Street Fighter
Street Fighter fez pouco impacto em seu lançamento. Porém seus controles eram inovadores, com 1 joystick e 2 botões hidráulicos, que dependendo da força davam potência diferente ao golpe. Como geralmente se batia com muita força, foram trocados pelos 6 botões que se tornaram tradição na série.
O game acompanhava Ryu ou Ken Masters , duelando com 10 lutadores de 5 países. O game introduziu os golpes especiais da Punho Ondulante (Ball of Fire, Hadouken, 波動拳), Punho do Dragão Ascendente (Dragon Punch, Shoryuken, 昇龍拳), e Chute Furacão (Hurricane Kick, Tatsumaki Senpukyaku, 竜巻旋風脚), que ficariam com Ryu e Ken pelo resto da série. Sagat, ainda sem a cicatriz no peito, é o chefe final do jogo.Street Fighter II
Inicialmente lançado como Street Fighter II: The World Warrior em 1991, SF II tornou-se um grande sucesso, popularizando o estilo de jogo. Controlando entre 8 jogadores (Ryu, Ken, Blanka, Zangief, Dhalsim, Guile, E. Honda, e Chun-Li, todos de países diferentes exceto os japoneses Ryu e Honda, e os americanos Ken e Guile), além de 4 chefes (Sagat, que aparecera no jogo original; Mike Bison, Balrog, e Vega). Por sinal, os três chefes "novatos" tiveram seus nomes alterados fora do Japão (o boxeador afro-americano era chamado M. Bison, parodiando Mike Tyson; para evitar processo, a Capcom rebatizou-o como Balrog, que era o nome do toureiro espanhol rebatizado Vega; que era o nome do chefe final, esse batizado como M. Bison).Esta versão número II do street fighter também conheceu o seu sucesso através de Trilhas Sonoras bem-trabalhadas desta vez, como a melodia inspirada em elementos chineses no estágio da Chun-Li e na melodia adaptada de guitarra do estágio do Guile, sendo que todos os sons do jogo são disponíveis para escuta nos menus iniciais do jogo; é possível inclusive encontrar versões realizadas por bandas fans na internet em piano e/ou guitarra, alguns até com letra (vocal) não-oficial.
O jogo também inovou a forçar o protagonista viajar por diferentes países através de cenários locais, como os elefantes na fase do Dhalsim, elementos japoneses nos estágios de E. Honda e Ryu (mostrando cenários tipicamente orientais) e inclusive o interior brasileiro na fase relativa ao Blanka.
Além de receber conversões para o Super NES (ajudando o console a vender no começo da década de 1990) e Commodore 64,IBM PC e Commodore Amiga, SF II recebeu novas versões:
- Street Fighter II': Champion Edition (1992), convertido para o Turbografx-16, Sega Mega Drive, e Sega Master System (produzido pela Tec Toy)
- Street Fighter II' Turbo: Hyper Fighting (1992), convertido para o SNES, e lançado para o Xbox Live Arcade do Xbox 360.
- Super Street Fighter II: The New Challengers (1993), que adicionava os personagens Cammy, Fei Long, T. Hawk e Dee Jay. Versões para Amiga, DOS, 3DO, Dreamcast, GBA, PlayStation, Sega Saturn, Mega Drive e SNES.
- Super Street Fighter II Turbo (1994), que adicionava o personagem Akuma alem de você poder escolher a velocidade do jogo.
- Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (2003), edição especial comemorativa de 15 anos de Street Fighter, lançado para X-Box e PS2. O Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition (HSFII:TAE) reúne as cinco versões oficiais do SFII (The World Warrior, Champion Edition, Turbo/Hyper Fighting, Super e Super Turbo) numa 'hiper' edição que permite recriar um combate entre qualquer personagem de qualquer SFII. É, sem dúvida, uma retrospectiva de entretenimento inalterada, mas não existem muitos games da época do SFII que tenham permanecido tão fortes até os dias de hoje. Os elementos "novos" são a já referida possibilidade de escolher um personagem de cada versão, as músicas em versões Arrange (além das versões em CPS-1 e CPS-2) e versões em CPS-1 de músicas como a do Opening de Super Street Fighter II: The New Challengers e de lutadores surgidos somente a partir dessa versão (Cammy, Fei Long, Dee Jay, T. Hawk e Gouki) que não existiam até então. Será que o simples Guerreiro Mundial Ryu consegue derrotar o super peso-pesado Super Turbo Ken? Será que a Hiper Lutadora Chun-Li consegue ser melhor que a sua Super encarnação? Só existe uma forma de descobrir. Para evitar desigualdades evidentes, a Capcom manteve o equilíbrio de jogo de cada uma das edições, mas enquanto as personagens das edições mais recentes beneficiam de movimentos extra, os elementos das edições anteriores são bastante mais poderosos. Embora os não seguidores deste título possam ficar espantados com a excessiva onda de entusiasmo à volta deste game, para os fãs que seguiram o game ao longo dos anos representa uma oportunidade única. Desde então o melhor Street Fighter II já lançado até hoje.
- Super Street Fighter II Turbo HD Remix (2008), novo remake da Capcom, o jogo está todo redesenhado em alto definição e está disponível apenas Playstation 3 e Xbox 360. O jogo conta com toda jogabilidade original em gráficos novos desenhados pela UDON Comics e traz os 16 personegens originais de Super Street Fighter II Turbo e também o secreto Gouki.
Street Fighter III
Street Fighter III fora lançado em 1997. Não teve tanto sucesso quanto o II. Um dos motivos atribuídos foi pelo advento de jogos de luta em 3D como Tekken, e a ausência de muitos personagens famosos do jogo anterior. Foram lançadas três versões de Street Fighter III:
- Street Fighter III: New Generation (1997): Jogo lançado com 12 personagens, dos quais apenas Ryu e Ken já eram conhecidos. Os 10 personagens novos (9 lutadores e 1 chefe) são Sean, Oro, Dudley, Elena, Yun, Yang, Necro, Alex, Ibuki e Gill (o chefe).
- Street Fighter III: 2nd Impact - Giant Attack (1998): Segunda versão do jogo, trouxe algumas mudanças na jogabilidade e 3 novos personagens: Akuma (presente em outros jogos da série), Hugo (personagem original de Final Fight) e Urien.
- Street Fighter III: 3rd Strike - Fight for the Future (1999): Última versão do jogo, trouxe novamente mudanças na jogabilidade. Todos os cenários são novos, e o visual dos personagens foi renovado. Traz 5 novos personagens: Makoto, Remy, Twelve, Q e Chun-Li (presente em outros jogos da série). Nas versões para Playstation 2 e Xbox 360 é possível, através do menus "Extra Options", modificar a jogabilidade, deixando o jogo com o estilo desejado pelo jogador.
Street Fighter Alpha
Street Fighter Alpha é uma subsérie, com 3 games e uma compilação por ora.- Street Fighter Alpha (1995), convertido para Game Boy Color, PlayStation, Sega Saturn e Windows.
- Street Fighter Alpha 2 (1996), convertido para PlayStation, Sega Saturn, SNES e Windows.
- Street Fighter Zero 2 Alpha (1996), convertido para PlayStation e Sega Saturn (na versão caseira - Street Fighter Alpha 2 Gold -, a personagem Cammy foi incluída no modo "Versus").
- Street Fighter Alpha 3 (1998), versão de Arcade. Nas verões caseiras, atualização incluindo novos personagens (Guile, Dee Jay, T. Hawk, Fei Long, Evil Ryu e Shin Akuma) lançado para Playstation, Sega Saturn e Sega Dreamcast.
- Street Fighter Alpha 3 Upper (1999), versão de GBA incluindo mais 3 novos personagens (Maki, Yun e Eagle).
- Street Fighter Alpha 3 Max (2006), versão lançada para PSP que contou com mais uma atualização incluindo Ingrid nos personagens.
- Street Fighter Alpha Anthology (2006), compilação para o PlayStation 2.
Street Fighter IV
Durante o evento londrino "Capcom Gamers' Day 07", a Capcom anunciou entre vários títulos, que o tão esperado Street Fighter IV. Foi exibido inclusive um teaser em que Ryu e Ken se enfrentam.O jogo conta com gráficos 3D e gameplay 2D, este estilo de jogo sendo conhecido como "2.5D". Todos os personagens da primeira versão Street Fighter II estão presentes. incluindo os chefes. Participam também cinco personagens novos, Abel, Crimsom Viper, El Fuerte, Gouken e Rufus, na versão de casa também estarão presentes Dan Hibiki, da série Street Fighter Alpha, e Fei Long, também foi anunciado um novo personagem como chefe final, chamado Seth.
Entre as novidades um modo online, animações no estilo anime contando a história dos personagens (na versão caseira, no arcade deverão usar apenas frames das animações).
- Super Street Fighter IV - Em 2010, é lançado para Xbox 360 e Playstation 3, a continuação de Street Fighter IV, com novos cenários, personagens e muito mais atrativos ao jogo. Além de todos os personagens de Street Fighter IV, retornam T. Hawk, Dee Jay, (Super Street Fighter II - The New Challenges), Cody, Adon, Guy (Street Fighter Alpha 3) Dudley, Ibuki e Makoto (Street Fighter III - 3rd Strike) e fechando o novo título com mais dois estreantes na briga, Juri e Hakan.
- Super Street Fighter IV - Arcade Edition - O game, já lançado para os consoles domésticos, ganhará uma versão arcade, 16 dezembro de 2010 (no Japão), com algumas novidades. Entre as já divulgadas, são a inclusão dos "irmãos Lee": Yun e Yang, de Street Fighter III. Existe a expectativa do anúncio de mais 4 personagens.
Street Fighter EX (Arika)
Street Fighter EX é uma subsérie com gráficos 3D, exclusiva de arcades, PlayStation e PS2. Fora apenas licenceada pela Capcom, sendo produzida pela japonesa Arika.- Street Fighter EX (1996)
- Street Fighter EX Plus (1997)
- Street Fighter EX Plus Alpha (1997)
- Street Fighter EX 2 (1998)
- Street Fighter EX 2 Plus (1999)
- Street Fighter EX 3 (2000)
Street Fighter Online Mouse Generation (Daletto)
- Street Fighter Online Mouse Generation (2008) é um jogo online onde os personagens tem aparência de bonecos (e realmente são bonecos) no qual você compra pernas e braços de personagens diferentes e cada parte tem determinados ataques. O jogo mesclou personagens da série Street Fighter, como Ryu, Ken, Guile, Chun-Li e Zangief com alguns da série Cyborg 009, entre outros criados para o game são: Teiran, Hiko, Mei Chaoufeng e Linghu Chong. Em agosto de 2009, a Daletto descontinuou o serviço online do game.
Street Fighter: The Movie (Incredible Technologies)
- Street Fighter: The Movie (1995) é um jogo de luta baseado no primeiro filme da série. Com personagens digitalizados, e jogabilidade totalmente diferente da tradicional, não agradou os fãs. A Capcom lançou a versão doméstica 'Street Fighter: Real Battle on Film', com jogabilidade sensivelmente superior.
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