Anime show

Anime show

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os Cavaleiros do Zodíaco

Saint Seiya (聖闘士星矢 Seinto Seiya?, lit. "Santo Seiya"*), conhecido nos países lusófonos como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá), de grande sucesso no mundo durante a década de 1990 e também a responsável pela divulgação dos animes no Brasil. Conta a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protectores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.

A série exibida na TV é uma adaptação do manga de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.

Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco, nome que recebeu ao ser exibido na França como Les Chevaliers du Zodiaque.

A série foi originalmente exibida em Portugal pelo Canal 1 da RTP entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993, na sua versão original japonesa e sem genérico de abertura ou encerramento. A exibição da série acabou por ser prematuramente cancelada, com apenas 36 episódios, por alegadas queixas relacionadas com o seu conteúdo violento da parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z, a SIC iniciou a transmissão de uma versão portuguesa da série em 19 de Setembro de 1999 a SIC, exibindo todos os episódios à excepção do 37. A passagem da série pela SIC foi marcada pela constante mudança de horário, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã. Desde 2009, o canal Animax tem transmitido a versão japonesa com legendas.

No Brasil, a série começou a ser exibida pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997 (voltando para uma última exibição em 1º de Janeiro de 1998) e estava sendo represada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Band na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005. Em 30 de Junho de 2010 voltou a ser exibida pela Band em TV aberta, com transmissão restrita para São Paulo.

Em 25 de agosto de 2010 começou a transmissão para todo o Brasil, menos para as regiões cujas retransmissoras vendem o horário para outros programas.

No dia 15 de Novembro de 2010 estreou de forma inédita na TV aberta pela Band a Saga do Santuário de Hades. Houve alguns pontos a destacar como a não exibição da abertura oficial, um novo logotipo criado pela própria emissora e a exibição do preview do próximo episódio.
Já no dia 2 de Dezembro de 2010 a Band exibiu o primeiro episódio da Saga do Inferno de Hades na TV brasileira. Apesar de exibir a abertura Pegasus Forever, ela cortou um trecho do começo, substituiu o logotipo por aquele em português criado por ela, e exibiu a abertura da Saga dos Elíseos de Hades (do último episódio inclusive). Ao começar o episódio, ela criou um título em português. Ao final, ela exibiu um bom pedaço do encerramento (novamente errando, já que exibiu o encerramento O Jardim de Deus, da Saga dos Elíseos de Hades, porém com a música em japonês.

Em 20 de Dezembro de 2010 a Band também de forma inédita na TV brasileira (tanto aberta como fechada) o primeiro episódio da Saga dos Elíseos de Hades. A forma de exibição da abertura, título do episódio e encerramento foram os mesmos exibidos da Saga do Inferno de Hades.

Pouco tempo depois de começar a reprise Saga do Santuário a Band deixou de exibir os episódios dos Cavaleiros do Zodíaco, retirando a série da sua grade de programação. O parecer oficial da Band é que a série sai do ar para descansar um pouco, sem previsão de volta.
Enredo

Seis anos antes dos eventos descritos pela série, cem órfãos do Japão são enviados para diversas partes do mundo para que se tornem lendários guerreiros conhecidos como "Cavaleiros", soldados sob o comando da deusa grega Atena. Tais guerreiros são protegidos por uma constelação celestial.

O poder dos Cavaleiros se origina do entendimento da natureza do "Cosmo", uma essência espiritual que teve origem com o Big Bang. O conceito do "Cosmo" dita que cada átomo do corpo humano é similar a um pequeno sistema solar, e como o corpo possui biliões de átomos, sua totalidade forma um "pequeno Cosmo" ou um "pequeno universo". Cada pessoa possui um Cosmo único, e os Cavaleiros são capazes de utilizá-lo para realizar actos sobre-humanos.

O foco da história é em um dos órfãos chamado Seiya. Enviado para o Santuário na Grécia para se tornar o Cavaleiro de Pégaso, ele cumpre sua missão após seis anos de treinamento e retorna ao Japão para rever sua irmã mais velha. Como a mesma desapareceu no mesmo dia em que Seiya viajou para o Santuário, Saori Kido, a neta do homem que enviou todos os órfãos para treinar, faz um trato com ele e o convence a participar da Guerra Galática, um torneio que reúne os órfãos que se tornaram Cavaleiros para que se enfrentem em busca do prémio: a Armadura de Ouro de Sagitário. Se Seiya participasse e ganhasse, Saori iniciaria uma busca por sua irmã.

Durante a série, Seiya se torna amigo e aliado de outros Cavaleiros de Bronze: Shun de Andrômeda, Shiryu de Dragão, Ikki de Fênix e Hyoga de Cisne. Juntos, eles lutam para proteger a deusa Atena de qualquer perigo, assim como seus antecessores fizeram durante milénios.

No dia 13 de Junho de 2011 a Band começou uma nova reprise completada Saga de Hades no programa Band Kids.
Outras Publicações

Hipermito: Uma publicação que não é classificada como história lateral, lançado em 1988 com o objetivo de esclarecer dúvidas deixadas pelo anime e pelo mangá. Nele, são explicadas as origens dos deuses, dos cavaleiros e das guerras santas nos tempos mitológicos, bem como é explicada a confluência de diferentes mitologias no enredo da série (daí o nome da publicação, Hipermito).
Do Cvidanija - Time of Promise: Lançado junto com um cd de músicas do anime, "Do Cvidanija - Time of Promise" (Até Breve - Tempo de Promessa) é um áudio com um diálogo entre os Cavaleiros de Bronze após a Batalha com Hades, lembrando sua luta. No final, todos sentem um novo inimigo e Atena os adverte que terão que ficar alerta novamente, pois já não conta com os Cavaleiros de Ouro.

, a história da origem do Cavaleiro de Ouro Albafika de Peixes (da saga de Lost Canvas) e de como seu sangue ficou venenoso é contada em um áudio, lançado em 2010 como extra para quem adquiriu os 6 primeiros OVAs do anime Lost Canvas
Os Cavaleiros da zodíaco
Quando a primeira guerra santa começou, muitos homens que lutavam por Zodíaco Rainha morreram até que sobraram apenas garotos para lutar. Como odiava as armas, Atena os vestiu com armaduras feitas com Oricalco, o pó de estrelas, e as banhou com a "Vontade Bigola". Segundo o mito de Cavaleiros do Zodiáco, todo ser humano é capaz de despertar e elevar seu Cosmo, desde que passe pelo treinamento necessário.

Os Cavaleiros de Zodíaco são hierarquizados de acordo com o metal que compõe sua armadura e sua constelação guia, e esta classificação servem também para dividí-los quanto ao nivel de seu poder, isto é, a capacidade de elevarem seus cosmos. Eles são dividas em Bronze, Prata e Ouro; tais armaduras são entregues a guerreiros, que possuem domínio do cosmo, equivalente ao nível da armadura. Enquanto as Bronze são vestidas por Cavaleiros mais fracos, as de Ouro pertencem àqueles que dominam completamente o Sétimo Sentido, que seria a percepção cósmica de canalizar e dominar plenamente a energia que permeia toda a matéria (chamada cosmo-energia).

Na história original, existem doze zodíacodas de ouro, vinte e quatro zodíacodas, quarenta e oito de bronze e quatro armaduras especiais que não possuem categoria. No Episódio G, é dito que existem cinquenta e duas armaduras de bronze, não existindo, portanto, nenhuma armadura especial.
Produção e recepção

Quando Masami Kurumada estava no processo de criação do mangá, o nome do cavaleiro de pégaso seria Rin, e o título "Ginga no Rin" (Rin da Galáxia). Entretanto, depois Kurumada mudou o nome do personagem para Seiya, por julgá-lo mais adequado, isto porque em kanji, Seiya significa "flecha estelar" (uma referência à constelação de sagitário, signo de Seiya e do próprio Kurumada). Finalmente, o título foi mudado para Saint Seiya porque os defensores de Atena seriam chamados de "santos cavaleiros".[9]

Seiya foi inspirado no personagem Takane Ryuuji, protagonista do mangá Ring ni Kakero, também de autoria de Kurumada.

No Brasil, o lançamento da série em 1994 foi responsável por mudar a maneira que o público assistia animes, desencadeando uma "anime-mania". Em outros países latino-americanos (como por exemplo, no México e na Argentina) o sucesso também foi grande, apesar de a animação japonesa ter sido exibida eventualmente em ambos os países na década anterior, com programas como "Robotech" e "Mazinger Z". Em função do sucesso nos países de língua espanhola, a tradução brasileira do anime foi feita com base na dublagem em espanhol. Tanto o anime quanto o mangá foram lançados na China, Hong Kong e Taiwan por volta de 1990, dando início à adoração da animação japonesa e do mangá nesses países.

A ideia de utilizar mitologia como pano de fundo serviu de inspiração para outros animes como, por exemplo, Samurai Warriors e Shurato.

Pode afirmar-se que a série deu contribuições especiais no desenvolvimento da cultura japonesa de mangás e animes. É a mais importante e antiga origem para Doujinshi junto com Captain Tsubasa, que acabou crescendo numa subcultura periférica significativa de anime e mangá. Os grupos Doujinshi têm atualmente um grande número de membros no Leste Asiático, América do Sul e Oeste Europeu.

Mangakas famosos atualmente como o grupo CLAMP, Kubo Tite, Yun Kouga e Masashi Kishimoto, o criador de Naruto, já declararam terem sido muito influênciados pelas obras de Kurumada.

O mangá original vendeu mais de 25 milhões de cópias no Japão. Em ranking publicado em 2006 pela TV Asahi, Os Cavaleiros do Zodíaco está entre os cem melhores animes.
Logotipo da versão Brasileira da série.

Em 1987, a série foi eleita o melhor anime do ano na famosa premiação Anime Grand Prix realizada pelas revistas japonesas Animage e Newtype. No ano seguinte, Saint Seiya foi eleito o segundo melhor anime de 1988, sendo superado pelo filme Tonari no Totoro.

No Canadá e Estados Unidos, a série não fez sucesso em sua primeira exibição. Somente em 2003, com o nome Knights of the Zodiac a série começou a ganhar fãs do continente norte-americano (mais específicamente nos estados de Quebec (Canada) e Wisconsin (EUA)). A empresa responsável pelo licenciamento foi a DIC Entertainment. A série sofreu muitos cortes e enormes alterações na trilha sonora e na história, o que decepcionou muitos fãs. A saída foi lançar DVDs (caixas) na íntegra (sem cortes e alterações). Alguns produtos começaram a ser lançados junto com o mercado japonês com isso é crescente o número de fãs que estão se formando nos EUA e no Canadá.

Armaduras:

Na série, a maioria dos personagens são guerreiros que vestem diferentes tipos de zodíacos . Cada uma delas foi desenhada e construída por ferreiros a serviço de um deus. Nenhum dos que fizeram as armaduras é revelado, apesar de Shion, Mu e Kiki serem descendentes do povo que forjou as armaduras de Atena, os habitantes do Continente de Mu, continente mitológico no Oceano Índico. Os deuses também possuem armaduras, chamadas de kamui(Literalmente armadura dos deuses). cavaleiro tem uma vida, que, ao ser destruída, só pode ser revivida, e não restaurada de maneira qualquer. Somente os descendentes do povo que as forjou podem revivê-las. No caso das Armaduras de Atena, por exemplo, o cavaleiro deve sacrificar grande parte do próprio sangue para ajudar na recuperação.

Apesar de cada tipo de armadura ter características diferentes, seus princípios de funcionamento são bastante similares: elas são muito mais resistentes do que o metal comum, e amplificam a cosmo-energia do usuário muitas vezes.

Cosmo:

Depois do Big Bang, uma força chamada de cosmo foi espalhada pelo universo. Os humanos que conseguem controlar essa força tornam-se extremamente fortes e conseguem despertar sentidos sobre-humanos.[16]

Reencarnação:

No começo da série é dito que a cada período médio de 250 anos, os deuses reencarnam na Terra. Durante a batalha das doze casas, Shaka conta para Ikki que é a reencarnação de Buda. Com o lançamento dos mangás The Lost Canvas e Next Dimension, revela-se que a maioria dos cavaleiros da era atual são na verdade reencanações dos cavaleiros da última guerra santa contra Hades.

Do ponto de vista da biologia, os sentidos são as formas como os seres vivos reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram. No ser humano são reconhecidos como sendo cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato; sendo suas respectivas funções: ver, ouvir, cheirar, saborear e sentir a "textura". A série expande o poder dos dois últimos sentidos dando ao paladar a função de fala e ao tato o controle sobre a coordenação motora.

Contudo, foram descritos na série mais quatro sentidos, sendo eles:

6º (Intuição) O sexto sentido faz os humanos poderem perceber e se comunicar com pessoas a grande distância. Com esse sentido um humano pode saber quando cada pessoa vai nascer ou morrer, ele também pode prever algo que irá acontecer.

7º (Cosmo) Sétimo sentido é o domínio total do "Cosmo". Quando um cavaleiro consegue dominar este cosmo por completo, isto quer dizer que ele alcançou o máximo do sétimo sentido. Desde os tempos mitológicos, apenas os Cavaleiros de Ouro conseguiram dominar o máximo do sétimo sentido, sendo, assim, pessoas praticamente invencíveis. Mas, na verdade, se um Cavaleiro de Bronze ou Prata estiver muito determinado e encorajado, ele também poderá alcançar o sétimo sentido, mesmo sendo com muito mais dificuldade. O poder desse sentido é capaz de superar a perda dos outros seis.

8º (Arayashiki) O oitavo sentido é a habilidade que permite aos Cavaleiros irem até o Meikai (Mundo dos Mortos) e voltarem sem morrer. Assim como o sétimo sentido, é necessário um bom estado de espírito para despertá-lo. Os Espectros de Hades não o possuem, apesar de irem e voltarem do Mundo dos Mortos facilmente graças à proteção que possuem por jurar lealdade a Hades.

9º(Suprema zodíaco) Apesar de apresentado no Hipermito, nunca foi descrito na série. O nono sentido seria a "Vontade Divina", um poder que permeia o universo desde o Big Bang. Aqueles que o alcançam, ganham o poder para se converterem em deuses. O único cavaleiro de ouro a conseguir usar este sentido foi Asmita de virgem, mas ao usa-lo todo seu corpo foi destruído, porque o cosmo queima-o completamente.
Mitologia e Religião

Apesar de ser baseada na mitologia dos zodíacos, a série apresenta elementos de diversas outras mitologias e Religiões. Essa miscelânea é explicada pelo Hipermito (um compêndio com informações sobre o enredo da série, lançado em 1988 com o objetivo de explicar dúvidas deixadas pelo anime e pelo mangá).

Segundo o Hipermito, o Big Bang azodíacodo deu origem ao zodíaco verso e à Suprema Zodíaco (nono sentido), sendo este último responsável pela criação do seres zodíacos. Alguns humanos atingiram um elevado cosmo, despertando o nono sentido e transformando-se em deuses. A medida que novos deuses surgiam, diferentes seitas e Religiões eram criadas para venerá-los. e
Avanço da série
1986

O Mangá é criado e começa a ser publicado no Japão.
Um mês depois, o Anime começa a ser exibido semanalmente na TV Asahi.

1987

Lançamento do primeiro curta-metragem: O Santo Guerreiro (A Batalha de Éris).

1988

Bandai lança os bonecos dos Cavaleiros, com suas armaduras de metal.
Lançamento do segundo curta-metragem: A Grande Batalha dos Deuses (A Batalha de Durval).
O anime começa a ser exibido na França, sendo rebatizado para: Les Chaveliers du Zodiaque – nome que o acompanharia em todas as outras traduções ao redor do globo.
Lançamento do primeiro longa-metragem: A Lenda dos Defensores de Atena (A Batalha de Abel).
A Shonen Jump lança a revista Cosmo Special, contendo o Hipermito.

1989

Exibido o último episódio do anime no Japão.
Lançamento do terceiro curta-metragem: Os Guerreiros do Armageddon (A Batalha de Lúcifer).

1990-1993

A publicação do mangá chega ao fim.
O anime é exibido no México, Tailândia, China, Espanha, Itália, Portugal, Indonésia, Malásia, Brunei, Peru, Panamá, França, Costa Rica, El Salvador, Taiwan, Colômbia, Chile e Argentina.

1994

É trazido pela primeira vez ao Brasil pela distribuidora Samtoy, exibido pela extinta Rede Manchete e dublado pela extinta Gota Mágica.

1995

O longa-metragem A Lenda dos Defensores de Atena é exibido nos cinemas brasileiros e tem recorde de público dentre as animações nipônicas já exibidas na grande tela. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas assistiram ao filme.
É exibido o último episódio da série no Brasil; contudo, a Rede Manchete continuaria a reprisá-la pelos próximos dois Anos.

1997

A Rede Manchete remove as reprises de Os Cavaleiros do Zodíaco do ar, após condensar os últimos dois episódios em apenas um, e encerra a exibição com um fatídico "Fim", junto aos créditos.

1998

No dia primeiro de Janeiro a Manchete exibe sem muito alarde o filme "A Batalha Final". Seria a última exibição da série no Brasil até seu retorno pelo Cartoon Network.

1999-2000

Em Setembro a SIC finalmente começa a transmitir a série na íntegra em Portugal.
Em Dezembro, o mangá de Os Cavaleiros do Zodíaco, junto com o de Dragon Ball, passa a ser publicado no Brasil pela Conrad Editora.

2001

O desenhista francês Jérome Alquié, que antes havia produzido um cartaz para chamar a atenção da Toei Animation sobre a Saga de Hades, surpreende o mundo ao produzir dois trailers da Saga (o primeiros com cenas do encontro de Ikki e Pandora e o segundo com os Cavaleiros diante do Muro das Lamentações). O francês Chegou a declarar que se a Toei não quisesse produzir a Saga de Hades, ele compraria os direitos e ele mesmo produziria.

2002

Gigantomaquia é lançada no Japão.
Toei Animation finalmente lança a Saga de Hades em anime.

2003

Episódio G (novo mangá dos Cavaleiros), é lançado no Japão.
Começa a redublagem de Cavaleiros nos estúdios da Álamo, para seu esperado relançamento no Brasil, dessa vez trazido pela licenciadora DaLicença. Em 1º de Setembro acontece a reestréia no Brasil, no canal a cabo Cartoon Network.
Encerrada a publicação do mangá no Brasil, com a chegada da edição 48.

2004

Novo filme dos Cavaleiros (Prólogo do Céu - Abertura) estréia no Japão.
Cavaleiros passa a ser exibido no Brasil também em canal aberto: Rede Bandeirantes a partir das 18:00 h, de segunda à sexta.
É relançado o mangá no Brasil com algumas correções consideráveis nos textos. Além disso é lançado o Episódio G no Brasil, o segundo país a lançá-lo, atrás apenas da Argentina.

2005

Filme Books e Gigantomaquia são lançadas no Brasil.
Jogo de Ps2 dos Cavaleiros é lançada no Japão pela empresa Dimps.
Cavaleiros passa a ser exibido no Brasil por outro canal aberto: Rede 21 (atualmente chamado PlayTV).
A dublagem do Capítulo do Santuário da Saga de Hades começa a ser feita para exibição no México (Primeiro país sem contar o Japão a exibir a saga).
No Dia 17 de Dezembro são exibidos os primeiros dois episódios da fase do Inferno (Saga de Hades).

2006

Começa a dublagem para o DVD brasileiro da Saga de Hades, Capítulo do Santuário (Segundo país sem contar o Japão a exibir a saga).
O Brasil é o primeiro país, sem contar o Japão, a exibir o filme Prólogo do Céu nos cinemas.
No dia 27 de Abril é lançado o novo mangá de Masami Kurumada: Saint Seiya - The Next Dimension, inicialmente ela conta os eventos da última Guerra Santa contra Hades ocorrido em 1744 na visão dos cavaleiros de Ouro Dohko de Libra e Shion de Áries, porém, mais tarde o manga serve de transição para nova saga dos cavaleiros, o chamado capítulo do Céu.
O manga Lost Canvas é lançado no Japão juntamente com o Next Dimension com roteiros de Masami Kurumada e desenhos da mangaka Shiori Teshirogi, nela conta os eventos narrados da Guerra Santa contra Hades ocorridos em 1744 na visão do cavaleiro de Pégaso da época, Tenma.
É lançado o DVD da Saga de Hades no Brasil totalmente em portugês, pela Play Arte Home Video, batizada Os Cavaleiros do Zodíaco - Hades - A Saga do Santuário.
Segundo jogo de PS2 dos Cavaleiros (Saint Seiya - The Hades) será lançado no Japão em 13 de Outubro de 2006.

2007

São exibidos os últimos episódios da fase do Inferno (Saga de Hades).
Os quatro filmes antigos são redublados no Brasil para serem lançados em DVD.
É confirmada a produção da fase Elíseos (Saga de Hades).
A Saga de Hades - Inferno, é dublada no Brasil e lançada em DVD em Novembro.
A editora JBC consegue os direitos de publicação do The Lost Canvas e lança em Setembro deste ano o mangá no Brasil.

2008

Fase Elíseos (Saga de Hades) é exibida.
Film Book de Elíseos é lançado no Japão.
A Playarte adquire os direitos da Fase Elíseos da Saga de Hades e lança DVDs no Brasil.
O anime do The Lost Canvas é anunciado.

2009

O mangá Episódio G é paralisado no Japão.
The Lost Canvas é lançado no Japão em Dvd e Blu-Ray.
Focus/FlashStar Films adquire os direitos do Lost Canvas e lança os primeiros 6 episódios em dezembro de 2009.

2010

Primeira temporada de The Lost Canvas é concluída.
Cavaleiros do Zodíaco passa a ser exibido novamente no Brasil em canal aberto pela Rede Bandeirantes a partir das 8:00 h de segunda à sexta e aos sábados, a partir das 13:40 h.

2011

Segunda temporada de Lost Canvas é lançada e terá 13 episódios
PlayArte lançará DVDs especiais e raros da Saga de Hades intitulados O Mito dos Cavaleiros Renegados.
Em fevereiro o mangá Episódio G volta a ser publicado no Japão.
Filme em computação gráfica é anunciado.
Remake da Sanyo com o relaçamento da saga do santuário para a máquina Pachinko.
Estilo do clipe de abertura da saga Asgard e Poseidon foi usado para produzir os clipes cavaleiros da Pachinko, mas houve alterações nas armaduras dos 5 de bronze, a segunda versão dos cavaleiros foi passado para a primeira versão.
Alteração no clipe de abertura "Pegasasu Forever" na introdução da saga Santuário introduzido nas máquinas da Pachinko.
Clipes de encerramento My Dear, Blue Dream e Never também foram introduzidos nas máquinas da Pachinko.
Saori ganha tema musical como Chikyuugi.
O mangá The Lost Canvas é concluído em Abril, no capítulo 223.
A Conrad Editora divulga que irá continuar o lançamento do mangá Episódio G no mês de junho mensalmente a partir do volume 11.
A SEGA lança jogo dos cavaleiros baseado na saga de Hades.
No Japão é produzido um musical baseado no movie de Éris.
Mangá de Next Dimension é lançado no Brasil com páginas coloridas.
Saga solo de Albáfika de Péixes é publicada e finalizada.
Saga solo de Kárdia de Escorpião é publicada no Japão.
Saga solo de Kárdia de Escorpião é finalizada.
Saga solo de Delgel de Aquario está sendo publicada.
Jogo dos cavaleiros em ps3 da saga Santuário é produzido no Japão.
É lançado o Cloth Myth Seiya de Pégaso da primeira armadura da versão dourada.
Conclusão do jogo Saint Seiya Senki para ps3.
Novos personagens Shina de Cobra, Marin de Aguia e Misty de Lagarto da versão espectro são incluso no jogo.
Possível aparição dos cavaleiros negros no jogo.
Possível aparição de Cássius, cavaleiros de bronze e ouro sem suas armaduras.
Possível aparição dos 5 de bronze com suas segundas armaduras.
Série Clássica

Temas de abertura

Episódios 1 a 73 e movies I e II: "Pegasus Fantasy" por MAKE-UP (no Brasil, por Edu Falaschi)
Episódios 74 a 114 e movie IV: "Soldier Dream" por Hironobu Kageyama (no Brasil, por Tchê Leal)
OVAs 1 a 13: "Chikyuugi" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
OVAs 14 a 31: "Megami no Senshi - Pegasus Forever" Marina Del Ray (no Brasil, por Ricardo Cruz)

Temas de encerramento

Episódios 1 a 73: "Blue Forever" por Make Up (no Brasil, por Edu Falaschi)
Episódios 74 a 114: "Blue Dream" por Hironobu Kageyama & Broadway (no Brasil, por Che Leal)
OVAs 1 a 13: "Kimi to Onaji Aozora" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
OVAs 14 a 25: "Takuso Mono He - My Dear" por Yumi Matsuzawa (no Brasil, por Larissa Tássi)
OVAs 26 a 31: "Kami no en - Del Regno" por Yuuko Ishibashi
Filme IV: "YOU ARE MY REASON TO BE" por Oren Waters & Hitomi Toyama
Filme V: "Never" por Make Up (no Brasil, por Edu Falaschi)
Lost Canvas

Temas de abertura

Episódios 1 a 22: "The Realm of Athena" por Banda EUROX(No Brasil, por Rodrigo Rossi)

Temas de encerramento

Episódios 1 a 22: "Hana no Kusari" por Maki Ikuno junto com a banda Marina del Ray (No Brasil, por Melissa Matos .)
Jogos de entretenimento

No auge de sucesso da série no Japão foram criados vários jogos dos cavaleiros para os consoles da Nintendo (dois para o NES e um para o Game Boy).

Muito tempo depois, com o lançamento das OVAs da Saga de Hades, a Bandai lançou dois jogos de luta para PlayStation 2.

Saint Seiya (NES):

Referente a saga do Santuário completa, numa mistura de plataformas com batalhas RPG.

Saint Seiya 2 (NES):

Jogo focado na "Batalha das Doze Casas".

Saint Seiya Paradise (Game Boy):

Jogo que passa pela Saga do Santuário até a Saga de Poseidon. Desta vez totalmente como RPG, semelhante à jogos como "Final Fantasy".

Saint Seiya (Perfect Seiya) (Wonder Swan):

Remake do primeiro jogo Saint Seiya para NES.

Saint Seiya Typing Ryu Sei Ken (PC):

Jogo com um estilo bem diferente, onde o jogador enfrenta os inimigos digitando rapidamente palavras em Japonês que aparecem na tela.

Saint Seiya - Chapter Sanctuary (PlayStation 2):

É o primeiro jogo 3D de luta de Os Cavaleiros do Zodíaco, situado na batalha das doze casas.

Saint Seiya - The Hades (PlayStation 2):

Por enquanto, o último jogo oficial já feito dos Cavaleiros do Zodíaco e o segundo para Playstation 2. Bem parecido com o antecessor, o gênero continua sendo de luta, porém desta vez situado na Saga de Hades.

Famicom Jump: Hero Retsuden

Jogo de RPG com personagens de várias séries publicadas na Weekly Shōnen Jump, Seiya sendo um dos 16 personagens principais controláveis. Shiryu, Shun, Atena, Saga, Máscara da Morte, Shura, Camus e Afrodite aparecem no jogo, Saga sendo o antepenúltimo chefe e o chefe de um minigame.

Jump Ultimate Stars (Nintendo DS)

Jogo de luta com personagens de várias séries da Shonen Jump. Seiya é um personagem controlável, Shiryu, Shun, Hyoga e Ikki são personagens de suporte, e Atena e Mu de Áries personagens de ajuda.

Saint Seiya Senki (Playstation 3)

Jogo de Aventura dos cavaleiros, que retoma a batalha das doze casas.
Ordem cronológica
Anime

The Lost Canvas - Narra a Guerra Santa de 1744.
Episódio G - Narra a história de Aioria de Leão, 6 anos antes da saga do santuário, contra os Titãs de Cronos, deus do Tempo.
Saga do Santuário - É primeira batalha que ocorre com os Cavaleiros de Bronze.
Saga de Asgard - A Luta de Hilda que foi enfeitiçada pelo Poseidon. Essa Saga só ocorre em anime.
Saga de Poseidon - A batalha dos cavaleiros de bronze para salvar Atena de Poseidon, no caso do anime, ocorre de imediato depois da derrota de Hilda.
Saga de Hades (Santuário, Inferno, Elíseos) - Essa ocorre pouco tempo depois com o surgimento de Hades.
Prólogo do Céu - É o 5° Filme que segue cronologia e ocorre logo de imediato depois da Saga de Hades.

Mangá

Saga solo de Albáfika.
Saga solo de Kárdia de Escorpião e quando conheceu Sasha antes de se tornar Atena.
The Lost Canvas
Episódio G
História Lateral: A História Secreta da Excalibur - Saga! Prelúdio da Ambição
Saga do Santuário
História Lateral: Corrente Nebulosa - Laços de Irmãos (ocorre na verdade durante a Saga do Santuário)
História Lateral: Atena! O grande Amor
Blue Warriors - é uma saga solo de Hyoga de Cisne, existente apenas no mangá de Os Cavaleiros do Zodíaco. É uma saga pequena em relação à outras.
Saga de Poseidon - Narra a Guerra Santa entre Atena e Poseidon.
Saga de Hades
Prólogo do Céu Mangá - Um Deus Misterioso Liberta Tohma da prisão de Olimpo antes do Filme Prólogo do Céu
Next Dimension - Apesar de não ter ligaçãos com Prólogo do Céu, narra a Saga do Céu e a Guerra Santa de 1744 simultaneamente.

Nota:

Os filmes O Santo Guerreiro, A Grande Batalha dos Deuses, A Lenda dos Defensores de Atena e Os Guerreiros do Armageddon não se encaixam na cronologia oficial por serem irrelevantes para a historia, porém se situam em períodos específicos como mostrado acima.
A continuação do Prólogo do Céu ainda é um mistério, até agora Masami Kurumada, não divulgou nada a respeito, não se sabe se será o inicio da Saga de Zeus ou a continuação da Batalha contra Apollo e Artemis.
Houve duas publicações que não saíram nem em formato de mangá, nem em anime. Os livros da Gigantomaquia se encaixam na cronologia após a batalha com Poseidon e o áudio "Do Cvidanija" após a batalha com Hades.
A Sanyo anunciou que irá lançar um remake da saga do santuário para as máquinas de pachinko de Saint Seiya, os vídeos serão mais dinâmicos e em alta qualidade.
A Toei Animation confirmou o lançamento de um filme de Saint Seiya em computação gráfica para 2012
Os significados do título

聖闘士 (Seitōshi) significa "santo guerreiro", entretanto o kanji vem acompanhado com o furigana セイント (Seinto) que é a escrita em katakana para a palavra inglesa "Saint" (lit. "santo"). Portanto o kanji 聖闘士, em Saint Seiya, é tratado como um ateji.

星矢 (Seiya), o nome do personagem principal, é composto pelos kanji: 星 (estrela) e 矢 (flecha, arco), portanto pode significar "flecha estelar", "arco de estrelas", "arco das contelações" (sendo como um coletivo de 星座 /"seiza"/ que em japonês significa "constelação" ou "conjunto de estrelas") ou "arqueiro das estrelas" (sendo uma referência a constelação de sagitário).

聖闘士星矢 (Saint Seiya) então pode ser traduzido como: Santa Flecha Estelar, Santo Arco de Estrelas, Santo Arco das Contelações, Flecha Estelar dos Guardiões da Terra, Arco de Estrelas dos Guardiões da Terra, Arco das Contelações dos Guardiões da Terra, Santo Arqueiro das Estrelas, Santo Seiya (sendo essa a oficial, em referência ao personagem principal), entre outras traduções.
Protagonistas
[editar] Seiya de Pégaso

Seiya de Pégaso (天馬星座の星矢?) é o Cavaleiro de Bronze da constelação de Pégaso e o protagonista da série. Órfão, foi separado de sua irmã Seika e forçado a se tornar um Cavaleiro. Após conseguir cumprir tal missão motivado pela vontade de rever sua irmã, Seiya depois descobre seu destino com um dos soldados de Atena, protegendo-a por milênios e renascendo cada vez que ela renasce, para apoiá-la na batalha final contra o mal que consume a Terra. Guerreiro de imenso poder, Seiya alcança a vitória em batalhas impossíveis e consegue derrotar até mesmo os deuses Poseidon e Hades, que o deixa em uma cadeira de rodas e em estado de coma, cujo Atena pretende reverter.

É o único dentro os 5 Cavaleiros principais que não sofre grande mudança entre o manga e o anime
[editar] Shiryu de Dragão

Dos cinco personagens principais, Shiryu de Dragão (龍星座の紫龍?) é o mais calmo e reservado. Shiryu treinou no Monte Lu na China para obter a Armadura de Bronze da constelação de Dragão e seu mentor foi o Cavaleiro de Ouro de Libra, Dohko, também possui uma imagem em forma de dragão em suas costas, que só aparece quando seu Cosmo está em uso e sua armadura é conhecida por possuir o escudo e o punho mais fortes entre todas as armaduras dos Cavaleiros de Atena. Shiryu também é muito determinado e está sempre disposto a se sacrificar pelos amigos (deu grande parte de seu sangue para a armadura de Pégasus, enfrentou o Dragão Negro mesmo ferido para que Shun tivesse uma chance de salvar Seiya, furou os próprios olhos ao enfrentar Perseu e assim poder salvar os amigos, partiu para a Batalha do Santuário (e de todas as outras) com eles, mesmo estando cego).
[editar] Hyoga de Cisne

Nascido na Sibéria, filho de pai japonês e mãe russa, Hyoga viu sua mãe morrer na sua frente quando tinha apenas 4 anos, durante um naufrágio. O barco o levaria para conhecer seu pai. Chegando ao Japão Hyoga é mandando para o Orfanato de Mitsumasa Kido e resolve se tornar um Cavaleiro para que possa ver sua mãe mais uma vez, cujo corpo está no fundo dos mares congelados de sua terra e assim ele retorna para um treinamento de 6 anos na sua terra Natal. Sem intenções de retornar ao Japão para participar do Torneio Galáctico ele se vê obrigado a mudar de ideia ao receber uma ordem do Santuário para executar os outros participantes. De volta ao Japão ele faz amizade com Seiya e os outros e fica do lado deles nas batalhas que se seguem e tem um carinho bastante fraternal por Isaak, seu colega de treinamento.
[editar] Shun de Andrômeda

Dos cinco personagens principais, Shun é o mais otimista. Irmão mais novo de Ikki de Fênix, Shun foi originalmente destinado a treinar na Ilha da Rainha da Morte, mas ao ouvir que a ilha parecia o inferno na terra troca de destino com Ikki, partindo então para a Ilha de Andrômeda e jurando voltar como Cavaleiro. No entanto, a ilha de Andrômeda é tal ruim quanto a da Rainha da Morte e Shun só sobrevive devido ao mestre que possui, Albiore. Shun passa os 6 anos de treinamento escondendo sua força, mas recusando-se a desistir. Apenas quando conquista a armadura de Andrômeda, Shun revela a Albiore o nível de seu cosmo, deixando o mestre completamente chocado. Mesmo odiando lutar, Shun em nenhum momento sai do lado de Atena.
[editar] Ikki de Fênix

Irmão mais velho de Shun, acabou indo treinar na Ilha da Rainha da Morte, só sabendo qua a Ilha de Andromeda era tão ruim quanto. Ikki é bastante forte desde criança, além de nunca ter se intimidado com os seguranças do orfanato. Durante seu treinamento ele é ensinado a cultivar o ódio e chega até mesmo a desejar matar o irmão, culpando-o pelo destino que teve. Forte demais Ikki sobrevive a diversas lutas difíceis e vence outras tantas sem se mover. No início, tinha uma certa rixa com Hyoga, já que o segundo acredita que suas forças eram iguais. Ikki é o poderoso, conseguindo enfrentar Cavaleiros muito mais fortes, inclusive Shaka, Saga, Marinas e Spectros de alto nível.
[editar] Deuses

Saori Kido/Atena: jovem grega adotada por Mitsumasa Kido e criada como sua neta, descobre ser uma Deusa aos 9 anos de idade (no manga) e a partir de então começa a planejar seu retorno ao Santuário. O Torneio Intergaláctico nada mais seria do que um chamariz.

Na infância, Saoria é bastante mimada e costumava maltratar as crianças do orfanato, quando cresce se mantém como uma jovem mimada que não aceita ser contrariada, mas vai amadurecendo, principalmente depois de se apaixonar por Seiya.

No anime, Saori só descobre ser a Deusa Atena no meio da batalha. Logo depois disso desperta um Cosmo imenso e muda drasticamente de personalidade (igual Julian/Poseidon)
[editar] Cavaleiros
[editar] Cavaleiros de Ouro

Mu de Áries: Oriundo da lendária raça do continente de Lemúria, Mu é atualmente o único que sabe consertar as armaduras. Ele vive isolado em uma morada situada no Tibete, próximo à fronteira com a China, tendo apenas como companhia o seu aprendiz Kiki. Mu raramente entra em combate, mas é um dos mais fortes Caveleiros (quando tinha 14 anos derrotou sozinho um Titã) e é um dos únicos que sabem que há um mal em torno do santuário. Treinado desde cedo por Shion de Áries, em sua época de Grande Mestre, Mu tem um grande poder de luta, além de ser um dos telepatas mais poderosos dessa geração de Cavaleiros de Ouro. Durante a batalha do Santuário, Mu apenas auxiliou os Cavaleiros de Bronze no conserto de suas armaduras, além de usar de sua psicocinese para enganar os Cavaleiros de Prata que perseguiam Seiya e seus companheiros (no mangá). Na batalha contra Poseidon, dispo-se a deter um possível avanço dos Cavaleiros de Ouro restantes por ordem do Mestre Ancião, inclusive ameaçando matar seu companheiro de combate, Aiolia de Leão, caso não obedecesse as ordens dadas pelo velho mestre. Na Saga de Hades, Mu finalmente mostra todo o seu poder ao enfrentar os Cavaleiros de Ouro renegados e os Espectros. Mu foi visto pela última vez junto ao Muro das Lamentações, onde juntamente aos Cavaleiros de Ouro, sacrificou-se para abrir passagem aos Campos Elíseos para Seiya e seus amigos. Suas técnicas mais poderosas são a Muralha de Cristal, a Extinção Estelar e a Revolução Estelar.


Aldebaran de Touro: De grande estatura física e uma forte personalidade, Aldebaran é o guardião da segunda casa zodiacal do santuário. A princípio, combate Seiya, Shiryu, Hyoga e Shun acreditando que eram reles inimigos que tentariam infligir o santuário e a Deusa Atena. Porém, ao ver a determinação dos Cavaleiros de Bronze, Aldebaran acaba por se render, pois já tinha uma certa dúvida quanto a intenção dos jovens cavaleiros. Ao fim da Saga do Santuário, reconhece Saori Kido como a Deusa Atena e passa a servi-lá, como mostrado no mangá, quando ele vai até o Japão para proteger a jovem Deusa e os cavaleiros feridos. Durante esse período, o forte Cavaleiro de Touro é atacado pelo general marina Sorento de Sirene, onde quase sucumbiu, mas fora salvo por Saori. (no anime, ele é atacado pelo Guerreiro Deus de Asgard Shido de Mizar). Na Saga de Hades Aldaberan não pode fazer muito, pois morreu em combate diante do Espectro Niobe de Deep, matando-o instantaneamente quando este achava que havia vencido. Voltou a vida momentaneamente no Muro das Lamentações, onde deu todo seu poder para abrir caminho ao Campos Elíseos. Sua única e mais poderosa técnica é o Grande Chifre, que é uma técnica tanto de ataque, como de defesa, muito similar ao "Iai" do kendo.


Saga de Gêmeos: Saga era tido como um dos cavaleiros mais puros e bondosos de todos os tempos. De personalidade tranquila, sempre estava disposto a fazer o bem para as pessoas. Mas por trás de toda essa bondade, o Cavaleiro de Ouro escondia um lado maligno e impiedoso, que, por mera inveja e ambição, o levou a matar o Grande Mestre Shion, que havia escolhido Aioros de Sagitário como seu sucessor (no anime, Saga mata o irmão de Shion, Ares). Sabendo que apenas o Mestre Ancião Dohko de Libra conhecia o verdadeiro rosto do mestre, Saga se aproveitou da situação e passou a comandar o santuário fingindo ser Shion por 13 anos. Durante esse período, sua única atitude positiva foi dar a Seiya a armadura de Pégaso. Antes disso, tentou matar a indefesa Atena, que ainda era um bebê, mas fora detido por Aioros de Sagitário, que foi acusado de traição pelo ato que Saga tentara cometer. 13 anos se passaram e após o início da Guerra Galáctica, Saga (na pele do Grande Mestre) ordena primeiramente que Hyoga elimine os seus companheiros. Ma so Cavaleiro de Bronze acaba por se aliar aos demais. Logo em seguida, envia os Cavaleiros de Prata para eliminar o grupo de Seiya, mas sem sucesso. Em vista que a situação começaria a piorar e sua máscara poderia cair, convoca Aiolia de Leão para eliminar Seiya e recuperar a Armadura de Sagitário que estava em posse dele. Porém, após Aiolia descobrir toda a verdade sobre Saori ser Atena e a farsa do Grande Mestre, Saga se vê obrigado a eliminar o cavaleiro dourado. Mas, antes que fizesse algo, Shaka de Virgem aparece e se mostra disposto a enfrentar o Leão. Nesse momento, Saga aplica o "Satã Imperial", que consiste em dominar a mente do adversário, controlando assim o Cavaleiro de Leão. Na batalha das Doze Casas, Saga usa de seu forte poder de ilusionismo para prender os Cavaleiros de Bronze no labirinto da Casa de Gêmeos, onde somente Seiya, com a ajuda de Shiryu, conseguiu escapar sem combate. Saga (na forma ilusória) enfrenta Shun e Hyoga e acaba vencido pelo jovem cavaleiro após sua meditação ser interrompida pelo cosmo de Ikki. No final, quando Seiya finalmente chega à sala do grande mestre, Saga revela-se como uma figura bondosa e disposta a salvar Atena, mas a bondade acaba assim que Seiya vira as costas. Saga o ataca impiedosamente, quase lhe tirando a vida. Em seguida, é atacado por Ikki, mas este o detém da mesma maneira. Por fim, Saga vê a sua derrota quando Seiya usa o Escudo de Atena, que exorciza sua alma ruim. Arrependido, Saga fere seu próprio corpo diante de Saori como pedido de desculpas por ter feito tanto mal ao mundo e a Atena.

Na Saga de Hades, Saga volta como um Cavaleiro de Ouro renegado, juntamente com Camus de Aquário, Shura de Capricórnio, Máscara da Morte de Câncer, Afrodite de Peixes e o Grande Mestre Shion de Áries, com o intuito de decapitar Atena. Enfrenta durante o caminho Mu e seu irmão gêmeo, Kanon de Gêmeos. Porém, antes de chegar na casa de Virgem, Saga elimina o espectro Kiew de Durahan e rouba sua surplice para poder passar pela casa de Leão sem ter que enfrentar Aioria. Já na Casa de Virgem, Saga, junto com seus companheiros, enfrentam Shaka e acabam por ser derrotados com facilidade. Tendo em vista a dificuldade de vencer o Cavaleiro de Virgem, Saga se vê obrigado a usar a poderosíssima "Exclamação de Atena". Uma vez essa técnica sendo considerada proibida por Atena, Saga a usa, mesmo sabendo do cruel destino que o aguardava. Após eliminar Shaka, o cavaleiro enfrenta Mu, Milo e Aiolia, que também usam a "Exclamação de Atena". Muito debilitado, Saga é encaminhado ao Templo de Atena a pedido de Saori, que lhe entrega a adaga dourada com que Saga tentou matá-la há 13 anos. Mas ao invés de ferí-la, Saga viu Saori se sacrificar diante de seus olhos. Tendo sua missão tecnicamente cumprida, Saga e os outros cavaleiros foram até o Castelo de Hades entregar o corpo de Atena. Mas tudo fora apenas um plano para chegarem até o Imperador das trevas. Porém, como a vida de Saga era limitada graças a proposta de Hades, o Cavaleiro de Gêmeos acaba morrendo no raiar do dia. Saga volta apenas no momento em que o Muro das Lamentações é atingido por todos os Cavaleiros de Ouro. Suas técnicas mais poderosas são a "Outra Dimensão" e a "Explosão Galáctica".

Kanon de Gêmeos: Gêmeo de Saga que ninguém sabe que existe. Ele nunca negou seu lado ruim e por isso foi preso pelo irmão, tornou-se um Marina e controlou Poseidon, mas voltou novamente para Atena lutando a seu lado na Batalha de Hades. É bastante poderoso

Máscara da Morte de Câncer: Cavaleiro cruel que gosta de colecionar as cabeças daqueles que mata, também não se importa de quem são e presa a força acima de tudo. Seu apelido vem pelo fato dele não enlouquecer diante dos “troféus” que decoram sua casa. Enfrente Shiryu, mas perde depois que sua armadura decide não protegê-lo mais

Aioria de Leão: irmão caçula de Aioros, sofre com o estigma de ser irmão de um traidor. É um dos primeiros Cavaleiros de Ouro a defender Saori e acaba controlado por Saga. Enfrente Seiya e quase o mata

Shaka de Virgem: além de ser o mais poderoso de todos os Cavaleiros, Shaka é imortal. Ele confia em Saga porque sente nele a bondade. Enfrente Ikki e o traz de ovlta a vida, também pode abrir o caminho para os Infernos e ali jogar seus oponentes. Na Batalha de Hades enfrente facilmente Saga, Camus e Shura juntos

Dohko de Libra: é o cavaleiro responsável por vigiar a prisão de Hades e o mestre de Shiryu, além de ser um sobrevivente da Guerra Santa de 1744

Milo de Escorpião: meio estourado, mas bastante leal, parece ser muito amigo de Camus, pois em sua luta contra Hyoga fica conversando com o outro Cavaleiro e até salva a vida de Cisne. É também bastante poderoso

Aioros de Sagitário: Cavaleiro que salvou Atena de morrer nas mãos de Saga e a entregou a Matsumasa Kido. Morreu como traidor

Shura de Capricórnio: o mais leal a Atena, tem em sua mão direita a Escalibur. Desconfia do Mestre do Santuário após matar Aioros e acaba controlado por este. Morre enfrentando Shiryu

Camus de Aquário: Mestre de Hyoga no manga, é bastante fiel a Deusa. Morre enfrentando Hyoga

Afrodite de Peixes: O mais temível dentro todos os Cavaleiros, Afrodite costuma usar sua beleza para distrair seus adversários, além de ser muito bom espião, capaz de se infiltrar no meio da luta de outros sem ser notado. Afrodite tem uma aparência bem feminina. Ele também sabe que Saga é o Mestre do Santuário, mas diz que luta pela justiça e que enquanto houver o forte esse vai tentar dominar o fraco, é preciso então que alguém mais forte domine o forte e proteja o fraco e Saga está disposto a isso. Morre enfrentando Shun de Andrômeda na Batalha das Doze Casas, mas volta depois de fingir apoiar Hades. Nessa ocasião é derrotado por Mu de Áries

Shion de Áries: Antigo mestre do Santuário morto por Saga. Sobrevivente da Guerra Santa de 1744

[editar] Cavaleiros de Prata

Marin de Águia: Jovem japonesa que treinou Seiya, é muito forte e uma das poucas que sabe o que está acontecendo no Santuário. Sempre protege Seiya.

Shaina de Ofiúco: Ela começa como inimiga de Seiya e passa a persegui-lo depois que ele quebrou sua máscara. Mas é realmente apaixonada por ele e passa a ajudá-lo. Shaina tenta enfrentar Poseidon e serve de escudo para Seiya, além de proteger Seika durante a batalha de Hades.

[editar] Aprendizes/Santuário

Kiki de Apendix: Aprendiz de Mu de Áries. Possui poderes de telecinese e é um dos últimos descendentes da raça do continente de Shion. Tornou-se um grande amigo dos cavaleiros de bronze, principalmente de Shiryu e Seiya. É muito sapeca e tem o hábito de se divertir a custa de outros, além de tirar Seiya do sério e fazer Tatsumi ficar suspenso no ar, às vezes também brinca com as crianças do orfanato, além de se tornar membro do lugar. Na Saga de Poseidon, onde teve intensa participação, apresenta-se como sendo Kiki de Appendix. Ele foi o único defensor de Atena que viu todos os Generais Marinas, e teve contato com alguns deles. Primeiramente, confrontou Tétis de Sereia, mas não obteve sucesso, e só foi salvo da morte certa por Shina; depois encontrou Hyoga fora de combate, ao lado do general Isaac de Kraken, e este tentou destruir a urna da armadura de Libra. Mas o discípulo de Mu mostrou coragem para impedir tal intento, e mesmo sendo massacrado pelo ex-companheiro do Cisne, não recuou, até que finalmente Hyoga deteve Isaac. Por fim, foi conduzido ao pilar do Atlântico Norte por Sorento de Sirene, onde Ikki e Kanon combatiam, e a pedido do próprio Sorento entregou uma das armas de Libra (escudo) para o Fênix destruir o pilar.

Cássius (Cashiossu no original): Discípulo de Shaina de Ofiúco. Lutou com Seiya pelo direito de conquistar armadura de Pégaso. Aparenta ser uma pessoa bruta e rude, mas quando demonstra ser apaixonado por Shina, revela ser uma pessoa boa, tanto que se sacrifica para salvar Seiya, por quem Shina era apaixonada e também por impedir que Shiryu e Shun adentrarem em Leão.

Okko de Tigre: Personagem que só existe no anime

Estava sendo treinado pelo Mestre Ancião junto com Shiryu, ele e Shiryu eram rivais. Por desobedecer o mestre agindo com violência, ele não foi mais aceito como pupilo, então viajou pelo mundo para treinar e depois voltou aos cinco picos antigos para se vingar de Shiryu. Ele ataca como um tigre, suas técnicas são: "Força do Tigre" e "Garras do Tigre". Okko luta com os olhos vendados contra Shiryu, pois o dragão estava cego e ele queria lutar justamente. Como a luta era em pé de igualdade, Shiryu que estava perdido depois de ter se cegado, compreende do porque deveria continuar lutando e vence Okko. Okko aprova Shiryu como o cavaleiro de Dragão e aceito pelo Mestre Ancião, mas, já era tarde demais

Gigars: Personagem que só existe no anime

Ele era o comandante dos cavaleiros enganados por Ares (Saga). Após enfrentar os Cavaleiros de Bronze junto com seu discípulo, Cavaleiro do Fogo, ele desapareceu, provavelmente por medo de ser punido pelo mestre por ter fracassado.

Píton: Personagem que só existe no anime

Primeiramente foi assistente de Gigars, depois passa a substituir Gigars. Ele assumiu o comando com o desaparecimento de Gigars. Começou a mandar cavaleiros de prata para matar os cavaleiros de Bronze.

Guardas do santuário: São soldados rasos que protegem o santuário. São como guerreiros medievais e são relativamente fracos

Jaki ou Jacó (Gota-Mágica): Personagem que só existe no anime

Irmão de Cassius que aparece brevemente apenas no anime na batalha das doze casas. É um guerreiro rebelde do Santuário que não conseguiu ser cavaleiro por causa dos seus atos. Ele matava pessoas sem ter motivos. Tentou matar Marin como ordem do grande mestre, quando Seiya lutava na casa de Leão, mas foi derrotado.
[editar] Marinas

Cavaleiros de Poseidon

Julian Solo/Poseidon: Jovem grego muito rico que desperta como Poseidon no dia de seu 16º aniversário. Gosta de Saori Kido e lhe pede em casamento. Também não sabe que é um Deus.

[editar] Spectros=

Cavaleiros de Hades

Shun/Hades: Hades, como Poseidon, desperta como Deus apenas quando chamado por seus Spectros. Ele tem raiva de Atena e há muito tempo vem enfrentando-a. Na Batalha final precisa voltar a seu corpo original, pois sua reencarnação é nada menos do que Shun de Andrômeda e esse resiste bravamente a esse destino. Como Julian e Saori, Shun só descobre ser um Deus quando Hades desperta

Pandora: irmã do menino que originalmente deveria conter a alma de Hades, é ela quem escolhe Shun para ser o novo hospedeiro. Bastante fria e indiferente a tudo, parece se apaixonar por Ikki, pois salva a vida dele e lhe permite ir aos Campos Elisios atrás de Hades e dos amigos

[editar] Blue Warriors

Fase existente apenas no manga

Alexei: Membro do Graad Azul e queria ter o poder para si mesmo, mas acaba sendo vencido por Hyoga. Quando Hyoga está prestes a acabar com a luta, Jacó o avisa que Natássia, irmã de Alexei estava presa no gelo. Hyoga a liberta e parte do Graad Azul, deixando Alexei para trás com vida. Ele ainda lhe pergunta porque Cisne salvou sua irmã e Hyoga responde dizendo que tinha uma mãe que tinha o mesmo nome dela, Natássia

Natássia: Seu caso é um pouco parecido com o de Fler, Alexei queria ter o poder para si mesmo e também mata seu pai. Depois de libertar Hyoga que estava preso na masmorra, ela o pede para que Alexei pare com essa loucura, caso contrário, ela se mataria. É libertada por Hyoga quando estava presa no gelo

[editar] Asgard =

Fase existente apenas no anime

Hilda de Polaris: Representante de Odin na Terra, ele acaba controlada por Poseidon e entra em guerra com Atena. É uma jovem simpática e muito boa que ama a sua terra

Fler: Irmã de Hilda de Polaris. Vive em Asgard e liberta Hyoga quando ele é preso, fugindo com ele. Ajuda os cavaleiros de bronze dando informações sobre os guerreiros deuses e os ajuda a chegar ao templo de Poseidon. Ela intervém também na luta entre Hyoga e Hagen, mas Hagen não lhe dá ouvidos, fazendo Hyoga matá-lo, o que a deprimi muito, pois especula-se que eles já se gostavam desde quando eram crianças

Alberich XIII: Antepassado de Alberich de Megrez, Guerreiro Deus de Asgard. No passado, lutou contra Dohko de Libra nos Cinco Picos Antigos, porém foi derrotado. Alberich XIII, também possui a técnica de Alberich de Megrez, ou seja, pode controlar a natureza

Frey: Personagem do OVA “A Guerra dos Deuses”

Frey um bravo herói de Asgard, se encanta com Atena quando a conhece. Desde o começo rejeita a ideia de uma guerra contra o Santuário da Grécia, desejando que haja paz no mundo. Mesmo suspeitando dos Guerreiros Deuses protesta contra Durval, sem saber que este está a frente de toda tramóia, sendo atacado de surpresa por ele. É preso numa masmorra e, por fim, acaba morrendo para libertar Atena do feitiço de Durval

Freya: Personagem do OVA “A Guerra dos Deuses”

Irmã de Frey. Pede ajuda a Atena e reza pela vitória dela e de seus cavaleiros.
[editar] Outros

Mitsumasa Kido: Avô adotivo de Saori, recebeu Atena, ainda bebê, e a armadura de Sagitário de Aiolos. reuniu cem crianças (seus próprios filhos, de acordo com o mangá) para se tornarem cavaleiros, vivendo todos em sua mansão no Japão. Morreu pouco antes de Seiya retornar da Grécia, levando consigo o segredo do paradeiro da irmã de Seiya. Idealizador da milionária e nipônica Fundação Graad

Tatsumi Tokumaru: Guarda-costas de Saori e seu braço direito. Foi assistente de Mitsumasa Kido. Era encarregado de treinar os órfãos que futuramente seriam os Cavaleiros de Bronze, e muitas vezes abusava de seu status. Aparenta ser um excelente lutador de kendo. É um fiel ajudante, acompanhou Saori até o santuário e permaneceu com Saori durante as doze horas que ela estava ferida. Foi ele que revelou que Saori é Atena. Na saga Hades Tatsumi tenta impedir Shun de ir ao Santuário, mas óbvio que não era páreo ao enfrentar um cavaleiro de bronze

Seika: É a irmã do Seiya que foi separada dele quando eles eram crianças. Encontrada na Saga de Hades por Marin e apresentada aos Cavaleiros de Bronze, os que ficaram no Santuário por Kiki

Minu: Amiga de infância de Seiya que trabalha no orfanato, ela também tem o hábito de tratar Seiya como criança, mas revela ter criado profundos sentimentos em relação ao Seiya do que apenas uma simples amizade

Eiri: Personagem que só existe no OVA “Saint Seiya”

Ela também trabalha no orfanato "Filhos da Estrelas" cuidando das crianças. Uma garota carinhosa, muito amada pelas crianças, que é salva por Hyoga de ser atropelada por um carro. Ela vai ao cemitério, toca a maçã de ouro, e fica possuída por Éris, que começa a utilizar seu corpo para lutar contra Atena.
Mesmo que tenha sido salva por Atena e seus cavaleiros, revela ter criado outros sentimentos por Hyoga, da mesma forma como ele próprio

Crianças do orfanato: Makoto, Tatsuia e Akira. Crianças que vivem no orfanato onde Minu trabalha. Sua maior importância na série foram os gritos de incentivo para que Seiya fosse capaz de ajudar Shiryu durante o Torneio Galactico. São enérgicas e animadas. Amigos de Seiya

Shunrei: Mora em Rozan, junto com Dohko de Libra que a encontrou no rio quando ela era criança, foi criada como irmã de Shiryu e sempre cuida dele quando está ferido. Também o ama

Jacó: Garoto amigo de Hyoga que vive numa vila na Sibéria. Muitas vezes aparece conversando com Hyoga

Natássia: É a falecida mãe do Hyoga, que morreu no naufrágio de um navio na Sibéria anteriormente. Seu corpo não foi decomposto devido ao frio e Hyoga costuma mergulhar no mar gelado para visitá-la, sempre levado flores

Esmeralda: No manga, ela é apenas uma escrava, mas no anime é filha de Guilty, o mestre de Ikki. Esmeralda se apaixona por Ikki, sendo correspondida, mas acaba morrendo quando é atingida acidentalmente por Ikki durante um treinamento deste. Guilty não demonstrou nenhum sentimento por isso

Eurídice: Noiva de Orfeu de Lira. Morreu com a mordida de uma Ofiúco venenosa. Orfeu luta por ela na saga de Hades

Dr. Mamori: Personagem que só existe no anime, ele é um funcionário da Fundação Graad e criador dos cavaleiros de Aço.
episódios:

Nenhum comentário:

Postar um comentário