Devil May Cry(デビル メイ クライ, Debiru Mei Kurai?) é uma série de jogos de Hack and slash criado originalmente por Hideki Kamiya e distribuída pela Capcom. Originalmente, Devil May Cry seria uma sequencia da série Resident Evil, mas como o jogo fugia muito da ideia original, a ideia foi reaproveitada na nova série. A série gira em torno de Dante, o personagem principal da série, que trabalha com o extermínio de demônios. A jogabilidade se baseia em derrotar inimgos desencadeando grandes sequências de ataques de forma frenética, enquanto evita possíveis danos, a fim de exibir cenas de lutas estilosas; este elemento, juntamente com o tempo e quantidade de itens coletados e utilizados são levados em consideração para se chegar a classificação do desempenho do jogador.
As três primeiras edições da série foram um sucesso, vendendo milhões de cópias, o que rendeu a Capcom o prêmio de "Título de Platina". O sucesso da série de jogos levou à criação de histórias em quadrinhos, novelas, uma anime, guias, coleções, publicações, e uma variedade de figuras de ação.
Durante a edição de 2010 da Tokyo Game Show a Capcom revelou um novo jogo chamado DmC: Devil May Cry. O novo jogo é desenvolvido pela Ninja Theory, sendo uma prequela da série Devil May Cry focada num Dante mais jovem.
Devil May Cry 4
O jogo
No quarto jogo, os papéis se invertem em relação ao primeiro Devil May Cry, do qual a quarta versão é uma sequência direta. O jogo possui um novo protagonista: Nero é um jovem meio demônio e meio humano (como Dante), que pertence a um grupo que idolatra Sparda (o Lendário Cavaleiro Negro; pai de Dante e de Vergil) e está incumbido de acabar com todos os demônios restantes. Sendo Dante um descendente de Sparda, este também é muito respeitado pelo grupo, o que se revela, mais tarde, quando Dante ataca a irmandade (apelidada de 'Holy Knights Order', ou 'Ordem dos Cavaleiros Sagrados') e assassina o "Papa" chamado Sanctus. A partir daí, Dante, que protagonizou todos os jogos anteriores, se torna o alvo da vingança de Nero. Os dois são parecidos fisicamente, mas o novo protagonista é mais jovem e suas roupas também diferem das de Dante, embora o estilo seja bem semelhante. Os métodos de ataque de Nero são similares aos de Dante. Ao que tudo indica, Nero é canhoto, pois maneja sua espada ('Red Queen') apenas com o braço esquerdo. Há o 'EXCEED', técnica que permite desferir golpes mais letais através da Red Queen. Também possui uma arma de fogo de cano duplo ('Blue Rose'), e ambas as formas de ataque podem ser trocadas num instante. Mas Nero tem também um outro truque por debaixo da manga: o seu braço direito (apelidado de 'Devil Bringer'), que tem poderes demoníacos e simboliza o seu lado negro. Com ele, Nero libera uma espécie de sombra azulada, que agarra os oponentes. Com esta, pode trazê-los para perto ou afastá-los, conforme as necessidades. O 'Devil Bringer' possibilita um novo mecanismo nas sequências de ataques, além de proporcionar severos danos aos oponentes (inclusive aos "chefes"), quando usado da maneira correta.Ao decorrer do jogo,Nero conquista a espada 'Yamato' no laboratório de Agnus (o cientista da Ordem), e mais tarde descobre que a mesma possui uma relação com Dante (Por ter pertencido a Vergil, Irmão de Dante), e também descobre que é a única espada capaz de abrir o mundo dos demônios, mas também destruir o 'Hell Gate' (Portão Do Inferno),sendo esse o motivo que levou a Ordem a estudá-la.
Chefes
Dante: o protagonista dos jogos anteriores é o primeiro chefe do jogo,você luta contra ele no tutorial do jogo e no final da fase 10 onde ele abusa da inteligência e quase sempre copia seu movimentos.
Berial: é um centauro de fogo com cabeça de touro ele aparece nas fases 2 e 19 para nero e na fase 16 para dante.Derrotando ele com Dante você ganha a arma branca Lúcifer que joga mini-espadas explosivas.Ele usa bastante ataque de longa distancia.
Bael: é um sapo que usa poderes de gelo,derrotando ele com Nero você ganha a habilidade de descobrir objetos e missões ocultas.Ele aparece nas fases 4 e 19.
Daegon: irmão de Bael,tem as mesmas características que Bael,porem com algumas partes vermelhas,enquanto as de Bael é azul.Só é enfrentado por Dante que ganha a Pandora Box.
Echidna: é um dragão-serpente fêmea que cuida da floresta.É uma oponente rápida e ágil que ataca tanto de perto como de longe,após bater muito nela,ela se transforma em um estilo muito poderoso agora ela pode jogar ovos que explodem.Derrotando ela com Nero você ganha uma habilidade de destruir plantas que atrapalham seu caminho e derrotando com o dante ganha a armadura Gilgamesh que de da a possibilidade da luta mano a mano.Ela aparece para Nero nas fases 7 e 19 e para dante na fase 13.
Angelo Credo: é irmão de Kyrie e tem a missão de matar Nero.Ele é humano mas vira um tipo de anjo-demonio.Possui uma Espada que pode ser arremessada e um escudo bem resistente que é absorvido por Nero que o dá a habilidade de usar inimigos como escudo.Ele morre após tentar ajudar Nero a escapar do Salvador na fase 11.Você luta contra ele na fase 8.
Angelo Agnus: assim como Credo vira um demônio,mas parecido com um Besouro,Agnus usa invocações de espadas demônios e tubarões e também pode sugar sua vida e transferir para a dele.Ele aparece para Nero na Fase 9 e Dante na fase 17.
Sanctus : é o líder da Ordem dos Cavaleiros Sagrados,porém ele na verdade é um tipo de Demônio Conjurador,ele captura Nero para alimentar a força do Salvador.Ele também é conhecido como Papa
Salvador: é uma estátua viva, transformada pelo Papa para reinar sobre a cidade,é gigantesca e muito poderosa.Ele possui vários cristais pelo corpo,Dante destroi o cristal principal,que é o que fica no peito,e liberta Nero o devolvendo a Yamato para que ele possa derrotar o Papa
Evil Sanctus: é o Papa só que em sua forma demôniaca,ele usa uma espada que estava no escritório de Dante.Assim como sua forma normal ele voa e usa um escudo,ele pode atirar vários meteoros,jogar raios vermelhos no chão e lançar sua espada com grande poder.
Falso Salvador: é o papa só na forma do salvador,para derrota-lo basta bater com o braço de demônio de Nero quando ele te atacar.
Jogabilidade
O sistema de combos ainda é o mesmo, aumentando o ranking dependendo dos golpes que conseguir conectar no menor tempo possível. Os novos inimigos, principalmente os chefes, desfilam efeitos especiais mais pirotécnicos, literalmente. Um deles é uma espécie de centauro de fogo (Berial, o conquistador do inferno de fogo). O Devil Trigger continua implacável, ampliando os ataques em força e velocidade, além de recuperar parte da energia perdida. Apesar das similaridades, Nero não adquire novas armas ao derrotar um chefe (como acontecia com Dante). Ao invés disso, adiciona novas habilidades ao seu braço demoníaco, sendo de grande utilidade durante a partida. No decorrer do jogo, há a possibilidade de jogar com Dante, que adiciona nova jogabilidade. Em seu controle, os estilos de luta (Swordmaster, Royal Guard, Gunslinger, Trickster e Dark Slayer), assim como as diversas armas-brancas (Rebellion, Gilgamesh e Lucifer) e armas de fogo (Ebony & Ivory, Coyote-A e Pandora's Box) podem ser trocados ao mesmo tempo, ampliando a gama de ataques. O jogo consiste em 20 fases, com 12 missões secretas (algumas favorecendo ou dando exclusividade a um dos protagonistas), priorizando Nero nas primeiras e Dante nas demais fases.
O jogo centra no Esquadrão Delta, um grupo de soldados da COG (Coalition of Ordered Governments) que recebe a missão de salvar o planeta Sera do exército Locust. O jogador controla Marcus Fenix, um ex-prisioneiro, e um possível segundo jogador controla Dominic "Dom" Santiago.
Gears of War foi aclamado pela crítica, ganhando prêmios de "Jogo do Ano" em diversos sites e publicações, e vendeu mais de 3 milhões de cópias Também tornou-se o jogo mais jogado no Xbox Live, superando Halo 2 que ocupara esta posição desde a sua saída em 2004. Uma adaptação para cinema está em produção, e o jogo foi revelado ser o primeiro de uma trilogia. A Microsoft anunciou uma conversão para Microsoft Windows e o vice presidente da Epic, Mark Rein, anunciou conversão para Macintosh A primeira continuação, Gears of War 2, foi lançada em 2008.
História
Em algum lugar no futuro, os seres humanos colonizaram em massa um planeta chamado "Sera". Após anos de exploração dos recursos naturais do planeta, os mesmos começaram a se esgotar, antes que o planeta ficase sem recursos um acidente com uma broca de petroléo acabou revelando um líquido viscoso, verde fosforecente mais tarde chamado de Imulsion. A princípio o Imulsion não tinha utilidade nenhuma até que o cientista Helen Cooper criou o processo LightMass (um tipo de fusão a frio que libera muita energia). O processo foi capaz de transmutar Imulsion em uma fonte de energia barata e eficiente. Para um planeta com fome de energia e que enfrentava uma espécie de crise de energia a longo prazo,o Imulsion foi a solução perfeita: eficiente, limpo e bastante abundante. Como a extração e transformação de Imulsion começou a pegar a vapor, certas nações acabaram colhendo grandes recompensas pela sua venda, enquanto os outros países menos afortunados foram perdendo os lucros. Com o tempo, Imulsion especulação nos mercados financeiros acabaram desenfreado moedas e economias inteiras e tornou-se ligado ao seu valor. Isso acabou resultando em um grande colapso econômico no planeta Sera. Como Imulsion era vendida a preços extremamente baixos isso acabou aleijando o setor financeiro. A crise econômica provocou ações militares, e os poucos países que possuíam uma abundância de reservas Imulsion logo se viram em guerra com as nações que não eram tão afortunadas, em um conflito conhecido como Guerras Pendulum(Pendulum Wars). Havia dois lados na guerra, o COG e o UIR, sendo que o segundo representava os países "pobres" em Imulsion, após mais de 75 anos de guerra que devastaram Sera, o COG acabou vencendo devido a arma "Hammer of dawn" um poderoso canhao orbital que poderia devastar cidades inteiras, com isso os exércitos da UIR acabaram se rendendo (Nota: o projeto da Hammer of Dawn foi desenvolvido pelo UIR mas foi roubado pelos agentes do COG e aperfeiçoado pelo Dr. Adam Fenix). Quando o povo de Sera começava a se recuperar dos longos anos de guerra aconteceu o Dia da Emergência (Emergence Day). Em um ataque surpresa, milhares de criaturas conhecidas como Locust saíram do subsolo de Sera matando todos seres humanos em seu caminho. Mais de 90% da populaçao de Sera foi morta nas primeiras 24 horas, os líderes do governo COG evacuram todos sobreviventes para a cidade de Jacinto, um dos poucos lugares seguros do planeta devido ao solo, composto de granito que impedia a invasao dos Locust, e entao destruiram boa parte do planeta com satélites "Hammer of Dawn" na esperança de destruir os Locust e impedir que mais deles subissem e usassem os recursos da superficie. Os poucos humanos que sobraram travaram uma batalha que durou mais de 10 anos, nesses anos, um jovem oficial que havia se destacado nas guerras do pendulo chamou mais a atençao, Marcus Fenix. Marcus subia rapidamente de posto até que tudo mudou, durante uma batalha severa contra os Locust, Marcus abandonou seu posto no campo de batalha na tentativa de salvar seu pai. A única familia que lhe restava. Aparentemente, Marcus não conseguiu salvar seu pai, Adam Fenix(O corpo nunca foi encontrado). Condenado por deserção por um tribunal militar, Marcus Ficou 14 anos preso na prisão de segurança máxima de Jacinto até ser resgatado por seu melhor amigo, Dominic Santiago. Extremamente debilitado, o COG precisava de soldados experientes para um missão que poderia derrotar de vez os Locust por isso Marcus Foi libertado. Após a morte do comandante da força "Delta Minh You Kim" pelas mãos do General Locust RAAM, Marcus assumiu o posto de capitão do time Delta que teria como objetivo a "Operação LightMass" que consistia em largar uma bomba LightMass (equivalente a 10 atomicas) em uma profunda fenda de um vale de Sera que aparentemente levava ao centro das forças Locust. Bem sucedido nessa missão, Marcus e o time Delta conseguirem causar uma reviravolta favorável aos humanos na guerra. Pena que ela não duraria muito. A bomba matou milhares de Locust e Kantus, claro, mas acabou causando efeitos colaterais. Ela vaporizou grandes fontes de Imulsion que acabou se tornando um gás tóxico aos humanos e despertou os Lambent um parasita gigante há muito tempo adormecido.
A jogabilidade tem foco em se sobre atacar com força bruta, dando inclusive menor número de armas ao jogador. O arsenal inclui fuzil de assalto, espingarda, pistola, rifle de sniper e granadas explosivas e de fumaça, além de combate físico. O rifle de assalto "Lancer" inclui uma baioneta com motosserra, que mata inimigo instantaneamente.
Todas as paredes, muros, escombros, objetos e imperfeições do terreno podem ser usadas como proteção durante o fogo-cruzado. Por exemplo, durante uma troca de tiros pode-se ficar atrás de uma barricada, movimentar-se por ela com agilidade e imediatamente pular para se escorar em outro lugar.
Os movimentos para tais ações estão concentrados em um único botão, o qual permite correr, esquivar-se, dar cambalhotas e se esconder rapidamente. A novidade por aqui é a seguinte: uma vez protegido, é possível atirar nos inimigos de duas formas. A primeira é a mais semelhante aos filmes de guerra, quando os soldados se encontram num cenário caótico, com tiros para todos os lados. O melhor é apenas colocar a arma para fora da trincheira e mandar bala sem saber em quem está atirando.
Isso pode ser feito em qualquer lugar, no entanto o controle fica mais instável e a mira, é claro, não aparece na tela. A sensação de jogo nesta situação é de desespero, porque você só atira assim quando está querendo matar ou afastar seus oponentes a todo custo. É a melhor opção para ataques furtivos ou em massa, quando você está tomando “chumbo grosso” e não pode mostrar um fio de cabelo aos lagartões.
Já no segundo caso, utiliza-se o gatilho esquerdo do controle para ativar a mira e se aproximar do rosto do personagem, transformando a visão, até então em terceira pessoa, para a de primeira. Esta é a forma mais consciente de matar um Locust, visto que basta atingi-lo na cabeça para matá-lo instantaneamente. Outra característica primordial, que deve ser levada em consideração, é o recarregamento das armas. Diferente dos outros games, apertar o botão para efetuar tal ação não é tudo o que jogador precisa para voltar a debulhar os adversários. Em Gears of War é necessário ter coordenação motora para recarregar no momento ideal.
Após apertar o botão para recarregar, um minigame surge em forma de uma barra horizontal, a qual possui 3 partes distintas. Nela, o jogador deve apertar o mesmo botão, enquanto uma reta vertical percorre a barra, para fazer com que o protagonista alcance o sucesso no carregamento ao escolher o ponto perfeito. Caso contrário, a ação demora e ele perde segundos preciosos. Então, um bom jogador é aquele que consegue vidrar os olhos no combate sem deixar de visualizar a quantidade de munição, estando preparado para carregar no momento exato ou, através de reflexos rápidos, fugir de situações inesperadas quando as balas acabarem.
Os ataques mais divertidos ficam por conta dos golpes corpo a corpo, executados para moer os lagartos a curta distância. São essenciais para aniquilar os monstros de pequeno porte que conseguem se aproximar com uma velocidade incrível. Além disso, a metralhadora principal da coalizão humana, Lancer, possui nada menos que uma motosserra como baioneta. Afinal, nada mais convidativo do que um ataque insano, no qual os oponentes são retalhados ao meio com direito a poucos segundos de animação.
À primeira vista, a jogabilidade parece ser complicada e cheia de minúcias, contudo o sistema é intuitivo e em poucos minutos você estará detonando todo pedaço de vida que passar pelos seus olhos. Todavia, os desacostumados com jogos de tiro no videogame, em um primeiro momento, sentirão dificuldade devido à coordenação exigida nos dois analógicos. Falando nisso, o analógico que controla a câmera merece grande destaque, uma vez que a sensibilidade está apurada e reflete o ótimo trabalho da equipe de desenvolvimento na adaptação dos comandos para o controle do X360.
Quando se fala que Gears of War inovou em vários aspectos, não é mera suposição ou fanatismo. O game conseguiu reinventar o gênero de ação, já saturado pela quantidade de títulos semelhantes no mercado. A prova disso é o sistema de danos, no qual GOW é original novamente. Ao tomar tiros, uma engrenagem é exibida na tela. Na medida em que o personagem é atacado, a roda dentada vai sendo preenchida de sangue e, se uma caveira aparecer, você já era!
A vantagem deste sistema é a versatilidade adquirida, pois basta se esconder para recuperar a vida imediatamente. Assim, quando a engrenagem desaparece, o personagem pode retomar o ataque. É prático e funcional. O único cuidado que o jogador deve ter é nos combates corpo a corpo, não raro eles podem ser mortais, dependendo do oponente.
A história de Gears of War é dividida em 5 atos, os quais também contém capítulos divididos em diversos checkpoints (pontos onde o jogo é salvado) espalhados pelos cenários. Tais pontos estão bem definidos, tornando o game mais fluido e fácil, inexistindo períodos onde o jogador teria que refazer uma determinada fase. Mas para muitos, a campanha principal do jogo ficou devendo porque possui entre 8 a 10 horas de jogo. Entretanto, se deve olhar para o jogo com outros olhos, já que existem diferentes níveis de dificuldade e um sistema online robusto, permitindo diversos replays para fechar o game novamente.
Por falar em dificuldade, ao todo são três os níveis disponibilizados: casual, hardcore (muito difícil) e insane (insano). O último é recomendado apenas para os mais fanáticos e doentes pelo game, visto que os lagartos são implacáveis e não dão chances para os inexperientes. Ao concluir os capítulos, é possível retornar a eles pelo menu do jogo. Assim, você pode refazê-los em qualquer dificuldade na hora que bem entender. Ponto positivo para a produtora.
Há ainda, distribuídas por todo o jogo, as COG Tags (fazendo trocadihos com as Dog Tags, medalhas usadas pelos soldados para identificarem seus cadáveres caso morram) dos soldados veteranos mortos em batalha. No total são 30 suvenires para Fenix e Dom colecionarem (33 na versão para PC). Na medida em que você os captura, conquistas no Xbox 360 são desbloqueadas.
Multiplayer
Gears of War habilita multiplayer por tela dividida, online (com Xbox Live e System Link (ligar dois consoles por meio de um cabo ethernet).
Há a campanha cooperativa, com outro jogador no mesmo Xbox ou online no papel de Dom. Ás vezes os dois jogadores vão por caminhos separados, reiniciando do checkpoint anterior caso um morra. Ambos também podem se ressuscitar e se ajudar de maneiras impossíveis com companheiros virtuais.
No modo combativo, uma equipe seleciona os COGs e outra os Locusts. Há três maneiras de disputa:
Warzone (zona de guerra): deathmatch normal, com um time exterminando o outro. Pode-se regular o tempo que um jogador morre se não for revivido de 5 a 60 segundos (chamado de "tempo de exsanguinação"). Um patch altera o número de ressureições de infinitas para duas.Uma partida é dividida em varias rodadas, ganha a rodada a equipe que eliminar mais adversarios por um tempo definido pelo host e ganha a partida quem ganhar mais rodadas, o jogo ainda conta com um ranking de jogadores.
Execution (execução): similar a Warzone, exceto que a equipe tem de matar o jogador caído senão este revive automaticamente ao final do período de exsanguinação, uma partida é dividida em varias rodadas, ganha a rodada a equipe que eliminar todos os adversarios e ganha a partida quem ganhar um numero de rodadas definido pelo host, o jogo ainda conta com um ranking de jogadores.
Assassination (assassinato):É parecido com o Warzone e o Execution porém exige matar o líder da outra equipe.
Annex: variante do "King of the Hill" o time tem de manter controle de uma área ou
Uma das atrações chaves deste jogo, será o modo cooperativo com quatro jogadores, e a introdução de três novas personagens femininas Samantha Byrne, Anya Stroud, e também Bernadette Mataki, sendo a última uma personagem conhecida das novelas do Gears of War, escritas por Karen Traviss. Outro personagem jogável será Jace Stratton, um soldado "durão" dos quadrinhos do Gears of War, e que tem seu nome mencionado em Gears of War 2. O novo jogo incluirá armas novas como a shotgun de cano duplo, e a "Lancer" da época da "Pendulun Wars", que possui uma baioneta normal, e não um motoserra como em Geas of War 1 e 2. Em uma edição de junho do informativo da Epic games, outras novas armas foram reveladas como a Granada incendiária, uma nova arma pesada denominada "Digger Launcher", que dispara piranhas que se deslocam abaixo do solo e emergem logo abaixo do inimigo, e um novo rifle chamado "One Shot", que pode derrubar um adversário com apenas um disparo. A pistola Gorgon se tornou uma arma completamente automática, e será chamada de Gorgon SMG.
Uma armadura robótica, estará disponível em algumas partes do jogo, munida de um lançador de foguetes em uma das mãos e uma metralhadora na outra. Esta armadura de combate possuirá dois modos básicos de operação:
Modo assalto, onde a armadura será controlada como um personagem;
Modo estacionário, onde a armadura permanecerá travada em sua localização atual, gerando grande defesa e também servindo de cobertura para outros Gears;
Multiplayer
Gears of war 3 inclui um modo chamado "Beast". Este modo é exatamente o modo oposto ao "Horde" do Gears of War 2, onde o jogador atacará Gears como locust. Após matar diversos adversários, upgrades estarão disponíveis para que o jogador possa ascender a uma classe mais forte de Locust. O modo "Horde" também estará incluído neste jogo.