série (episódio 28, O magnífico Gals) e não no final.
Jouji Nakata (Kaura) interpretou na série Liveman o vilão Doutor Bias e atualmente é dublador no Japão. Dentre seus vários personagens, estão Alucard em Hellsing, Michael Heartland em Argentosoma, Folken em Escawflone, Baki em Naruto dentre outros.
Sayoko Hagiwara (Nefer) interpretou a Dyna Pink no seriado Dynaman (1983). Isso ao lado de Junichi Haruta (MacGaren em Jaspion, Storm em Jiraya, Goggle Black em Goggle Five, Dr. Hirose em Kamen Rider Blade), que interpretou na série o Dyna Black. A atriz também foi a heroína Yurian, coadjvante da série Ultraman 80 (1980~81).
No Brasil Flashman foi a única série tokusatsu a ter seus créditos de abertura e encerramento em português e a ter dois narradores. Tal mudança ocorreu devido a problemas de Francisco Borges (o então narrador) com o estúdio Álamo. Desde então sua voz não mais apareceu nas séries posteriores dubladas na Álamo, tendo apenas participado de Cybercops (dublado na BKS), aonde deu sua voz ao Capitão Oda, e de Solbrain, dublado na Mastersound, aonde fez algumas pontas.
Din/Red Flash foi o primeiro personagem do dublador Francisco Brêtas, o qual depois também dublou os red em Goggle V e Maskman.
Do elenco de dublagem brasileira já faleceram Carlos Laranjeira (Go/Blue Flash), Gastão Malta (Doutor Keflen), Líbero Miguel (Monarca La Deus), Marcos Lander (Wandar), Ézio Ramos (Galdan), Ricardo Medrado (Doutor Tokimura), Borges de Barros (Barak) ,Francisco Borges (narrador da série até o episódio 10) e Muybo Cury (Kaura; falecimento mais recente).
Muybo Cury, o dublador brasileiro de Kaura, era locutor na Rádio Bandeirantes AM. Faleceu no dia 26 de dezembro de 2009.
Acreditava-se que Fujita Taruzumi (Din) se casou com Sayoko Hagiwara (Nefer), mas essa informação é errônea. Na verdade ela (de acordo com informações tiradas de seu próprio blog) é casada com Masaru Tokita, que fez o Dyna Yellow em Dynaman.
O ator Akira Ishihama fez o papel do Policial Seiichi Yanagida em Jiban.
A série foi lançada em DVD no Japão em 2010. No final do mesmo ano, também teve seus 25 primeiros episódios lançados no Brasil, também em DVD, pelo Focus. Até o momento, o trabalho saiu melhor que os lançamentos Jiraiya e Changeman da mesma empresa, equiparando-se a Jaspion, o qual teve um cuidado esmero no lançamento.

JIRAIYA


Sekai Ninja Sen Jiraiya (em japonês: 世界忍者戦ジライヤ, Sekai Ninja Sen Jiraiya?, traduzido como Guerra Mundial dos Ninjas Jiraiya e lançado no Brasil sob o título Jiraiya, o Incrível Ninja) é uma série de televisão japonesa do gênero tokusatsu, pertencente à franquia dos Metal Heroes. Produzida pela Toei Company, foi exibida originalmente entre 24 de agosto de 1988 e 22 de janeiro de 1989 pela TV Asahi, totalizando 50 episódios. A série diferenciou-se de suas antecessoras por quebrar o padrão da franquia na qual está inserida, introduzindo um herói sem superpoderes e utilizar como temática a tradição japonesa dos ninjas, até então nunca explorada nos Metal Heroes. Foi trazida ao Brasil pela extinta Top Tape e estreou no dia 25 de setembro de 1989, continuando a fazer muito sucesso na década de 1990. Mais tarde voltou a ser exibida pela Rede Manchete entre 1998 e 1999. Com a falência da Manchete, a série foi exibida pela manhã na RedeTV! até meados de 1999, pouco antes da emissora estrear a sua programação definitiva. Atualmente, é exibida no bloco "Made in Japan" da Ulbra TV de Porto Alegre, aos sábados à tarde e pela Rede NGT de televisão de segunda a sexta-feira às 15 horas, para agradecimento dos fâs saudosos e para os novos também.
Personagens de Jiraiya
Família YamashiA Família Yamashi (em japonês: 山地族, Yamaji-zoku?, no original) são os personagens principais da série, descendentes dos Togakure (em japonês: 戸隠流, Togakure-ryū?), um antigo clã ninja cuja missão é proteger a Inscrição, um pedaço de pedra que aponta o paradeiro de Pako, uma capsula espacial que caiu na Terra há cerca de 300 anos antes de Cristo.

Touha Yamashi/Jiraiya (em japonês: 山地闘破/ジライヤ (磁雷矢), Yamaji Tōha/Jiraiya?): o protagonista da série. Quando era pequeno, seus pais foram mortos e ele foi adotado pro Tetsuzan como filho. É treinado por seu pai adotivo para tornar-se um ninja e sucedê-lo na linha dos sucessores de Togakure. Quando sua irmã é raptada pela Família de Feiticeiros, Touha recebe a armadura de Jiraiya e sua respectiva arma, a Espada Olímpica (em japonês: 磁光真空剣, Jikkō Shinkūken?, no original) e inicia a luta contra o clã maligno.
Kei Yamashi/Himenin Emiha (em japonês: 山地ケイ/姫忍 恵美破, Yamaji Kei/Himenin Emiha?): A mais velha dos filhos biológicos de Tetsuzan, Kei tem aproximadamente 15 anos. Dividida entre viver uma vida de garota normal e tornar-se uma ninja, acaba ganhando uma armadura olímpica e passar a auxiliar seu irmão em diversas ocasiões.
Manabu Yamashi (em japonês: 山地 学, Yamaji Manabu?): O mais jovem dos filhos de Tetsuzan, Manabu tem 8 anos. Vive aprontando travessuras que muitas vezes colocam sua família em situações difíceis (como quando pegou a Espada Olímpica e deixou que a mesma caísse nas mãos dos Feiticeiros). Ainda assim, é valente e aplicado, ajudando seus irmãos em várias ocasiões. Após fazer 13 anos, ajuda Jiban na luta contra Biolon.
Tetsuzan Yamashi (em japonês: 山地哲山, Yamaji Tetsuzan?): Um sábio mestre ninja que adotou Touha como filho após a morte dos pais do garoto. É o representante da 34ª Geração da família dos Togakure. Considerado um dos maiores mestres ninjas do mundo, foi interpretado pelo real ninja e médico neurologista Masaaki Hatsumi.
AliadosRyu Asuka/Yarinin Spiker (em japonês: 飛鳥 竜/槍忍 突破, Asuka Ryū/Yarinin Totsuha?, 5, 6, 8, 10, 13, 23, 24): policial do Serviço Secreto Japonês, normalmente é visto trabalhando junto com Reiha e ajuda Jiraiya em algumas ocasiões, Especialista em luta com lanças longas, segundo a tradução de seu nome original.
Rei Yagyu/Kinin Reiha (em japonês: 柳生 レイ/貴忍 麗破, Yagyū Rei/Kinin Reiha?, 2, 5, 6, 10, 24, 31-32, 40, 48-50): kunoichi da família Yagyu e também agente do Serviço Secreto Japonês, expert em ataques surpresa e em espreitar os inimigos de Jiraiya para colher informações. Sabe leitura labial, como demonstra em sua primeira aparição. Reiha possui um brilho misterioso nos olhos, o mesmo do pote que os Yamashi mantêm. Normalmente faz parcerias com Yarinin Spiker.
Dr. Smith (em japonês: スミス博士, Sumisu Hakase?, 11, 16, 23): cientista alemão, discípulo de Tetsuzan e aprendiz da arte ninja de Togakure. Aparece em alguns episódios prestando boas ajudas aos Yamashi. Smith é perito em tecnologia. Foi ele que reforçou a Armadura Olímpica para que Jiraiya pudesse derrotar Kannin Dragon e Kanin Chang Kung Fu e criou Black Storm, um carro utilizado por Jiraiya para vencer os Ninjas Especiais.
Henry Rakuchin (em japonês: ヘンリー楽珍, Henrii Rakuchin?, 1, 3, 4, 6, 36, 46): um vidente trapalhão e perito em adivinhações. Com sua bola de cristal, ele ajudou Jiraiya em poucas ocasiões.
Família de FeiticeirosA Família de Feiticeiros (em japonês: 妖魔一族, Yūma Ichizoku?) são os antagonistas da série, que desejam obter a Inscrição e adquirir Pako e seu poder para dominar o mundo. Composta pelo patriarca Dokusai, sua filha Benikiba e seu "filho" adotivo Retsuga.

Oninin Dokusai (em japonês: 鬼忍 毒斎, Oninin Dokusai?): chefe e patriarca da Família dos Feiticeiros. No passado foi amigo e aprendiz da arte ninja juntamente com Tetsuzan. Matou a esposa de Tetsuzan para roubar a Inscrição, mas acabou ficando somente com a metade. Morre no final da série após ser derrotado em um combate definitivo com Jiraiya. Oninin (em japonês: 鬼忍, Oninin?) significa "Ogro Ninja", e Dokusai (em japonês: 毒斎, Dokusai?) significa "adorador de venenos".
Chunin Benikiba (em japonês: 蝶忍 紅牙, Chūnin Benikiba?): filha de Dokusai, gosta muito de jóias. É muito fraca na arte ninja, sendo constantemente salva por seu pai ou por Retsuga. É mestre dos disfarces, conseguindo se transformar em qualquer um (até mesmo em criança). Escapa viva no fim da série. Chuunin (em japonês: 蝶忍, Chuunin?) significa "Borboleta Ninja", e Benikiba (em japonês: 紅牙, Benikiba?) significa "garra vermelha".
Hoshinin Retsuga (em japonês: 星忍 烈牙, Hoshinin Retsuga?): "filho" postiço de Dokusai, usa um arco algumas vezes na série. Possui uma estrela gigantesca na testa, usada como arma. Protagonizou várias lutas contra Jiraiya, inclusive recebendo o golpe "Espada Olímpica" e escapando vivo no primeiro episódio. Escapa vivo no fim da série. Hoshinin (em japonês: 星忍, Hoshinin?) siginifica "Ninja da Estrela", e Retsuga (em japonês: 烈牙, Retsuga?) significa "garra violenta".
Ninjas Pássaros Karasutengus (em japonês: 鳥忍 カラス天狗, Torinin Karasutengu?): ninjas com aparência de corvos, servem aos Feiticeiros como soldados. Fracos e péssimos lutadores, são facilmente derrotados por Jiraiya e seus irmãos.
Aracnin Morgana (em japonês: 妖忍 クモ御前, Yūnin Kumo Gozen?, 37-39, 47-50): uma feiticeira que fora derrotada por Tetsuzan no passado. Volta à vida nos tempos atuais e passa a auxiliar Dokusai. Usa um rifle como arma em sua forma jovem. Seu nome original é traduzido como "Ninja Feiticeira Madame Aranha".
Unidade de Ninjas Especiais (em japonês: 特殊忍者群, Tokushu Ninjakun?, 16): um grupo de ninjas criados pro Dokusai e nomeados pelos 5 elementos do Taoísmo: Fire (em japonês: 火, Ka?), Water (em japonês: 水, Sui?), Land (em japonês: 土, Chi?), Tree (em japonês: 木, Moku?) e Wind (em japonês: 風, Fū?). São enviados para destruir Jiraiya, mas Fuu hesita em atacar o herói ao ouvir o barulho do vento. Após a derrota deles nas mãos de Jiraiya, os Feiticeiros recolheram os cadáveres dos ninjas para criarem o andróide Kazenin Maffia.
Kazenin Maffia (em japonês: 風忍 馬風破, Kazenin Mafūba?, 16, 29, 40, 47, 49-50): primeiro ninja ciborgue a ser criado, Maffia foi projetado para ter as habilidades de seus companheiros mortos. Utilizando o corpo de Fuu, Dokusai o criou para destruir Jiraiya de uma vez por todas. Porém, após lutar contra Jiraiya em suas duas primeiras aparições, tornou-se seu aliado e retorna no final da série para ajudá-lo na batalha. Seu nome original, "Mafuuba" (em japonês: 馬風破, "Mafuuba"?) é traduzido como "Cavalo da Ventania Destruidora".
Império NinjaO Império Ninja (em japonês: 世界忍者, Sekai Ninja?) são os ninjas de diferentes nacionalidades que também procuram por Pako. Cada um deles possui uma habilidade especial e um objetivo para o uso do tesouro. Alguns são malignos e desejam Pako para o ganho pessoal; outros o desejam para motivos nobres. Alguns lutam contra Jiraiya inicialmente, mas posteriormente tornam-se seus aliados.

AliadosJounin Barão Owl (em japonês: 城忍 フクロウ男爵, Jōnin Fukurou Danshaku?, 1-2, 9, 19, 37-38, 47, 49-50): o primeiro do Império Ninja a aparecer na série. Ele é, na verdade, um cavaleiro britânico adepto do cristianismo que luta com uma espada claymore escocesa. Deseja utilizar Pako para acabar com a fome, a injustiça e a miséria do mundo. Quase morre no episódio 9, quando cai do alto de uma cachoeira, mas posteriormente aparece vivo para Jiraiya e torna-se seu aliado. Seu nome se traduz literalmente como "Ninja do Castelo Barão Coruja".
Rainin Wild (em japonês: 雷忍 ワイルド, Rainin Wairudo?, 20, 33, 40, 46, 49-50)
Hounin Jane (em japonês: 宝忍 ジャンヌ, Hōnin Jannu?, 40)
Igyounin Beni Lagarto (em japonês: 異形忍 紅トカゲ, Igyōnin Beni Tokage?, 5, 31, 41)
Rounin Haburamu (em japonês: 牢忍 ハブラム, Rōnin Haburamu?, 3, 15)
Kaminin Oruha (em japonês: 紙忍 折破, Kaminin Oruha?, 12, 26, 45)
Bakunin Homem Míssil (em japonês: 爆忍 ロケットマン, Bakunin Roketto Man?, 14, 44, 49-50)
Seinin Alan (em japonês: 聖忍 アラムーサ, Seinin Aramūsa?, 21, 47)
Hananin Agnes (em japonês: 花忍 夢破, Hananin Yumeha?, 17, 18, 32)
InimigosKanin Chang Kung Fu (em japonês: 火忍 チャンカンフー, Kanin Chan Kan Fū?, 4, 49):
Kanin Chang Kung Fu Jr. (em japonês: 火忍 チャンカンフーの息子, Kanin Chan Kan Fū no Musuko?, 10-11, 49):
Kannin Dragon (em japonês: 漢忍 緑 龍, Kannin Ryoku Ryū?, 10-11, 49):
Juunin Makumba (em japonês: 獣忍 マクンバ, Jūnin Makunba?, 7, 25, 49):
Irmão mais Velho de Juunin Makumba (em japonês: 獣忍 マクンバの兄, Jūnin Makunba no Ani?, 25, 49):
Gounin Abdad (em japonês: 剛忍 アブダダ, Gōnin Abudada?, 8, 49):
Shakunin Strowver (em japonês: 灼忍 ストローボ, Shakunin Sutorōba?, 43, 49):
Kenin Pax (em japonês: 化忍 パルチス, Kenin Paruchisu?, 19, 22, 31, 40, 48-49):
Líder dos Kaminin (em japonês: 紙忍一族頭領, Kaminin Ichizoku Tōriyō?, 45, 49):
Otonin Uhaya (em japonês: 音忍 宇破, Otonin Uha?, 6, 32, 49):
Badan Adolf Sugitani (em japonês: 杉谷悪之坊, Sugitani Aku Nobō?, 28, 49):
Tetsunin Steel (em japonês: 鉄忍 ガメッシュ, Tetsunin Gamesshu?, 23, 49):
Tetsunin Steel 002 (em japonês: 鉄忍 ガメッシュ002, Tetsunin Gamesshu Tsu?, 40, 49):
Manin Luana (em japonês: 魔忍 シルビア, Manin Shirubia?, 15, 49):
Janin Aman Negro (em japonês: 邪忍 黒い茨, Janin Kuroi Ibara?, 30, 49):
Suinin Tubarão-Mor (em japonês: 水忍 シルバーシャーク, Suinin Shirubā Shāku?, 24, 40, 48-49):
Yuji/Satã Ashura (em japonês: 花忍 黒猿, Hananin Kurozaru?, 17, 18, 49):
Yaminin David Cat (em japonês: 闇忍 デビルキャッツ, Yaminin Debiru Kyattsu?, 36, 48, 49):
Sainin Gyuuma (em japonês: 祭忍 ギュウマ, Sainin Gyūma?, 13, 42, 49-50):
Killer e Commando (em japonês: キラーとコマンド, Kirā to Komando?, 34, 35, 49):
Uchuunin Dell-Star (em japonês: 宇宙忍 デモスト, Uchuunin Demosuto?, 37, 40, 41, 46, 48-49):
OutrosSenza - um velho homem que mora no campo e trabalha como chefe de uma empresa. Ele tinha em mãos a Chama Verde, que Rounin Haburamu precisava levar de volta à Turquia. Senza foi morto pelos Karasutengus.
Joe - Joe era pupilo da arte ninja Togakuri. Ele trabalhava na África como ambientalista e fiscal de caças ilegais dos animais. Apareceu somente numa foto, pois Shunin Makumba #1 o matou por ordem do pérfido Koichi Miyamura.
Koichi Miyamura - velho empresário mau-caráter, ganancioso e sem escrúpulos para quem Shunin Makumba #1 trabalhava, era o principal chefe do mercado negro de produtos animais no Japão. Ele ganhava rios de dinheiro não apenas pela compra e revenda de produtos de origem animal como também por via de encomendar as mortes daqueles que tentavam atrapalhar seus negócios escusos (por exemplo, Joe foi morto por Makumba sob sua ordem). Miyamura foi neutralizado por Tetsuzan, que o mandou para a prisão.
Maira - embaixatriz e herdeira do trono de Anmel, Maira é conhecida como "O Anjo da Paz". Ela escapou viva de um atentado realizado pela Família de Feiticeiros e seu próprio tio Gonin Abdad. Por sorte, Toha e Kei impediram esse ato de terrorismo. Ao fim do episódio em que aparece, Maira, por intermédio de Reiha, deixa um talismã com Toha, segundo ela, como "uma lembrança de seu primeiro amor".
Bacera e Lúcia - amigas e empregadas de Maira.
Kensuke Onimura - ninja fugitivo da família Kaminin, era também discípulo de Tetsuzan Yamashi. Kaminin Oruha queria matá-lo, custe o que custasse, por sua traição - e o matou.
Kazumi Onimura - filha de Kensuke Onimura, Kazumi possuia uma lembrança de Oruha. Ela agora trabalha junto com Kaminin Oruha na pensão da fazenda onde morava com Oruha depois que seu pai morreu (este foi morto há anos pelo próprio Oruha).
Toryo - lider dos antigos ninjas conhecidos como Sombras, que são também discípulos de Tetsuzan.
Líder da Central JR - o líder da JR trabalha no trem-bala. Ele estava arrasado pelo seqüestro da filha, Noriko, mas acabou tudo bem graças ao Jiraiya.
Noriko - filha do líder da Central JR e amiga de Manabu.
Morakami - chefe da Família Hananin e mentor de Hananin Agnes. Morakami e sua família tinham o dever de proteger a armadura amaldiçoada Sathan. Morakami foi traído e morto por Yuji (Sathan Ashura) e seus capangas.
Iku Sasaki - corretor de imóveis. Ele se aliou à Família de Feiticeiros por causa do dinheiro e armou um plano para expulsar os Yamashi do prédio. No fim, acabou perdoado graças ao filho.
Senji Sasaki - amigo de Manabu, Senji é o filho único do corretor de imóveis Iku Sasaki. Ele ajudou os Yamashi quando estes souberam que os moradores do prédio foram pegos e feitos reféns pela Família de Feiticeiros.
Makiko - amiga de Kei, Makiko é filha de um dono de posto de gasolina Esso.
Mien - amiga de Kei, Mien muito antes se meteu numa fria com umas cinco garotas, que levaram uma bela surra de Kei. Aí então, elas se uniram à Família de Feiticeiros e Kenin Pax. Mien correu perigo junto com os pais e os empregados virando reféns dos Feiticeiros na mansão e até mesmo Kenin Pax teve a cara de pau de se disfarçar de Mien e da mãe dela. Mas no final, Jiraiya e Emiha vieram e tudo acabou bem.
Dr. Schimdt e Dr. Brown - dois cientistas da Rússia e da Inglaterra, respectivamente. Eles criaram junto com o Dr. Smith um aparelho para cura do medo no cérebro dos pacientes quando iam se submeter a uma cirurgia. Tetsunin Steel e seus capangas queriam esse aparelho pra controlar os cérebros de bilhões de pessoas. Os dois cientistas acabaram sendo raptados e o Dr. Smith foi raptado depois. No final, Jiraiya e Tetsuzan acabaram com o plano maligno dos Steel.
Kaio Tsumoto - uma mulher que adora animais. Ela vivia num apartamento mas acabou expulsa de lá pelos vizinhos por causa dos animais que tinha. Kaio vivia numa rua até que chegaram os Yamashi e a acolheram com seus bichos. Ela também é uma ótima cozinheira. Manabu queria que Kaio morasse junto com ele. Kaio tem um marido, que era o seqüestrador dos bichos para entregá-los a Shunin Makumba #2, que os usava em sacrifício para trazer Shunin Makumba #1 de volta à vida. Mas por sorte, ele se arrependeu deste trabalho sujo e Jiraiya destruiu Makumba #2, acabando com os sacrifícios.
Shin Yazaka - um aventureiro que descobriu o palácio Deus do Mar. Ele é perito em conhecer sobre animais e plantas. Ele até que poderia ser o primeiro amor de Kei.
Sogo - é um homem que mora na vila dos Togakuri e conhece muito bem Badan Adolf Sugytani, e que depois foi atacado pelo mesmo, mas escapou vivo.
Hanzo e Kio - os dois são os pais verdadeiros de Toha. Eles morreram defendendo a inscrição de Pako. Badan Adolf Sugytani foi o responsável pelas mortes deles. Toha vingou a morte deles acabando com Adolf.
Gensai Kishimura - Gensai é o maior veterano dos ninjas. Ele é um velho conhecido do Tetsuzan. Gensai foi o mestre do Aman Negro e acabou assassinado pelo mesmo ao tentar impedí-lo de cometer seus crimes hediondos.
Tomoe - ela é professora do internato feminino onde Mei e Kei (além da Reiha e Agnes disfarçadas) estavam hospedadas.
Mei - Mei é a garota que tem poderes paranormais. Ela possui a percepção extra-sensorial. Otonin Uhaya e a Família de Feiticeiros queriam esse poder de Mei para acabar com Jiraiya e descobrir o Pako. Mas, graças a Jiraiya, Emiha, Agnes e Reiha, esse plano não foi concluído.
Nomya - ele era um espião-ninja. Fazia negócios e roubos. Ele roubou o projeto da nova arma sendo que este projeto foi destruído por Jiraiya depois que este enfrentou o Rainin Wild num duelo. Nomya acabou morto por Retsuga e os Karasutengus.
Akiko - ela é parecida com a mãe de Manabu e Kei. Akiko ficou hospedada com os Yamashi, mas ela era escrava do Sainin Gyumah (o segundo, que queria vingança pela morte do primeiro). Por ordem do maligno, Akiko encarregou-se de conquistar a confiança dos Yamashi para roubar deles a outra metade de Pako. No entanto (e também por sua semelhança à finada mãe de Kei e Manabu) Akiko se afeiçoou aos dois filhos mais novos dos Yamashi, especialmente Manabu, e por isso não queria mais fazer o trabalho sujo que Gyumah exigia. No final, ela pôde enfim ir embora após Jiraiya acabar com Gyumah.
Mayuko - menina que mora no campo. Ela conheceu Toha quando este estava cego pelo raio de Shakunin Strover e o trouxe para uma caverna. Ela conseguiu a flor montanhesa cujo lírio curou a cegueira de Toha, que depois venceu Strover.
Tao - Tao é a filha adotiva do Bakunin Homem-Míssil. Ela o conheceu no Vietnã nos tempos da guerra, quando seus pais verdadeiros foram covardemente assassinados por guerrilheiros inimigos, os quais Homem-Míssil matou depois. Ela se dedica muito à dança.
Prof. Takai - arqueólogo que descobriu a existência do Deus Jirai.
Akari Takai - dizem que ela é a namorada do Manabu. Akari é a filha do Prof. Takai. A menina tem a ocarina que ajudou a salvar Seinin Allan da hipnose da flauta malévola de Aracnin Morgana.
Curiosidades
Em outubro de 2004, Takumi Tsutsui (o intérprete de Toha/Jiraiya) veio para o Brasil, junto com Hiroshi Watari (Den Iga/Sharivan em Sharivan, Kenji Sony/Spielvan em Spielvan, Boomerman em Jaspion, entre outros), em um evento em São Paulo chamado Ressaca Friends. Retornou ao Brasil em 2008 junto com Akira Kushida (cantor dos temas de Sharivan, Jaspion e do próprio Jiraiya, entre outros temas de tokusatsu) no evento Anime World, em Porto Alegre, e no evento Anime Friends em São Paulo.
O ator que interpreta o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi (o qual fora entrevistado em 2002 pela revista brasileira Henshin), é também o fundador da Bujinkan (Casa do Guerreiro Divino), uma instituição que ensina o Ninjutsu (arte marcial dos Ninjas). Dr. Masaaki Hatsumi nasceu na cidade de Noda, na província de Chiba, em 2 de dezembro de 1931. Ele graduou-se na Universidade Meiji, de Tóquio, hoje ele é o diretor de sua própria clínica na cidade de Noda, sendo considerado um dos maiores traumatologistas do Japão. Ele recebeu das mãos de seu maior mestre, Toshitsugu Takamatsu (o último ninja profissional) o título de Grão-Mestre (Soke; havendo apenas um por tradição e por geração) de nove tradições marciais antigas do Japão. Uma dessas tradições é a Togakure Ryu, a qual é citada na série, e como o personagem Tetsuzan Yamashi, Dr. Masaaki Hatsumi é de fato o 34º Soke (herdeiro) da Togakure Ryu.
Líbero Miguel, que fazia a voz do vilão Dokusai e dirigia a dublagem do seriado, morreu e por conta disso teve de ser substituído no episódio 17 por Gilberto Barolli e Nair Silva assumiu a direção da dublagem. Do elenco brasileiro de dublagem, além de Líbero Miguel, também já faleceram Carlos Laranjeira (Spiker), Waldyr Wey (Tetsuzan), Gastão Malta (Barão Owl) e João Paulo Ramalho (Pako).
São contraditórios os dados disponíveis relativos à performance comercial (audiência e licenciamento) do seriado no Japão. A revista Herói (1a fase - Editora ACME) diz que, tal como Jaspion e National Kid, Jiraiya não fez grande sucesso em seu país de origem (sem prejuízo mas também sem grandes lucros), mas foi muito bem-sucedido no Brasil. No entanto, a revista Gyodai no 1 (Editora ZN) diz que a audiência da série foi boa o bastante em terras nipônicas a ponto de os produtores da Toei Co. pensarem inicialmente no conceito de seu sucessor, Jiban, como um "Policial Ninja".
Outras provas colaboraram para a hipótese de sucesso apontada no item acima: o número de episódios - 50 - dificilmente se aplicaria a séries de desempenho mediano (que têm em média 45 ou 46). A aparição de um personagem de Jiraiya na sua série sucessora (ver parágrafo seguinte) também parece indicar uma boa trajetória: dificilmente isso acontece com uma série mal-sucedida e já encerrada.
Takumi Hashimoto também repetiu seu papel como Manabu no episódio 31 de Jiban no ano seguinte. Em 1992 viria a participar da série Super Sentai Zyuranger, na qual interpretou Boi/Tiger Ranger.
Em 1987, o ator Issei Hirota (Spiker) fez o papel de Akira (Blue Mask) em Maskman.
O nome original da espada do Jiraya é Jikkou Shinkuu Ken, que significa Espada do Vácuo Luminoso Magnético. Não se sabe do porquê a dublagem brasileira ter mudado o nome para Espada Olímpica além do fato de que a série foi exibida no Japão durante a realização dos Jogos Olímpicos de Seul. E a série chegou no Brasil um anos depois. O mais provável é que tenha sido por motivos comerciais, já que o nome original é extenso e confuso. Apesar de não fazer muito sentido, o nome "Espada Olímpica" pegou e até hoje é facilmente lembrado pelos que assistiram a série.
Outra mudança "importante" da adaptação brasileira foi o termo Guerra Mundial dos Ninjas para Ninja Olimpiada (olimpiada dos ninjas).
O ator Noriaki Kaneda, intérprete do vilão Dokusai, também trabalhou em Jaspion como o dublê do Gigante Guerreiro Daileon e do próprio Jaspion e também outros seriados que foram exibidos no Brasil como Metalder, Jiban, Spielvan, etc.
O ator Shouhei Kusaka, que interpretou Tokio no episódio 5 em Sharivan, passa a atuar como o ninja Kaminin Oruha (episódios 12, 26 e 45), e também interpretaria no ano seguinte o personagem-título em Policial de Aço Jiban, bem como seu alter-ego, o policial Naoto Tamura.
A atriz Michiko Enokida (Kazumi) interpretaria no mesmo ano a paranormal Kyoko Matoba em Kamen Rider Black RX.
Na música de abertura da série, é possível ouvir um coro em backing vocal murmurando uma espécie de verso, a princípio indecifrável ao escutarmos a canção; na verdade, o coro recita: Gakoraitousha, Akumafudou! (em japonês: 我古来闘者, 悪魔不動, Gakotaitosha, Akumafudo!?), uma antiga técnica ninja cuja tradução é algo como "Pelos meus ancestrais lutadores, que o demônio não se mova!". Segundo o mestre Masaki Hatsumi (Tetsuzan), essa técnica ninja (em japonês: 忍術, Ninjutsu?) era usada para paralisar o inimigo em batalha a fim de atacá-lo.
O carro de Jiraiya, Black Storm, é o Nissan 300ZX T-Top 1988, com motorização V6.
A série foi lançada oficialmente no ano de 2009 em DVD no Brasil. Entretanto, tal lançamento foi severamente criticado por muitos fãs, já que a qualidade de imagem é a mesma dos DVD's alternativos que já circulam há um bom tempo pelo país, gravado da reprise do canal japonês Toei Channel. No Japão, a série foi lançada também em DVD entre 2008 e meados de 2009, porém com remasterização total dos episódios. Tal fato repercutiu não apenas aos fãs de tokusatsu, bem como fãs saudosistas de programas exibidos antigamente na TV brasileira.
A apresentadora, cantora e atriz francesa Dorothée participou da série como a ninja Catherine (em japonês: カトリーヌ, Katoriinu?) nos episódios 29, 31, 40.
Lista de epísódios1.Pako, a Cápsula Miraculosa (em japonês: 磁雷矢VS妖魔一族, Jiraiya VS Yūma Ichizoku?)
2.Barão Owl, o Imperador Ninja (em japonês: 城忍フクロウ男爵, Jōnin Fukurou Danshaku?)
3.A Esmeralda (em japonês: 牢忍ハブラムの秘宝!!, Rōnin Haburamu no Hihō!!?)
4.A Retomada da Inscrição (em japonês: 破れ!! 火忍チャンカンフーの幻術, Yabure!! Kanin Chan Kan Fū no Genjutsu?)
5.O Roubo da Espada Olímpica (em japonês: 奪われた磁光真空剣!!, Torawareta Jikkō Shinkū Ken!!?)
6.O Mistério dos Mistérios (em japonês: 謎の謎は謎謎?!, Nazo no Nazo wa Nazonazo?!?)
7.O Caçador da Selva (em japonês: ジャングルのハンター獣忍マクンバ, Janguru no Hantā Jūnin Makunba?)
8.O Anjo da Paz (em japonês: 暗殺はデートの後で, Ansatsu wa Deeto no Ato de?)
9.A Emboscada (em japonês: ワナワナ罠のパコ作戦, Wana Wana Wana no Pako Sakusen?)
10.A Vingança do Kung-Fu Part I (em japonês: 生か死か! 霊幻忍法の恐怖, Sei ka Shi ka! Reigen Ninpō no Kyōfu?)
11.A Vingança do Kung-Fu Part II (em japonês: 怒りの闘破・真っ向両断!!, Osori no Tōha・Makkō Ryō Dan!!?)
12.A Promessa do Amor (em japonês: 折鶴のペンダントは愛の誓い, Orizuru no Pendanto wa Ai no Chikai?)
13.As Sete Sombras (em japonês: 祭忍VS七人の忍者たち, Sainin VS Shichinin no Ninja-tachi?)
14.O Franco-Atirador (em japonês: 小さな命に燃えた爆忍ロケットマン, Chiisa na Inochi ni Moeta Bakunin Roketto Man?)
15.A Maldição Lendária (em japonês: 呪いの魔女伝説, Noroi no Majo Densetsu?)
16.A Cruzada dos Ninjas (em japonês: 風に泣くサイボーグ忍者! 風忍馬風破, Kaze ni Naku Saibōgu Ninja! Kazenin Mafūba?)
17.A Estrela das Trevas (em japonês: 夢破I 浜名湖に潜む魔王!, Yumeha I Hamanako ni Hisomu Maō!?)
18.A Vingança de Agnes (em japonês: 夢破II 霊気が燃える大砂丘!, Yumeha II Reiki ga Moeru Dai Sakyū!?)
19.A Invasão (em japonês: 武神館を占領せよ!, Bushinkan o Senriyō seyo!?)
20.Procura-se Jiraiya (em japonês: ハロー! 雷忍ワイルドは陽気なガンマン, Harō! Rainin Wairudo wa Yōki na Ganman?)
21.A Ira da Lua (em japonês: 聖忍アラムーサ・怒りの手裏剣を放て!, Seinin Aramūsa・Osori no Shuriken o Hanate!?)
22.A Dimensão da Amizade (em japonês: 花咲け! 美しきくの一忍法, Hanasake! Utsukushikiku no Ichininpō?)
23.O Sequestro dos Cientistas (em japonês: 毒斎より怖い?! 鉄忍ガメッシュ, Dokusai yori Kowai?! Tetsunin Gamesshu?)
24.O Capitão Pirata (em japonês: 海賊キャプテンクックの金貨, Kaizoku Kyaputenkukku no Kinka?)
25.O Rapto dos Animais (em japonês: ペットがいない! ラーメン小母さん大奮戦, Petto ga Inai! Rāmen Obasan Daifunsen?)
26.A Primavera de Emiha (em japonês: おしゃれと危険! ケイと恵美破, Oshareto Kiken! Kei to Emiha?)
27.Jiraiya, o inimigo de Toha (em japonês: 闘破の敵は磁雷矢, Tōha no Teki wa Jiraiya?)
28.Quem sou eu? (em japonês: あぶない戸隠流・闘破は誰の子?, Abunai Togakure-ryū・Tōha wa Dare no Ko??)
29.A Revolta do Pequeno Ninja (em japonês: 0点小僧の忍者オリンピック, Reitenkozō no Ninja Orinpikku?)
30.O Ninja Solitário (em japonês: 忍法・ハナちょうちん!, Ninpō・Hana Chōsan!?)
31.A Espada de Shingen (em japonês: パリで見つかった武田信玄の愛刀, Pari de Mitsukatta Takeda Shingen no Ai Katana?)
32.A Percepção Extrasensorial (em japonês: 渚のくの一忍法帖, Nagisa no Kunoichi Ninpōjō?)
33.A Guitarra Cobiçada (em japonês: ギターかかえた渡り鳥・雷忍ワイルド, Gitā Kanaeta Watari Tori・Rainin Wairudo?)
34.A Caveira Assassina (em japonês: 出た!! 妖魔巨獣 史上最大の危機, Deta!! Yōma Kyojū Shijō Saidai no Kiki?)
35.O Desafio dos Togakure (em japonês: 天空に立つ磁雷神!!, Tenkū ni Tatsu Jiraijin!!?)
36.O Feitiço do Gato Preto (em japonês: 闇に光る黒猫の目! 怪盗デビルキャッツ, Yami ni Hikaru Kuroneko no Me! Kaitō Debiru Kyattsu?)
37.O Homem de 2300 Anos (em japonês: 2300年生きた男 宇宙忍デモスト, 2300 Nensei Kita Otoko Uchūnin Demosuto?)
38.As Mil e Uma Faces (em japonês: 奇っ怪!! 百の顔の妖魔一族, Kikkai!! Hyaku no Kao no Yōma Ichizoku?)
39.A Conspiração de Morgana (em japonês: 毒グモ爆弾!! 吉か・凶か?, Doku Kumo Bakudan!! Yoshi ka・Kyō ka??)
40.A Traição (em japonês: 哀しみのジャンヌ, Kanashimi no Jannu?)
41.Olímpica VS Satã (em japonês: 磁光真空剣VS暗黒剣, Jikkō Shinkū Ken VS Ankoku Ken?)
42.Adeus, Mamãe (em japonês: さよなら! 幻の母上様, Sayonara! Maboroshi no Hahaue-sama?)
43.O Indomável Strowver (em japonês: 少女の祈り! 灼忍ストローボ百万ボルトの恐怖, Shōjo no Inori! Shakunin Sutorōbo Hyakuman Boruto no Kyōfu?)
44.O Poder do Amor (em japonês: 磁雷神大爆破!! 戦場の父と娘, Jiraijin Dai Bakuha!! Senjō no Chichi to Musume?)
45.A Ponte da Esperança (em japonês: 磁雷神の力! 愛と希望のかけ橋, Jiraijin no Chikara! Ai to Kibō no Kake Hashi?)
46.Amizade Perdida (em japonês: 黒い噂・駆けつけろ正義の忍者たち!, Kuroi Uwachi・Kaketsukeru Seigi no Ninja-tachi?)
47.Manabu e seu Primeiro Amor (em japonês: 学の初恋・あまりにあぶない金剛山, Manabu no Hatsukoi・Amari ni Abunai Kongō-san?)
48.O Aparecimento de Pako (em japonês: 遂に出た!! 世紀の秘宝パコ!!, Tsui ni Deta!! Sekai no Hihō Pako!!?)
49.O Último Confronto (em japonês: 世界忍者! 金剛山に大集結!!, Sekai Ninja! Kongō-san ni Daishūketsu?)
50.Adeus, Espada Olímpica (em japonês: 妖魔一族の最後!さらばパコ=磁雷神!!, Yōma Ichizoku no Saigo! Saraba Pako=Jiraijin!!?)

Especial do mês -Pokemon




Pokémon ou Pocket Monsters (em japonês: ポケットモンスター Poketto Monsutā?, literalmente, "monstros de bolso") é uma marca japonesa mundialmente conhecida que engloba uma variada gama de produtos. Dividida em várias mídias, foi iniciada com os jogos eletrônicos de RPG Pokémon Red e Blue, para o video game portátil Game Boy, em fevereiro de 1996.
Pokémon é a criação do programador japonês Satoshi Tajiri e seu amigo, o desenhista e designer Ken Sugimori. Após seus primeiros jogos, vários outros foram produzidos (num total de 43), e a série se expandiu para vários mangás, um jogo de cartas oficial, um anime – hoje em sua 14ª temporada – e 13 filmes já lançados. Pokémon tornou-se um marco na cultura pop dos anos 90 até 2003[1] e a venda de seus jogos ultrapassou 180 milhões de unidades em todo o mundo o que levou a série a ser a segunda mais vendida da Nintendo e também de todo o mundo ambas as vezes atrás apenas de os jogos da série Mario Bros.
A origem de toda a série são os video games feitos para os consoles da Nintendo. As características principais dos jogos de Pokémon são a necessidade de colecionar diferentes monstros e a opção de escolher quais farão parte do grupo do jogador e como serão treinados. Várias vezes, os jogos foram considerados inovadores no quesito conexão já que a partir de Pokémon Red, Blue e Green a ligação entre videogames era possível, conectando-se dois Game Boys através do cabo Game Link e permitindo a troca de Pokémon e batalhas entre os jogadores. Criados pela empresa Game Freak, os jogos de Pokémon tinham o intuito de interagir com os jogadores e fazê-los interagirem com outros, batalhando e trocando os Pokémon de uma versão para outra.
Após os primeiros jogos, os criadores fizeram um anime, que marcou o início da "invasão" de Pokémon ao Ocidente no final da década de 90 e também proporcionou a vinda de outros animes. Com mais de 620 episódios exibidos no Japão,o anime de Pokémon é o quinto desenho animado há mais tempo em exibição nos Estados Unidos, sendo superado apenas por Os Simpsons, O Rei do Pedaço, Arthur e South Park.No Brasil foi lançado um CD intitulado Para Ser Um Mestre, da gravadora Abril Music, onde as canções são em português e todos os artistas são brasileiros.

Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis espécies de Pokémon se desenvolveram. Pesquisadores procuraram e identificaram centenas dessas criaturas. E ainda há muitas mais para serem descobertas. Muitas histórias foram passadas contando as extraordinárias aventuras que os humanos compartilham com seus amigos Pokémon. Também houve conflitos, mas através das eras, aprendemos a viver em harmonia e assim a história continua…

Os filmes de Pokémon começaram a surgir com o primeiro longa-metragem da série em 1998. O primeiro filme, chamado de Pokémon, o Filme: Mewtwo Contra-Ataca mostrava Ash e seus amigos face a face com um clone do Pokémon Lendário Mew, chamado Mewtwo, que estava disposto a extinguir os humanos e Pokémon do mundo com uma tempestade e povoá-lo com clones. O filme foi lançado pelos estúdios responsáveis pelo anime de Pokémon no Japão e foram distribuídos na América pela Warner Bros. No ano seguinte, foi lançado Pokémon, o Filme 2000: O Poder de Um. O segundo filme fazia de Ash um escolhido para acordar o Lendários Lugia e salvar o mundo da total destruição, apartando uma luta entre os três pássaros lendários Articuno, Zapdos e Moltres, causado pelo aprisionamento de dois deles por um colecionador excêntrico. Como o primeiro filme teve um sucesso significativo nos Estados Unidos, a Warner Bros. decidiu distribuir o segundo nos cinemas também, mas sua bilheteria foi menor que a do filme anterior. Pokémon 3: Feitiço dos Unown contava a história de Molly, uma garota órfã de mãe que teve seu pai desaparecido em uma escavação. Nisso, os Pokémon-letra, conhecidos como Unown, transformam sua casa em um palácio de cristal, criando um Entei imaginário, que sequestra a mãe de Ash e o faz salvá-la antes que o cristal da mansão se expanda e cubra a maior parte do continente. Tendo a menor bilheteria dos três filmes, a Warner Bros. desistiu de distribuí-los.
Em 2001 Pokémon: Viajantes no Tempo foi lançado no Japão, onde um membro da Equipe Rocket vem do futuro para capturar o lendário Celebi, que protege as florestas e viaja no tempo. Para derrotar o agente Rocket, Ash precisa da ajuda de Sammy, um garoto do passado, e do cão lendário Suicune, os quais ele vai buscá-los. Tendo a ausência da Warner Bros. na distribuição dos filmes, a empresa Miramax o fez. Embora lançado em 2002 nos Estados Unidos, Pokémon 4 só foi lançado no Brasil em 2005, distribuído pela Europa Filmes. O quinto filme, chamado de Pokémon Heroes, é o último da série original e mostra Ash e seus amigos em uma cidade onde moram os guardiões da capital das águas, Latios e Latias, e Ash tem que salvá-los de duas vilãs que querem roubar suas almas.
O primeiro filme de Pokémon Advanced Generation foi Pokémon: Jirachi Wishmaker e foi o primeiro filme da série a ser lançado somente em DVD nos Estados Unidos. Nele, os protagonistas da fase do anime têm que proteger o lendário Jirachi, que aparece na Terra a cada 1.000 anos, de um antigo membro da organização maléfica Team Magma e seus Pokémon, um Absol e um falso Groudon. Em 2004, Pokémon: Destiny Deoxys foi lançado no Japão, onde Ash e seus amigos precisam investigar e descobrir quem é o Pokémon extraterrestre, Deoxys, e por quê o dragão Rayquaza está lutando com ele. Sendo ajudado por um garoto sem confiança em si próprio, Ash pára Deoxys e entende o porquê de ele estar brigando com Rayquaza. Pokémon: Lucario and the Mystery of Mew foi lançado em 2005 no Japão. Quando Ash se depara com o desaparecimento de Pikachu, teletransportado junto com Mew e Meowth para uma árvore gigante nunca explorada antes, ele e seus amigos, ajudados por uma repórter, viajam com um Pokémon aprisionado dentro do bastão de um suposto herói por 1.000 anos, chamado Lucario, que não confia em humanos e acha que todos são infiéis aos seus Pokémon, por causa da traição de seu meste, o herói Sir Aaron. No desenrolar da história, Lucario descobre e revive momentos do seu passado e Pikachu, junto de Mew e Meowth exploram a gigantesca árvore. No nono filme, intitulado Pokémon Ranger and the Temple of the Sea, um pirata quer dominar os mares roubando ovo de Manaphy. Resgatado por um Pokémon Ranger, esse ovo choca e o bebê Manaphy escolhe May como sua mãe. Seguindo o rastro desse Pokémon, o Ranger e sua família, junto de Ash e seus amigos, descobrem o caminho para um templo lendário no fundo do mar, ao mesmo tempo que são seguidos pelo pirata maníaco.
Com o décimo filme, primeiro da geração Diamond e Pearl, inicia-se uma série de filmes denomindada A Guerra dos Deuses, que marca as lutas dos lendários Dialga e Palkia. O primeiro filme da saga, Pokémon: Rise of Darkrai, inicia a batalha dos dois Pokémon em Àlamos Town, uma cidade histórica. Enquanto Ash e seus amigos se hospedam na cidade, os dois Pokémon começam a brigar e mudar o tempo e espaço da região, ao mesmo tempo que Darkrai provoca pesadelos nos cidadãos. Lançado em 2008 no Japão, o segundo episódio da saga apresenta, além dos dois Pokémon lendários, outros três, Giratina, Regigigas e Shaymin. Pokémon: Arceus and the Jewel of Life trouxe formas novas para alguns Pokémon e detém um recorde no Guiness Book, o de filme com maior pré-venda de ingressos no mundo.[1]
O 12º filme da série, foi lançado no dia 18 de julho de 2009 no Japão, sob o nome de Gekijōban Poketto Monsutā Daiyamondo to Pāru – Aruseusu – Chōkoku no Jikū he (em japonês: 劇場版ポケットモンスター ダイヤモンド&パール 超克の時空へ? literalmente, Lançamento Teatral Pocket Monsters Diamond e Pearl Arceus: À Conquista do Tempo-Espaço). Ele traz Heatran, Dialga, Palkia e Giratina, além de um Pichu especial com a orelha espetada, também conhecido como Notched Ear Pichu, e a provável aparição de Arceus, o Deus dos Pokémon. Nos EUA, será lançado sob o título de Pokémon: Arceus and the Jewel of Life, ou Arceus e a Joia da Vida.
O 13º filme, esta previsto para ser lançado no dia 10 de julho de 2010 no Japão segundo o site oficial do filme.O nome do filme será "Zoroark: The ruler of ilusion" em português "Zoroark: O governador da ilusão". O filme provavelmente tera em seu elenco Ash Ketchum, Brock, Dawn, Zorua, Zoroark, Suicune, Entei, Raikou, Celebi e outras personagens mostradas na lista de personagens do site do oficial do filme.
Filmes Pokemons Mais Famosos

Pokémon, the First Movie: Mewtwo Strikes Back (em japonês: 劇場版ポケットモンスター ミュウツーの逆襲 Gekijōban Poketto Monsutā Myūtsū no Gyakushū?, lit., Lançamento Teatral Pocket Monsters o Contra-Ataque de Myūtsū), conhecido no Brasil como Pokémon, o Filme: Mewtwo Contra-Ataca é o primeiro filme da série Pokémon produzido, baseando-se no anime da série. Dirigido por Kunihiko Yuyama, foi lançado em 1998 no Japão, no início da segunda temporada do desenho.
Acompanhando o sucesso do desenho na época, Mewtwo Strikes Back foi campeão de bilheterias em suas primeiras semanas. Além do filme principal, foram exibidos um curta-metragem, intitulado As Férias de Pikachu, e o especial A Origem de Mewtwo, contando como o Pokémon do filme fora criado. Esta última não foi lançado nos cinemas ocidentais e foi editado na primeira versão em DVD dos Estados Unidos.

O antagonista do filme é Mewtwo que é criado em laboratório pelos cientistas como clone do Pokémon Mew, cujo qual foi encontrado um fóssil na Amazônia. Depois disso Mewtwo desperta e destrói o laboratório com os cientistas e quer derrotar Mew. Para isso ele faz dele uma ilha, a mesma onde ele foi criado, e assim convida os melhores treinadores do mundo para participar de um evento. Ash no começo do filme luta contra um pirata e ganha, e depois recebe o convite para participar do torneio Pokémon contra o melhor treinador do mundo. Porém começa a chover e a travessia para a Ilha não iria sair até a chuva parar. Isso, na verdade, era um desafio para selecionar os treinadores que iriam ao evento, e logo somente Ash e mais três treinadores chegam a Ilha de Mewtwo.
Chegando eles descobrem que Mewtwo é um Pokémon. Isso mesmo! Um pokémon é o melhor treinador do mundo, e ao mesmo tempo o mais forte Pokémon.
Mewtwo começa a fazer clone dos Pokémon de Ash, Misty, Brock e dos outros três treinadores, e então começa uma luta entre os Pokémon verdadeiros e os clones, porém os clones são mais fortes, e acabam ficando em vantagem. Nisso aparece Mew, e ele começa a lutar com Mewtwo de igual para igual com seus poderes. Ash quer que as lutas entre os Pokémon verdadeiros e os clones terminem, porém Mewtwo e Mew continuam lutando entre si e da luta acaba saindo uma grande explosão e Ash acaba entrando no meio e recebe o golpe. Assim ele é transformado em pedra.
Nisso todos os Pokémon começam a chorar e Mewtwo entende o verdadeiro significado dos humanos e como eles gostam de seus Pokémon, e quando todos Pokémon começam a chorar Ash volta ao normal e Mewtwo vai com todos os seus clones para um lugar melhor para eles viverem e faz Ash e os outros esquecerem o que tinham visto. Então eles são trazidos para um Centro Pokémon, e a chuva para.

Mewtwo Contra-Ataca é o primeiro longa-metragem da série Pokémon, exibido logo após o curta As Férias de Pikachu. Embora nunca tenha sido uma característica da série, Mewtwo Contra-Ataca é considerado sombrio e violento em comparação ao anime.
Mewtwo Contra-Ataca conta a história de um Pokémon criado por humanos, Mewtwo, que foi clonado a partir de um fóssil do raro Mew. No prólogo, ao ver que foi criado artificialmente, e não naturalmente, Mewtwo revolta-se, explodindo todo o laboratório de pesquisas e matando todos os cientistas que ali estavam. Por helicóptero, um homem chega e convida Mewtwo a descobrir quais são seus verdadeiros poderes, sem revelar que foi ele quem mandou criar Mewtwo. Giovanni treina Mewtwo com um aparato tecnológico que supostamente aumenta seus poderes psíquicos. Descobrindo que a armadura inibe seus poderes, Mewtwo revolta-se novamente, acreditando que os humanos não podem ser de confiança. Fugindo do campo de treinamento, ele retorna a sua ilha e declara ali seu território, onde iniciará sua conquista do mundo.
Alguns meses após o prólogo, Ash Ketchum e seus companheiros estão aproveitando uma pequena folga de sua jornada. Perto do horário de almoço, Ash é desafiado por um treinador. Aceitando o convite, Ash sai vitorioso da batalha, sendo observado por Mewtwo através de uma câmera escondida. Este, envia um Dragonite até o local da batalha, convidando o treinador a participar de um campeonato, com a chance de enfrentar o Treinador Pokémon mais forte do mundo.
Prestes a embarcar para New Island, onde o duelo ocorrerá, uma tempestade se forma impedindo de os treinadores embarcarem, além de que o sumiço da Enfermeira Joy da cidade impede que, caso algum Pokémon se machuque, este possa ser recuperado no Centro Pokémon. Mas a tempestade não impede treinadores de se arriscarem por água ou ar. Ash e seus amigos também decidem atravessar o oceano, pegando carona em um barco com a Equipe Rocket, disfarçada de Vikings. Um tsunami acaba por virar o pequeno barco, jogando todos ao mar, forçando Ash e Misty liberarem seus Pokémon aquáticos para ajudar.

Ash, Brock e Misty chegam à ilha onde ocorrerá o campeonato, e são recebidos pela serva do treinador. A Equipe Rocket não tem a mesma sorte. Sem Pokémon de água, eles usam seus Pokémon normais e quase se afogam, chegando com desespero à ilha e infiltrando-se nela. So saguão principal, Ash encontra outros treinadores que conseguiram chegar a New Island, enquanto aguarda a apresentação do anfitrião.
Quando este é apresentado, alguns treinadores ficam inconformados, ao verem que o treinador é também um Pokémon. Mesmo assim, Mewtwo convida os treinadores a enfrentá-lo em uma arena especial. Ao mesmo tempo, a Equipe Rocket explora o subsolo do castelo, encontrando um pequeno laboratório com Venusaur, Charizard e Blastoise em tubos. Jessie e James descobrem que estes são Pokémon clonados e também o último depoimento do criador de Mewtwo. Os clones saem do estado de hibernação, para se juntarem a Mewtwo na arena de batalha. Mew, o misterioso Pokémon que seguiu a Equipe Rocket até a ilha, vai atrás dos clones.
Na arena, Mewtwo usa cada um de seus clones com seus conterrâneos, vencendo as três lutas, livrando-se do uso de sua serva, a Enfermeira Joy, e demandando a entrega de todos os Pokémon dos treinadores, usando Pokébolas especiais. Ash tenta salvar seus Pokémon, em vão, além de impedir que Pikachu seja capturado. Após este ser aprisionado, Ash segue sua Pokébola, caindo em um buraco que leva ao laboratório. Lá, todas as Pokébolas são lidas, identificando o Pokémon capturado e criando um clone automático do mesmo. Ash tenta parar a máquina e destrói ela, mas não impedindo o liberamento de todos os clones.
Com clones de todos os Pokémon dos treinadores ali presentes, Mewtwo inicia seu plano para a destruição do mundo e de toda forma de vida, povoando um novo mundo com seus clones. Ash retorna à arena de batalha com os Pokémon originais, que iniciam uma batalha com os clones. Ash tenta um confronto direto com Mewtwo e é lançado para longe, sendo salvo por Mew. Seu clone, então, decide provar que é muito mais forte que o original, batalhando com ele.
Em uma lute sem sentido e com uma vitória parcial dos clones, Ash fica inconformado ao ver que todos os Pokémon estão lutando, menos seu Pikachu, que está sendo ferido por seu clone, sem contra-atacar. Triste e ao mesmo tempo com raiva, Ash tenta impedir a luta entre Mewtwo e Mew, lançando-se no raio da trajetória dos ataques dos dois Pokémon, que atingem o treinador e o transforma em pedra.
Com a luta interrompida, Pikachu tenta reanimar seu treinador, verificando que este está tecnicamente morto. Ao ver Pikachu inconsolado com a perda, todos os Pokémon, originais e clones, entristecem-se por perceberem o quanto estavam errados em lutar e a conseqüência dessa luta. As lágrimas de todos os Pokémon devolvem a vida a Ash, clareando a mente de Mewtwo de que nem todos os humanos são maléficos.
Com a consciência leve, Mewtwo e Mew usam seus poderes psíquicos para voarem junto com os clones para um lugar onde eles possam viver em paz. Com seus poderes, os dois também fazem com que os treinadores e seus Pokémon sejam teletransportados de volta ao ponto de embarque e esquecendo-se do ocorrido.
Ao final, Ash e seus amigos refletem sobre o que pode ter ocorrido, tendo a visão de Mew no horizonte. Mas esta não seria a última aparição de Mewtwo no anime, que retornaria junto com Mew e seus clones no OVA Mewtwo Returns.

Pokémon, the Movie 2000: The Power of One (em japonês: 劇場版ポケットモンスター 幻のポケモン ルギア爆誕 Gekijōban Poketto Monsutā Maboroshi no Pokemon Rugia Bakutan?, lit., Pocket Monsters o Filme: O Pokémon Fantasma, Nascimento Explosivo de Lugia), conhecido no Brasil como Pokémon, o Filme 2000: O Poder de Um, é o segundo filme da série Pokémon produzido, baseando-se no anime da série. Dirigido por Kunihiko Yuyama, foi lançado em 1999 no Japão. Nos cinemas, antes do filme principal foi exibido um curta-metragem com 20 minutos de duração chamado Pikachu's Rescue Adventure.
Enredo Neste Filme Ash, Misty e Tracey estão navegando em um barco quando uma terrível tempestade chega e eles acabam chegando em uma ilha da Arquipelado Laranja, na qual muitos dizem[quem?] que Ash é o treinador escolhido para salvar o mundo do poder da fúria do Pokémon Guardião dos Mares. O planeta entrou em colapso já que Lawrence 3 está tentando capturas as aves lendárias para enfim libertar o guardião das águas, o tão poderoso Lugia, e captura-lo. O único problema é que Lawrence 3 já capturou Moltres e isso fez com que o equilíbrio do planeta entrasse em colapso. Na festa que Ash é intitulado "o escolhido" um velho diz que ele deve salvar o mundo antes que o Deus Das Águas libere sua fúria.
Ash logo aceita a missão e vai em busca das 3 esferas que se encontram nas ilhas de cada ave lendaria. Primeiramente, Ash vai na ilha onde fica Moltres, mas lá acaba encontrando Zapdos, e este diz que agora ele era dono daquela ilha, já que Moltres havia sumido. Nisso a Equipe Rocket aparece na ilha também, e de repente a nave voadora de Lawrence 3 se apresenta para capturar Zapdos.A missão é concluída com êxito, e na bagagem, leva também Ash e companhia. Chegando na nave, Ash e seus amigos (e inimigos) estão presos em uma gaiola, e eles vêem Zapdos e Moltres presos em gaiolas também, mas estas separadas, e logo a nave informa a Lawrence 3 da presença dos nossos heróis na nave. Este vai ver quem são e acaba soltando Ash e companhia, e depois que Lawrence vai embora Ash manda seus Pokémon para salvarem Moltres que logo faz isso e depois Moltres manda Explosão de Fogo e acaba com a gaiola de Zapdos. Depois que os dois pássaros estão livres eles começam a atacar a nave e nisto a nave cai.
Será Ash e seus amigos conseguem escapar da nave? Se eles escaparem será que irão sobreviver?

Ash, Misty e Tracey estão navegando quando são pegos por uma tempestade. Eles chegam a uma ilha do Arquipélago Laranja, na qual muitos dizem que Ash é o treinador escolhido para salvar o mundo do poder do Pokémon Guardião dos Mares, Lugia. Este só aparece quando o poder de três aves pokémon lendárias, Moltres, Zapdos e Articuno, entra em desarmonia.
O único problema é que Lawrence III está tentando reunir as aves lendárias para libertar o guardião das águas e capturá-lo. Após a captura de Moltres o equilíbrio do planeta começa a entrar em colapso. Na festa em que Ash é intitulado "o escolhido", um velho diz que ele deve salvar o mundo antes que o Deus Das Águas apareça. Ash aceita a missão e vai em busca de 3 esferas que se encontram nas ilhas de cada ave lendária e que podem restabelecer a paz entra elas.
Primeiramente, Ash vai na ilha dominada por Moltres, mas lá encontra Zapdos, que diz ser o dono dela, já que Moltres havia sumido. A Equipe Rocket também aparece na ilha. E, de repente, a nave voadora de Lawrence III se apresenta para capturar Zapdos. Ele consegue capturá-lo, mas leva também Ash e outros.
Chegando na nave, Ash e seus amigos (e inimigos) são presos em uma gaiola e veem Zapdos e Moltres também presos. A nave informa a Lawrence III da presença dos protagonistas na nave e ele os solta. Depois que Lawrence vai embora Ash manda seus Pokémon para salvarem Moltres, o qual, depois de liberto, destrói a gaiola de Zapdos



O filme começa com um homem falando com sua filha de 5 anos, Molly. Ele está lendo um livro, e contando a sua filha o que ele faz em seu trabalho, explicando que ele tem a tarefa de descobrir Unowns. Ele então mostra a ela no livro uma foto com vários Unowns. Molly olhando para o livro vê um Entei, e diz que ele é o seu Pokémon favorito, dizendo também que ele a lembra do seu pai. Então o pai da Molly finge ser Entei e deixa ela subir em suas costas. Depois disso o telefone toca, o pai de Molly atende e descobre que ele terá que voltar a trabalhar. Molly, frustrada, vai dormir, seu pai a ajeita na cama e deixa a mansão que eles vivem. O pai de Molly agora está numa pequena caverna no deserto, com vários hieróglifos de Unowns, e com o seu laptop ele começa a tirar fotos de cada Unown que descreve uma letra. Ele então vê uma peça no chão coberto de um Unown, ele o pega e repentinamente, um Unown aparece ao lado dele, e então ele desaparece sem nenhum vestígio. Ele então encontra uma caixa cheia de peças, ele então a abre e pega alguns deles. Os Unows então começam a ter vida, e eles o levam para algo como outra dimensão. Seu assistente repara que o pai de Molly desapareceu logo ao lado de seu laptop caído no chão, e apenas uma caixa com as peças Unowns restou.
Molly corre descendo as escadas na esperança de encontrar seu pai, mas ela se frustra ao ver apenas o assistente de seu pai. Ela então escuta o que aconteceu, e começa a chorar. Então ela sobe as escadas, pegando o laptop de seu pai ao seu quarto junto com as peças Unowns. No seu quarto com os blocos, ela começa a olhar as figuras dos Unowns, ela então abre a caixa e começa a ajeitar as peças, que logo formam "MAMA , PAPA , ME" (só lembrando que no Japão o nome do Molly é Mii, e que ME é "eu" em inglês). Uma lagrima então cai nas peças enquanto ela deseja seu pai de volta. Subitamente as peças começam a levantar, e um cristal começa a crescer aonde Molly estava sentada. Um dos empregados escuta algo e tenta abrir a porta, mas ela está sendo bloqueada pelos cristais. Eles então fogem da casa exceto por Molly que está trancada. Então do cristal começa a se formar uma figura, que acaba sendo do Entei. Ela fica um pouco confusa no começo, mas quando ela escuta sua fala, ela pergunta quem é ele. Entei então diz que ele é apenas quem ela desejou, seu pai. Ela então percebe que seu pai voltou, mas com a forma de Entei. Enquanto isso toda a mansão começa a se tornar cristal.
Enquanto isso, Ash e seus amigos estão indo para o próximo ginásio, e no caminho eles acabam esbarrando numa treinadora, que tem um Aipom. Brock vai até ela e começa a elogia-la. Ash e a garota (Rin) decidem batalhar. Ash começa com o seu Totodile, enquanto Rin escolhe um Granbull, que é lançado usando bomba d'água na árvore. Rin então manda sua Girafarig, enquanto Ash manda sua Chikorita. Chikorita usa o chicote de vinha, e a Girafarig usa um golpe psíquico fazendo a Chicorita ser derrotada. Ash manda então o seu Noctowl, e Rin o seu Aipom. Noctowl em seus mergulhos acaba derrotando Aipom. Então a luta fica entre Bulbassaur contra Butterfree. A Butterfree usa seu pó do sono que faz Bulbassaur ser derrotado. Ash então manda seu Cyndaquil, e Rin chama Mankey, que Cyndaquikil o derrota com o lança chamas depois de um soco. Para a última batalha, fica Quagsire contra Pikachu. Pikachu tenta dar um choque nele mas ele é imune a ataques elétricos. Ele então atinge Pikachu com a arma d'água, mas Pikachu se recupera e pulando de um galho da uma cabeçada no Quagsire derrotando Quagsire e deixando Pikachu tonto, sendo Ash o vencedor.
Ash, Misty, Brock, Rin, e seus Pokémons estão todos livres comendo o almoço. Ash pergunta se existe um Centro Pokémon por perto, e Rin diz que existe um nos campos verdejantes. Misty se lembra que os campos verdejantes é o lugar número um para as garotas irem, porque lá existem muitas flores. É claro que Brock já quer ir, imaginando todas as garotas. Depois de tudo eles vão para os campos verdejantes mas ele está todo coberto de cristal. Por perto a Equipe Rocket está olhando para onde Ash está, mas eles não tem certeza se devem seguir Ash. O cristal parece estar se espalhando, indo cada vez mais longe da torre.
A mãe de Ash está vendo a região pela TV e então ela corre para a casa do Professor Carvalho e lá pergunta se eles assistiram o noticiário. Eles também viram, e então decidem ir aos campos verdejantes. Carvalho e a mãe de Ash logo encontram Ash e os outros, Ash abraça sua mãe porque ele não a vê por muito tempo. Molly então vê a cena na TV e deseja que ela também tivesse uma mãe. Entei então sai em disparada da torre, indo para o Centro Pokémon onde Ash e os outros estão, e ele avança sobre a mãe de Ash. Entei então a hipnotiza fazendo ela pensar que ela é a mãe de Molly. Pikachu então gruda em Entei, mas ele acaba se escapando. Entei então de volta para casa, encontra Molly que agora acha que a mãe de Ash é a sua mãe, já que ela não vê a sua mãe faz muito tempo.
Ash e os outros ficam observando Carvalho enquanto ele descobre algo sobre Entei. Ele descobre que o poder do Unown é ler a alma de uma pessoa, descobrir o que ela mais quer, e tornar isso real, então o Unown fez com que Entei aparecesse, já que o Entei nunca tinha sido visto antes. Uma outra treinadora Pokémon está vendo o noticiário, a treinadora que treina Charizard. O Charizard de Ash vê a notícia pela janela, e decide ajudar Ash a trazer sua mãe de volta. Ele começa a voar sobre os campos verdejantes.
Uma escavadeira tenta furar o cristal que está cercando a região onde Molly está, mas ela fica braba porque alguém está tentando tirar ela de lá. Os Unowns então começam a fazer mais cristais, destruindo assim a escavadeira, fazendo que a pessoa que estava dentro quase fosse morta.
Ash e companhia recebem um e-mail, que é logo aberto. É da Molly, dizendo para eles ficarem longe, e que não devem interferir com a sua família. Claro que Ash decide salvar sua mãe, com Pikachu. Quando eles chegam no castelo, Brock e Misty aparecem dizendo que iriam também. Então um Aipom aparece para eles, e Ash pega dele uma peça da PokéAgenda (PokéGear), que é um comunicador. Rin então aparece, e deseja a Ash uma salvamento bem sucedido.
Ash, Misty, e Brock estão andando num túnel feito de cristal, andando através da água, a única parte que não é cristal no túnel. Jessie e James estão olhando eles passando o túnel com o balão deles, e decidem roubar seus Pokémons no caminho. Entei então avista o balão, e pula do topo do túnel, usando seu ataque para criar uma enorme esfera que destrói o balão. O balão bate num cristal, e Jessie e James descobrem que eles então presos num grande pedaço de cristal, que fez a torre, e a queda é mais de 30 metros.
Quando Ash e companhia chegam ao final do túnel eles chamam Bulbasaur e Chikorita, que os ajuda no caminho acima deles. Os repórteres estão em todo lado, e um deles encontra Ash e começa a entrevista-lo. Molly vê o que está acontecendo pela TV, assim como a mãe de Ash, que num estalo sai do transe e se percebe que Ash é a sua verdadeira criança. Ash e os outros chegam ao pátio do prédio, e vêem a entrada para a casa. Por azar, a entrada está coberta de cristal. Ash chama o seu Cyndaquil, e diz para ele atirar na porta, mas o cristal cresce novamente. Ele diz para ele tentar novamente, e antes Misty tira seus Pokémons de água. E com os Pokémons eles conseguem manter uma passagem aberta. O pessoal começa a passar deixando por último Ash e o Pokémon de água que estava mantendo a passagem aberta. Então Ash agarra o Pokémon e pula na abertura.
Eles correm até o primeiro lance de escadas, e entram numa área muito estranha. Molly está vendo seu Entei. Ele pergunta a ela se ela quer se livrar deles, mas ela diz que quer ter uma batalha Pokémon. Por azar ela não tem nenhum Pokémon. Entei diz para ela não se preocupar, e deixa ela na sala, e voa para longe. Uma Molly adulta parece, mais ou menos da idade de Brock (de 16 a 18 anos), pelas costas dele. Eles então vão até um campo florido, na mesma hora que Ash e os outros. Brock pergunta se ela é Molly, e ela responde que sim. Ash e Misty olham impressionados, mas Brock lembra que qualquer coisa pode acontecer. Brock decide ir numa batalha com ela, enquanto os dois avançam no caminho. Brock chama Zubat, e Molly com uma pokebola de cristal a joga, e nela sai um Flaaffy. Zubat acaba perdendo a luta com um choque de Flaaffy. Brock então chama Vulpix, então Molly chama o Teddiursa de outra Pokébola de cristal. E Teddiursa logo derrota Vulpix. De fundo, a Equipe Rocket tentam ir até a batalha. Brock chama então Onix, então Molly chama o Phanpy. Enquanto isso Ash está subindo as escadas, e a mãe de Ash encontra o livro que o pai de Molly lia para ela. Ela pergunta para Molly se ela costumava ler o livro, e ela diz que costumava mas que a mãe do Ash poderia ficar com ele, já que agora ela está feliz com uma mãe e um pai.
Ash então chega ao topo da escadaria, que é um campo florido, com uma praia ao lado. A Molly adulta aparece, em cima do Entei. Ela diz que quer um desafio melhor, enquanto isso, Misty a desafia para uma batalha. Ela então explica para ela que é uma líder de ginásio, e Molly fica surpresa, porque ela achava que tinha que ser mais velho para ser um líder de ginásio. Misty então diz que o que conta é a habilidade, não a idade, então a Molly criança aparece. Misty diz que todos os seus Pokémons que ela vai usar vão ser de água, então Molly diz que irá fazer o mesmo. Molly então levanta suas mãos no ar e um oceano aparecer, e afunda eles. Ash tenta correr mais e mais, mas a água continua subindo. Então a água acaba atingindo ele, e ele pensa estar tudo acabado, mas quando ele respira, ele respira ar. Ele se lembra do que Brock falou sobre que tudo poderia acontecer.
Ele começa a subir a escadas correndo novamente. Enquanto isso, Molly chama Kindra, e Misty o seu Goldeen. Para variar, Goldeen perde muito rapidamente. A Equipe Rocket também está por lá, e começam a nadar. Misty chama Staryou, e Molly um Mantine. A batalha fica bem disputada, e Molly aproveita a sua batalha, dizendo como é interessante. Enquanto isso Ash chega ao último lance de escadas, ele vai até a sua mãe, que está com Molly, dormindo em seu colo. A mãe de Ash fala que o Entei saiu a pouco, e Ash explica toda história para ela. A mãe de Ash acorda Molly, e diz a ela que Ash é o seu filho, não ela. Molly não quer que sua mãe vá embora novamente, e ela então começa a chorar. Cristais então começam a explodir em volta dela. Entei nota o que está acontecendo, e volta para Molly. Ash então fala que a a mãe dele, não de Molly, então chama Totodile para lutar contra Entei.
Totodile começa a luta, mas logo perde. Depois vem Cyndaquil que depois de um confronto de poderes também acaba sendo derrotado. Ash depois diz que ele é uma lenda, não o pai de Molly, fazendo assim Molly chorar e os cristais irem para todo lado. Entei diz a ele que ele é o pai, e então Pikachu leva um raio do Entei depois de dar um ataque elétrico nele. Logo depois a Equipe Rocket aparece, gratos por estarem seguros, mas então o raio atinge, eles começam a tirar essa idéia da cabeça.
Entei ataca Pikachu novamente, mas Ash fica no caminho, e tira Pikachu de perto. Por azar, o raio atinge uma parede próxima, e a parede em que Ash e Pikachu estão começa a desmoronar. Por sorte, um Charizard salva Ash antes que os pedaços atingissem eles. Ash reconhece o comportamento do Charizard e percebe que aquele Charizard é o seu Charizard. A batalha fica agora entre Charizard e Entei, mas Charizard acaba ficando sobre o pé de Entei, e ele fica pronto para destruir Charizard.
Um pouco antes, Molly implora para que sei pai não machuque Charizard. Misty e Brock pedem que Molly vá com a mãe de Ash, dizendo que ela é muito boa em batalhas Pokémon. Então a mãe de Ash e Molly se abraçam. Molly chora de alegria, e os cristais desaparecem. Entei começa a desaparecer, dizendo se ela está feliz assim, ele também está. Eles tentam ir embora, mas os Unowns percebem o que está acontecendo e não querem que Molly vá embora, então ele começam a fazer mais cristais em volta. Entei atira neles, e eles começam a descer correndo pela escadas abaixo. Enquanto isso, os cristais começam a perder controle, e começa a envolver o Centro Pokémon.
Ash e os outros encontram todos os Unowns bloqueando o caminho para fora, Ash tenta passar sobre eles, mas uma parede invisível faz ele cair para trás. Charizard tenta fazer a mesma coisa, e o resultado é o mesmo. Charizard então tenta atacar, mas o ataque não tem nenhum efeito. Pikachu então usa seu choque que faz um buraco, mas ele é logo absorvido. Os Unowns agora começam a ficar zangados, e fazem cristais por todo lado, quase espetando Ash e os outros.
Entei vem da parede e decide ajudar Ash e os outros. Ele destrói alguns dos cristais, e diz a eles que ele estava feliz por ser o pai de Molly, mas mas ele ele está mais feliz ajudando ela. Entei usa seu raio contra os Unowns, mas nada acontece. Ele começa então a concentrar forças e Charizard e Pikachu ajudam. Molly diz para seu pai continuar tentando, e com isso faz com que a parede seja quebrada. Entei desaparece e volta para os sonhos de Molly novamente. Alguns dos Unowns voltam a forma de peças, e todos vão para um portal. Os cristais começam a desaparecer, e o lindo campo verdejante agora é visível. Eles todos vão embora, e Molly vê uma nuvem que parece um Entei, e sorri.
Muitos policiais aparecem, assim como a Equipe Rocket descobre que eles estão presos na casa. O pai de molly também retorna das peças, e começa a voltar para casa. Com os créditos, o pai de Molly volta junto com sua mãe. Também mostra Molly abraçando os dois com sua felicidade.

 


Tudo começa na já conhecida Floresta de Ilex. Celebi está sendo atacado por um Houndoom, e depois de certo tempo, por um Scyther também. Celebi consegue resistir aos ataques usando a sua barreira, até que um lança chamas do Houndoom o acerta. Ele cai, e um homem lança um dispositivo nele, dizendo que a ele pertence Celebi. Celebi consegue desviar e voa para longe... Scyther e Houndoom vão atrás. Sammy anda por um tronco com um túnel, no final. Uma mulher lhe dá um pão embrulhado em uma folha, e ele vai.
Mais tarde, enquanto Sammy desenha calmamente uns Bellosoms, ele escuta uns barulhos e olha. Logo vê Celebi, Scyther e Houndoom, e depois o caçador. Sammy corre atrás deles, e encontra Scyther puxando Celebi com suas garras. Sammy grita desesperado, e corre para salvar Celebi. Houdoom lança uma chama nele, mas ele desvia.
Celebi chora, e ramos vão enrolando nos pokémons do caçador. Sammy corre mais uma vez para perto de Celebi, mas é parado por um flash de luz, incandescente e atordoante. Celebi chora novamente, e toda a floresta começa a balançar, a soltar um brilho forte, azul. Sammy se pergunta o que está acontecendo, mas uma luz os engole, e quando o efeito desaparece, tudo o que resta, é um livro, o diário de Sammy, estatelado no chão.
40 anos depois...
Brock e Misty estão esperando Ash, em uma cidade com um porto, para um passeio de barco, mas Ash está atrasado. Brock manda Crobat procurar Ash, que está na praça da cidade, lutando com um treinador. O treinador opta por Croconaw, e Ash manda seu Pikachu, que acaba eletrizando a vida de Croconaw e seu treinador. Ash vai falar com o treinador, mas Crobat aparece, avisando Ash do seu atraso até agora, praticamente despercebido. Ele corre então para o cais.
Brock vê seu Crobat chegando, e logo vê Ash. Felizmente ainda estão a tempo, mas um caminhão de bagagens (algo a respeito de Ruby/Sapphire? Pode ser...) atrasa Ash, que quando chega próximo ao barco, este já está em movimento. Ash pula para o barco, e quase cai, mas é agarrado por Towa, um guia turístico de uma floresta da região.
Enquanto tudo isso ocorre, Bisashu pressiona o mesmo caçador de 40 anos atrás sobre Celebi. Não tendo respostas, Bisashu vai ver a coleção de pokémons deste mesmo caçador. Notando um Tyranitar, Bisashu manda seu Sneasel abrir a gaiola. Bisashu pega uma Pokébola que não é normal, é uma bola das trevas. Ele a joga para o Tyranitar, causando uma energia negra ao invés da tradicional cor vermelha. Com o Pokémon já dentro, a bola começa lançar pequenas faíscas e Bisashu a lança. De algum modo Tyranitar mudou. Bisashu manda o Tyranitar destruir a casa do caçador e ele o faz sem pestanejar.
Durante o passeio, Ash consegue ver o Suicune, o cão lendário da água, e diz para os outros, que por não conseguirem ver nada, não comentam ao respeito.
Quando eles, finalmente, chegam no destino, Ash liga para o Prof. Carvalho para informar da visão do Suicune, mas o Prof. Carvalho não acredita nele também. Towa convida todos para irem dar um passeio pela floresta, e eles aceitam.
Enquanto tudo ocorre, a já esperada Equipe Rocket observa os nossos heróis de um planador movido à pedais. Porém Jesse esquece de pedalar, e eles acabam caindo.
O barco acaba chegando numa cachoeira, e então dois balões aparecem no barco que o faz chegar até a vila no topo de uma arvore, e acabam aterrissando lá.
Ash e os outros estão naquele mesmo tronco gigantesco caído com um túnel e tentam ir dentro dele, quando uma velha avisa a ele sobre algo. Uma jovem aparece, e Brock já começa a soltar suas cantadas. Seu nome é Miku e ela é filha de Maki, a velha mencionada. Miku tem uma impressionante semelhança com Maki. Miku então fala a eles sobre o que aconteceu há muito tempo atrás, então a floresta balança e brilha na cor azul, Pikachu sabendo o que está acontecendo começa a correr, e Ash e outros correm atrás dele.
Eles vão até o santuário e vê uma luz, Sammy e Celebi aparecem lá. Ash acaba chegando mas Celebi foge antes. Ash tenta chegar até Sammy mas ele não deixa. Ash decide arrastar ele de volta para a vila.
Quando eles voltam, Sammy acorda, mas a primeira coisa que ele se preocupa é com Celebi. Ele acaba pressionando Ash mas quando Sammy volta a normalidade ele pergunta o que aconteceu. Miku aparece, junto com sua mãe. Maki conhece Sammy, mas ele não se lembra dela. Eles decidem ir para a casa da Maki e ela mostra a ele o seu livro de rascunhos. Mesmo impressionado ele ainda se pergunta sobre Celebi.
Pikachu novamente sente algo, e ele juntamente com Ash e Sammy vão novamente para o túnel. Sammy e Ash chegam e vêem vários troncos caídos, e um cipó vindo de cima. Eles o sobem e encontram vários Pokémons juntos, perto de um buraco. Ash vai até lá e encontra Celebi, ainda que ele não tenha ficado tão impressionado como das outras vezes que ele viu um Pokémon lendário. Ele tenta acariciar o Celebi mas ele acaba, como reflexo, usando seu ataque psíquico em Ash, acertando Ash, Sammy e os outros Pokémons. Ash, bravo, corre para o tronco que Celebi está, e dá um xingo nele, então Celebi usa o chicote de vinha em Ash e Sammy. Sammy então diz a Ash não ser tão duro com ele. Ash tenta falar agora com Celebi, ambos se desviando das vinhas.
Depois de algumas frases mais amáveis, Ash tenta novamente acariciar Celebi e dessa vez ele aceita. Ash e Sammy voltam para a casa da árvore de Mika e ela diz que existe um lago onde se pode ajudar Celebi, já que a água lá é pura. Então Ash e os outros vão a procura do lago, e quando eles encontram a Equipe Rocket, e eles já falam o seu lema. Então Wobbuffet aparece no final do lema e o galho onde eles estavam acaba se quebrando. Ash e os outros aproveitam esse momento para escapar.
Bisashu ainda não desistiu de Celebi, e está andando pela floreta usando uma aranha mecânica de 4 patas caçando o Celebi. Enquanto procurava pelo lago, Ash acaba se deparando com Bisashu, que exige que lhe dê o Celebi ou enfrentará uma destruição total. É claro que ninguém decide dar o Celebi, e então Bisashu manda seu novo Pokémon roubado o Tyranitar. Bisashu manda ele atacar eles. A Equipe Rocket então aparece e decide atacar a aranha mecânica, ao ver que é Bisashu que está controlando, eles perdem perdão e falam que eles não merecem morrer.
No caminho, o joelho de Misty fica machucado e ela acaba caindo sobre seus joelhos. No entanto esse atraso faz com que o Sneasel e o Scizor de Bisashu os alcancem. Ash e Sammy então se preparam para a luta. Sammy pega uma pokébola bem antiquada e virando uma válvula ela se abre saindo então um Charmeleon. Ash simplesmente lança sua pokébola que tem seu Bayleef, deixando o Sammy de algum modo surpreso. Bayleef começa perdendo, mais depois de uma dica de Sammy, ele acaba ganhando do Scizor. Enquanto isso, Charmeleon se livra fácil de Sneasel. Bisashu vai por um caminho e Ash e os outros correm, notando os seus dois Pokémons amarrados a uma rocha. Ele apenas ri um pouco e passa por eles.
Ash e cia encontram um caminho para uma parte da floresta com muita neblina, onde eles encontram um Ursaring e um Teddiursa. Sammy diz que eles devem seguir eles. O Ursaring para e um Stantler se aproxima, eles seguem então o Stantler até vir um Furret, no qual os guia para o lago. Sammy toma o controle e anda dentro da água até chegar a uma profundidade suficiente e deixar Celebi tocar a água. Ash nota que vários Pokémon se reuniram lá. Celebi então vai para um lugar na água onde a luz do sol bate, então ele se recupera e voa em cima deles alegremente.
Ash e Sammy decidem seguir Celebi enquanto ele vai embaixo d'água, sendo os dois pessoas normais eles acabam não tendo mais fôlego, e acabam indo para a superfície. Celebi então segue ele usando seus poderes psíquicos para fazer eles flutuarem. Celebi vai até Misty e toca o seu joelho, fazendo que ela seja curada e ela agradece a ele. Então os dois ficam voando com Celebi, e quando eles voltam, eles decidem seguir Celebi.
Celebi chega numa árvore de frutas e pega uma e a come. Celebi a delicia tanto que ele começa a dançar em volta e os outros pegam a fruta para comer, e também gostam dela. Ash colhe algumas para comer depois. Depois de um dia de trabalho e brincadeiras, eles acabam acampando na floresta.
No meio da noite Ash acorda e vê Sammy desenhando seus rascunhos. Ash se aproxima dele para ver o que ele está desenhando, é um Celebi dormindo no ombro do Pikachu. Ash tenta conversar com ele mas Sammy está preocupado com algo e vai para outro lugar, e Ash o segue. No caminho o estômago de Ash ronca e ele fica envergonhado (Ash tinha que ver um médico sobre esse problema intestinal), Sammy divide o pão com Ash.
Pikachu acorda com as vozes de Ash e Sammy conversando, então ele vai atrás deles e nisso Celebi despenca no chão, acordando ele. Celebi vai também para Ash e Sammy e eles encontram um grupo de Metapods evoluindo. Eles observam a evolução e decidem subir numa árvore para ter uma vista melhor. Ao chegar lá, as Butterfrees estão voando acompanhando o nascer do sol, soltando pós brilhantes, todos apreciam a vista.
No outro dia, eles voltam para a casa de Mika, no cominho eles encontram Bisashu e tenta pegar Celebi novamente. E Jessie e James estão atrás deles com redes, então escapar não é possível então eles decidem lutar. Pikachu tenta usar seu choque do trovão mas ele é desviado por uma barreira.
A maquina de Bisashu usa dispositivos de armadilhas e acaba pegando Celebi em duas tentativas. A garra parece que começa a dar choques em Celebi deixando ele fraco e Bisashu lança sua pokébola das trevas e captura Celebi.
Pokémons se reúnem em volta e Ash está totalmente pirado por Bisashu ter capturado Celebi e sobe numa das pernas da maquina e luta com Bisashu. Ash consegue pegar a Pokébola das trevas mas ele acaba caindo no chão e Bisashu aparece. Ele pisa no braço de Ash enquanto ele está caído, Ash desiste e acaba desmaiando. Bisashu ri e solta seu Celebi e ele parece que fez uma lavagem cerebral nele. Bisashu ordena Celebi cuidar de todos, e ele usar seu golpe psíquico para lançar Ash e os outros para longe, depois ele golpeia os Pokémons agrupados com sua barreira. Bisashu manda ele fazer outra coisa depois de tudo, então Celebi inicia um enorme redemoinho que reúne folhas e galhos, e ainda acaba sugando Jessie.
Na casa de Mika, ela , Miku e Towa notam o redemoinho, e eles então vão para o barco. Nas montanhas, Suicune sente o perigo e vai até a floresta a toda. Ele é a ultima esperança. Ash acorda, e os outros contam que Celebi foi pego e que está fazendo o que Bisashu quer. Mais tarde, uma enorme esfera voadora de galhos e folhas vai até o lago. Só uma pessoa fica sozinho numa ponta, Bisashu. Jessie está sendo presa e até tenta conversar, mas ela não chega em nada. Quando eles chegam ao destino, Bisashu tem o centro da esfera, Celebi, mudando agora a forma esférica para uma forma parecida com o Scyther. Celebi vai até o centro da cabeça cercado por vinhas e uma barreira, e ele não parece ter nenhuma expressão facial.
Towa aparece com Ash e os outros e eles vão em direção ao monstro. Como um teste de fogo, Bisashu ordena Celebi atear fogo no balão. Enquanto isso todos notam que Celebi está dentro do monstro, fazendo o que Bisashu manda, então uma energia violeta se forma na boca do monstro e ele atira num dos dois balões do barco, mandando ele para o lago. Celebi manda outro raio, mas erra e acerta o lago, fazendo que a água se torne impura. Celebi então leva o monstro até o lago, Ash e Sammy se afastam enquanto os outros se protegem. Ash manda Pikachu usar seu choque do trovão mas Bisashu pula para um galho próximo, depois ele manda Celebi lançar outro raio, e Celebi começa a carregar o fogo, mas Suicune aparece para salvar o dia, e pega Ash e Sammy para proteger do raio. Ao ver Suicune, Bisashu decide ter ele também, então ele manda seu novo Tyranitar e começa a atacar.
Brock vendo isso manda seu Onix para ajudar, que acaba distraindo Tyranitar para Suicune escapar. Com ajuda de Onix, Suicune derrota o Tyranitar, mandando ele voando para o lago. Brock retorna seu Pokémon e Suicune vai atrás do monstro, mas vinhas o atacam e acabam dando choques nele com energia sombria.
Ash e Sammy saltam em Suicune na tentativa de encontrar e recuperar Celebi. Eles acabam errando mas Jessie acaba pegando eles. Eles então encontram uma abertura onde eles poderiam subir pelas vinhas. Eles gritam para Celebi dizendo para parar. Celebi então tem um Flashback de quando Ash e os outros estavam voando e ele então para por um momento. Bisashu se pergunta o que está acontecendo, porque o Suicune não está levando os choques. Celebi começa novamente, e os dois continham gritando para ele e Celebi se lembrar quando eles estavam na árvore com as frutas. Bisashu manda Celebi continuar, e ele obedece novamente. Eles chegam então ao topo e tentam fazer Celebi parar, então Celebi se lembra quando eles estavam vendo as Butterfrees. Finalmente então ele se recupera seus sentidos e para de atacar e o monstro começa a desmoronar no lago. Quando o monstro se destrói, Celebi e os outros estão flutuando e vão até uma margem do lago.
Mas algo ainda não está certo com Celebi, ele começa a murchar. Sammy pede a Ash para tentar o método que eles usaram antes, mas a água está muito impura. Sammy então diz a Ash que Suicune pode limpar a água, então Ash pede a Suicune fazer isso. Suicune começa a pular na água, limpando a água a cada passo, Ash tenta dar a água mas não funciona. Então ele dá a Suicune uma das frutas que ele tinha colhido, mas elas caem na água. Ash tenta várias vezes até que ele desiste. Celebi não está respondendo, nem movimentando parecendo que ele está morto.
A floresta começa novamente a tremer e brilhar em azul e uma luz brilha em cima do lago. Um grande número de Celebis parecem da luz, usando seus poderes para ajudar o Celebi "morto". O Celebi da nossa história revive e está feliz em ver seus amigos e então os outros voltam da onde eles vieram. Celebi volta para seu grupo, mas Bisashu aparece da água e pega Celebi. Bisashu usa seus jatos nas costas e voa para longe, dando seu riso de vitória. Ash pula em sua perna com Pikachu, tentando mais uma vez salvar Celebi. Bisashu até tenta derrubar Ash, mas ele se desvia e manda Pikachu usar seu choque do trovão no jato fazendo que ele exploda. Isso faz que todos caiam. Ash tenta pegar Pikachu sabendo que ele está na queda de sua morte, no entanto Celebi para ele com seu poder psíquico e salva Ash. Bisashu cai na floresta e as árvores acabam amortecendo sua queda. Towa, Mika e Miku se aproximam de Bisashu com cara feia e Towa está estalando seus dedos come se quisesse lutar. Mika briga com Bisashu por sua estupidez. Mas eles não estão sozinhos, outras dezenas de Pokémons apararem em volta furiosos com Bisashu. Ele tenta usar seus Pokémons mas ele esqueceu deles onde ele estava, então Caterpies, Weedles, e Spinaraks usam o tiro de estilingue para prende-lo.
Quando Celebi volta, ele abre um portal de tempo, então Sammy poderia voltar. Todos dizem adeus, mas Ash não quer abandonar um grande amigo agora. Mais tarde, Jessie está voando pelo lago, James e Meowth estão indo para ela num pequena jangada. Enquanto eles discutem, Tyranitar aparece e quebra a jangada, então eles decidem ir boiando até lá.
Sammy acorda no santuário, Celebi não pode ser visto em nenhum lugar. Mika corre até Sammy perguntando se eles está bem e outras coisas.
Towa volta para a cidade. Tracey encontra os rascunhos de Sammy enquanto limpa a casa do Professor Carvalho. Ele começa a virar as páginas e encontra uma foto de Sammy desenhando com Celebi um pouco desbotado. Celebi está espiando Ash e outros quando eles voltaram para a árvore com os frutos.


  • Ash Ketchum (サトシ Satoshi): É o protagonista da série. Ash sonha se tornar um mestre Pokémon.
  • Pikachu (ピカチュウ Pikachū): Foi o primeiro Pokémon de Ash. No início, não gostava muito de Ash, mas após ser salvo pelo mesmo, se tornou o seu melhor amigo. Pikachu odeia ficar na Pokébola.
  • Brock (タケシ Takeshi):Antigo líder do ginásio de Pewter, ele sonha se tornar o melhor Criador Pokémon do mundo. Brock cuidava de seus vários irmãos, mas após a volta de seu pai à cidade, decidiu acompanhar Ash em sua jornada Pokémon.
  • Misty (カスミ Kasumi): Após ter sua bicicleta destruída por Pikachu, seguiu Ash para faze-lo pagar pela bicicleta quebrada, mas seu propósito muda no decorrer da Série Original. O que acontece é que ela demonstra ter criado profundos sentimentos que uma simples amizade com Ash. Ela adora pokémons aquáticos e odeia pokémons insetos, atualmente cuida do Ginásio Cerulean.

 

  • Prof. Carvalho (オーキド博士 Yukinari Okido Hakase): É o professor da região de Kanto. Estudioso de Pokémon de Pallet Town, ele entrega aos novos treinadores um de seus Pokémons, e foi ele quem entregou o Pikachu para Ash. Cuida de todos os Pokémon de Ash que não estão com ele.
  • Gary Carvalho (シゲル Shigeru): Um garoto com quem Ash trombou na frente do Laboratório do Professor Carvalho e se tornou seu rival. Na série Johto, tornou-se um amigo de Ash e trabalhou com pesquisas Pokémon em Kanto, Johto e Sinnoh, onde está agora.

 

  • Jessie, James e Meowth (ムサシ, コジロウ e ニャース Musashi, Kojirō e Nyāsu): São três membros da Equipe Rocket, uma organização que quer roubar os Pokémon do mundo e usá-los para fins maléficos. Acabam escolhendo o Pikachu de Ash para tentar roubar, mas sempre são interrompidos e derrotados, sempre terminando voando pelos céus. Os três podem ser considerados muito mais anti-heróis do que vilões, já que em determinadas situações se reunem a Ash, Pikachu e os outros para combater um inimigo comum.
  • Giovanni (サカキ Sakaki): Líder da Equipe Rocket, também é o líder do ginásio da cidade de Veridian. Boatos dizem que ele é o pai de Ash pois seu pai desapareceu na floresta de Viridian e Giovanni é o lider de ginásio de Viridian.
  • Temakou: Apareceu pela primeira e última vez no episódio O Inconsólavel Brock. No começo, se apaixonou por Brock, mas depois que se apaixonou por James da equipe Rocket, largou Brock e quase casou com ele. Quando Ash e Misty estavam combatendo a Equipe Rocket, Temakou usou a Nindorina para revidar. O Poliwhril de Misty acertou um jato de água nela. E depois, Temakou se apaixonou pelo médico e casou com ele.

 Temporadas

Ao todo existem catorze temporadas. Essas temporadas são divididas em quatro séries ou em cinco gerações. A cada nova geração, novos Pokémons aparecem e uma nova região é visitada.
Descrição das temporadas:

SérieGeraçãoTemporadaDescriçãoEpisódiosRegião
Série OriginalPrimeiraLiga ÍndigoIntroduz o Mundo Pokémon. Inicia a jornada de Ash, Misty e Brock na Liga Índigo.001-083Kanto
Aventuras nas Ilhas LaranjaMostra a jornada de Ash, Misty e Tracey na Liga Laranja.084-118Ilhas Laranja
SegundaA Jornada JohtoInicia a jornada de Ash, Brock e Misty em Johto.119-159Johto
Campeões da Liga JohtoContinua com as aventuras de Ash e seus amigos em Johto.160-211
Master QuestEncerra as aventuras em Johto, Misty volta a Cidade de Cerulean, Brock volta a Cidade de Pewter e Ash segue rumo à Hoen.212-276
Geração AvançadaTerceiraPokémon AvançadoInicia as Aventuras de Ash e Brock, agora junto de May e Max em Hoenn. Ash conquistando insígnias para liga Hoenn e May conquistando fitas em concursos Pokémon.277-316Hoenn
Desafio AvançadoContinua com a jornada de Ash e seus amigos em Hoenn. Eles encontram Misty que abandona seu Togepi, já evoluído em Togetic.317-368
Batalha AvançadaEncerra as aventuras em Hoenn e começa a Jornada de Ash conquistando símbolos da Batalha da Fronteira.369-422
Batalha da FronteiraConclui a Jornada na Batalha da Fronteira. May vai para Johto, Max volta para casa e Ash e Brock seguem para Sinnoh.423-469Kanto
Diamante e PérolaQuartaDiamante & PérolaInicia as aventuras de Ash e Brock em Sinnoh agora com Dawn, que quer ser uma top-coordenadora como sua mãe. Ash ganha um novo rival: Paul.470-521Sinnoh
Batalha DimensionalContinua as aventuras de Ash, Brock e Dawn em Sinnoh. Eles reveem May, conhecem Barry (rival de Paul) e a Equipe Galática.522-573
Batalha GaláticaContinua a jornada de Ash, Dawn e Brock em Sinnoh com vários pokémons novos. Nessa temporada acontece o fim da Equipe Galática.574-626
Vencedores da Liga SinnohConclui a jornada de Ash, Dawn e Brock em Sinnoh, Ash vai para casa e viaja para Unova, Brock volta à Pewter e Dawn tenta se tornar uma Poké-Estilista.627-660
Best Wishes!QuintaBest Wishes!Inicia a jornada de Ash em Unova, com dois novos personagens, uma garota chamada Íris, um garoto chamado Cilan, ou Dent na versão japonesa (Lê-se Dento), ex-líder de Ginásio e Pokémon Somelier.661-???Unova

 Pokémon Chronicles

Além das quatorze temporadas existentes, há uma série de Spin-off de Pokémon conhecida como Pokémon Chronicles. Todos os episódios não têm Ash como personagem principal, mas amigos, ou inimigos, dele participam das histórias paralelas as da Pokémon Geração Advance. É composta por 22 episódios, reunindo 17 dos 18 especiais não exibidos no Ocidente na época, sendo um deles dividido em três partes (A Lenda do Trovão!) e mais cinco dos sete episódios das Férias de Inverno do Pikachu.
Depois do lançamento de Pokémon Chronicles, foram lançados dois especiais nos EUA. Esses episódios foram enviados e exibidos em outros países e foram exibidos no Brasil em 2007.

Episódios Especiais

O primeiro deles é em comemoração aos 10 anos dos monstros de bolso (O Mentor do Pokémon Miragem) e conta com todo o elenco principal da série (Ash, Misty, Brock, May, Max, Prof. Carvalho, Policial Jenny, Enfermeira Joy, Jessie, James e seus Pokémon). O segundo transforma a história do game Pokémon Mystery Dungeon em anime no especial Pokémon - Mundo Misterioso, que promete ganhar uma continuação em breve. O terceiro se baseia na estreia dos games Pokémon Mistery Dungeon: Explores Time e Darkness. O quarto episódio, apenas exibido no Japão, é a continuação do terceiro onde conta a história de Grovyle e Dusknoir no futuro.


Primeira geração (1996–1999)
A origem de Pokémon está em dois jogos chamados Poketto Monsutā Midori, mais conhecido como Pokémon Green, e Pokémon Red, lançados em 1996 no Japão. Pokémon Green nunca foi lançado fora do Japão, sendo lançado apenas Pokémon Red Version junto à versão Blue. Pokémon Red & Blue também foi lançado no Japão, alguns meses após o lançamento dos dois primeiros. Devido ao sucesso destes jogos, os quais chegaram a ser alguns dos jogos mais vendidos do Japão em 1996,[1] houve a produção de uma versão diferente, denominada Pokémon Yellow: Special Pikachu Edition, trazia como Pokémon principal um Pikachu que andava sempre seguindo o jogador fora de sua Pokébola. Pokémon Red & Blue vendeu mais de dez milhões de cópias no Ocidente e Pokémon Yellow vendeu mais de cinco milhões de cópias sozinho.[2]
Pokémon não foi lançado apenas para o Game Boy, mas também para o Nintendo 64, com três jogos especialmente para o console: um chamado Pokémon Stadium, que usava monstrinhos transferidos do Game Boy ou contidos no próprio Stadium em batalhas 3D, além de trazer uma série de minigames. Outro foi um spin-off chamado Hey You, Pikachu!, que inovou, ao implementar nos videogames o sistema de microfone. O terceiro jogo foi Pokémon Snap, onde o jogador controlava um paparazzi de Pokémon e devia fotografá-los da melhor maneira possível. Houve ainda um spin-off da série para o Game Boy, chamado de Pokémon Pinball, que trazia um pinball usando Pokémon e também foi um dos poucos jogos do console a usar a função "rumble", que fazia o console vibrar ao fazer certos movimentos.

 Segunda geração (1999–2002)

À medida que conquistava cada vez mais fãs mundialmente, os criadores decidiram fazer uma continuação dos primeiros jogos. Isso gerou em duas novas versões, que traziam uma aventura diferente das anteriores, situada em uma Região ao lado do palco dos primeiros jogos, 100 novos Pokémon, totalizando 251, recursos novos, entre outros. Conhecidos como Pokémon Gold & Silver, eles serviram de base para o mecanismo dos seguintes, apresentando a distinção entre Pokémon machos e fêmeas, possibilitando o cruzamento de Pokémon, conceito muito usado para trocas entre jogadores, utilizando o tempo dentro do jogo, diferenciando o dia da noite e muitas outras novidades para os jogadores. Foram os jogos eletrônicos mais vendidos de 2000[3] e os mais vendidos do Game Boy Color[1][2] O terceiro jogo ficou conhecido como Pokémon Crystal Version e destacava o Pokémon lendário Suicune. Apresentava uma aventura um pouco diferenciada das outras duas versões, alguns detalhes novos com mudanças na parte gráfica, animações dos desenhos dos Pokémon ao começarem uma batalha e era o único jogo da segunda geração em que havia a possibilidade de conseguir o lendário Celebi.
Para Nintendo 64, houve uma nova versão de Pokémon Stadium, conhecida como Pokémon Stadium 2 no Ocidente, que trazia os 251 Pokémon em 3D e as mesmas mecânicas, além de novos minigames, uma característica marcante da série Stadium. Depois de Stadium 2 houve mais alguns spin-offs da série, como Pokémon Puzzle Challenge, Pokémon Puzzle League, ambos do mesmo gênero de jogos, sendo um para o Game Boy Color e o outro para o Nintendo 64, e ainda foram lançados Pokémon Trading Card Game e Pokémon Trading Card Game 2, jogos que se baseavam no Trading Card Game da série.

 Terceira geração (2002–2006)

Em Março de 2003, foram lançados os primeiros jogos da terceira geração, mais conhecida pelos jogadores como geração Advance, já que seus RPGs originais eram feitos para o portátil Game Boy Advance: Pokémon Ruby & Sapphire, que ultrapassaram as 3,1 milhões de unidades vendidas, sendo assim os mais comercializados no Japão em 2002[4] traziam 135 novos Pokémon, mas era impossível transferir Pokémon de gerações anteriores para os jogos, pois o treinamento deles em Pokémon Ruby & Sapphire se baseava em um outro sistema, o de Effort Values (valores de esforço), pontos que, ao serem bem calculados e distribuídos ao Pokémon, deixavam-no mais forte que outros treinados sem esse método. Para conseguir alguns dos Pokémon antigos, Pokémon Ruby & Sapphire conectava-se com outros jogos de terceira geração, principalmente Pokémon Colosseum, um dos jogos do tipo plataforma daquela geração.
Em 2004, Pokémon Red & Green ganharam remakes para o Game Boy Advance e foram lançados como Pokémon FireRed & LeafGreen. FireRed & LeafGreen voltava ao cenário dos primeiros jogos e refazia a jornada deles. Com isso, trazia a possibilidade de obtenção de todos os 150 primeiros e também um aspecto de nostalgia, sendo refeitos quase que exatamente como os primeiros jogos. Os remakes também traziam uma nova área para o mundo Pokémon: as Sevii Islands, onde era possível achar e capturar monstrinhos que eram nativos de Johto, palco dos jogos de segunda geração. Foram os jogos mais vendidos da Nintendo entre 2004 e 2005.
Os jogos do tipo plataforma tiveram uma atenção especial na Geração Advance, tendo dois jogos com modos nunca vistos na série Stadium. Pokémon Colosseum foi lançado em 2004 no Japão, junto com FireRed & LeafGreen, e foi o primeiro jogo de plataforma da série com um modo RPG. Este modo RPG trazia uma nova região, conhecida como Orre, onde um garoto tinha que salvar Pokémon com uma aura maligna corroendo seus corações, denominados Shadow Pokémon (inglês para Pokémon sombrio), e capturá-los de treinadores e membros de uma organização criminosa conhecida como Cipher. Em Colosseum, esse garoto tem que viajar por Hoenn ao lado de uma garota, a única pessoa que pode distinguir Pokémon normais dos Shadow Pokémon. Após capturá-los, ele tem que usá-los em batalhas para diminuir sua "barra de coração" (em inglês, Hearth Gauge) até o fim, possibilitando o Shadow Pokémon tornar-se novamente um Pokémon comum. Pokémon Colosseum foi dado como um grande jogo de Pokémon, embora desaconselhável para jogadores novatos.[5] No ano seguinte, 2005, foi lançado Pokémon XD: Gale of Darkness, continuação direta de Colosseum, onde um novo herói tem que salvar Orre dos Cipher, que voltaram das sombras e se reorganizaram, criando um Shadow Pokémon que não poderia ser purificado, conhecido pelo codinome de XD001. Pokémon XD foi avaliado como uma versão melhorada de Colosseum, mas apresentava as mesmas falhas do antecessor.[6] Ambos os jogos foram lançados para o Nintendo GameCube.
Em 2005, a geração Advance termina com Pokémon Emerald. Emerald era uma versão complementar para Ruby & Sapphire e trazia novos recursos, como o retorno das animações dos Pokémon ao início das batalhas, conceito já usado em Pokémon Crystal, uma nova área repleta de desafios chamada Battle Frontier e também a possibilidade, através de eventos, de capturar Mew sem a necessidade de truques, como em Red, Blue e Yellow. Foi o segundo jogo mais vendido do Japão em 2005.[7]
A terceira geração trouxe mais spin-offs à série, como Pokémon Pinball Ruby & Sapphire, um novo pinball de Pokémon, usando os 202 Pokémon presentes em Ruby & Sapphire e a compatibilidade com o acessório e-Reader, Pokémon Channel, um spin-off que simulava uma estação de televisão comandada por, e feita para, Pokémon, e Pokémon Box Ruby & Sapphire, avaliado mais como um organizador de Pokémon vindos de Ruby & Sapphire, FireRed & LeafGreen e Emerald, com capacidade de armazenamento de até 1.500 monstrinhos em um só cartão de memória.
 Spin-offs (2005, 2006)
Entre a terceira e quarta geração de RPGs Originais de Pokémon, spin-offs foram feitos especialmente para o Nintendo DS. O primeiro foi Pokémon Dash em 2005, no qual havia corridas entre os Pokémon em percursos a pé ou de balão usando a Stylus, a caneta do DS. Em 2006, nos Estados Unidos, foram lançados mais três spin-offs. Pokémon Trozei! trazia um puzzle usando Pokémon, em um tabuleiro onde se tentava alinhar quatro monstrinhos iguais para eliminá-los e ganhar pontos. Em um estilo mais cartoon e semelhante ao jogo PaneldePon, Pokémon Trozei! foi dado como divertido por usar a Stylus de um modo dinâmico e inteligente.[8] Depois de Pokémon Trozei!, foi lançado Pokémon Mystery Dungeon (também feito para o Game Boy Advance), onde o jogador é um humano transformado em Pokémon em um mundo composto apenas com eles, onde é necessário salvar a todos da destruição por uma maldição, resgatando Pokémon que precisam de ajuda e desvendando os mistérios que resultaram na transformação do protagonista em Pokémon. Por último, veio Pokémon Ranger, um jogo que introduzia uma nova forma de controlar os Pokémon, obtendo-os apenas por um tempo e soltando-os depois na natureza. Em Pokémon Ranger, o jogador tinha que usar os Pokémon de modo correto para derrotar uma organização maléfica que pretende capturar, aprisionar e usar os Pokémon para destruir as civilizações de todo o mundo. Pokémon Ranger também ganhou uma continuação onde pode-se capturar Darkrai em uma missão especial.
Cada um desses jogos apresentava um ou mais Pokémon de quarta geração: Pokémon Dash apresentou aos jogadores Munchlax, a forma pré-evoluída do Pokémon de primeira geração Snorlax. Pokémon Mystery Dungeon introduziu Bonsly (embora ele já tivesse aparecido em Pokémon XD), Mime Jr., Weavile e Lucario, sendo apenas Lucario um Pokémon completamente novo. E Pokémon Ranger mostrou aos jogadores um dos Pokémon Lendários de quarta geração, conhecido como Manaphy.

 Quarta geração (2006–2010)

Em Setembro de 2006, foram lançados no Japão as duas primeiras versões de RPGs originais da quarta geração de Pokémon, feitas para o Nintendo DS. Pokémon Diamond & Pearl introduziram 107 novos Pokémon, totalizando 493, novas funções, como uma mudança na parte dos ataques, divindindo-os em três tipos (Physical, que usa o valor Attack; Special, que usa o valor Special Attack e Other, que utiliza qualquer outro valor), a volta das mudanças de horário entre o dia e a noite, usado pela última vez em Pokémon Gold & Silver, incluindo a possibilidade de conexão online através da Nintendo Wi-Fi Connection, onde os jogadores de qualquer parte do mundo poderiam batalhar e trocar Pokémon com vários outros jogadores do planeta. Também introduziu no Nintendo DS o uso de um fone de ouvido que permitia conversas entre os jogadores que iriam se enfrentar na Nintendo WFC. Pokémon Diamond & Pearl venderam mais de 1,58 milhão de cópias nos quatro primeiros dias no Japão[9] e também foram os jogos mais vendidos do país em todo o ano de 2006.[10] Nos Estados Unidos Pokémon Diamond & Pearl venderam mais de um milhão de cópias na primeira semana de vendas[11] e mais de dez no mundo inteiro.[12]
Em Dezembro de 2006, chegou às lojas do Japão o primeiro jogo de plataforma da série para o console Wii: Pokémon Battle Revolution. Ele estabelece uma conexão com Pokémon Diamond & Pearl, de modo que os Pokémon de Diamond & Pearl podem ser transferidos para Pokémon Battle Revolution. Battle Revolution também traz a possibilidade de usar Pokémon diretamente de Diamond & Pearl para batalhas em 3D com amigos e copiá-los para o jogo para serem usados para a completação de coliseus (Colosseums) em um lugar chamado Pokétopia ou usá-los através de Nintendo Wi-Fi Connection também.
A quarta geração teve apenas dois spin-off já anunciados. É a seqüência direta de Pokémon Mystery Dungeon, chamada Pokémon Mystery Dungeon 2 e também sequência de outro jogo Pokémon Ranger: Shadows of Almia. Também foi anunciado que a série Pokémon ganharia seu primeiro jogo de arcade, denominado Pokémon Battrio. Pokémon Mystery Dungeon 2 será lançado em 13 de Setembro de 2007[13] e Pokémon Battrio está em vários locais do Japão.
Em 2008, foi lançado o terceiro jogo de RPG da quarta geração, Pokémon Platinum, que no seu segundo dia de vendas no Japão, já havia vendido 963 mil unidades. Trazendo uma nova dimensão para Sinnoh, o mundo distorcido (the Distortion World), onde é possivel encontrar Giratina.
Em 12 de setembro de 2009 foi colocado à venda no Japão, remakes dos jogos Pokémon Gold & Silver para o Nintendo DS intitulado Pokémon HeartGold & SoulSilver. Assim como Pokémon Yellow, que somente Pikachu andava fora da Poké-bola, qualquer Pokémon que seja o primeiro de sua equipe anda ao seu lado agora. E duas novas áreas para Johto, uma espécie de pokémon Safari e também traz de volta o Battle Frontier. Vem acompanhando também o Pokéwalker.

[editar] Quinta geração (2010)

O Pokéwalker, um pedômetro que conta os seus passos e se conecta com o DS.
Em 29 de janeiro de 2010, a Pokémon Company anunciou que o novo jogo Pokémon, que traz os primeiros monstrinhos da quinta geração, estava em desenvolvimento para o Nintendo DS a ser lançado no final daquele mesmo ano. O programa Pokémon Sunday revelará no próximo domingo, dia 11, os primeiros jogos da 5ª Geração, que estão sendo produzidos.
O anúncio da revelaçao foi feito no site da Tv Tokyo, onde foi postado que "Os novos jogos Pokémon XX finalmente serão revelados!".
Durante o preview do programa da semana que vem, exibido há pouco, as clássicas interrogações foram mostradas, reforçando a notícia.
A próxima edição da CoroCoro, prevista para o dia 15 deverá trazer também a revelação, e como sempre, espera-se que as scans apareçam na internet alguns dias antes.
Munna, um dos novos Pokémon.
Os nomes das primeiras versões da 5ª geração acabaram de ser anunciados: Pokémon Black e Pokémon White! A revelação foi feita pela página oficial dos monstrinhos. site oficial dos novos jogos Mais detalhes virão no dia 15, mas as informações divulgadas mostram que o lançamento acontecerá no outono japonês. Como esperado, a nova edição da CoroCoro trouxe algumas novidades sobre as novas versões, Pokémon Black e Pokémon White. Confira tudo a seguir! O primeiro grande destaque são os gráficos 3D que estão melhores desenvolvidos em relação às versões anteriores. Em seguida, temos a nova tela de batalha, como mostra a imagem com Zorua e Zoroark, os primeiros monstrinhos da nova geração. O Centro Pokémon recebeu um upgrade e agora possui um balcão de vendas, possivelmente resultado de uma fusão com os Mercado Pokémon. Notem, na mesma imagem, que agora é mostrada uma indicação de qual personagem está falando, como se fosse um balão de histórias em quadrinhos. Temos também os sprites em miniatura dos dois treinadores principais. A garota usa um boné branco e rosa e rabo-de-cavalo, enquanto o garoto possui um boné branco e vermelho com uma roupa azul. Mas informações são esperadas no Pokémon Sunday, que será exibido hoje, e nos próximos dias, na atualização do site oficial.Também foram mostrados os novos iniciais o de Planta Snivy,o de fogo Tepig e o de água o Oshawott. Recentemente foram mostraodos outros novos como os dois lendários Reshiram e Zekrom. E outros como Minccino, Munna (na imagem), Klink, Pidove, Darmanitan, Blitzle e Sandile. Também foi mencionado que serão lançados no total 157 novos Pokémons nesta geração.

 Os spin-offs (2005, 2006)

Entre a terceira e quarta geração de RPGs originais de Pokémon, spin-offs foram feitos especialmente para o Nintendo DS. O primeiro foi Pokémon Dash em 2005, no qual havia corridas entre os Pokémon em percursos a pé ou de balão usando a stylus, a caneta do DS. Em 2006, nos Estados Unidos, foram lançados mais três spin-offs. Pokémon Trozei! trazia um puzzle usando Pokémon, em um tabuleiro onde se tentava alinhar quatro monstrinhos iguais para eliminá-los e ganhar pontos. Em um estilo mais cartoon e semelhante ao jogo PaneldePon, Pokémon Trozei! foi dado como divertido por usar a Stylus de um modo dinâmico e inteligente. Depois de Pokémon Trozei!, foi lançado Pokémon Mystery Dungeon (também feito para o Game Boy Advance), onde o jogador é um humano transformado em Pokémon em um mundo composto apenas com eles, onde é necessário salvar a todos da destruição por uma maldição, resgatando Pokémon que precisam de ajuda e desvendando os mistérios que resultaram na transformação do protagonista em Pokémon. Por último, veio Pokémon Ranger, um jogo que introduzia uma nova forma de controlar os Pokémon, obtendo-os apenas por um tempo e soltando-os depois na natureza. Em Pokémon Ranger, o jogador tinha que usar os Pokémon de modo correto para derrotar uma organização maléfica que pretende capturar, aprisionar e usar os Pokémon para destruir as civilizações de todo o mundo.
Cada um desses jogos apresentava um ou mais Pokémon de quarta geração: Pokémon Dash apresentou aos jogadores Munchlax, a forma pré-evoluída do Pokémon de Primeira Geração Snorlax. Pokémon Mystery Dungeon introduziu Bonsly (embora ele já tivesse aparecido em Pokémon XD), Mime Jr., Weavile e Lucario, sendo apenas Lucario um Pokémon completamente novo. E Pokémon Ranger mostrou aos jogadores um dos Pokémon Lendários de Quarta Geração, conhecido como Manaphy.

 Lista de jogos

 Game Boy e Game Boy Color

  • Pokémon Red & Blue, 1996 no Japão e 1998 nos EUA
  • Pokémon Green, a versão japonesa de Pokémon Blue, 1996
  • Pokémon Yellow, 1998 no Japão e 1999 nos EUA
  • Pokemon Pinball, 1999 nos dois países
  • Pokémon Gold & Silver, 1999 no Japão e 2000 nos EUA
  • Pokémon Crystal, 2000 no Japão e 2001 nos EUA
  • Pokémon Puzzle Challenge, 2000 em ambos os países
  • Pokemon Trading Card Game, 1998 no Japão e 2001 nos EUA
  • Pokemon Trading Card Game 2, 2001 no Japão

 Nintendo 64

  • Pokémon Stadium, 1999 no Japão e 2000 nos EUA
  • Pokémon Stadium 2, 2000 no Japão e 2001 nos EUA
  • Hey You, Pikachu!, 1998 no Japão e 2000 nos EUA
  • Pokémon Puzzle League, 2000 nos EUA
  • Pokémon Snap, 1999 nos dois países

 Game Boy Advance

  • Pokémon Ruby & Sapphire, 2002 no Japão e 2003 nos EUA)
  • Pokémon Pinball Ruby & Sapphire, 2003 nos dois países
  • Pokémon FireRed & LeafGreen, 2004 no Japão e nos EUA
  • Pokémon Emerald, 2004 (Japão) e 2005 nos EUA
  • Pokémon Mystery Dungeon: Red Rescue Team, 2005 no Japão e 2006 nos EUA

 Nintendo GameCube

  • Pokémon Colosseum, 2003 no Japão e 2004 nos EUA
  • Pokémon XD, 2005 nos dois países
  • Pokémon Channel, 2003 nos dois países
  • Pokémon Box Ruby & Sapphire, 2003 no Japão e 2004 nos EUA

 Nintendo DS

  • Pokémon Diamond & Pearl, 2006 no Japão e 2007 nos EUA;
  • Pokémon Dash, 2004 no Japão e 2005 nos EUA;
  • Pokémon Trozei!, 2005 no Japão e 2006 nos EUA;
  • Pokémon Mystery Dungeon: Blue Rescue Team, 2005 no Japão e 2006 nos EUA;
  • Pokémon Ranger, 2006 nos dois países;
  • Pokémon Mystery Dungeon 2, 2007 no Japão;
  • Pokémon Ranger: Shadows of Almia ou Pokémon Ranger: Battonage, 2008 no Japão e nos EUA;
  • Pokémon Platinum, Lançado em 2008(Japão) e em 2009 nos EUA;
  • Pokémon HeartGold & SoulSilver, lançado 12 de setembro de 2009, no Japão, na América 14 de março de 2010 e União Europeia em 26 de março de 2010
  • Pokémon Ranger Guardian Sings (Tracks of Light no Japão), lançado em 6 de março de 2010, no Japão, e no dia 4 de outubro nos Estados Unidos.
  • Pokémon Black & White, lançado no dia 18 de setembro no território japonês, com laçamento ocidental previsto para a primavera de 2011.
Wii
  • Pokémon Battle Revolution, 2006 no Japão e 2007 nos EUA
  • Pokémon Snap Channel, 2007 no Japão
  • Pokémon Ranch, também conhecido como Ranch Channel, um novo canal do Wii para 2008