Anime show

Anime show

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

SPORE

Spore é um jogo eletrônico "massivo de um jogador" desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuido pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes. O jogo recebeu grande atenção do público e da crítica, pela jogabilidade amplamente aberta e a utilização da geração processual.

A versão completa do jogo foi lançada em 4 de setembro de 2008 na Austrália e no Japão, porém as lojas australianas começaram as vendas dia 2 de setembro de 2008 devido aofuso horário local. O jogo foi lançado na Europa, América do Sul e na Nova Zelândia em 5 de setembro de 2008. Dia 7 de setembro do mesmo ano, o jogo foi lançado no restante do mundo, inclusive na América do Norte.

Spore foi lançado por download direto, na EA Store e por meio físico. Recebeu uma edição especial, denominada Spore: Edição Galáctica, além da versão regular.

Desenvolvimento


Originalmente, Spore era um nome de produção, sugerido por Ocean Quigley para o jogo que seria referido primeiramente ao público como SimEverything.[carece de fontes] O título original fora descartado, pois, segundo o próprio Will Wright (que sugerira SimEverything) "Spore não é uma parte da série Sim, sendo totalmente diferente".

Vários designers, de várias empresas, foram escolhidos a dedo para a produção do jogo, que durou sete anos.

Gênero

Spore é chamado de jogo "multi-gênero", por se enquadrar em vários gêneros de jogos. Entre eles está a Simulação, a Estratégia, o Free Action (Ação Livre), entre outros. Oficialmente, no Brasil, o gênero é Simulação, divulgado pela empresa e pelo Ministério da Justiça.

Jogabilidade

Como em The Sims e SimCity, as outras criações de sucesso de Will Wright, Spore pode ser jogado apenas com o uso do mouse (rato), embora tenha atalhos no teclado.

Os cinco estágios de Spore (de Célula, de Criatura, Tribal, de Civilização e Espacial) possuem características únicas e uma jogabilidades diferentes entre si.

Spore é o primeiro jogo da Maxis que contém um objetivo final (que não representa o final do jogo). Chegar ao centro da Galáxia, dominada por uma agressiva espécie não controlável, chamada de Os Grox.[carece de fontes]

Também, no Estágio Espacial, é possível encontrar o planeta Terra, até o momento despovoado. Acreditava-se que, com o lançamento deThe Sims 3 em Junho de 2009, seria possível abduzir os Sims criados pelo jogo (que está instalado na mesma máquina) diretamente pelaTerra no Spore.Mas isto nunca foi realizado, não passando de rumor.

Sporepédia

Considerado o principal recurso do jogo, a Sporepédia é um serviço que engloba todo o conteúdo online do jogo. Dentro da Sporepédia se encontra:

  • A Minha Pagina Spore pessoal;
  • Os Sporecasts;
  • O Catálogo Spore;
  • Sua Lista de Amigos;
  • As criações da Maxis;
  • As suas criações e as baixadas.

Na internet, a versão da Sporepédia permite ver todas as criaturas de todos os jogadores. Em apenas 10 dias de circulação no mercado, a Sporepedia já possuía 18 milhões de criações, sendo 1,8 milhões de criações por dia, aproximadamente.

Pode-se compartilhar na Sporepédia, atualmente:

  • Pré-Criaturas;
  • Criaturas;
  • Fornecedores;
  • Edifícios;
  • Veículos;
  • Naves Espaciais;
  • Missões.

Os conteúdos que podem ser criados, mas não compartilhados são:

  • Hinos;
  • Células.

Com a retirada do Criador de Flora (possivelmente presente em alguma expansão futura), não é possível criar ou compartilhar a Flora. Apesar disso, se encontra em uma versão antiga apesar de métodos encontrados em fã-sites.

Todas as criações, desde Células a Mundos inteiros, pesam em torno de 20kb, em formato de pequenas imagens .png, isto é possível graças a tecnologia de geração processual, que coloca na tela apenas o que se vê, retirando dados desnecessários. Isso facilita que a Sporepédia baixe milhares de conteúdos em minutos, nunca deixando um jogo semelhante ao outro.

Gestão de Direitos Digitais (DRM)

Spore utiliza uma versão modificada do software de Gestão de direitos digitais (GDD, em inglês Digital Rights Management ou DRM)SecuROM para evitar cópias, que requer uma autenticação ao término da instalação do jogo, ou quando o modo online é acessado. O anúncio do novo sistema veio logo após as fortes críticas devido ao sistema original, que exigiria que o usuário autenticasse a cada dez dias. Além disso, instalações de uma cópia do jogo só podem ser autenticadas no máximo três vezes. O Suporte da EA, porém, afirma que o usuário (caso tenha atingido seu limite de três instalações) pode entrar em contato e, após analisar o caso, ter o seu limite de instalações resetado.

Como resultado do esquema de proteção, cerca de 90% das análises do site Amazon.com deram a Spore uma estrela, a classificação mais baixa. A Electronic Arts citou o SecuROM como um "padrão para a indústria", e a política de segurança usada nas músicas do iPod daApple como justificativa para o modelo de controle. O ex-desenvolvedor da Maxis, Chris Harris, considerou o DRM um "desastre totalmente evitável".

Apesar do uso do GDD, Spore foi baixado ilegalmente pelo protocolo de compartilhamento de arquivos BitTorrent mais de 500.000 vezes, e está a caminho de se tornar o jogo mais pirateado da história, sendo que foi o mais pirateado de 2008

Os editores

Um dos fatores de interesse pelo jogo são os editores presente nele: é o jogador que cria sua criatura, e cada fase tem seu específico editor.

  • Estágio Celular - No editor celular, você cria seu microrganismo (ou modifica-o), usando partes como movimentação e ataque, por exemplo, você chega a ele quando atinge os pontos de DNA necessários.
  • Estágio de Criatura - O editor Criatura é muito conhecido por seu alto número de partes para a criatura. Com ele, é possível fazer desde aves até criaturas com muitas cabeças, selecionando a cor/textura da sua pele.
  • Estágio Tribal - Nele há o editor de vestimenta tribal, onde o jogador decide a roupa usada pelos membros da tribo. É um estágio que lembra em muito os clássicos jogos de estratégia.
  • Estágio de Civilização - Neste estágio, o editor serve para construir edificações (casas, fábricas, etc.), e com o avanço do jogo, o jogador irá criar veículos terrestres, aquáticos e aéreos. Seu objetivo é dominar o planeta, através de seu poder militar, econômico ou religioso (destruindo, comprando ou convertendo as outras comunidades).
  • Estágio Espacial - O jogador, ao terminar a fase civilização, deverá construir seu OVNI (Espaçonave). É o último estágio, que não possui fim. É possível se aliar, criar rotas comerciais, cumprir missões(apenas com a expansão Aventuras Galácticas ou apenas ficar clicando nas estrelas.
  • Estágios

    Spore é o primeiro jogo de simulação dividido em Estágios distintos. Cada um traz mecânicas diferentes e um visual diferenciado.

    O seletor de dificuldade de Spore, depois do primeiro patch, foi melhorado. Os níveis Médio e Difícil tiveram atualizações, tornando-se mais complexos.

    Para iniciar o jogo, você pode escolher um planeta na Tela da Galáxia. Depois disso, escolher um estágio (que só serão liberados após completar todos os estágios). Respectivamente, você deve escolher a dieta de seu animal, um tema (opcional) e o nome do planeta.

    Os estágios são:

    • Estágio Celular - No fundo das águas do planeta, num nível microscópico, o objetivo do jogador é fazer sua célula comer alimentos de acordo com a sua dieta (se a célula é Herbívora deve comer plantas, se é Carnívora deve devorar pedaços de carne ou comer células menores e às vezes maiores) e evoluir de tamanho, tomando cuidado com células maiores e mais fortes. Para conseguir novas partes deve-se coletar fragmentos de meteoros ou matar células mais complexas. Quando a célula chegar a um certo nível de evolução, se alimentando bem, ela passa para o Estágio de Criatura e é direcionada para um criador exclusivo que apresenta pernas e as células em questão, que são bidimensionais, em 3D.
    • Estágio de Criatura - A célula ganha pernas, e já pode sair das águas e pisar em terra firme, tornando-se uma criatura. Dessa vez com um ninho, onde pode ganhar pontos de saúde. O objetivo é conhecer e aliar-se a novas criaturas, ou ganhar novos inimigos. A novidade mais legal, é que a criatura tem um planeta inteiro para explorar, tomando cuidado com criaturas mais poderosas, e se preocupando com a Saúde e a Fome. Você pode achar "Épicos", que são criaturas gigantes e quase indestrutíveis e "Criminosos", que são "criaturas maiores, mais fortes e mais nervosas e violentas que o ajudam mais a evoluir ao serem destruídos ou impressionados. É a primeira fase em 3D. Quando a criatura ganhar um certo número de aliados e/ou inimigos ela passa de estágio.
    • Estágio Tribal - Quando a criatura atinge um nível de sapiência suficiente, ela evolui e passa para a próxima fase, a tribal. Nesta, o jogador irá controlar uma tribo inteira de seres da mesma espécie, com um novo estilo de jogo. Aqui, as criaturas irão interagir com ferramentas, cabanas e outras coisas. Ainda assim, a caça é fundamental para a sobrevivência da espécie.
    • Estágio de Civilização - Quando a tribo evolui, o jogador irá avançar para a fase Civilização, onde ele controlará uma cidade em si, e não poucas cabanas como é o Estágio Tribal. Nesta fase, o jogador controla a felicidade de seus habitantes, criar fábricas e casas e controlar suas fontes de especiaria. Após a etapa anterior, o jogador entra em uma fase em que não existe apenas uma cidade, mas outras cidades diferentes da sua. O jogador terá de interagir com estes outros povos por meio de diplomacia, comércio ou conflitos. Aqui, o jogador criará veículos, para poder justamente interagir com estas outras culturas.

    o objetivo dessa fase é unificar todo o planeta.

    • Estágio Espacial - A última fase, o Espacial, irá ambientar a espécie no último nível evolucionário. Aqui, o jogador irá criar seu OVNI (Espaçonave), e então lançar-se no espaço. O jogador irá interagir com povos de outros planetas, fundar colônias, explorar a galáxia, entre outras missões. Aqui, várias ferramentas irão aparecer, como armas, ferramentas de socialização, ferramentas de terraformação e outras. O maior objetivo nesse estágio é chegar até o núcleo da galáxia, que é protegido por uma espécie de criaturas ciborgues e cruéis chamadas de "Os Grox".
    • O Início da Vida
    • Se for escolhido começar o Estágio de Célula, inicia-se um vídeo em computação gráfica.
    • Um cometa choca-se com o planeta escolhido, dentro de um destes pedaços, seu pequeno organismo sai, em busca de alimentos. Seria no caso, a teoria em que a vida em si, foi criada em outro planeta ou até em outra galáxia e depois teria vindo para a Terra sem querer, por meio de um cometa.
    • Expansões

    • Spore Creepy & Cute (Pacote de Partes Medonhas & Fofinhas)
    • É o que equivale à uma Coleção de Objetos do The Sims. Adiciona partes fofinhas e medonhas. Foi lançado em 20 de Novembro de 2008.
    • Spore Galactic Adventures (Spore Aventuras Galácticas)
    • Com ela você pode sair de sua nave e ir em outros planetas, ganhar pontos e evoluir seu capitão, colocando as mais diversas armas, como Lasers e Sabres. Foi adicionado o Criador de Aventuras para criar missões.. Foi lançado no dia 22 de Julho de 2009.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Resident Evil 1 a 6

Resident Evil 1 a 6

Resident Evil
バイオハザード

Criador Shinji Mikami
Trabalho original Resident Evil
Publicações impressas
Livros Umbrella Conspiracy
Caliban Cove
City of the Dead
Underworld
Nemesis
Code: Veronica
Zero Hour
Quadrinhos Gibis de Resident Evil
Filmes e televisão
Filmes Resident Evil: O Hóspede Maldito
Resident Evil: Apocalypse
Resident Evil: Extinction
Biohazard 4D-Executer
Resident Evil: Degeneration
Resident Evil: Afterlife
Resident Evil: Retribution
Lazer
Brinquedos Action Figures
Jogos eletrônicos Resident Evil
Resident Evil 2
Resident Evil 3: Nemesis
Resident Evil Code: Veronica
Resident Evil Zero
Resident Evil: Dead Aim
Resident Evil 4
Resident Evil: The Umbrella Chronicles
Resident Evil: The Darkside Chronicles
Resident Evil 5
Resident Evil: Operation Raccon City
Resident Evil: Revelations
Resident Evil 6
Áudio
Trilha sonora Biohazard Remix
Biohazard 2
Biohazard 2 Complete
Biohazard 3
Biohazard 4
Biohazard Outbreak
The Umbrella Chronicles
Symphony, Op. 91
Sound Chronicle
Resident Evil, ou Biohazard (バイオハザード) no Japão, é uma série de jogos eletrônicos e franquia de mídia constituída por gibis, romances, filmes e uma variedade de coleções, incluindo figura de ação, guias de estratégias e publicações. A série foi criada por Shinji Mikami e desenvolvida pela Capcom, ela foi responsável por popularizar os gêneros de survival horror e Ficção científica, alcançando enorme sucesso (40 milhões de cópias vendidas até Maio de 2009).
Esta franquia foi muito influenciada pelos filmes de zumbis de George A. Romero, e também pela série de terror Alone in the Dark para PC. Enquanto os jogos aderem a uma história mais consistente, existem alguns desvios do enredo do jogo nos filmes e nos livros, sendo considerados histórias paralelas.
Resident Evil foi lançado originalmente para PlayStation, possuindo versões para Sega Saturn, Dreamcast, Nintendo 64, Nintendo DS, PlayStation 2, Gamecube, Game Boy Color, Nintendo Wii, PlayStation 3, Xbox 360, Zeebo, PC e iPhone. Os personagens principais são Chris Redfield e Jill Valentine, ambos surgiram no Resident Evil original. Mais tarde, em Resident Evil 2, outra dupla de protagonistas é adicionada, sendo Leon Scott Kennedy e Claire Redfield (irmã de Chris Redfield).

Jogabilidade

Resident Evil é baseado no jogo Sweet Home, o qual é baseado no filme japonês スイートホーム (Suiito houmu). Sweet Home foi lançado apenas no Japão em 1989 para o Famicom (Nintendo Entertainment System). Resident Evil herdou muitos dos elementos Sweet Home incluindo a mansão, os quebra-cabeças e até a tela de carregamento na forma de uma porta que se abre. Enquanto os jogos iniciais da série foram anunciados no mercado asiáticos e ocidentais sob o título BioHazard, a ramificação americana da Capcom mudou o título para Resident Evil alguns meses antes do lançamento. Apesar de nenhum motivo oficial para mudança ter sido divulgado, é dito que o motivo para a troca foi referente a uma infração de propriedade intelectual, provavelmente pelo fato do nome BioHazard nos EUA pertencer a uma banda.
Alguns fãs acreditam que o nome ocidental também veio de Sweet Home, porque, em um ponto desse jogo, os personagens se referem ao local como "The house of residing evil" ("A casa onde o mal reside"). Outros acham que o nome tem a ver com os moradores dos locais em que os personagens se encontram, dado que em todos os Resident Evil, os protagonistas são intrusos que entram em um lugar habitado por monstros (os residentes). No Resident Evil 1, era a Mansão Spencer. Em Resident Evil 2, seria a Delegacia de Polícia de Raccoon City. No Resident Evil 3, é toda a Raccoon City. No Resident Evil 4, um vilarejo em algum lugar da Europa Central e no Resident Evil 5, uma pequena cidade na África. Alguns também afirmam que "Hospede Maldito" seria adequado ao vírus / parasita que está "hospedado" dentro dos seres infectados. O título acabou se mostrando bastante adequado a todas as hipóteses.
A maioria dos jogos da série são na perspectiva em 3ª pessoa, vendo os personagens por cima enquanto eles se movem por cenários pré-renderizados. Apesar de Resident Evil ter sido um dos primeiros jogos a usar este estilo de jogo nos consoles, a técnica foi primeiramente usada na série de jogos para PC, Alone in the Dark que também é citado como o primeiro jogo do gênero survival horror. Esses cenários estáticos agradaram muito os fãs, apesar de CODE: Veronica, Resident Evil 4 e, mais recentemente, Resident Evil 5 terem apresentados cenários em tempo real.
Alguns dos jogos permitem ao jogador escolher de um a dois personagens, os quais afetarão em que partes da história serão revelados segredos adicionais, pequenas missões, armas e finais destraváveis após completar o jogo com ambos personagens.
A série Resident Evil é controversa quanto ao uso de violência, mutilações e sangue, que são vistos por todo jogo, do começo ao fim. Cada jogo começa por uma mensagem avisando que "Este jogo contém cenas sangrentas e de violência explícita" ("This game contains scenes of explicit violence and gore"). Deve ser notado que a violência no jogo, diferente da série Grand Theft Auto, é praticamente exclusiva com os zumbis e mutantes não humanos, e, apenas duas vezes, o jogador teve que lutar e matar outro ser humano (os quais, em geral, eram vilões). De qualquer modo, os personagem do jogador são humanos e suas mortes são bem detalhadas – especialmente no Resident Evil 4 e Resident Evil 5, onde o protagonista pode ser decapitado, partido ao meio e outros detalhes. A tela de Game Over também acrescenta a isso as palavras "You Died" ou "You Are Dead" ("Você Morreu" ou "Você está morto") em uma fonte de sangue.
Além disso, controvérsias apareceram das negociações da Capcom com a Nintendo para tornar o título Resident Evil exclusivo do GameCube, ao menos na história principal, após vários anos lançando o jogo para o PlayStation e os adaptando para outras plataformas.

História

O enredo do Resident Evil original gira em torno de uma série de casos de homicídios envolvendo canibalismo ocorridos em Arklay Mountain (Montanhas Arklay), ao norte da ficcional Raccoon City, em Julho de 1998. Após meses recebendo notícias sobre os assassinatos, o Departamento de polícia de Raccoon (R.P.D.) decide designar o S.T.A.R.S. (Special Tactics And Rescue Service - Serviço de Táticas Especiais e Resgate), uma divisão especial da cidade, para investigar a fonte de tais assassinatos. O primeiro grupo enviado chama-se Bravo Team, com o capitão Enrico Marini liderando, o especilista em veículos Forest Speyer, o piloto Edward Dewey, o químico forense Kenneth Sullivan, o expert em comunicações Richard Aiken e a enfermeira recruta Rebecca Chambers.
Após fazerem uma aterrissagem forçada na floresta, por problemas técnicos, o Bravo Team começa a procurar evidências para serem usadas em investigações. Rebecca, encontra uma pasta num carro policial aparentemente atacado por alguém e descobre que o carro levava um assassino perigoso, o ex-tenente Billy Coen, que estava sendo transportado para ser executado. Logo o tomam como suspeito dos crimes e se dividem à busca dele.
Quando o Bravo Team perde contacto com a base e desaparece misteriosamente, é enviado para uma missão de resgate o Alpha Team, time que consiste no líder tático Albert Wesker, o atirador de elite Chris Redfield, o especialista em armas Barry Burton, a expert em arrombamentos Jill Valentine, o piloto Brad Vickers e Joseph Frost, formado em manutenção de veículos. Checando a floresta onde estava a carcaça do helicoptero do Bravo, o grupo é atacado por um bando de Cerberus(cães zumbis). Joseph é morto e, Brad, ao ver a cena, vai embora com medo, deixando seus companheiros para morrer. Wesker, Chris, Jill e Barry acabam indo parar em uma mansão aparentemente abandonada, onde o grupo se depara com zumbis e outras criaturas, levando-os a descobrir os cadáveres de seus companheiros na casa. Ainda descobrem que a mansão é, na verdade, uma fachada de um laboratório secreto pertencente à multinacional farmacêutica, a Umbrella Corporation. Descobrem, também, que as criaturas são o resultado de experiências com um vírus geneticamente modificado chamado T-Virus, usado para gerar armas biológicas de guerra(B.O.W. - Bio Organic Weapon). Ao final da aventura, é revelado que o capitão do time Alpha, Albert Wesker, era um agente da Umbrella com a missão de usar o S.T.A.R.S. como cobaias, a fim de testar a capacidade das armas-biológicas, gerando dados de combate para a Umbrella melhorar seus experimentos). Ao tentar aniquilar o grupo, ele é aparentemente morto pelo Tyrant, a B.O.W. mais poderosa desenvolvida pela Umbrella até então. Os S.T.A.R.S. conseguiram contactar novamente Brad, que os resgatou, mas o Tyrant complicou muito a ação quando os Alphas chegaram ao heliporto. Graças a uma lança foguetes que Brad jogou a Chris, o rapaz consegue reduzir o Tyrant a pedaços. Os sobreviventes embarcam então no helicóptero e escapam. Após uma noite de terror, o time escapa do local, e o laboratório é destruído em uma imensa explosão cogumelo, gerada pelo sistema de auto destruição que foi ativado pelo S.T.A.R.S.
Eventualmente, das duas equipes S.T.A.R.S., Alpha e Bravo, apenas seis membros sobreviveram ao incidente. São eles: Chris, Jill, Barry, Rebecca e Brad. Um fato desconhecido por todos, é que Wesker também conseguiu escapar da mansão antes da explosão. Antes de sua "morte" pelas garras do Tyrant, Wesker recebeu de William Birkin, um grande amigo seu e renomado pesquisador da Umbrella, uma amostra de um vírus experimental. Birkin lhe garantia um "retorno dos mortos" após um ataque mortal, que no caso foi o golpe do Tyrant. Como Wesker havia injetado em si mesmo o vírus antes de sua morte, Wesker acordou e escapou da mansão. Outro detalhe sobre o vírus, é que, uma vez que o indíviduo retornar de sua morte, seu corpo passará por incríveis mutações. Wesker aparentemente não possui mutação externamente, mas seus atributos físicos foram triplicados, como força, velocidade e reflexos, tornando-o um ser ainda mais perigoso. Agora, o vilão age nas sombras, controlando seus próprios planos tanto contra o S.T.A.R.S. quanto a Umbrella, planejando um golpe para roubar todos os conhecimentos da empresa para derrubá-la e criar sua própria empresa farmacêutica.
Os S.T.A.R.S. remanescentes retornam então a Raccoon City para tentarem alertar as autoridades sobre as farças da empresa. Porém, as acusações não surtem o menor efeito, pois todos achavam que o relato não passava de pura invenção por parte de Chris e Jill. Com seu senso de justiça falando mais alto, Chris decide agir por conta própria e começa a perseguir a Umbrella, buscando provar tudo aquilo que eles haviam dito, ao seu lado, as únicas testemunhas do caso, Jill e Barry. O rapaz viaja para a Europa, onde seria a localização de uma das bases da empresa, ele poderia achar provas o suficiente sobre a produção de armas biológicas.
A entrada do laboratório(Laboratório Central de pesquisas de Raccon) que era localizado à 2km abaixo da Terra ficava no Departamento de Polícia de Raccon City(R.P.D), O chefe de polícia Brian Irons guardava as principais entradas do laboratório,uma em sua sala e outra na garagem da delegacia.Irons era instruído a não investigar nada que correspondesse a Umbrella e nem se meter nos assuntos da empresa por mais sujo e criminoso que parecesse, isso porquê a Umbrella empregava quase setenta por cento dos moradores da cidade.Ele ainda lavava dinheiro para a Umbrella.Irons só se comunicava com William Birkin através da esposa do cientista Annette Birkin que era ponte entre a Umbrella e Irons.
Com um novo vírus desenvolvido, seu criador, o cientista William Birkin, tenta fugir para que seu G-Virus não seja usado da mesma forma que a versão anterior - o T-virus - pela Umbrella Corporation. A empresa manda seu grupo de ataque com o intuito de recuperar seu investimento. A equipe de ataque chega no laboratório de Birkin abaixo de Raccoon e tomam à força o G-Vírus do cientista. William, mortalmente ferido, não permitiria tal ato, e injeta em si mesmo o G. Como na teoria, os efeitos do G-Vírus são devastadores, e William sofre uma abominável mutação, e persegue e mata os agentes que roubaram sua criação. No ataque, diversos frascos são quebrados nos esgotos, e os ratos consomem os líquidos infectados. A maior parte da população da cidade se transforma em zumbis em questão de horas, deixando apenas alguns sobreviventes tentando achar um modo de escapar da cidade com vida.
Ainda na cidade de Raccoon para ver a reação da Umbrella perante as acusações, Jill Valentine estava pronta para encontrar-se com Chris na Europa, mas o T-vírus já havia tomado conta de boa parte da cidade. A moça sai de seu apartamento e tenta fugir da cidade antes que seja tarde demais. Ela conhece o mercenários Carlos Oliveira, Nicholai Ginovaef e o ferido Mikhail Victor, membros de um esquadrão especial destacado pela Umbrella Corporation para salvar os sobreviventes, o que não passa de uma farsa para a multinacional sair isenta de culpa. Outra ação da poderosa empresa envolveu uma B.O.W. altamente poderosa denominada "Nemesis". O "Nemesis" havia sido solto na cidade com a missão de garantir o fim dos últimos membros do S.T.A.R.S. que sobreviveram ao incidente da mansão, pois são os únicos que apresentam risco aos segredos da empresa. Ele consegue persegue e mata um membro dos S.T.A.R.S, Brad Vickers. Inicialmente, Jill não confia muito em Carlos, pois o mesmo servia a Umbrella, mas o jovem revela que não fazia idéia das ações ilegais secretas da Umbrella, e ambos passam a cooperar para sair da cidade. Nicholai, por outro lado, não os acompanha por arrogância, e segue seu caminho independente. Em um dos embates contra Nemesis, Mikhail é morto e Jill é infectada. Carlos a leva para um lugar seguro e pensar no que fazer antes do vírus tomar conta do corpo da ex-S.T.A.R.S.
Leon S. Kennedy, um policial novato aceito pelo R.P.D. inicia seu primeiro dia de trabalho na cidade. Uma dia antes, ao se hospedar em um hotel, Leon dormiu demais e não chegou ao Departamento no horário certo. Um erro que salvou sua vida, deixando Leon longe da cidade enquanto era consumida pelo vírus. Ao dirigir-se para a cidade, a encontra completamente em ruínas e infestada de pessoas semelhantes a zumbis. Paralelamente, a estudante Claire Redfield também chega à cidade, à procura de seu irmão, Chris Redfield, que não deu mais notícias. Tentando fugir dos zumbis, os caminhos de Leon e Claire se cruzam, e ambos formam uma aliança para descobrir o que realmente ocorreu na cidade. Porém, um grande acidente os separa, mas Leon ainda tem tempo de combinar com Claire de se encontrarem no Departamento de Polícia. Em sua rota, Leon conhece Ada Wong, mulher que se apresenta como uma simples civil em busca de seu namorado em meio aquele caos, enquanto Claire encontra a filha de William Birkin, Sherry, perdida e assustada em meio aquele caos. Um fato desconhecido para Leon sobre Ada, era que, ele estava se apaixonando por uma espiã que estava em busca de uma amostra do G-vírus. Um Tyrant fora solto no departamento de polícia, onde Leon, Ada, Claire e Sherry estavam abrigados. O monstro também estava em busca do G-vírus. Ada é ferida em um dos confrontos com a criatura, ela finge-se de morta para não envolver Leon em sua missão. Leon e Claire conseguem, juntos, destruir o laboratório subterrâneo da Umbrella e escapar através da linha de metrô, levando Sherry consigo. Após isso, Claire sabia que deveria continuar sua busca por Chris, e prossegue em sua jornada de busca.
Hunk, agente do time de ataque da Umbrella que foi trucidado por William Birkin, se levanta nos esgotos da cidade dias depois da missão. Hunk foi o único sobrevivente, e ainda estava com uma amostra do G-Vírus em mãos. Sem perder tempo, ele contata seu suporte aéreo e se desloca até um ponto de encontro e é resgatado, entregando o poderoso vírus para a Umbrella.
Um dia depois do ataque do Nemesis que injuriou Jill severamente, Carlos tem acesso ao hospital de Raccoon City e consegue uma vacina para o vírus no corpo de Jill, fazendo-o ficar em estado latente, sem causar danos a ela. De volta às ruas da cidade zumbi, é revelado que o governo pretende bombardear Raccoon City com um míssil nuclear, assim, sendo o único recurso para destruir a infecção viral. Mas Nemesis torna a dificultar as coisas para Jill e Carlos. Naquele mesmo tempo, Ada se levanta e tenta sair o mais rápido possível da cidade, ela estava levando uma amostra do G-vírus. O mercenário Wesker contata a espiã, proponto uma troca: o vírus pelo meio seguro de sair da cidade. Ela logo aceita e vai ao local destinado. O G-vírus agora esta nas mãos de Wesker. Por fim, Nemesis é finalmente destruido e Barry, pilotando um helicóptero, resgata Jill e Carlos. Tudo o que eles tem de fazer agora é sair e assistir à destruição total da cidade de Raccoon, que reduziu-se a um imenso deserto.
Leon aceita receber um treinamento especial para servir ao governo americano enquanto Sherry fica sob tutela do mesmo.
Três meses depois da destruição da cidade, Claire Redfield segue à procura de seu irmão, agora temendo que a Umbrella o tenha capturado. Ela invade a sede da empresa em Paris, mas com o poder da empresa, os esforços da garota são inúteis e ela acaba presa e enviada para a Ilha Rockfort, propriedade da Umbrella e lar dos irmãos Alfred e Alexia Ashford, netos de um dos fundadores da Umbrella, Edward Ashford. A ilha era um enorme centro de treinamento, mas também aprisionava as pessoas que um dia tentaram algo contra a Umbrella. Mas Claire fora enviada para ilha no mesmo dia em que Albert Wesker colocou em prática um ataque terrorista arquitetado contra a instalação. Wesker estava em busca de um vírus conhecido como T-Veronica. O ataque causou um vazamento com o T-Vírus que afetou a maioria dos prisioneiros de lá. Claire consegue escapar de sua cela e se une a um outro prisioneiro que não foi infectado, seu nome era Steve Burnside. Claire envia uma mensagem de socorro para Leon, mas como não havia garantia de um resgate, Claire e Steve tentam escapar. Eles descobrem os segredos e origens da família Rockfort e são constantemente perturbados por Alfred, que estava transtornado com todo aquela destruição em sua ilha. Claire e Steve conseguem um avião, mas acabam parando em uma outra base da Umbrella na Antárctica e caem em um armadilha dos Ashfords.
Chris Redfield cancela suas investigações temporariamente e parte para a ilha, ao saber através de Leon que Claire havia sido presa pela Umbrella. Wesker percebe a presença de Chris na ilha e agora quer vingança contra o ex-S.T.A.R.S. Chris segue o rastro da irmã e consegue encontrá-la. É visto que Steve havia sido infectado pelo T-Verônica, que o converteu em um grotesco monstro verde. Tentando salvar Claire de uma outra criatura, Steve é severamente ferido e morre nos braços da moça. Mas eles ainda deviam dar conta de Alexia Ashford, que foi libertada por seu irmão e agora a moça vingativa busca a morte de Chris e Claire. Wesker também estava atrás de Alexia pelo fato do corpo dela abrigar a única amostra do T-Verônica. Por fim, Chris encontra sua irmã, destruir Alexia e consegue escapar da base. Wesker conseguiu obter o T-Verônica extraindo-o do corpo infectado de Steve.
Já se passaram 4 anos desde a explosão de Raccoon City. Surgem relatos sobre o envolvimento da Umbrella com um traficante conhecido que atua em um vilarejo numa área florestal da América do Sul. O severo homem é conhecido como Javier Hidalgo. Leon é enviado a mando do governo para investigar o caso. Para acompanhá-lo, é solicitado o veterano de guerra Jack Krauser. Krauser era o típo soldado que honra sua pátria, e aceita qualquer tipo de missão, desde que o pagamento que irá receber seja alto. Eles acabam tendo de combater as pessoas que foram vítimas de um incidente biológico e se envolvendo na grave história pessoal de Javier e sua filha, Manuela, envolvendo o T-Veronica. Ao termino do episódio, Krauser havia sido ferido(e possivelmente infectado com o t-verônica) no braço esquerdo, obrigando-o a ficar afastado do exército por um tempo. Durante a missão, Leon havia falado um pouco sobre Albert Wesker com o Krauser, deixando-o bastante curioso sobre tal pessoa. O mercenário então desaparece sem deixar rastros, aparentemente procura por Wesker achando que ele poderá ajudá-lo com sua estranha ferida que não cicatriza. Surgem boatos, mais tarde, que Krauser morrera em um acidente de carro.
Em 2003, a Umbrella, já debilitada e ainda sujeita a várias investigações, inicia o projeto na construção de uma nova e poderosa arma biológica de guerra, o T-A.L.O.S., Tyrant altamente encouraçado e inteligente em combate. A Umbrella acreditava firmemente que a B.O.W. poderia reviver o prestígio da empresa, até então morto. Sabendo da nova ação, Chris Redfield lidera uma equipe especial anti-Umbrella, e ao seu lado, a sua parceira Jill Valentine. A equipe segue até o Cáucaso, Rússia, localização da base onde a B.O.W. estava sendo projetada. Ao chegar, a dupla enfrenta os já conhecidos zumbis, e também o T-A.L.O.S., provando que os boatos eram verdadeiros, enquanto Albert Wesker, que ao mesmo tempo estava na base, desliga o sistema de defesa da Umbrella, a Rainha Vermelha, e coleta todos os dados da empresa, fugindo logo depois. Um grande golpe contra a empresa.
Após a resolução de várias investigações o governo dos Estados Unidos da América decidem encerrar as atividades a Umbrella Corporation, a qual é desativada permanentemente. Mesmo assim, diversas armas biológicas, fruto do legado negro da empresa, começaram a aparecer pelo mercado negro. Temendo o fato dessas B.O.W.s caírem em mãos de terroristas, foi criada a B.S.A.A.(Bioterrorism Security Assesment Alliance - Aliança de Avaliação e Segurança ao Bioterrorismo), ou B.S.A.A., grupo especial que se dedica no combate direto contra esse tipo de ameaça. A B.S.A.A. foi dividida por todo o mundo, possuindo uma divisão em cada continente. Os já veteranos no caso Chris Redfield e Jill Valentine afiliam-se ao braço Norte Americano da empresa, sendo um dos 11 membros fundadores.
Um ano depois, a filha do presidente do Estados Unidos é sequestrada por um grupo estranho no campus de uma universidade. Leon Kennedy, agora um agente especial sob a jurisdição do presidente, encontra-se na Espanha, com a missão de resgatar Ashley Graham. Mas, ao chegar ao local, ele é recebido pelos hostis moradores da vila, que usam facas, tridentes, machados e outras armas para interceptar Leon em sua missão. Logo, o agente descobre que um culto religioso denominado "Los Illuminados" que utiliza um tipo de parasitas antigos conhecidos como Las Plagas (As Pragas) para transformar suas vítimas em psicopatas controlados mentalmente, chamados de "Ganados". A fim de evitar um novo desastre, Leon tenta apanhar a amostra com o parasita original e destruí-la. No desenrolar da história, Leon depara-se com um cientista chamado Luis Sera, que tenta, sozinho, destruir os planos do grupo "Los Illuminados", e aparenta saber muita coisa sobre a seita e a plaga. O Los Illuminados é liderado por Osmund Saddler, o líder da vila Bitores Mendez e o responsável por um grande castelo local, Ramón Salazar.
Durante seus confrontos com "Los Illuminados" Leon e Ashley são infectados pelo Las Plagas, fazendo Leon correr contra o tempo antes do parasita tomar conta de seus corpos. Luis é morto durante um ataque de Saddler e o vilão recupera a amostra do las plagas roubada por Sera. Leon também reencontra Ada Wong, a quem conhecera durante sua luta para destruir o laboratório subterrâneo da Umbrella em Raccoon City. Sua surpresa é grande, já que pensava que Ada não havia sobrevivido à destruição. Mas ela não só sobreviveu como está trabalhando em associação com Albert Wesker, que pretende usar o parasita Las Plagas como mais uma B.O.W. para fins pessoais. Outro marionete usado por Wesker nessa missão é Jack Krauser, o ex-parceiro de missão de Leon, agora convertido em um assassino frio com fins desconhecidos, já que também possui afiliação com Los Illuminados. Krauser surpriende Leon e passa a ser mais um grande obstáculo na missão do agente. Durante o embate final entre Leon e Krauser, o braço do vilão(o mesmo injuriado durante a missão em Amparo) se transforma em uma enorme lâmina. Porém, Krauser é contido e, mais tarde, é morto por Ada. Ao final da aventura, os membros do Los Illuminados são mortos, Ada rouba a única amostra do Las Plagas, e Leon consegue se livrar da Plaga em seu corpo e no corpo de Asheley e finalizar sua missão levando Ashley de volta a sua casa a salvo. Porém, Ada não entregou a amostra a Wesker...
Um ataque terrorista ocorre em um aeroporto de Harvardville no ano de 2005, envolvendo uma queda de um avião e uma rápida infestação de vírus. O local foi posto em quarentena para que o governo realizasse uma investigação. Leon é mandado com uma equipe da S.R.T.(Special Response Team). Eles encontram um pequeno grupo de pessoas que não foram infectadas em uma das salas do aeroporto. Nesse grupo estava Claire Redfield, uma vez no aeroporto cumprindo um de seus deveres dentro de uma ONG chamada Salve a Terra. Claire e Leon se reencontram novamente desde 1998, na ocasião onde Raccoon City foi infectada. Equipes especiais chegam ao aeroporto para conter os zumbis. Leon e Claire ainda desmascararam um plano de contrabando do T-vírus.
O Lorde Ozwell E. Spencer, um dos criadores da Umbrella, é finalmente localizado através de fontes confiáveis de Chris e Jill. A dupla segue então ao local sugerido, para questionarem o velho homem sobre o paradeiro do terrorista Wesker. O que ninguém esperava é que o próprio Wesker já estava no local e havia matado Spencer, depois de saber sobre toda suas ambições e planos para a Umbrella. Inicia-se então uma épica luta, e mesmo com suas habilidades em combates, Chris e Jill não são páreos para as poderosas investidas de Wesker, que abusa de sua velocidade e força sobre-humana que recebeu do vírus. O combate termina quando Jill, em um momento desesperado para salvar a vida de Chris, se agarra à Wesker e se joga de um precipício, rumo ao agitado mar. O desfecho da missão abalou Chris, que rapidamente iniciou uma busca por Jill, mas nada foi encontrado em três meses de busca.
Uma década depois do incidente em Raccoon City e 2 anos desde a morte de Jill, Chris já se vê cansado de tanto lutar contra o perigo biológico deixado pela Umbrella, sendo motivado apenas por realizar um dos sonhos de Jill, que era ver todas aquelas B.O.W.s serem erradicadas. Lutanto incansávelmente, o agente já havia acumulado muitas missões bem sucedidas, tornando-o um membro bastante conhecido e respeitado por toda a B.S.A.A. Ele se coloca como voluntário para uma missão de captura na África, em busca de um vendedor de bio-armas pelo mercado negro, Ricardo Irving. Com Chris no caso, a B.S.A.A. sabia que as chances de sucesso na captura de Irving eram altas. O agente chega no local destinado, na Zona Autônoma de Kijuju(ZAK), ou simplesmente Kijuju. Sheva Alomar, membro da frente oeste da B.S.A.A. na África é escalada para levar Chris até o local da negociação do terrorista, pela moça conhecer bastante sobre a geografia da pequena cidade, além de ser uma ótima guerreira em campo. A dupla não contava pelo fato de Irving ter descoberto o plano de missão da B.S.A.A. e liberado uma versão melhorada do La Plaga na vila, infectando todos os habitantes, pouco antes da equipe chegar. Ambos então lutam contra o novo tipo de inimigo. Chris de certa forma sabia como enfrentar aquele tipo de criaturas, já que leu o relatório feito por Leon sobre sua jornada na Europa.
Durante a aventura, Chris descobre, usando alguns arquivos coletados pela equipe de Josh Stone, que sua amiga e parceira Jill não estava morta, e passa a deixar a missão de lado e dar prioridade ao resgate de Jill. Sheva não sabia muita coisa sobre o passado de Chris, mas mesmo assim o acompanha, mostrando ser uma grande companheira. Enquanto isso, Wesker dá seus últimos passos na conclusão do projeto Uroboros. Seu plano consistia em liberar o novo vírus na atmosfera terrestre, infectando o mundo inteiro e criado seres superiores, assim, gerando uma nova seleção natural e Wesker poderia se tornar um completo deus. O vilão recebia o apoio de Excella Gionne, representante da TriCell Africa. Cruzando novamente o caminho de Wesker, Chris encontra-se com Jill, que até então estava sob domínio de Wesker. Porém não havia tempo para conversas, já que Wesker estava a caminho de liberar o Uroboros. Jill manda Chris seguir e impedir o plano de Wesker. Chris, sendo auxiliado por Sheva, embarcam em um cruzador de Wesker enfrentam bravamente o vilão. O jato que levava o Uroboros e o trio perde o curso, colidindo-se contra um vulcão em erupção. Tentando dar um basta, Wesker se alto infecta com Uroboros, tento um último embate contra Chris. A dupla trabalha em equipe e derrotam Wesker, que mergulha na lava. Um helicóptero surge, pilotado pelo capitão Josh e Jill também estava dentro, arremessando uma escada para Chris e Sheva. Não aceitando a derrota, Wesker tenta derrubar o helicóptero, mas Chris e Sheva se equipam com duas lança foguetes e acertam simultâneamente Wesker, destruindo-o completamente. Chris, Jill, Sheva e Josh foram os únicos sobreviventes da missão. Wesker havia sido derrotado, mas a mancha viral deixada pela corporação Umbrella está longe de ser apagada.

Protagonistas

A série contém muitos personagens, porém os 4 que a Capcom tem como protagonistas numa visão geral da série são:
  • Chris Redfield : Ex-integrante da força-aérea americana e formado na unidade especial de Raccoon City, o S.T.A.R.S., Chris era um atirador de elite que, após sobreviver a uma missão que envolveu as armas biológicas da Umbrella, ele decidiu vingar a morte de seus amigos e passou a perseguir a Umbrella, sendo o maior ativista contra a empresa. Ao total, Chris protagonizou quatro games da série principal (Resident Evil 1, 5, 6 e Resident Evil Code: Veronica) e um da série Chronicles (Resident Evil The Umbrella Chronicles). Foi incluido no Battle Game de Resident Evil 2 como personagem jogável. Também faz uma participação em The Dark Side Chronicles, nos epílogos de Resident Evil 3 e em Resident Evil The Mercenaries 3D. Será o protagonista do próximo jogo da séri, Resident Evil Revelations .
  • Jill Valentine : Serviu ao mesmo esquadrão de Chris no passado. Jill também é um dos poucos sobreviventes do incidente na mansão. Após o caso, decidiu unir-se a Chris em sua jornada para expor as farsas da Umbrella. Jill protagoniza dois jogos da série principal (Resident Evil 1 e Resident Evil 3 Nemesis) e um da série Chronicles(Resident Evil The Umbrella Chronicles). Também aparece em Resident Evil 5. Protagoniza também o jogo The Mercenaries 3D. Faz também uma aparição em Operation Raccon City. Será o protagonista do próximo jogo da série, Resident Evil Revelations .
  • Leon Scott Kennedy : Leon era um dos policiais recém aceitos que viajava para a cidade de Raccoon para o seu primeiro dia de trabalho no Departamento de Polícia. Acabou encontrando uma cidade vítima do vírus criado pela Umbrella, se une a Claire para sair de lá com vida. Depois de sobreviver ao caso, ele se torna agente do governo e ocasionalmente luta contra armas biológicas. Leon protagonizou três jogos da série principal (Resident Evil 2, 4 e 6), além de também protagonizar um jogo da série Chronicles (Resident Evil The Darkside Chronicles) e um Side Story chamado Resident Evil Gaiden. Aparece também nos epílogos de Resident Evil 3 e protagoniza o filme Resident Evil Degeneration. Faz também uma aparição em Operation Raccon City.
  • Claire Redfield : Uma estudante que parte para a cidade de Raccoon em busca de seu irmão desaparecido, Chris. Se une a Leon ao ver que a cidade foi tomada por zumbis e outras criaturas. Ela mais tarde volta a se encontrar com seu irmão na sede da própria Umbrella, em uma ilha infestada de zumbis. Protagoniza dois games na série principal (Resident Evil 2 e Resident Evil Code: Veronica), um da série Chronicles (Resident Evil The Darkside Chronicles) e outro da série Survivor (Resident Evil Survivor 2), além de aparecer em uma das campanhas virais de Resident Evil 5, ao lado de seu irmão, para promover o jogo. Aparece também nos epílogos de Resident Evil 3 e protagoniza o filme Resident Evil Degeneration. Faz também uma aparição em Operation Raccon City. Protagoniza também o jogo The Mercenaries 3D.

Jogos

Cronograma de anos de lançamento
1996 —

Resident Evil

1997 —
1998 —

Resident Evil 2

1999 —

Resident Evil 3: Nemesis

2000 —

Resident Evil: Survivor

Resident Evil CODE: Veronica

2001 —

Resident Evil Survivor 2 Code: Veronica

Resident Evil Gaiden

2002 —

Resident Evil Zero

2003

Resident Evil: Dead Aim

Resident Evil Outbreak

2004 —

Resident Evil Outbreak File #2

2005 —

Resident Evil 4

2006 —
2007 —

Resident Evil: The Umbrella Chronicles

2008 —
2009 —

Resident Evil 5

Resident Evil: The Darkside Chronicles

2010 —
2011 —

Resident Evil: The Mercenaries 3D

2012 —

Resident Evil: Revelations

Resident Evil: Operation Raccoon City

Resident Evil 6
Os primeiros três jogos são: Resident Evil, Resident Evil 2 e Resident Evil 3: Nemesis. Todos foram lançados para PlayStation. O primeiro jogo foi adaptado para o Sega Saturn e, mais recentemente, para o Nintendo DS, sob o título "Resident Evil: Deadly Silence", enquanto ambos Resident Evil 2 (o único Resident Evil para Nintendo 64) e Resident Evil 3 foram lançados para o Sega Dreamcast e Nintendo GameCube. Todos os três foram adaptados para PC. Algumas dessas adaptações adicionam conteúdo exclusivo e características não presentes nos originais. A série completou sua sexta geração com Resident Evil CODE: Veronica para Sega Dreamcast. CODE: Veronica foi, posteriormente, adaptado para PlayStation 2 e, depois, para Game Cube, na forma de uma versão atualizada chamada Resident Evil CODE: Veronica X.
Depois de CODE: Veronica, o criador da série, Shinji Mikami, teve a controversa idéia de focar-se exclusivamente no Nintendo GameCube. Isso significou que o prólogo Resident Evil 0, o remake do Resident Evil original, Resident Evil, com novos gráficos e algumas novas locações e Resident Evil 4 eram jogos exclusivos do GameCube. Apesar da Capcom adaptar, em seguida, Resident Evil 4 para o PlayStation 2, uma adaptação do título foi feito para PC. E, recentemente, foi lançado, também, uma versão para Nintendo Wii.
Uma adaptação melhorada do Resident Evil original para portátil, chamada Deadly Silence, foi lançada para Nintendo DS, para comemorar o aniversário de 10 anos da série. O jogo aproveita as capacidades únicas da tela sensível do Nintendo DS (e em uma parte, do microfone embutido). Os usos para a tela sensível incluem as seqüências de luta com facas, na qual os jogadores usam a tela sensível para atacar os inimigos, e alguns puzzles novos ou modificados que façam uso dela. O microfone é usado para reanimar companheiros por respiração "boca-a-boca" , quando ele é assoprado. Entre outras vantagens, o jogo inclui um mapa fixo, no qual o jogador pode ver, além do mapa, sua munição e seu sangue (baseado nas cores do fundo), sempre, e sua faca está sempre equipada (gatilho esquerdo).
O último jogo da série principal é Resident Evil: Revelations lançado em 2012 em exclusivo para a Nintendo 3DS.
Titulo Ano Plataforma Original Outras Plataformas
Resident Evil 1996 PlayStation PC, Sega Saturn, GameCube, Nintendo DS, Wii
Resident Evil 2 1998 PlayStation PC, Game.com, Nintendo 64, Dreamcast, GameCube
Resident Evil 3: Nemesis 1999 PlayStation PC, Dreamcast, GameCube
Resident Evil Code: Veronica 2000 Dreamcast PlayStation 2, GameCube, PlayStation 3, Xbox 360
Resident Evil Zero 2002 GameCube Wii
Resident Evil 4 2005 GameCube PC, Wii, PlayStation 2, Zeebo, Telefone celular, PlayStation 3, Xbox 360
Resident Evil 5 2009 PlayStation 3, Xbox 360 PC
Resident Evil: Operation Raccon City 2011 PlayStation 3, Xbox 360 PC
Resident Evil: Revelations 2012 Nintendo 3DS
Resident Evil 6 2012 PlayStation 3, Xbox 360, PC

Série Gun Survivor

Estes são jogos relatados a Resident Evil que foram lançados pela Capcom como parte da série Gun Survivor no Japão. O estilo de jogo na série Gun Survivor é diferente dos jogos da série principal, nele a ação se dá na perspectiva de 1ª pessoa, na qual o jogador pode usar uma light gun (GunCon da Namco) além do controle (apesar desta característica ter sido inicialmente tirada do lançamento americano de Survivor). Note que o terceiro título de Gun Survivor (Dino Stalker) não é ligado a série Resident Evil, sendo baseado na série Dino Crisis.
Enquanto Gun Survivor não faz parte da série principal, alguns fãs consideram o jogo como sendo, devido ao Survivor original se passar em Resident Evil 0 (Sheena Island, local onde Survivor se passa, é dito como fonte da epidemia do T-Virus) e pelo fato do escritor da Flagship Noboru Sugimura (quem criou os cenários para Resident Evil 2, Code: Veronica e Resident Evil 0), também trabalhar na série Gun Survivor.
Até agora, todos os jogos Gun Survivor tiveram péssimas críticas mas que melhoram a cada título lançado. A série alcançou algo como um status cult – de certa forma respeitado, pela Capcom ter tentado criar algo novo usando tanto a Light Gun quanto a série em geral, mas declaradamente problemático, com controles ruins e gráficos totalmente inferiores.
Titulo Ano Plataforma Original Outras Plataformas
Biohazard: Gun Survivor 2000 PlayStation PC
Gun Survivor 2: Biohazard Code: Veronica 2001 Arcade PlayStation 2
Gun Survivor 3: Dino Crisis 2002 PlayStation 2 Nenhum
Gun Survivor 4: Biohazard 2003 PlayStation 2 Nenhum

Série Outbreak

Apesar do contrato de exclusividade (já não existente) com a Nintendo, a Capcom cuidou de lançar um título online da série Resident Evil, chamado Resident Evil Outbreak para o PlayStation 2.
Localizado entre Resident Evil 2 e 3, Outbreak permite ao jogador ver o ocorrido pela epidemia do T-Virus em Raccoon City pela perspectiva de outros personagens. O título foi seguido pela sequência chamada Resident Evil: Outbreak: File 2.
Pela natureza única dos dois primeiros jogos, existem rumores que um terceiro título Outbreak está em produção , por personagens e dados terem sido descobertos nos games anteriores através de cheat. Apesar disto, nenhum plano de dar seqüência a série Outbreak foi oficialmente anunciada. Porém há uma petição feita por fãs do mundo inteiro pedindo uma continuação do jogo e que ele não seja canônico.
Titulo Ano Plataforma
Resident Evil Outbreak 2003 PlayStation 2
Resident Evil: Outbreak: File 2 2004 PlayStation 2

Série Chronicles

Essa série é principalmente vista como uma reimaginação dos jogos principais da franquia, como Resident Evil 1 e Resident Evil 3. Estes cenários adaptados não devem ser levados em conta para o canon da série devido aos diversos furos contido neles. Porém, apensar destes quesítuos, a série Chronicles tratou de explicar diversas dúvidas deixadas para trás, como o motivo da queda permanente da Umbrella. O vilão Albert Wesker é o narrador e protagonista de The Umbrella Chronicles, enquanto o enredo de The Darkside Chronicles é narrado por Leon S. Kennedy.
Titulo Ano Plataforma
Resident Evil: The Umbrella Chronicles 2007 Wii
Resident Evil: The Darkside Chronicles 2009 Wii

Outros títulos

Em 2001, a Capcom lançou um título para Game Boy Color chamado Resident Evil Gaiden. O jogo não foi desenvolvido internamente por nenhum estúdio da Capcom, mas por uma desenvolvedora britânica chamada M4 Limited, apesar do criador da série Shinji Mikami supervisionar o desenvolvimento do jogo e Hiroki Kato, diretor de CODE: Veronica , escrever a história. O jogo era um RPG mostrando uma visão geral para exploração e em primeira pessoa para batalhas. Mostrando os eventos ocorridos após CODE: Veronica, Gaiden põe Barry Burton e Leon S. Kennedy investigando um cruzeiro (Starlight) infestado com armas bio-orgânicas enquanto trabalham para uma organização anti-Umbrella. Este jogo não é considerado canônico devido ao final trágico, em que Leon se infecta com uma doença desconhecida. Apesar desta doença nunca ter sido explorada nos games posteriores, quando Resident Evil 4 estava em desenvolvimento, Gaiden dá uma explicação ao porque de Leon, protagonista de ambos os jogos, estar com uma doença desconhecida em RE4 -- uma infecção causada pelo ataque de um mostro em Gaiden. Quando RE4 foi lançado, no entanto, foi revelado que a doença de Leon está relacionada a eventos dentro de RE4(pois foi contaminado pelos "Las Plagas" e logo após no mesmo jogo,curado) e não ligados a infecções em games anteriores.
A Capcom também lançou diversos títulos para celular (alguns sendo exclusivos em solo no japonês) baseados na série.
Titulo Ano Plataformas
Resident Evil: Zombie Buster 2001 i-mode, Vodafone, au-phone
Biohazard: Zombie Shooter 2001 i-mode, au-phone
Biohazard i Survivor 2001 i-mode
Resident Evil Gaiden 2001 Game Boy Color
Resident Evil: Assault The Nightmare 2002 i-mode, Vodafone
Biohazard 4D-Executer 2003 movie
Biohazard: The Stories 2005 i-mode
Resident Evil: The Missions 2005 Telefone celular
Biohazard: The Operations 2005 iPhone
Resident Evil Confidential Report 2006 Telefone celular
Resident Evil: Deadly Silence 2006 Nintendo DS
Resident Evil 4: Mobile Edition 2008 Telefone celular, iPhone, iPod Touch, iPad, Zeebo
Resident Evil: Genesis 2008 Telefone celular
Resident Evil: Degeneration Mobile 2008 Telefone celular, N-Gage, iPod Touch
Resident Evil: UpRising versão 1 e 2 2009 Telefone celular
Biohazard: Survival Door 2010 Telefone celular
Resident Evil: The Mercenaries Vs. 2011 iPhone, iPad, iPod
Biohazard Outbreak Survive 2011 GREE

O jogo Devil May Cry foi originalmente criado para ser uma seqüência de Resident Evil mas o jogo passou por muitas mudanças radicais e foi considerado muito distante da série. A idéia original do jogo era estrelada por um policial europeu chamado Dante (que é o mesmo nome do personagem principal do jogo final) que é enviado para investigar um castelo que foi infestado por B.O.Ws. Muitas das criaturas do Devil May Cry final foram planejadas para serem monstros criados por um novo tipo de vírus.
Mais tarde, Resident Evil 4 teve seu lançamento oficial no Game Cube. A versão para este console passou por três diferentes fases durante o desenvolvimento, cada uma com uma premissa diferente, antes de Mikami decidir se encarregar da produção e criar o atual Resident Evil 4.
O primeiro protótipo do jogo, conhecida pelos desenvolvedores como "Fog Version", (algo como "versão névoa"), mostrando Leon lutando com um suposto fantasma em forma de névoa. Isso era para ser o resultado de sua infecção com o Progenitor Vírus, coberto pelos Resident Evil 0 e pelo remake do Resident Evil original.
O segundo protótipo, a "versão do homem gancho" ("Hook Man version"), mostrando a luta de Leon contra inimigos sobrenaturais, incluindo bonecas que ganhavam vida, armaduras (que na verdade fizeram uma aparição na versão final), e pelo já mencionado "homem gancho" (uma obscura, ensangüentada e muito ferida silhueta/humanóide (dependendo da versão vista) que carregava uma corrente e um gancho consigo). Cenas do jogo desse protótipo pode ser vista no Biohazard 4 Secret DVD e espalhadas pela internet.
A terceira versão (e a proposta final antes da versão lançada) mostrava os zumbis como inimigos (de novo) e descrevia os eventos que levaram ao fechamento da Umbrella, algo apenas mencionado na versão final. Esta versão não durou muito, rejeitada pelos desenvolvedores como muito "manjada".
Inicialmente, um vídeo bem curto do jogo foi liberado em 2005, Revelando já de cara gráficos muito bem trabalhados, cenário ensolarado e um personagem masculino que até então ninguém sabia o nome. Muitos fãs apostavam ser personagens conhecidos, como Chris Redfield e Billy Coen. Subitamente, o personagem é cercado por inimigos velozes, e o título é mostrado. O produtor do jogo Jun Takeuchi não soltou muitas informações, apenas que a história se passaria na África. Depois de dois anos especulando sobre o título, finalmente, em 2007, a Capcom lança o primeiro Trailer, e também o que causou mais polêmicas.
Chris Redfield foi confirmado como sendo o personagem principal da trama. Os inimigos (vistos em quantidades assustadoras) apresentados aparentavam ser africanos infectados com algum tipo de vírus ou o Las Plagas, de Resident Evil 4, além de um inimigo destruidor portando um machado gigante. No trailer, Chris era emboscado pelos habitantes de uma vila, e ao final do vídeo, a câmera centralizava os olhos de uma misteriosa personagem feminina, outro mistério a assombrar os fãs.
O trailer, porém, foi vítima de várias acusações de racismos, principalmente sendo o personagem principal um homem branco matando negros que foram postos como monstros assassino. O game seria drásticamente reformulado desde então. Pouco tempo antes do lançamento de de Resident Evil 5, Takeuchi revelou que os zumbis e Tyrants voltariam no quinto capítulo da saga, mas a história foi reformulada depois das críticas. Chris também ganhou uma parceira feminina Africana, Sheva Alomar, e o título deixou de ser uma experiência solitária para uma jornada cooperativa. Muitos outros aspectos do jogo foi alterado, até chegarmos a versão final que temos hoje.

Outras mídias

Livros

A série de livros Resident Evil, escrita por S.D. Perry, foi adaptada da série original de jogos (apesar de outros livros terem sido escritos por outros autores, baseados dessa vez nos filmes). Apesar dos livros seguirem o enredo dos jogos fielmente na maioria das vezes, certos detalhes e partes do enredo são diferentes das do jogo, por isso eles não podem ser considerados dentro da cronologia dos jogos, formando, portanto, um universo à parte dos jogos, com eventos similares, mas sem em nenhum momento se misturarem. Junto a isso, S. D. Perry também escreveu dois livros originais de Resident Evil, passados entre eventos ocorridos em certos jogos.