Spore é um jogo eletrônico "massivo de um jogador" desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuido pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes. O jogo recebeu grande atenção do público e da crítica, pela jogabilidade amplamente aberta e a utilização da geração processual.
A versão completa do jogo foi lançada em 4 de setembro de 2008 na Austrália e no Japão, porém as lojas australianas começaram as vendas dia 2 de setembro de 2008 devido aofuso horário local. O jogo foi lançado na Europa, América do Sul e na Nova Zelândia em 5 de setembro de 2008. Dia 7 de setembro do mesmo ano, o jogo foi lançado no restante do mundo, inclusive na América do Norte.
Spore foi lançado por download direto, na EA Store e por meio físico. Recebeu uma edição especial, denominada Spore: Edição Galáctica, além da versão regular.
Desenvolvimento
Originalmente, Spore era um nome de produção, sugerido por Ocean Quigley para o jogo que seria referido primeiramente ao público como SimEverything.[carece de fontes] O título original fora descartado, pois, segundo o próprio Will Wright (que sugerira SimEverything) "Spore não é uma parte da série Sim, sendo totalmente diferente".
Vários designers, de várias empresas, foram escolhidos a dedo para a produção do jogo, que durou sete anos.
Gênero
Spore é chamado de jogo "multi-gênero", por se enquadrar em vários gêneros de jogos. Entre eles está a Simulação, a Estratégia, o Free Action (Ação Livre), entre outros. Oficialmente, no Brasil, o gênero é Simulação, divulgado pela empresa e pelo Ministério da Justiça.
Jogabilidade
Como em The Sims e SimCity, as outras criações de sucesso de Will Wright, Spore pode ser jogado apenas com o uso do mouse (rato), embora tenha atalhos no teclado.
Os cinco estágios de Spore (de Célula, de Criatura, Tribal, de Civilização e Espacial) possuem características únicas e uma jogabilidades diferentes entre si.
- Estágio Celular baseia-se em Pac-Man e flOw
- Estágio de Criatura baseia-se em Jogos MMORPG (pelo estilo Free Action)
- Estágio Tribal baseia-se em Populous, Age of Mythology e Age of Empires
- Estágio de Civilização baseia-se em SimCity e Civilization
- Estágio Espacial baseia-se em Sins of a Solar Empire e Starcraft
Spore é o primeiro jogo da Maxis que contém um objetivo final (que não representa o final do jogo). Chegar ao centro da Galáxia, dominada por uma agressiva espécie não controlável, chamada de Os Grox.[carece de fontes]
Também, no Estágio Espacial, é possível encontrar o planeta Terra, até o momento despovoado. Acreditava-se que, com o lançamento deThe Sims 3 em Junho de 2009, seria possível abduzir os Sims criados pelo jogo (que está instalado na mesma máquina) diretamente pelaTerra no Spore.Mas isto nunca foi realizado, não passando de rumor.
Sporepédia
Considerado o principal recurso do jogo, a Sporepédia é um serviço que engloba todo o conteúdo online do jogo. Dentro da Sporepédia se encontra:
- A Minha Pagina Spore pessoal;
- Os Sporecasts;
- O Catálogo Spore;
- Sua Lista de Amigos;
- As criações da Maxis;
- As suas criações e as baixadas.
Na internet, a versão da Sporepédia permite ver todas as criaturas de todos os jogadores. Em apenas 10 dias de circulação no mercado, a Sporepedia já possuía 18 milhões de criações, sendo 1,8 milhões de criações por dia, aproximadamente.
Pode-se compartilhar na Sporepédia, atualmente:
- Pré-Criaturas;
- Criaturas;
- Fornecedores;
- Edifícios;
- Veículos;
- Naves Espaciais;
- Missões.
Os conteúdos que podem ser criados, mas não compartilhados são:
- Hinos;
- Células.
Com a retirada do Criador de Flora (possivelmente presente em alguma expansão futura), não é possível criar ou compartilhar a Flora. Apesar disso, se encontra em uma versão antiga apesar de métodos encontrados em fã-sites.
Todas as criações, desde Células a Mundos inteiros, pesam em torno de 20kb, em formato de pequenas imagens .png, isto é possível graças a tecnologia de geração processual, que coloca na tela apenas o que se vê, retirando dados desnecessários. Isso facilita que a Sporepédia baixe milhares de conteúdos em minutos, nunca deixando um jogo semelhante ao outro.
Gestão de Direitos Digitais (DRM)
Spore utiliza uma versão modificada do software de Gestão de direitos digitais (GDD, em inglês Digital Rights Management ou DRM)SecuROM para evitar cópias, que requer uma autenticação ao término da instalação do jogo, ou quando o modo online é acessado. O anúncio do novo sistema veio logo após as fortes críticas devido ao sistema original, que exigiria que o usuário autenticasse a cada dez dias. Além disso, instalações de uma cópia do jogo só podem ser autenticadas no máximo três vezes. O Suporte da EA, porém, afirma que o usuário (caso tenha atingido seu limite de três instalações) pode entrar em contato e, após analisar o caso, ter o seu limite de instalações resetado.
Como resultado do esquema de proteção, cerca de 90% das análises do site Amazon.com deram a Spore uma estrela, a classificação mais baixa. A Electronic Arts citou o SecuROM como um "padrão para a indústria", e a política de segurança usada nas músicas do iPod daApple como justificativa para o modelo de controle. O ex-desenvolvedor da Maxis, Chris Harris, considerou o DRM um "desastre totalmente evitável".
Apesar do uso do GDD, Spore foi baixado ilegalmente pelo protocolo de compartilhamento de arquivos BitTorrent mais de 500.000 vezes, e está a caminho de se tornar o jogo mais pirateado da história, sendo que foi o mais pirateado de 2008
Os editores
Um dos fatores de interesse pelo jogo são os editores presente nele: é o jogador que cria sua criatura, e cada fase tem seu específico editor.
- Estágio Celular - No editor celular, você cria seu microrganismo (ou modifica-o), usando partes como movimentação e ataque, por exemplo, você chega a ele quando atinge os pontos de DNA necessários.
- Estágio de Criatura - O editor Criatura é muito conhecido por seu alto número de partes para a criatura. Com ele, é possível fazer desde aves até criaturas com muitas cabeças, selecionando a cor/textura da sua pele.
- Estágio Tribal - Nele há o editor de vestimenta tribal, onde o jogador decide a roupa usada pelos membros da tribo. É um estágio que lembra em muito os clássicos jogos de estratégia.
- Estágio de Civilização - Neste estágio, o editor serve para construir edificações (casas, fábricas, etc.), e com o avanço do jogo, o jogador irá criar veículos terrestres, aquáticos e aéreos. Seu objetivo é dominar o planeta, através de seu poder militar, econômico ou religioso (destruindo, comprando ou convertendo as outras comunidades).
- Estágio Espacial - O jogador, ao terminar a fase civilização, deverá construir seu OVNI (Espaçonave). É o último estágio, que não possui fim. É possível se aliar, criar rotas comerciais, cumprir missões(apenas com a expansão Aventuras Galácticas ou apenas ficar clicando nas estrelas.
Estágios
Spore é o primeiro jogo de simulação dividido em Estágios distintos. Cada um traz mecânicas diferentes e um visual diferenciado.
O seletor de dificuldade de Spore, depois do primeiro patch, foi melhorado. Os níveis Médio e Difícil tiveram atualizações, tornando-se mais complexos.
Para iniciar o jogo, você pode escolher um planeta na Tela da Galáxia. Depois disso, escolher um estágio (que só serão liberados após completar todos os estágios). Respectivamente, você deve escolher a dieta de seu animal, um tema (opcional) e o nome do planeta.
Os estágios são:
- Estágio Celular - No fundo das águas do planeta, num nível microscópico, o objetivo do jogador é fazer sua célula comer alimentos de acordo com a sua dieta (se a célula é Herbívora deve comer plantas, se é Carnívora deve devorar pedaços de carne ou comer células menores e às vezes maiores) e evoluir de tamanho, tomando cuidado com células maiores e mais fortes. Para conseguir novas partes deve-se coletar fragmentos de meteoros ou matar células mais complexas. Quando a célula chegar a um certo nível de evolução, se alimentando bem, ela passa para o Estágio de Criatura e é direcionada para um criador exclusivo que apresenta pernas e as células em questão, que são bidimensionais, em 3D.
- Estágio de Criatura - A célula ganha pernas, e já pode sair das águas e pisar em terra firme, tornando-se uma criatura. Dessa vez com um ninho, onde pode ganhar pontos de saúde. O objetivo é conhecer e aliar-se a novas criaturas, ou ganhar novos inimigos. A novidade mais legal, é que a criatura tem um planeta inteiro para explorar, tomando cuidado com criaturas mais poderosas, e se preocupando com a Saúde e a Fome. Você pode achar "Épicos", que são criaturas gigantes e quase indestrutíveis e "Criminosos", que são "criaturas maiores, mais fortes e mais nervosas e violentas que o ajudam mais a evoluir ao serem destruídos ou impressionados. É a primeira fase em 3D. Quando a criatura ganhar um certo número de aliados e/ou inimigos ela passa de estágio.
- Estágio Tribal - Quando a criatura atinge um nível de sapiência suficiente, ela evolui e passa para a próxima fase, a tribal. Nesta, o jogador irá controlar uma tribo inteira de seres da mesma espécie, com um novo estilo de jogo. Aqui, as criaturas irão interagir com ferramentas, cabanas e outras coisas. Ainda assim, a caça é fundamental para a sobrevivência da espécie.
- Estágio de Civilização - Quando a tribo evolui, o jogador irá avançar para a fase Civilização, onde ele controlará uma cidade em si, e não poucas cabanas como é o Estágio Tribal. Nesta fase, o jogador controla a felicidade de seus habitantes, criar fábricas e casas e controlar suas fontes de especiaria. Após a etapa anterior, o jogador entra em uma fase em que não existe apenas uma cidade, mas outras cidades diferentes da sua. O jogador terá de interagir com estes outros povos por meio de diplomacia, comércio ou conflitos. Aqui, o jogador criará veículos, para poder justamente interagir com estas outras culturas.
o objetivo dessa fase é unificar todo o planeta.
- Estágio Espacial - A última fase, o Espacial, irá ambientar a espécie no último nível evolucionário. Aqui, o jogador irá criar seu OVNI (Espaçonave), e então lançar-se no espaço. O jogador irá interagir com povos de outros planetas, fundar colônias, explorar a galáxia, entre outras missões. Aqui, várias ferramentas irão aparecer, como armas, ferramentas de socialização, ferramentas de terraformação e outras. O maior objetivo nesse estágio é chegar até o núcleo da galáxia, que é protegido por uma espécie de criaturas ciborgues e cruéis chamadas de "Os Grox".
- O Início da Vida
- Se for escolhido começar o Estágio de Célula, inicia-se um vídeo em computação gráfica.
- Um cometa choca-se com o planeta escolhido, dentro de um destes pedaços, seu pequeno organismo sai, em busca de alimentos. Seria no caso, a teoria em que a vida em si, foi criada em outro planeta ou até em outra galáxia e depois teria vindo para a Terra sem querer, por meio de um cometa.
- Expansões
- Spore Creepy & Cute (Pacote de Partes Medonhas & Fofinhas)
- É o que equivale à uma Coleção de Objetos do The Sims. Adiciona partes fofinhas e medonhas. Foi lançado em 20 de Novembro de 2008.
- Spore Galactic Adventures (Spore Aventuras Galácticas)
- Com ela você pode sair de sua nave e ir em outros planetas, ganhar pontos e evoluir seu capitão, colocando as mais diversas armas, como Lasers e Sabres. Foi adicionado o Criador de Aventuras para criar missões.. Foi lançado no dia 22 de Julho de 2009.
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